Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°73018
De: pablo Data: Sábado 22/9/2012 02:56:22
Cidade: montes claros

A meteorologia acertou em cheio!!!CHUVA!Abundante CHUVA!Ate que em fim,ja estava aguentando ver Montes Claros "fritar"com este calor insuportavel

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73017
De: carlos Data: Sábado 22/9/2012 02:03:25
Cidade: montes claros/mg

Agora às 02 da manhã uma chuva passageira e leve cai aqui em Montes Claros. Muito bom para amenizar a temperatura na cidade...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73016
De: Paulo Data: Sexta 21/9/2012 20:09:28
Cidade: Montes Claros

Pesquisa a ser tornada pública em poucas horas já registra alteração na disputa pela Prefeitura de M. Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73015
De: Waldyr Senna Data: Sexta 21/9/2012 17:12:08
Cidade: Montes Claros/MG

Pesquisa e palestra

Waldyr Senna Batista

A pesquisa publicada pelo jornal “Estado de Minas” na última quinta-feira confirmou, em parte, o que se percebia sobre a campanha sucessória de Montes Claros: Jairo Ataíde continua isolado na primeira posição, com 29,9%, seguido por Paulo Guedes (21,6%) e Ruy Muniz (19%), em segundo e terceiro lugares, tecnicamente empatados, enquanto Humberto Souto aparece na quarta colocação, com 10%.
Entretanto, esse resultado não pode ser levado rigorosamente em conta, já que a entrada de Humberto Souto na disputa se deu quatro dias antes da realização da consulta, no lugar de Athos Avelino. Esse fato distorce o resultado, tendo em vista que torna impossível avaliar para quem estariam migrando os votos que seriam do candidato que saiu. Aparentemente, boa parte deles tem se destinado a Paulo Guedes, que experimentou surpreendente crescimento, mas não se pode saber em que medida essa tendência prevalecerá.
Aliás, a subida do candidato do PT pode ser tida como único fato relevante da pesquisa, no momento em que, no âmbito nacional, o partido dele atravessa momentos de apreensão e desgaste devido ao julgamento do escândalo do mensalão pelo STF e as possíveis derrotas nas diversas capitais em que lançou candidato, entre elas Belo Horizonte. E m São Paulo, Fernando Hadad, candidato “inventado” por Lula, continua patinando.
Há também que se considerar que Humberto Souto, por ter longa militância na política, conta com considerável eleitorado cativo, que , antes de sua entrada na disputa, certamente estava disperso entre os demais concorrentes e tenderia agora a se aglutinar.
Porém, na pesquisa, há dados que podem servir de subsídio para outras avaliações: o campeão de rejeição é Humberto (51,5%) e 13,8% dos eleitores não o conhecem; o índice de rejeição de Jairo é de 39,18% e só 1,8% do eleitorado o desconhece; Ruy Muniz tem 47,3% de rejeição e 3,4% de desconhecimento; Paulo Guedes, que passou a residir em Montes Claros há pouco mais de dez anos, é rejeitado por 29,3% e é desconhecido por apenas 19,8%.
No exato momento em que o jornal de Belo Horizonte circulava em Montes Claros com os números da pesquisa, Jairo Ataíde falava a empresários reunidos na sede da Associação Comercial e fez declarações que poderão ter reflexo no segundo turno da eleição, que é tido como certo.
Eis algumas de suas observações: as classes A e B do eleitorado não estão preocupadas com o resultado da eleição, qualquer dos candidatos que se eleger, para elas, está bem, o que, na opinião do candidato, ajuda os menos preparados; o futuro prefeito terá de centrar suas ações nas classes menos favorecidas; vai ser preciso motivar os funcionários da Prefeitura , que vêm sendo sacrificados e desestimulados na atual administração; no momento, a Prefeitura não consegue levantar recursos para realização de obras, porque está inadimplente com a previdência social e outros órgãos oficiais; o processo de saneamento da Municipalidade será longo e penoso, e para isso torna-se imprescindível o apoio do Governo do Estado; sem citar nomes, ele distribuiu alfinetadas nos demais concorrentes: um deles se apresenta como grande administrador, tendo ocupado a chefia do DNOCS em Montes Claros, um órgão com 30 funcionários, falido e que pode ser fechado; outro, arrogante e destemperado, batendo na tecla da honestidade, como se fosse a única pessoa com essa qualidade.
E concluiu sua palestra anunciando administração menos política, voltada para a solução dos problemas que no momento sufocam a cidade. Para isso, dispõe-se a discutir suas ações com a sociedade.

(Waldyr Senna é o decano da imprensa de Montes Claros. É também o mais antigo e categorizado analista de política. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73014
De: Raul Data: Sexta 21/9/2012 16:19:37
Cidade: M. Claros

Bela a prenhez do tempo agora à tarde em Montes Claros. Pena que a meteorologia acaba de reduzir para 2 milímetros a chuva de 8mm que estava marcada para domingo. A chuva de sábado está mantida - 5 milímetros. Esperemos. De fato, os ares cinzas da manhã, e dos últimos dias, estão ficando mais escuros, de cor plúmbea, "formando" a chuva que deve cair, e todos esperam, aguardam. Não deve ser a tempestade, a chuva da catarse, que estalece a soberania das "águas", inaugurando o tempo novo. Chuva ordenadora, que limpa o tempo, serena os homens, afugenta os miasmas e reafirma que Deus está presente. Sim, a bondade e a miseric[ordia de Deus jamais se afastam de nós, por mais que os miasmas se acumulem, de muitas formas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73013
De: G1 Data: Sexta 21/9/2012 12:02:54
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Montes Claros tem ano com maior número de tremores já registrados = Segundo o Observatório Sismológico da UnB, já são sete ocorrências. `Desde março não durmo com a luz apagada`, diz moradora da cidade. A cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, já registra sete tremores de terra neste ano. O número é o maior desde o início do monitoramento da atividade sísmica no município, em 1995, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
O último abalo ocorreu no dia 12 deste mês. Um tremor de 2.9 graus de magnitude na escala Richter foi medido pelo observatório. O de maior intensidade também ocorreu neste ano. Em 19 de maio, foi verificado um tremor de 4.2 graus. Desde 1995, são 26 abalos de intensidade registrados na cidade.
Segundo a subchefe do observatório, Mônica Von Huelsen, ainda não é possível explicar o porquê da ocorrência dos abalos em Montes Claros. "É provável que o problema esteja relacionado à movimentação de terra. Não podemos relacionar os tremores ao choque ou à movimentação de placas porque a cidade está no interior de uma única placa", diz.
Para que os fenômenos sejam estudados, foram instalados cinco estações sismográficas. A do Parque Lapa Grande envia dados em tempo real, via internet, para o observatório. Após o abalo de maio, foi feita uma parceria da Universidade de Brasília com a Universidade de São Paulo (USP), que instalou outras quatro estações.
Relatório elaborado pela UnB aponta a região da Vila Atlântida como uma das mais afetadas em Montes Claros. A moradora Maria Domingas de Oliveira, de 61 anos, se lembra do momento em que sentiu a terra tremer pela primeira vez, ainda em 1995. "Eu estava no sofá quando ouvi um barulho forte e senti tudo balançar. Agora tenho medo. Se pudesse, mudava daqui. Desde março não durmo com a luz apagada e não deixo meus netos aqui sozinhos." O aposentado Domingos Soares, de 65 anos, mora no bairro desde 1965. A casa em que residiu por 40 anos foi condenada e teve que ser demolida. Para que ele não ficasse desalojado, teve de fazer um empréstimo e contar com a ajuda da família. "Meus filhos, genros, netos e amigos se juntaram para que esse novo teto ficasse de pé. Alguns ajudaram com dinheiro, outros com trabalho, reaproveitamos alguns materiais também para economizar na obra", diz. A pesquisadora da UnB afirma que os abalos são imprevisíveis. "Não há como prever um tremor e saber sua magnitude antes da sua ocorrência. Precisamos estudá-los tanto na área de sismologia quanto na de geologia."
Para o engenheiro civil Antônio Carlos Moreira, as edificações de Montes Claros não estão preparadas para intensidades maiores. Apesar disso, ele considera necessário um estudo sobre as causas dos tremores antes de se criar um novo modelo de construção na cidade. "Sem necessidade, haverá aumento dos custos, supervalorização dos preços e até uma influência na geração de empregos que pode sofrer uma queda."
Com o objetivo de garantir segurança e durabilidade para as obras, o inspetor-chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Montes Claros, Melquíades Ferreira de Oliveira, diz que "a primeira atitude é verificar se o profissional está habilitado no conselho, para avaliação dos aspectos geotécnicos do solo e dimensionamento adequado da edificação". "É preciso atenção aos materiais utilizados, sem esquecer dos projetos estruturais, elétricos, de combate à incêndio, que devem ser elaborados por profissionais registrados no Sistema Confea/Crea."
Uma dica simples e que pode ser utilizada pela população é o monitoramento das rachaduras, como explica o engenheiro civil. "O morador pode usar uma régua e medir a cada duas semanas um mesmo local. Se houver um aumento de tamanho da rachadura, é preciso que o imóvel passe por uma avaliação."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73012
De: Mary Data: Quinta 20/9/2012 15:08:57
Cidade: BH

Faleceu ontem em Belo Horizonte , a montesclarense Edwiges Alkimim Lafetá esposa do também montesclarense Caio Lafetá

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73011
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 20/9/2012 13:11:02
Cidade: Montes Claros-MG

Ao Jarbas Mens: 73010. Sr. Jarbas você equivocou-se, não classifiquei os praticantes dos esportes como vagabundos e/ou responsáveis pelos incêndios, citei: “é comum pessoas praticando esportes radicais, lenheiros e vândalos transitando pela Serra Ibituruna”. Minha intenção foi chamar atenção da falta de uma política voltada para conservação da Serra Ibituruna e das outras. A citação na frase está bem estratificada quanto aos freqüentadores da serra - os esportistas – lenheiros – vândalos. Todos diferentes. Com relação ao senso de preservação. Sou responsável por uma Unidade de Conservação – UC há trinta anos, a mesma nunca foi incendiada, primamos pela proatividade.Mas o mérito não é da nossa brigada, é dos moradores do entorno que são grandes colaboradores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73010
De: Jarbas Data: Quinta 20/9/2012 11:10:28
Cidade: Montes Claros/MG

Nesta terça-feira um novo incêndio atingiu a Serra Ibituruna.O corpo de bombeiros e brigadistas do IEF combateram o fogo que atingiu e destruiu vários hectares do Parque Lapa Grande - depois de controlado, uma equipe de brigadistas permaneceu no local para a realização do rescaldo. (...)
Gostaria de deixar claro ao Sr. Ponciano que não confunda as coisas, porque as pessoas que praticam esportes de aventura ou radicais como ele citou, tem total cuidado com as áreas e caso não saiba parte deles fazem parte da brigada de incêndio e na hora que o bicho pega eles que dão a cara pra tentar resolver o problema. Se o Sr. faz parte da brigada deveria saber da responsabilidade e senso de preservação das áreas. Não confunda escaladores ou outros praticantes de esportes de aventura com vagabundos, porque não são! (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73009
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 20/9/2012 10:06:30
Cidade: Montes Claros-MG

Áreas de risco:A Prefeitura de Montes Claros junto com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais CPRM no intuito de subsidiar com dados de campo para o Programa Emergencial para Delimitação de Áreas em Alto Risco a Enchentes e Movimento de massa realizaram uma vistoria em algumas áreas em Montes Claros.
Numa rápida leitura no relatório elaborado pelos pesquisadores Gustavo Moreira - Bahia e da Juliana Morais – Goiás, ambos da CPRM; consideraram a nossa Serra Ibituruna resistente ao intemperismo devido o metacalcários recristalizado onde as casas tem suas fundações fixadas sobre a rocha que reduz o risco de deslizamento.
Ficou evidenciado que os estudos foram concentrados em locais de riscos como: o Morro do Frade onde há um grande agrupamento de casas e alta densidade populacional - nos bairros Itatiaia e Santa Rafaela devido a concentração de barracos à beira das drenagens superficiais que em período de chuva a enxurrada poderá trazer risco a vida das pessoas.
No relatório recomendam manutenção na rede de drenagem urbana para suportar enchentes - que são inevitáveis- principalmente nos pontos de “estrangulamento”; outra recomendação é remoção da população que moram no alto do Morro do Frade e transformar aquele local em áreas de lazer. Acho difícil! Alem do alto custo - como está no relatório- tem o lado cultural e sentimental. É usar a engenharia para dar sustentação às casas vulneráveis ao desabamento.
No relatório citam a Barragem dos Porcos localizada no alto da serra da BR 365. Recomendam um estudo especifico sobre a capacidade e a vida útil da mesma. Talvez por falta de conhecimento dos pesquisadores ou informações de fonte doméstica, os levaram a comentar sobre este barramento.
A bacia de contribuição – a capacidade de carga – a capacidade de extravasamento - a vida útil e os programas de preservação/ conservação dos recursos hídricos que acerca o reservatório de abastecimento são monitorados e supervisionados, não havendo, portanto, a necessidade dos pesquisadores colocarem em suspeição a segurança da barragem. Devido uma demanda jurídica (já resolvida) com um produtor rural foi postergada a manutenção anual da cerca do entorno, mas, não vem ao caso.
Vale lembrar que, há quinze ou dezoito anos, esta mesma barragem foi visitada pelo o Hidrogeólogo e Geólogo da CPRM-BH Dr. Cláudio Oliver – hoje aposentado – na ocasião dos levantamentos dos poços e captações do Projeto São Francisco. O mesmo admirou a engenharia aplicada na construção da barragem em questão, construída pelo DNOCS em 1955. Voltando ao relatório, agora é adequar a infraestrutura de drenagem e mobilidade para receber novos empreendimentos e Montes Claros crescer para todos os lados.
* José Ponciano Neto - Conselheiro do COPAM-MG e do Conselho consultivo do Parque Lapa Grande e membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária –ABES-MG

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73008
De: Vânia Pereira Data: Quinta 20/9/2012 09:44:29
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Atenção senhores motoristas que deixam seus carros estacionados próximos a Praça Coronel Ribeiro, ontem por volta de 21:30 horas, uma jovem de aproximadamente 17 anos, foi apreendida pela Polícia Militar, ela usando de um prego danificou várias carros ali, um senhor a viu e acionou a viatura, logo os donos dos veículos foram aparecendo, e ela tranquilamente conversava com os PMs, os pais chegaram no local e ela tranquilizava a mãe dizendo que não ia acontecer nada, foram levados para a delegacia e donos dos veículos no prejuízo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73007
De: Hoje em Dia Data: Quinta 20/9/2012 09:43:51
Cidade: Belo Horizonte/MG

Casas de luxo em risco em Montes Claros - Girleno Mendes - Casas construídas em condomínios de luxo ao pé da Serra do Mel, em Montes Claros, correm risco de serem atingidas por deslizamentos de terra. É o que aponta laudo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério das Cidades. Em 2009, algumas residências já haviam sido afetadas por desmoronamentos alagamentos. Relatório do Cemaden informa que intervenções em encostas íngremes, mesmo que pequenas, podem desestabilizar os terrenos e condicionar processos erosivos e movimentos de massa. “É recomendável que haja restrições legais à ocupação, impedindo a expansão da malha urbana para áreas de risco”, diz o documento. O centro de monitoramento pede ainda que seja feito estudo específico sobre a capacidade de carga e vida útil da barragem da Copasa na Serra do Mel, para evitar rompimentos.
Áreas carentes
O mesmo alerta sobre a restrição da expansão urbana vale também para vilas e favelas construídas em outras encostas da cidade. Na Vila São Francisco de Assis, conhecido como Morro do Frade, existem moradias instaladas a partir do corte vertical do terreno, potencializando deslizamentos.
Ainda na Vila São Francisco, foi observado por técnicos do Cemaden a existência de grandes rochas em uma pedreira de extração de calcário desativada. “O material pode facilmente se desprender e atingir as construções na base do morro”, diz o estudo.
Sem retorno
A Prefeitura de Montes Claros foi oficializada sobre o estudo, mas informou que as recomendações do órgão vinculado ao Ministério das Cidades só poderão ser analisadas pela próxima administração municipal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73006
De: O Tempo Data: Quinta 20/9/2012 09:23:10
Cidade: Belo Horizonte/MG

Incêndio no Parque Estadual da Lapa Grande é controlado – Tabata Martins - Foi controlado o incêndio de grandes proporções que atingiu o Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais. As chamas foram combatidas na noite dessa quarta-feira (19). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo consumiu com aproximadamente 200 hectares de vegetação. Durante o combate, foi detectado que o incêndio chegou a provocar interrupção no fornecimento de energia em algumas cidades da região, já que atingiu alguns fios. Segundo os bombeiros, o fogo iniciou na comunidade rural de Palmito. A causa ainda é investigada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73004
De: Estado de Minas Data: Quinta 20/9/2012 08:38:47
Cidade: Belo Horizonte/MG

Ex-prefeito lidera disputa embolada em Montes Claros - A menos de 20 dias das eleições, corrida pela prefeitura está embolada, segundo pesquisa MDA/Estado de Minas. Democrata larga na frente - Isabella Souto - A disputa pela Prefeitura de Montes Claros está embolada, e os moradores da cidade só conhecerão o novo prefeito no segundo turno das eleições. O deputado federal Jairo Ataíde (DEM), que comandou a cidade entre 1997 e 2004, tem a dianteira com a aprovação de 29,9% dos entrevistados pelo Instituto MDA em pesquisa encomendada pelo Estado de Minas, realizada nos dias 15 e 16. Tecnicamente empatados, aparecem em seguida o deputado estadual Paulo Guedes (PT), com 21,6% das intenções de voto, e seu ex-colega de plenário Ruy Muniz (PRB), com 19%. A margem de erro do levantamento é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O ex-vereador de Montes Claros e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Humberto Souto (PPS) aparece na quarta colocação, com 10% das indicações. A grande dúvida em relação ao candidato é que ele entrou na disputa no dia 10 – cinco dias antes da realização da pesquisa –, em substituição a Athos Avelino (PSB), que teve a candidatura indeferida com base na Lei Ficha Limpa. “Agora que o eleitor está assimilando a candidatura dele, então o quadro (em relação a ele) ainda pode mudar”, opina o diretor do MDA, Marcelo Costa Souza. O diretor faz, porém, uma ressalva: entre os candidatos com potencial de chegar ao segundo turno, Humberto Souto é aquele que tem a maior rejeição, o que pode indicar uma dificuldade de crescimento. Entre os 501 entrevistados, 51,5% não admitem votar no socialista. Jairo Ataíde tem uma rejeição pouco menor: 39,1%. Paulo Guedes leva vantagem sobre Ruy Muniz, já que os candidatos atingiram os índices de 29,3% e 47,3%, respectivamente. Esse fator pode fazer a diferença no embate entre os dois para a chegada ao segundo turno das eleições. Além de ter apresentado a menor rejeição entre todos os candidatos, o petista Paulo Guedes é também aquele que aparece na pesquisa com o eleitorado mais fiel – embora seguido bem de perto pelos principais concorrentes. Entre os entrevistados, 68,5% daqueles que afirmaram votar no deputado estadual não pretendem mudar a decisão. A resposta foi a mesma para 66,3% dos eleitores de Ruy Muniz; 65,3% de Jairo Ataíde, e 56% de Humberto Souto. Paulo Guedes tem ainda potencial de crescimento levando-se em conta que é desconhecido de 19,8% dos entrevistados, o maior índice entre os candidatos.
Setores
Em uma análise do perfil do eleitorado ouvido pela pesquisa, Jairo Ataíde lidera em quatro das cinco faixas etárias, com exceção dos entrevistados com idade entre 25 e 34 anos, que prefere Paulo Guedes. Nessa faixa o resultado ficou em 28,9% e 29,7%, respectivamente. O democrata é mais forte entre os jovens de 16 e 24 anos, que representam 32,3% de seus eleitores. É nessa mesma faixa que está o maior número de eleitores de Ruy Muniz, 21,9%, e o menor índice de Humberto Souto, 5,2%. Na divisão por 12 setores residenciais, Jairo Ataíde tem 40% da preferência no Polo JK e só perde a liderança no Polo Santos Reis, onde Ruy Muniz aparece em primeiro, com 51,6% das intenções de voto. No Polo São Judas os candidatos do DEM e do PT estão empatados com exatos 34,4% da preferência do eleitorado. No Polo Vila Oliveira está o maior número de eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco ou nulo: 39,2%.
Ficha técnica
A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas ouviu 501 eleitores de Montes Claros em 15 e 16 de setembro. O levantamento tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG 00510-2012. O Estado de Minas não publica pesquisas encomendadas por candidatos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73003
De: Arthur Data: Quarta 19/9/2012 22:40:37
Cidade: Moc

Frenesi no mundo político/eleitoral de M. Claros nesta madrugada de quinta-feira: é esperada a divulgação de duas pesquisas, dos jornais Estado de Minas e O Tempo. Trarão números diferentes, mas parecidos - na substância. A ver.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73002
De: Edmundo Data: Quarta 19/9/2012 22:09:23
Cidade: Montes Claros

Também tive equipamentos queimados pelo apagão que atingiu metade de M. Claros, ontem à noite. Quem pagará pelo prejuízo???

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73001
De: Ricardo Data: Quarta 19/9/2012 21:35:49
Cidade: BH

Há sinais, por enquanto sinais, de que a disputa Aécio Neves X Lula, que já ocorre em BH, se transfira também para Montes Claros. No segundo turno. Aécio virá amanhã a M. Claros. Lula, no segundo turno, se houver. E há chances de haver.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72999
De: Gersier Data: Quarta 19/9/2012 18:10:57
Cidade: Montes Claros

Pois é dona CEMIG,eu sei que na minha caríssima conta de energia pago vários penduricalhos.Entre eles está a tal taxa de iluminação pública e eu, que moro numa casa situada em uma esquina,ainda tenho que acrescentar no muro da residência,mais uma luminária para complementar a “claridade”,já que a lâmpada atarraxada na luminária pública,de tão fraca,mal mal ilumina quem a sustenta fisicamente,o poste.Entre esses penduricalhos também está uma taxa que pagamos para que V.Sa. possa ressarcir aos que ousam enfrentar a burocracia para reclamar os seus direitos por prejuízos causados pelos tais piques de energia.Apesar de já ter tido o desprazer de ver aparelhos domésticos,telefones e até computador danificados,não me incluo entre eles devido a um grande defeito,a falta de paciência por não tolerar que me tratem como um idiota.Mas aqui estou eu com cara de palhaço,sem ofensa a esses profissionais que são sérios,esperando uma explicação do porque mais uma vez tivemos um pique de energia onde tive o desprazer de ver mais uma fonte de uma aparelho,queimada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72998
De: Norberto F. Prates Data: Quarta 19/9/2012 17:30:26
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

Lamentável o incêndio ocorrido em área do “parque da pala grande”. Mais lamentável ainda é que o mesmo é fechado à visitação pública. Acho que, como leigo, que é o único parque fechado. E fechado mesmo. Pois até a reforma de igrejinha centenária, que era feita por praticantes de esportes radicais, teve que ser interrompida. Se fosse aberto à visitação, entendo que seria mais a conscientização das pessoas. Poderia até mesmo ter um ônibus panorâmico, acompanhado de um guia, que explicaria a fauna, a flora, e a importância do parque, principalmente para crianças. Mas acho quase impossível. Se até fazendas centenárias, históricas, tiveram que acabar. É também muito lamentável, s.m.j..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72997
De: Luiz Data: Quarta 19/9/2012 16:21:15
Cidade: MONTES CLAROS

incêndio no parque estadual da lapa grande recebe o apoio da aeronave do ief-guará 01- para auxiliar no combate. agora nos resta esperar....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72996
De: José Prates Data: Quarta 19/9/2012 15:59:04
Cidade: Riode Janeiro - RJ

As eleições do passado

José Prates

As eleições municipais estão batendo às portas e queiram ou não, a gente acaba participando do movimento, mesmo sem nenhuma ação pessoal, mas, nele se integrando através das notícias que diariamente nos chegam, como é o caso das crônicas de Waldyr Sena, publicadas neste Mural que são uma fonte excelente de informações que nos coloca dentro do ambiente político e nos faz reviver pela lembrança, as eleições que pessoalmente, vivemos nessa Montes Claros política. A última em que participamos ativamente foi a de 1954, quando foi eleito Prefeito o dr. Alfeu Quadros apoiado por Deba e Neco de Santa Maria com seus “mandiocais”, representando o antigo PSD e do outro lado representando o PR aliado à UDN, estava o Coronel Lupinho que havia eleito o Dr. José Esteves Rodrigues, Deputado Federal, enquanto Deba e Neco com todo seu mandiocal, só conseguiram eleger o Dr. Antonio Pimenta, Deputado Estadual. O Dr. Plinio Ribeiro tentaria pela terceira vez, eleger-se Deputado Federal, sonho que acalentava a tempos.
Naquele tempo as eleições eram muito diferentes do que são hoje porque não havia a internet entrando nas casas com a imagem e a voz dos candidatos fazendo as suas promessas. O que havia era o corpo a corpo com aperto de mão, abraço e a conversa ao pé do ouvido do eleitor desinteressado. O pessoal da roça, chamado eleitor de cabresto porque votava em quem o fazendeiro mandasse, ficava por conta dos cabos eleitorais comandados pelos chefes políticos donos dos “mandiocais”. No dia das votações, vinha toda aquela gente amontoada na carroceria de caminhões, direto para os “currais eleitorais” preparados pelos chefes, onde havia espaços para descanso da vigem ás vezes longa e um lugar onde era servida a comida em gamelas cheias, trazidas pelos cabos eleitorais. Só era permitida a saída do “curral” para irem à seção depositar o voto na urna, o que faziam acompanhados e vigiados. As cédulas, uma com o nome do Prefeito e vice e outra com o nome do vereador, eram entregues ao eleitor à entrada da seção, para garantia do voto. Não era novidade votar mais de uma vez. Era comum. Usavam o título de pessoa morta que não deu baixa. Eram dezenas, talvez centenas desses títulos que sem fotografia facilitava o uso por qualquer um. Depois, veio o titulo com fotografia que dificultou a fraude. Não havia fiscalização, embora houvesse fiscais, porque não interessava fiscalizar. O que os fiscais faziam era dificultar a ação do outro partido no uso de títulos de defunto, não permitindo, também, que menores usassem esses títulos o que era muito comum e às vezes, passava despercebido porque os menores usados para isso, eram fisicamente bem desenvolvidos e davam a impressão de maioridade. Como ninguém se identificava a ninguém, passava tranqüilo.
Em muitos lugares do sertão, como os distritos, pequenos núcleos eleitorais, as eleições gerais eram verdadeiras farsas. Nesses lugares prevalecia o interesse dos Coronéis que dominavam a política local e, quase sempre, funcionava o sistema chamado “bico de pena” que foi muito comum nas eleições da década de 30, em vários lugares do interior do país, onde o interesse dos coronéis prevalecia. As atas das juntas apuradoras – lavradas freqüentemente pelas próprias mesas receptoras – eram feitas para mostrar determinados resultados, nem sempre concordes com a contagem dos votos depositados naquela seção. Era um procedimento tranqüilo porque não havia contestação. Ali estava expressa a vontade do “Coronel” e ninguém ousava contestar. A eleição pro forma cumpria a Constituição e... Pronto. Estava tudo certo.
Em 3 de maio de 1933 foram eleitos os deputados para a Assembléia Nacional Constituinte. Após a votação final da nova constituição que aconteceu em 1934, procedeu-se a uma eleição indireta para Presidente da Republica, tendo os Deputados, 70 por cento, eleito Getulio Vargas, reconduzido, então, à Presidência da República. A Contituição Federal de 1934 previa uma nova eleição presidêncial em 1938, no entanto ela não chegou a ser realizada, em virtude do golpe de 10 de novembro de 1937, que implantou o Estado Novo, como ficou conhecida essa fase autoritária do governo de Getúlio Vargas que durou até 29 outubro 1945, com a deposição do presidente. Em dezembro deste ano procedeu-se a nova eleição, nos mesmos moldes do passado, com uma única diferença que foi a mulher participando como eleitora. Foi eleito o candidato getuliano, General Eurico Gaspar Dutra, lançado pelo PSD com apio do PTB tendo alcançado 3.251.507 votos contra 2.039.342 dados a Eduardo Gomes lançado pela UDN. Getulio Vargas candidatou-se e foi eleito nas eleições de 1950. Não terminou o governo, suicidando-se em 1954 ante a pressão dos militares para sua renuncia. Dai para a frente, as eleições mudaram pouco até que chegou a votação eletronica dando fim às marmeladas, mas, continuando os conchavos politicos que, até hoje, existem como coisa normal na politica partidária.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72995
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 19/9/2012 15:06:18
Cidade: Montes Claros-MG

Nesta terça-feira um novo incêndio atingiu a Serra Ibituruna.O corpo de bombeiros e brigadistas do IEF combateram o fogo que atingiu e destruiu vários hectares do Parque Lapa Grande - depois de controlado, uma equipe de brigadistas permaneceu no local para a realização do rescaldo. Não se sabe exatamente quantos hectares dos 7000 da área de preservação, foram queimados, sabe-se que uma parte da fauna dos répteis foi atingida e suas vidas ceifadas. O Parque que é fechado à visitação contínua vulnerável a incêndio, pois, é comum pessoas praticando esportes radicais, lenheiros e vândalos transitando pela Serra Ibituruna, principalmente próximo ao Parque Municipal Sapucaia. Citei isso na mensagem n. 72730. A desculpa é sempre a mesma – “foi incêndio criminoso”. Que ações proativas estão sendo tomadas? Esta Serra Ibituruna está dando sorte, enquanto as outras, sequer são assistidas quando necessário. Se não chover, novos focos surgirão e espalharão rapidamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72994
De: Igor Guedes Data: Quarta 19/9/2012 10:28:39
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Tenho escritório no centro, a 01 quarteirão da polícia federal e 02 quarteirões da prefeitura. Venho relatar os constantes furtos/roubos ocorridos nestas proximidades. Somente nos 02 últimos meses foram levados mais de 06 veículos, sendo 06 carros e 01 moto(isto que temos conhecimento), sem contar as tentativas. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72993
De: Santos Data: Quarta 19/9/2012 14:59:15
Cidade: Montes Claros

É notório que a Cemig piorou muitos os seus serviços em M. Claros, nos últimos tempos.Bem antes,quem sabe para evitar o clamor, transferiu o setor de informações/reclamações para Belo Horizonte, livrando-se assim do protesto dos consumidores. Ontem à noite, como já registrado aqui, metade da cidade ficou sem luz, e nenhuma explicação foi dada. A empresa está também tornando rotineiros os avisos de que vai suprimir a energia elétrica (das mais caras do mundo) em determinados lugares, às vezes por longas 5 horas. Age como se estivesse acima do bem e do mal, sem ter de prestar contas a ninguém. De fato, os políticos que controlam os cargos de confiança, que nomeiam os chefes, são mesmo indiferentes aos cidadãos...exceto quando eles, os cidadãos, se transformam em eleitores, como agora. Em tempo: a empresa opera em regime de monopólio e não se pode recorrer a outro fornecedor. (...) Ainda assim, se elogia como a melhor energia do Brasil". Pobre Brasil. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72992
De: Eduardo Data: Quarta 19/9/2012 14:44:27
Cidade: Montes Claros/MG

A meteorologia alterou há pouco a previsão do tempo para M. Claros. O vento de fato virou, faz 36 graus neste momento (5 graus a mais do que a estimativa da meteorologia) e, pela previsão, pode chover sábado (6mm) e domingo (9mm). O tempo está começando a ficar algo nublado, substituindo a espessa névoa enfumaçada que prevaleceu nos últimos dias. O tempo, reconheçamos todos, é soberano - não consulta os serviços meteorológicos, faz o que bem quer. Pode ser o caso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72991
De: Charles Mendes Data: Quarta 19/9/2012 09:59:20
Cidade: Montes Claros

Apagão ontem em boa parte da cidade por volta das 23:00, da Vila Campos pode-se perceber que a escuridao foi grande. Aguardamos a manifestação da Cemig.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72990
De: G1 Data: Quarta 19/9/2012 10:08:09
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Cidade do Norte de Minas Gerais tem dois prefeitos em um dia - Vice-prefeito assumiu cargo, mas Câmara deu posse a vice-presidente. Prefeito e secretários são investigados pela PF e foram afastados. A cidade de Coração de Jesus, na Região Norte de Minas Gerais, teve dois prefeitos em um dia. Nesta segunda-feira (17) à noite, o vice-prefeito assumiu a administração municipal, mas não foi reconhecido pela Câmara de Vereadores, que deu posse ao vice-presidente da casa. A Polícia Militar foi ao local para manter a ordem. O fato ocorreu depois que o prefeito Antônio Cordeiro, dois secretários e um contador do município foram afastados. Eles são investigados pela Polícia Federal por fraude em licitações e uso indevido de funcionários e máquinas da cidade em obras de construtoras particulares. Eles deixaram os cargos no fim no mês de agosto. Após o afastamento, quem assumiu a administração do município foi o vice-prefeito, Pulquério da Conceição Rabelo. De acordo com a Câmara Municipal de Coração de Jesus, ele foi cassado por assumir a prefeitura sem autorização da casa. “Comuniquei à Câmara que ia assumir em substituição, de acordo com a legislação. De acordo com a própria lei orgânica da Câmara Municipal, o vice-prefeito substitui o prefeito desde que ele seja afastado. Então, eu continuo sendo o prefeito substituto”, explicou Rabelo. Em um documento emitido pela Câmara, sete dos nove vereadores assinaram um termo de compromisso e de posse ao vice-presidente, José Valber Cardoso. “Ele entrou sem autorização da Câmara e agora não quer sair?”, questionou Cardoso. Ele afirmou que Rabelo precisava notificar a câmara. Nesta terça-feira (18), a Justiça determinou que Pulquério da Conceição Rabelo ocupe o cargo de prefeito da cidade. A direção do fórum informou que a Câmara Municipal de Coração de Jesus já foi notificada da decisão. O vice-presidente da casa, José Valber Cardoso, disse que vai recorrer. Por meio da assessoria de comunicação, o prefeito afastado da cidade, Antônio Cordeiro de Faria, afirmou que não vai se pronunciar sobre o caso e sobre as investigações. Mas informou que entrou com um recurso na Justiça para voltar a administrar o município.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72989
De: Eduardo Data: Terça 18/9/2012 17:58:54
Cidade: M. Claros

A Prefeitura precisa divulgar os valores dos terrenos que diz ter vendido, hoje. Ficaria mais transparente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72988
De: Estudante Data: Terça 18/9/2012 16:16:58
Cidade: Montes Claros

O correto é Câmara Municipal e não Cãmera Municipal.Favor corrigir o erro na placa do Posto Policial da Escola Normal.Não fica bem este erro afixado em muro nas proximidades da maior escola da cidade

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72987
De: Prefeitura Data: Terça 18/9/2012 15:52:54
Cidade: Montes Claros/MG

Oito dos 14 terrenos de propriedade do município, que a Prefeitura de Montes Claros alienou nesta terça-feira (18/09) para custear investimentos em infraestrutura (recapeamento asfáltico) em bairros da periferia, foram comercializados e muitos alcançaram valores bem acima daqueles estipulados em avaliação. Os envelopes com as propostas foram abertos às 9 horas, na Sala de Licitações, na presença da Comissão Permanente de Licitações e Julgamentos, presidida pelo advogado Wilson Silveira Lopes, e empresários interessados. Ao final dos trabalhos, por volta das 12 horas, oito lotes estavam vendidos. Autorizado pela Lei Municipal n° 4.438, de 07 de dezembro de 2011, e regido pelos termos da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações, o processo licitatório permite que a Prefeitura asfalte várias ruas da periferia e dê destino a terrenos que vinham recebendo descarte irregular de lixo e entulho.
Veja, abaixo, os itens comercializados:
02 – Área: 1.478,95 m², na Avenida Sidney Chaves com Rua Orvenor Fernandes, Bairro Edgar Pereira.
03 – Área: 5.548,19 m², na Rua Francisco Coutinho, Rua Noé Luiz e Rua Ivan Lopes, Bairro Augusta Mota.
05 – Área: 1.457,35 m², na Rua Benjamim dos Anjos com Rua Tapajós, Bairro Melo.
07 – Área: 5.666,48 m², na Rua B, Rua D e Rua E, Bairro Raul Lourenço.
09 – Área: 3.983,00 m², na Rua Pedro Pereira dos Santos com Rua CD, Bairro Jardim Panorama.
11 – Área: 5.263,50 m², na Alameda Lagoa Araruama com Alameda Rodrigo de Freitas, Bairro Carmelo.
12 – Área: 12.000,00 m², na Rua G, Bairro Novo Jaraguá.
13 – Área: 7.414,76 m², na Rua Engenheiro Eugênio Benjamim Silva, Rua Engenheiro Adão Levi Barbosa e Rua Serra do Cipó, Bairro Morada da Serra.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72986
De: Evany Data: Terça 18/9/2012 15:37:16
Cidade: Montes Claros

A respeito da insegurança pública em M. Claros: estavam todos em casa, por volta das 21h, quando o alarme disparou. Na porta da casa, dois homens saíram correndo. Eram assaltantes. Tinham desparafusado a fechadura e estavam entrando. Não suspeitavam que toda a família estava em casa, e que o alarme, vencida a barreira da fechadura, iria disparar. Foi na parte leste de M. Claros e ilustra duas coisas: 1) a insegurança pública; 2) que as informações continuam sendo subtraídas, para dar uma falsa sensação....de segurança. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72985
De: Victor Data: Terça 18/9/2012 15:32:41
Cidade: Montes Claros

O judiciário liberou o funcionamento do posto de gasolina e loja de conveniência da holandesa Makro, na entrada da cidade. Estava sem alvará da prefeitura, mas funcionará em poucas semanas. Agora é definitivo: sua chegada alterará, para baixo, o preço dos combustíveis em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72984
De: Luciano Data: Terça 18/9/2012 13:20:36
Cidade: Moc

Varrida por "pesquisas" que atendem a todos os gostos em jogo na atual campanha eleitoral, M. Claros pode ter nas próximas horas o resultado de primeira pesquisa regularmente registrada. Um conhecido instituto de BH deve divulgar o que coletou na cidade. É aguardar

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72983
De: Lucas Data: Terça 18/9/2012 11:45:06
Cidade: Itacarambi

Alguém sabe informar se realmente a Santa Casa suspendeu o atendimento pelo SUS?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72982
De: Rafael - Ibama Data: Terça 18/9/2012 11:03:01
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

O IBAMA(...) realizou operação de cumprimento de 05 mandados de busca e apreensão em Salinas, no norte do estado.Os mandados, expedidos pela Justiça Estadual, em Salinas, foram cumpridos em desfavor de um grande empresário do setor de produção de cachaça da região, que mantinha animais silvestres em cativeiro, como serpentes, jaratatacas e pássaros, como sofrês, canário, pássaro-preto, pintassilgo e até urubus.O empresário foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Salinas e colocado à disposição da Justiça. Os animais silvestres apreendidos terão como destinação a soltura em áreas apropriadas. O infrator deverá sofrer sanções administrativas e penais, pelo crime de utilização de animais silvestres sem autorização, com multa variando de R$500,00 a R$5.000,00 por animal, e detenção de seis meses a um ano, conforme estabelece a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72981
De: YURI Data: Terça 18/9/2012 10:48:22
Cidade: Montes Claros

Acabo de ficar sabendo que o maior Hospital do Norte de Minas ou seja Santa Casa esta de greve!!! E agora o que sera de toda a população já que é o único hospital que efetivamente funciona ou funcionava....Meu Deus fim dos tempos!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72980
De: Hoje em Dia Data: Terça 18/9/2012 10:04:36
Cidade: Belo Horizonte/MG

Santa Casa suspende atendimento no pronto-socorro – Girleno Alencar – O Pronto-Socorro da Santa Casa de Montes Claros suspendeu o atendimento a pacientes de casos de urgência e emergência desde as 19 horas de domingo, por excesso de pacientes, pois conta com dez leitos e está com 37 pacientes nos corredores aguardando atendimento. A paralisação surpreendeu, pois o Sindicato dos Trabalhadores na Saúde deflagra às 7 horas de hoje uma greve que impedirá o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde, particulares e conveniados, mas manteria o Pronto-Socorro em funcionamento. A suspensão do atendimento iniciou depois da grande demanda apresentada no final de semana, já que os hospitais que atendem pelo SUS, como o Aroldo Tourinho e o Universitário, ficaram sem médicos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72979
De: Manoel Hygino Data: Segunda 17/9/2012 18:54:34
Cidade: BH

Montesclaros.com AMOR, reunindo crônicas, reminiscências e meditações sobre belos tempos de infância e juventude, é um canto de saudade que se tornou passado cronologicamente, mas continua vívido e poderoso no coração e na memória. O livro de Flávio Pinto, recentemente editado, evoca uma época que se perde no calendário, mas ganhou força e beleza entre os jovens que cruzaram os anos 50 e 60 principalmente, do século que se foi.
Amavam a terra em que tinham nascido, o impacto de novas ideias desde o fim da II Guerra, que profundamente marcara toda uma geração. Depois dos sombrios dias do conflito, sonhava-se mais, mais se queria, desde a democracia, enaltecida e publicamente defendida no famoso Manifesto dos Mineiros em 1943, pela perspectiva de realização pessoal e profissional nas faculdades da capital até a carreira no jornalismo e nas letras, que já privilegiara Montes Claros com figuras da mais alta competência.
Flávio Pinto, com experiência adquirida na redação do Jornal de Montes Claros, nascido e dirigido, enquanto pôde, por Oswaldo Antunes, recorda sua afanosa passagem pela redação do corajoso veículo, símbolo de identidade com as melhores tradições e anseios da população.
Flávio Pinto, como outros jovens de então, construíram sua vida e hoje têm luz própria. Seu livro é agradável e uma lembrança de amor à terra e pessoas que jamais se apagam. Merece ser guardado o volume bem próximo ao coração.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72978
De: Bernardo Data: Segunda 17/9/2012 09:35:41
Cidade: Montes Claros

(...) Eu presenciei acadêmicos extremamente bêbados perambulando pela cidade, alguns urinando nos portões da escola normal, outros no canteiro central da avenida mestra fininha enquanto os carros passavam. Entraram na padaria que fica ali por perto, alguns cambaleando, gritando, esbarrando nas pessoas sem pedir desculpas. Em outra ocasião, vi alguns em um supermercado da cidade, com mais de 30 garrafas de vodka dentro de um carrinho. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72977
De: Cristiane Vieira Data: Segunda 17/9/2012 09:12:54
Cidade: Montes Claros/MG

Maria do socorro vieira mae do Evandro vieira foi procurada por um canal de Tv para falar sobre o gesto tão bonito de toda a sua familia,"A Doação de Orgãos"apesar no ocorrido a tão pouco tempo ela irar falar sobre a doação das corneas do seu filho e pedir para que mais pessoas possam ter a mesma atitude.O meu cunhado Evandro trabalhou a sua vida toda na saude e no final da sua vida ele consegiu ajudar duas pessoas que receberam os olhos do dele,como admiradora do seu trabalho em nossa cidade, fiquei muito satisfeita em saber que o posto de saude onde ele coordenava tera o seu nome. Finalizo deixando um abraço para todos os amigos e familiares do Evandro Vieira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72975
De: Júnior Data: Domingo 16/9/2012 22:37:17
Cidade: M. Claros

Um barzinho do "triângulo da impunidade", sem o necessário e legal - no sentido de ser exigência das leis - tratamento acústico, volta a incomodar nas noites de domingo, com apresentações sertanejas. Começou baixinho e vai aumentando o som, semana após semana.. (...) A se tolerar esse novo e repetido desrespeito ás leis, em breve toda a cidade terá motivos para voltar a reclamar, um retrocesso. Se é permitido num lugar... pode ser permitido em toda parte.(...) É preciso atuação da Secretaria do Meio Ambiente e da Polícia do Meio Ambiente. Moro num prédio a mais de 800 metros e aqui o som da "boate azul", neste instante, bate e incomoda, em véspera de novo dia de trabalho. (...) Lamentável que tenhamos de implorar pelo cumprimento das leis. Contudo, devo dizer - houve melhoras, que não devem ser perdidas, em favor dos transgressores, á procura de brechas para reimplantar mais motivos para a cidade ser conhecida como "cidade sem lei".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72973
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 16/9/2012 11:52:29
Cidade: Montes Claros-MG

Saudades! Saudades! A Fazenda Quebradas nunca vai sair da mente de muitos montesclarenses. Dona Arinha e “seu” Pedro Veloso com aquela educação invejável sempre nos receberam muito bem. Sr. Pedro fazendeiro bem-sucedido, um visionário, com sua ousadia transformou a “Fazenda Quebradas” um modelo para muitas pelo Brasil; no Norte de Minas foi a primeira fazenda a ter um telefone; tinha energia elétrica gerada por uma roda d’água, toda fazenda era iluminada. Foi destaque no Globo Rural por muitos anos, uma criação de porcos impressionante, eram centenas de porcos embarcando todos os dias. Na fazenda tinha escola para alfabetizar as crianças dos vaqueiros – as professoras eram as filhas de Dona Arinha.
A Sede da Fazenda é bem grande, construída há mais de um século pelo pai de D. Arinha – vitrais – azulejos europeus – coisas lindas, que não se faz mais hoje em dia! Na sala uma dedicatória do então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira – este visitava a fazenda quando vinha a Montes Claros – como o “seu” Pedro, Juscelino também gostava de caçar. Em frente à casa um jardim com variadas espécies de rosas e flores que Dona Arinha fazia questão de ficar contemplando sentada em uma cadeira, só tirava os olhos para ler seu jornal.
Por causa do tamanho da casa era escolhida pelos familiares para festas e descanso nos finais de semana.
No fundo da casa passava (e vai voltar a passar) um canal de água que vinha do pé da serra e tocava a roda d’água – ponte de pedra – o cruzeiro no alto da serra – cemitério – currais – bois – porcos – pássaros e a “mudinha” que zelava da casa de Dona Arinha. Tudo isso. Sonho com a mesma liberdade de quando era criança. Todo serviços de solda, tornearia, trancas e dobradiças das cancelas quase todos eram feitos pelas mãos do meu pai ou meu avô; me traz muitas saudades.
Agora tudo virou o Parque Estadual da Lapa Grande. Dia 13 (quinta–feira) próximo passado fiz questão como Conselheiro do Parque ir a Ouro Preto com uma comitiva do IEF com o objetivo de acertar a condução dos projetos de restauração do cassarão e de todas as unidades da Fazenda Quebradas - por vários momentos citamos o nome de Dona Arinha, pois, era a memória viva que iria orientar (através de fotos antigas) os engenheiros e restauradores da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP que virão a Montes Claros para o levantamento das obras.
Cheguei a comentar com meu colega de trabalho o Tininho Oliveira que é sobrinho da Dona Arinha. Ele me confidenciou que a Dona Arinha estava louca para visitar as Quebradas – pedi ao Tininho que a levasse depois da restauração - evitaria assim uma comoção emocional.
Vou parar por aqui. A saudade é demais. Desde da estrada cavalheira que saia do Bairro Melo, subia a Serra Ibituruna e descia na ponte de pedra - até saborear a rapadura e a cachaça que eram fabricadas nas QUEBRADAS.
Condolentemente o meu abraço a toda família, especialmente aos netos - Camilo, Zezinho e os sobrinhos Tininho e a jornalista Cecília Oliveira. Eternamente! Fazenda Quebradas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72972
De: Raquel Chaves Data: Domingo 16/9/2012 07:53:30
Cidade: Montes Claros

Faleceu hoje as 4:00 ,de falência múltipla dos orgãos ,aos 95 anos, Arinha Veloso (dona Arinha),esposa de Pedro Veloso,da fazenda Quebradas.O velório será na Santa Casa e o enterro esta marcado para as 17:0o no cemitério do Bonfim.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72971
De: VIAJANTE Data: Domingo 16/9/2012 00:14:47
Cidade: francisco sa  País: brasil

Srs caminhoneiros que trafegam pela br 251, muito cuidado ao parar em barrocao e vale das cancelas,alguns caminhoneiros foram roubados da seguinte maneira, enquanto param pra almocar,tomar cafe etc, alguns elementos quebram do bau , cortam as cordas da carga , quando o caminhao o bau abre e as mercadorias caem pelo chao e eles pegam, e o caminhao sai perdendo a mercadoria pela estrada e eles atras pegando, e se o motorista percebe quando para eles saqueiam toda a carga

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72970
De: Gabriel Data: Sábado 15/9/2012 21:28:08
Cidade: Montes Claros

Ainda a pouco, por volta das 17hs, houve um acidente automobilistico na MGT 135, pouco depois do distrito de Nova Esperança (sentido januária). A pista estava parcialmente interditada e a PR organizando o fluxo de veículos. Ainda não se tem informações sobre vítimas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72969
De: Mário Lúcio C. Faria Data: Sábado 15/9/2012 18:15:07
Cidade: Montes Claros

Um casal de jovens, aparentando entre 20 a 25 anos, foi sumariamente fuzilado nas imediações do "Feijão Semeado", no Alto São João, próximo a linha férrea, por volta das 14:00 h, deste sábado 15.09.2012. A polícia técnica compareceu ao local para os procedimentos de praxe e os corpos foram liberados para o IML local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72968
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 14/9/2012 16:14:18
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Tremores misteriosos: Como diz o Sócrates (o filósofo ) – “O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”. Tudo que este escriba posta neste sitio é fruto dos quatro anos de aprendiz em uma sala específica para aula de Geografia com o saudoso Prof. Antonio Sapucay no Colégio São José. Nas minhas mensagens aqui postadas, citei a temporada de abalos e as hipóteses mais prováveis, principalmente a super exploração dos aqüíferos de Montes Claros associada às detonações. Montes Claros e o Norte de minas viraram uma tábua de pirulito com tantos poços outorgados e clandestinos. Agora, o que não é certo são os técnicos do Observatório Sismológico de Brasília-UnB ficarem dando desculpas diante da falta de verbas para esclarecerem o que realmente está acontecendo em Montes Claros. O mais elogiável é admitirem a ignorância acerca dos acontecimentos. Verbas não faltam para pesquisas – bastam convênios de cooperação técnica e científica ou mesmo um simples contratos com Fundações de pesquisas em caráter de urgência; ex: a Fapemig – FAPESP – Fundep e outras similares . - Tem gente imaginando que por falta de conhecimento acho simples assim. Não! Sei admitir minha ignorância! É a visão de um cidadão que cobra esclarecimento. Se for difícil convênios do estado com o estado – que façam com as Fundações de Pesquisas.
Há poucos meses os Prof. George França e a Profª Mônica Von Huelsen, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, anunciaram que até Novembro/12que teríamos o resultado dos estudos que estão sendo realizados através dos dados obtidos por cinco estações sismográficas pertencentes ao Observatório sismológico da UnB e três do Institudo de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG-USP).
Agora, vem o professor André Menezes, do Observatório Sismológico da UnB, dizendo que a conclusão de um relatório final ainda “depende de mais estudos e verbas”. Ainda afirmando que não pode fixar prazo para a conclusão dos estudos. Sigam o conselho do filósofo Sócrates ou se já chegaram numa conclusão, que divulguem sem medo.
Mais tremores virão! – Não serão através dos desapoderados elementos naturais que reagem há milênios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72967
De: Waldyr Senna Data: Sexta 14/9/2012 16:19:21
Cidade: Montes Claros/MG

“Nanicos” roubam a cena

Waldyr Senna Batista

A entrada de Humberto Souto na campanha, no lugar de Athos Avelino, processou-se como se não alterasse, substancialmente, o potencial eleitoral da chapa. A mudança não mereceu destaque maior, ao ser anunciada em entrevista coletiva e entrando no programa de televisão como se fosse mero remanejamento. No entanto, trata-se de operação de alto risco, a vinte dias da eleição e faltando não mais do que cinco programas de propaganda no rádio e na televisão, além de alguns debates para plateias diminutas. Com perdão do exemplo grosseiro, foi como trocar pneu avariado com o carro em movimento. Só as urnas conseguirão dizer se deu certo.
Tratou-se de emergência, cuja adoção talvez tenha demorado mais do que o recomendável, já que o histórico de inelegibilidade de Athos Avelino acumulou sucessivas derrotas em todos os níveis do poder judiciário. Dificilmente ele colheria resultado favorável no derradeiro estágio, apesar de empunhar pareceres de renomados juristas. Mas pareceres são pareceres, nada mais do que pareceres.
Feita a substituição, muda também a forma de fazer a campanha, já que o ex-deputado, com mais de quarenta anos de estrada, está tendo sua primeira eleição majoritária. O contato agora se faz no corpo a corpo, nas ruas e nas praças, e não mais junto a lideranças que dominam grandes contingentes eleitorais.
Ele assumiu anunciando que dará ênfase especial ao combate à corrupção e defendendo a aplicação correta de recursos públicos, que diz saber onde encontrar, graças à sua ampla experiência nos principais gabinetes de Brasília. Como respaldo, destaca sua carreira política, que inclui o exercício de funções importantes, sem que tenha tido de responder a qualquer tipo de processo. Em tempos de mensalão, em que o STF (Supremo Tribunal Federal) está condenando e pode mandar para a cadeia a maioria dos envolvidos no grande escândalo do governo Lula, é de se imaginar que o eleitor estará sensível a esse tipo de discurso.
Outra não terá sido a razão pela qual, no debate da última quinta-feira, entre os candidatos à Prefeitura, o grande destaque tenha sido o lance em que Humberto Souto, reagindo a provocação de Ruy Muniz, relembrou o golpe por este aplicado no Banco do Brasil, há mais de 30 anos, pelo qual foi preso, julgado e cumpriu pena. O episódio vinha sendo deixado à margem em todas as campanhas, mas, na atual, o candidato Filipe Gusmão, do PSTU, quebrou o tabu ao exibir uma chave de cofre com a sutil indagação ao eleitor sobre se ele confiaria a chave da cidade a quem não teve o necessário zelo na utilização daquele instrumento.
Aliás, os partidos nanicos, que não têm a mínima possibilidade de eleger seus candidatos, vêm roubando a cena com lances inusitados, a exemplo do histriônico Paulo Cason, candidato a vice na chapa do PSol de Mineirinho (Valdeir Fernandes da Silva), que usa bordões como “coronel não, mamãe ” e produz estragos nas hostes adversárias. Nem o “estrangeiro” Paulo Guedes, do PT, escapa, quando é reconhecido como ‘’um bom prefeito, mas em Manga”...
Assim, com tiradas de humor cortante, a campanha caminha para a reta final, com a certeza, óbvia, de que haverá segundo turno, e quatro candidatos com chances relativas para ocupar as duas vagas.
Jairo Ataíde, que era tido como favorito, perdeu essa condição coincidentemente a partir do anúncio de que tem o apoio de Anastasia e Aécio.
Humberto Souto parece ter assumido por inteiro o acervo de Athos Avelino, mas vai precisar de muito trabalho para mantê-lo intacto.
Ruy Muniz joga todas as suas fichas no eleitorado jovem, que é uma incógnita, mas tem como contrapeso a proximidade com o prefeito Luiz Tadeu Leite, cujo desgaste pode contaminar a quem ousar anunciá-lo como aliado.
E Paulo Guedes, que pulou de paraquedas, está empenhado no apoio de Lula e de Dilma na esperança de que a votação deles na cidade lhe será transferida automaticamente.

(Waldyr Senna é o decano da imprensa de Montes Claros. É também o mais antigo e categorizado analista de política. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72966
De: cristina Data: Sexta 14/9/2012 11:00:07
Cidade: montes claros/MG

Titulo da notícia: Tremor de terra sentido ontem à noite em Montes Claros atingiu 2,9 graus
Ola, sou moradora do bairro vila Atlantida, Queria saber porque la sentimos os abalos mais fortes, do q em outros bairros. grato:

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°72965
De: Hoje em Dia Data: Sexta 14/9/2012 10:55:12
Cidade: Belo Horizonte/MG

Montes Claros tem 88 tremores em 111 dias – Abalo, na noite de quarta, teria atingido 2,9 graus na Escala Richter, mas não deixou feridos – Girleno Alencar – O tremor de terra às 20h56 de quarta-feira foi o 88º registrado em Montes Claros em 111 dias. A contagem começou em 25 de maio, quando foram instalados oito sismógrafos na cidade. O abalo causou um grande estrondo, similar ao de 19 de maio. No entanto, segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), atingiu 2,9 graus na Escala Richter. O tremor de quatro meses atrás foi de 4,5. O coordenador municipal de Defesa Civil, Matson Malveira, diz que o Corpo de Bombeiros recebeu aproximadamente 120 ligações de moradores assustados após o último abalo. Os danos, porém, foram pequenos. A maioria diz respeito a telhados danificados.
Poucos danos
O coordenador esteve ontem na rua F. na Vila Atlântida, onde o telhado de uma garagem caiu. O madeiramento estaria mal instalado e, por isso, as telhas teriam ido ao chão. Já no bairro José Carlos de Lima uma casa estava com a laje comprometida. Devido ao risco de desmoronamento, os moradores foram orientados a sair. Na Vila Atlântida, a casa do pedreiro Wedson Gomes, na rua Eliane Vieira Gomes, está interditada desde 21 de agosto. O dono espera ajuda para recuperar o imóvel.
Por conta própria
No mesmo bairro, o comerciante Bento Antunes decidiu reforçar a estrutura da casa e do ponto comercial de sua propriedade depois de surgirem trincas causadas por dois tremores, em maio e junho. Antunes mandou colocar dois pilares de sustentação para proteger os imóveis. Ele sentiu o tremor de quarta-feira, mas não houve danos. Montes Claros apresenta abalos de terra há 34 anos, segundo dados do Instituto de Agronomia Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. O primeiro registro foi em 26 de julho de 1978.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: