Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 16 de novembro de 2024

M. Claros tem noite de tempestade, com raios, trovões e ventos; algumas partes da cidade ficaram às escuras. (Chuva foi de 24mm, na área mais central da cidade, e o dobro em outras regiões. Ventos chegaram a quase 80 km/h)

Domingo 09/10/16 - 20h00

Rádio 98FM
Forte chuva cai em Montes Claros, há cerca de 60 minutos, com muitos raios e trovões. Algumas partes da cidade estão já sem energia elétrica, em função das descargas atmosféricas. É uma típica chuva de Verão, embora a estação seja a da Primavera. À tarde, nuvens escuras se posicionarem sobre os montes claros, a oeste da cidade. Por volta das 19h10m, a chuva caiu, com muitos raios e trovões. A chuva e os raios começaram a diminuir de intensidade após as 20h10m.
24mm
A chuva ficou fina por volta das 20h30m. Na área mais central da cidade, nos estúdios da 98 FM (Alto dos Morrinhos, Vila do Rádio), a chuva foi de 24mm, quase 5 vezes mais do que previa o serviço meteorológico para este domingo - 5mm. Em outros pontos da área urbana, a chuva foi mais intensa e pode ter chegado ao dobro.
ESTRAGOS
Foram muitos os estragos. Na Avenida Plínio Ribeiro, a cobertura metálica de um posto de gasolina foi retorcida pelo vento e desabou parcialmente (foto). Por toda parte, árvores caíram sobre ruas e caminhos. Pela primeira vez nestas águas de outubro, sangrou a lagoa oficialmente chamada de Interlagos e tratada como Pampulha pelos moradores próximos, ao pé da pista de pouso do aeroporto local. Há registro de que a ventania chegou a 80 km/h, com o desabamento de muros e construções mais frágeis.
RAJADAS
Segundo o site "De Olho no Tempo", a estação meteorológica automática operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em M. Claros constatou "rajada máxima de vento de 78,8 km/h, além de precipitação acumulada de 50,4 milímetros em apenas 60 minutos, entre as 20 e 21 horas". A estação meteorológica convencional, também do Inmet, registrou 59,7 milímetros. No aeroporto de M. Claros, a rajada máxima de vento foi de 61,1 km/h, com visibilidade mínima horizontal na pista de apenas mil metros, às 20 horas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais