Advogada nascida em Januária é a nova chefe da Advocacia-Geral da União, com status de ministra; Cármen será presidente do STF, segunda
Sábado 10/09/16 - 9h A advogada Grace Maria Fernandes de Mendonça foi nomeada pelo presidente Temer para o cargo de chefe da Advocacia-Geral da União no lugar de Fábio Medina Osório, demitido ontem. Grace Mendonça, de 48 anos, é advogada da União desde 2001, tendo ocupado, na Advocacia-Geral da União, cargos como o de coordenadora-geral do Gabinete (2001) e o de adjunta do advogado-geral (2002). Foi também secretária-geral do Contencioso entre 2003 e 2016, cargo pelo qual teve a missão de representar a União perante o Supremo Tribunal Federal. Grace nasceu em 17 de outubro de 1968, em Januária, e cursou Direito em Brasília. É especialista em direito processual civil e mestranda em direito constitucional. É a 1ª mulher a ocupar cargo no primeiro escalão do governo Temer.
CÁRMEN LÚCIA
Na tarde de segunda-feira, a montes-clarense Cármen Lúcia Antunes, de 62 anos, tomará posse como presidente do Supremo Tribunal Federal. Depois de uma década de STF, Cármen se tornará a segunda mulher a presidir a mais alta Corte do Brasil. Também responderá pelo Conselho Nacional de Justiça. A ministra já traz no currículo o pioneirismo de ter sido a primeira mulher à frente do Tribunal Superior Eleitoral. Na Corte, tem fama de gestora eficiente, zelosa com a discrição dos assessores e rígida com horários. No plenário, chama atenção pelas frases de efeito. Entrou em polêmica recente ao falar que prefere ser chamada de "presidente".