Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°76463
De: Geísa Santos Data: Quinta 14/11/2013 08:11:51
Cidade: Água Clara/MS

"Casal que morreu em acidente de moto, na saída para Francisco Sá, era de namorados"
Davi vai deixar saudades,sentiremos falta da alegria dele,estudamos na Escola Municipal José Drumond no distrito de Vale das Cancelas-Grão Mogol,é triste saber que ele faleceu em um acidente no trânsito,da mesma forma que o pai dele.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76462
De: Ruth Tupinambá Data: Quarta 13/11/2013 23:03:59
Cidade: M. Claros

TERRÍVEIS PRESSENTIMENTOS

Ruth Tupinambá Graça

Eu fico olhando da janela do meu quarto, no sexto andar a beleza da nossa cidade. Não há nenhuma outra com um céu tão lindo. Ela é também uma cidade agradecida. Com as poucas chuvas que tivemos percebo uma enorme transformação. As serras que a contornam antes tão ressequidas estão agora mais bonitas , mais verdes. Percebe-se até os ipês floridos colorindo a paisagem afirmando -nos a persistência da natureza tão perseguida pelo homem.
Uma linha verde sinuosa e bem delineada, contrastando com o céu azul contorna toda a cidade podendo-se notar a sua extensão e o quanto ela cresceu. Não me canso de admirar os morros "Dois Irmãos" que apesar de toda a maldade e exploração das Empresas de Cimento,que vêm corroendo-os covardemente pelas costas tanto, que ouvi dizer que eles estão parecendo uma boca da qual se arrancaram Todos os dentes ficando apenas os buracos.... Mas apesar de tudo eles continuam firmes e como dois guardiões guardando a nossa cidade.
Montes Claros nasceu para ser uma cidade ideal, bonita, pacata, teve outrora uma qualidade de vida que até hoje nos lembramos com saudade. Durante anos ela foi uma cidade simples, pequena, iluminada, a noite, apenas pelo luar do sertão.Aquele luar que hoje não mais percebemos assim como tantas outras belezas que desapareceram do sertão mineiro Onde andarão agora as famílias que naquele tempo, se comunicavam numa convivência tão amiga?
Mesmo com todas as dificuldades e desconforto de uma cidade pequena eram felizes como verdadeiras famílias de mineiros. Sentavam-se em cadeiras na calçada com os vizinhos, batiam longos papos, horas privilegiadas (que hoje não temos) em que cada qual vinha aderir ,sem cerimônia, pois sabiam que eram bem vindos e cada qual tinha uma novidade para contar: um acontecimento político importante,casamentos,fofocas de família, namorados e pretendentes das "donzelas", enfim os acontecimentos que as amigas precisavam saber tudo na maior confiança. Ali mesmo servia-se um cafezinho gostoso com biscoitos caseiros, trocavam -se receitas, enquanto as crianças se esbaldavam na rua despreocupadas e também felizes.
Tinham realmente uma infância porque a cidade era aconchegante tranquila, lvre das maldades e violências. Até então desde a sua fundação, Montes Claros era uma cidade pequena, poucos habitantes esquecida pelo nosso governo que nem se percebia a existência daquela "gema" preciosa encrustada neste abandonado sertão mineiro, tantos anos sem comunicação e transporte. Mas o que aconteceu?
Com a chegada do trem de ferro em 1926 e as facilidades de comunicação ela cresceu desordenadamente , tanto vertical como horizontalmente, sem um Plano Diretor que a transformasse numa cidade bem traçada com todos os requisitos necessários ao seu desenvolvimento físico,econômico e social.Velozmente seus habitantes chegaram á 400.000 e os montesclarenses dormindo em "berço esplendido"não perceberam a invasão que aqui se ocorreu devido a sua fama de cidade hospitaleira (que todos recebe com o coração) e de grande futuro.
Ela cresceu muito é um fato inegável mas a qualidade de vida caiu. Temos comunicação, transporte, residências maravilhosas, condomínios invejáveis. Edifícios subindo dia a dia, como num passe de mágica, faculdades de todos os tipos, um mundo de lojas lanchonetes aparecem de repente. As ruas estreitas entupidas de carros e motos dificultando o transito.
Mas o que adianta tudo isto se vivemos escorraçados, medrosos, escondidos atrás das cercas elétricas enquanto os bandidos, ladrões e assassinos andam soltos matando e roubando sem punição? É que o progresso de uma cidade não deve ser baseado só na economia. Infelizmente o ter suplantou o ser. Todos querem fortuna e posições vantajosas. Deslumbrados com o crescimento físico e econômico da nossa cidade se esquecem que ela não tem estrutura suficiente Para tanto desenvolvimento. Falta água, esgoto em toda a cidade.A saúde,educação e higiene da cidade estão em crise. Faltam escolas municipais e estaduais de ensino fundamental( com tempo integral) prejudicando, principalmente a periferia com a falta de assistência às crianças e jovens, aumentando o numero de candidatos ás drogas.
A violência assusta e gera o medo. Não há esperança. Até onde chegará esta angustia e sofrimento? A Administração Publica não poderá ´resolver tudo sozinha. É necessário a colaboração de todos os meios. Deixem de lado o egoísmo, as "paixões políticas", as "picuinhas de partidos", reunindo-se todos numa mesa redonda:Administração Pública, Comunidade,Partidos Políticos, Deputados e Vereadores com um só pensamento: Socorrer Montes Claros!!....
Sou a vovó da cidade (97 anos) e como tal acompanhando-a em toda esta trajetória posso até dar um puxão de orelha nos montesclarenses, Acordem!... E que esta providência seja urgente. Do contrário o fracasso da nossa cidade será um fato consumado e não adiantará , mais tarde," chorar o leite derramado

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 97 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76461
De: Nelson Néri Data: Quarta 13/11/2013 18:36:41
Cidade: Montes Claros

Hoje, 13/11/2013 ficamos sem energia eletrica de 10hs até 17.30 com aviso prévio em algumas ruas do bairro São José para reparos na rede.Eu pergunto, por que não efetuar estes reparos nos sábados, domingos e feriados?. Os prejuizos são muitos para nossas empresas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76460
De: Cabral Data: Quarta 13/11/2013 14:55:32
Cidade: Montes Claros

Foi só uma chuva de vento que, à tarde, veio da parte leste, da direção de Juramento, e sumiu pela encosta dos montes claros. O tempo continua "fechado, a espera de chuva - pelo menos os 5 milímetros vistos pela meteorologia para hoje . (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76459
De: Prefeitura Data: Quarta 13/11/2013 14:33:53
Cidade: Montes Claros/MG

Infratores já estão sendo multados - Condutores flagrados pelos cinco radares instalados pela Prefeitura, através da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (McTrans) já estão passíveis de pagar multas. Isso porque acabou o prazo da ação pedagógica, período em que a função dos radares era orientar os infratores, sem punição efetiva.As multas estão sendo aplicadas desde meados de setembro. De lá para cá, já foram registradas mais de três mil infrações pelos cinco radares, os quais foram instalados nas avenidas Magalhães Pinto, no bairro Jaraguá; Mestra Fininha, no bairro Morada do Sol; e São Judas Tadeu, no bairro do mesmo nome. Já na Avenida Geraldo Athayde, onde foram instaladas faixas exclusivas para ônibus, ainda está sendo realizado o trabalho educativo por parte de agentes da MCTrans, orientando condutores sobre a proibição de parar ou estacionar ao longo da via. As multas devem começar a ser aplicadas em breve, visando garantir o bom funcionamento do novo sistema.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76458
De: Marília Data: Quarta 13/11/2013 14:11:38
Cidade: Montes Claros

Qua 13/11/13 - 13h57 - "...a aeronave pousou na Praça dos Jatobás onde outra unidade do Samu aguardava para receber o paciente e levá-lo até o hospital Santa Casa para exames e avaliação"
Lendo assim, a informação pode sugerir uma eficiência no atendimento que nem de longe representa a realidade. Pode até se tratar de uma exceção, ocasional, mas a realidade é bem outra, muito diferente. Até as pessoas que dispõem de planos médicos de primeira linha, pagos, caros, estão encontrando muitas dificuldade para receber um atendimento minimamente digno em Montes Claros. Os hospitais vivem superlotados, ocupados por pessoas trazidas de todo lugar (até da Bahia) para receber assistência aqui, sem que os recursos sejam ampliados, como o aumento de vagas, leitos, pronto-socorros, criação de mais hospitais, etc. Os políticos que providenciaram as ambulâncias (eleitoreiras?) devem tambem providenciar meios de atendimento, e não o caos que acontece e é a rotina. Aguardamos ansiosamente que a realidade seja mudada e esta manchete se torne realidade, efetiva.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76457
De: Tristão Data: Quarta 13/11/2013 13:31:24
Cidade: Moc

Trovões em M. Claros. Ventos e muita poeira vindos da parte leste da cidade, da direcão de Juramento. Naquela direção, ja chove.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76456
De: Hoje em Dia Data: Quarta 13/11/2013 11:07:35
Cidade: Belo Horizonte/MG

Ex-gestor de Coração de Jesus ganha liberdade – Antônio Cordeiro, suspeito de desviar R$ 2 milhões, foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Odin II – Gabriela Sales – O ex-prefeito de Coração de Jesus, no Norte de Minas, Antônio Cordeiro, está em liberdade. Desde agosto no Presídio Regional de Montes Claros, Cordeiro teve alvará de soltura concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi publicada na última segunda-feira pelo órgão.
O político foi preso durante a Operação Odin II da Polícia Federal e Ministério Público Federal. Antônio Cordeiro, que foi o primeiro prefeito a usar tornozeleira eletrônica no Brasil, tentou subornar a principal testemunha do Ministério Público na acusação de desvios milionários de recursos públicos. Na época, também foram presos o empresário Evandro Garcia Leite e o engenheiro Walfredo Soares Barbosa.
Conforme informações da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Antônio Cordeiro foi solto na noite de segunda-feira, mediante alvará de soltura. O ex-prefeito é suspeito de desviar R$ 2 milhões destinados à recuperação de estradas rurais devastadas no período chuvoso em 2010.
“Vamos aguardar os desdobramentos da Justiça. Meu cliente está tranqüilo sobre a sua situação neste caso”, disse o advogado do político, Otávio Rocha. Ministério Público Federal irá analisar o caso para saber se recorre ou não da decisão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76455
De: José Prates Data: Quarta 13/11/2013 08:52:19
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ

DE ARRAIAL DAS FORMIGAS AOS MONTES CLAROS

José Prates

Montes Claros modernizou-se e tudo mudou em sua vida, sem deixar, porem, o jeito gostoso do sertão. A população que aumenta a passos largos com a chegada de mais e mais gente a cada dia, atraída pelo progresso, exige moradias, mas, ao que se nos afigura, a cidade não tem como atender de imediato. Ao que nos parece, não há espaço para um crescimento horizontal que é bem aceito nessas bandas. O crescimento vertical que, agora, está havendo não é bem aceito porque muda a fisionomia da cidade. Hoje, as suntuosas torres da Catedral, antigo cartão de visitas da cidade, que eram vistas de longe ao ingressarmos na cidade, agora, coitadas, desapareceram engolidas pelos arranha-céus. Antes desse rebuliço de crescimento populacional, a cidade já era grande, com casas baixas e espaçosas, fachadas enfeitadas, bonitas segundo a arquitetura da época. Uma casa ocupava quase meio quarteirão. Ninguém falava em arranha-céus que era coisa de Capital. No máximo, quatro andares que já era muita altura. Isto tomou muito espaço que hoje faz falta e começa a desagradável necessidade da demolição desses palacetes para conseguir terreno para a construção de edifícios que a cidade atual está pedindo, mas, muita gente saudosista ou conservadora não concorda como vemos no que é publicado aqui. Um exemplo disto é a significativa mensagem 76388 de Olimpo, data de 1/11, nos informando que “ Mais uma casa significativa para a história de Montes Claros deixou de existir. Hoje, foi ao chão, derrubada e reduzida a escombros, a bela e original moradia da família Pimenta, sobrinhos do primeiro bispo de Montes Claros, dom João Antônio Pimenta. Família originária de Capelinha, cidade além da histórica Diamantina. Lá na casa hoje finada, morou, entre outros, o padre Paulo Emílio Pimenta, capelão do Colégio Imaculada. Ficava na rua de Dom Pedro II, entre Dr. Veloso e Camilo Prates” Não era um prédio histórico nem, por qualquer motivo, tombado pelo patrimônio, mas, houve reação popular quando foi demolido porque fazia parte do embelezamento da rua.
Montes Claros nasceu com vocação progressista e de liderança. Ainda arraial das Formigas no distante ano de 1768 já liderava a região, talvez, pelas intenções da Expedição Espinosa - Navarro, composta por 12 homens determinados, espanhóis e portugueses, que foi a primeira a pisar as vastas terras da Região do Norte de Minas com intenções de progresso e essa intenção contaminou a região que aceitou sua condução ao desenvolvimento progressista, cujo resultado vemos em Montes Claros. O longo caminho do progresso começou mesmo na “picada” aberta no mato inculto que nunca tinha sido pisado por gente civilizada. A “picada” virou estrada e a estrada foi longe buscar a civilização. Não passou muito tempo, não. Em 1831, sessenta anos depois, o longo caminho do progresso foi percorrido e o arraial chegou à Vila de Montes Claros, sem querer parar porque a ânsia do desenvolvimento estava presente fazendo o progresso andar pra frente. O montesclarense já era homem feito e trazia a herança de progressista. A vontade de crescer, de progredir que até hoje existe, é de nascença. E, por isso, foi de Vila a Cidade em 26 anos e não parou de crescer porque a vocação continua. Está ai até hoje. Basta ver em que se transformou o Arraial das Formigas de que se orgulha o montesclarino

(José Prates, 87 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Atualmente, é um dos diretores do Sindicato da Classe)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76454
De: Samu Data: Quarta 13/11/2013 08:25:15
Cidade: Montes Claros/MG

Três pessoas morrem e uma fica ferida em soterramento em Bocaiuva - Três homens morreram e um ficou ferido em um soterramento ocorrido por volta das 16h30 desta terça-feira (12/11), na Rua dos Angicos, bairro Pernambuco, município de Bocaiuva, no Norte de Minas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os operários eram funcionários de uma empreiteira do Serviço de Água e Abastecimento (SAAE) que trabalhavam cavando uma vala na rede interceptora de esgoto quando o terreno cedeu. A vala é muito estreita com aproximadamente três metros e meio de profundidade.
Unidades do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros realizaram o resgate das vítimas. Os corpos dos três homens estavam soterrados e foram retirados pelos Bombeiros. Osmando Ferreira Santos, de 31 anos, que estava soterrado até à altura dos ombros, foi retirado pelos Bombeiros e recebeu os primeiros atendimentos da unidade do SAMU ainda no local e, em seguida, foi encaminhado a Montes Claros na aeronave da Polícia Militar, acompanhado pela equipe do SAMU.
Em Montes Claros, a aeronave pousou na Praça dos Jatobás onde outra unidade do SAMU aguardava para receber o paciente e levá-lo até o hospital à Santa Casa para exames e avaliação. Osmando apresentava lesão no tornozelo, mas estava estável, consciente e orientado.
O diretor do SAAE em Bocaiuva, Robson Andrade, disse que o ocorrido foi uma fatalidade. “Estamos acompanhando a empresa durante a execução da obra e todas as normas de segurança para esse tipo de serviço estão sendo seguidas. O trabalho está sendo realizado corretamente. Infelizmente, o ocorrido foi uma fatalidade”, lamenta.
Os três homens que foram a óbito não portavam documento de identificação e ainda não tiveram o nome divulgados.


Corpo de Bombeiros - (...) Na tarde de ontem 12 de Novembro por volta das 16:40 horas, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros/MG, foi acionado para atendimento de ocorrência com 4 vítimas de soterramento na Colonização do Angico em Bocaiúva/MG distante aproximadamente 400 KM de Belo Horizonte/MG.
No local a equipe de bombeiros constatou tratar-se uma obra de canalização de esgoto e por motivos desconhecidos, teria ocorrido um desmoronamento de terra durante os trabalhos de execução de uma vala, causando o soterramento de quatro funcionários que ali trabalhavam. Com a chegada da equipe, o médico da USA alfa 01 do SAMU – Dr. Eduardo já havia constatado o óbito de três funcionários e o outro envolvido já havia sido retirado com vida e encaminhado para o hospital Santa Casa em Montes Claros pela equipe do SAMU.
Diante do exposto, após os trabalhos de perícia da Polícia Civil e liberação do local, as equipes realizaram a retirada dos três corpos e os repassamos para as funerárias presentes no local. Os trabalhos foram coordenados pelo Major Gouveia, Comandante do 7º BBM.
Foram empenhados nesta ocorrência 08 militares e 03 viaturas operacionais.
Vítimas:
Wellington Dos Santos Vieira - 21 Anos
Carlos Eduardo Ferreira Da Silva , 30 Anos
Osmaldo Pereira Dos Santos , 31 Anos

Hoje em Dia - Três operários morrem soterrados e um fica ferido em Bocaiúva - Jefferson Delbem - Três operários morreram e outro ficou ferido após serem soterrados em uma obra, em Bocaiúva, na região Norte de Minas Gerais. O Corpo de Bombeiros informou que os homens trabalhavam na construção da rede de água e esgoto do bairro Pernambuco quando a terra cedeu. Conforme os bombeiros, quando as equipes de socorro chegaram ao local, um dos homens estavam com a terra até a altura do pescoço e foi rapidamente resgatado. Ele foi levado a uma unidade de saúde da cidade e, posteriormente, encaminhado de helicóptero para Montes Claros, na mesma região. Os outros dois foram retirados de debaixo da terra pouco tempo depois, mas infelizmente estavam mortos. A quarta vítima foi encontrada com mais dificuldade. Todos os corpos foram removidos para o Instituto Médico-Legal (IML). Testemunhas disseram aos bombeiros que a terra cedeu após um dos operários perfurar uma vala. Os nomes das vítimas ainda não foram revelados pelos bombeiros.


O Tempo - Três operários morrem soterrados enquanto perfuravam vala em Bocaiuva - Outro operário ficou gravemente ferido e foi levado para Montes Claros de helicóptero - Fernanda Viegas - Três operários morreram e um outro ficou ferido gravemente ao serem soterrados enquanto trabalhavam em uma obra, na tarde desta terça-feira (12), em Bocaiúva, no Norte de Minas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, que fez o socorro às vítimas, os homens trabalhavam na obra de uma empreiteira perfurando valas para a instalação de rede de água e esgoto, na rua Angicos, na Fazenda Salomão, divisa da área urbana com a zona rural.
Quando estavam dentro da vala, de aproximadamente quatro metros de profundidade, uma grande quantidade de terra cedeu e caiu sobre eles. Três morreram no local e o quarto foi socorrido pelos bombeiros e por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com terra até o pescoço. Ele foi encaminhado de helicóptero para Montes Claros em estado grave.


Estado de Minas - Operários morrem soterrados em perfuração de vala em Bocaiúva - Segundo os bombeiros, quatro homens ficaram cobertos pela terra e três deles morreram antes da chegada de socorro médico - Três operários morreram e outro ficou feridos ao serem soterrados na tarde desta terça-feira em uma obra em Bocaiúva, no Norte de Minas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os quatro homens trabalhavam na perfuração de uma vala quando a terra cedeu. Uma das vítimas ficou soterrada até o pescoço e estava consciente quando a equipe de resgate chegou ao local.
A obra, segundo os bombeiros, é para construção da rede de água e esgoto no Bairro Pernambuco. Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram ao local prestar socorro às vítimas. Rapidamente, dois corpos foram resgatados. Um dos operários estava consciente e conseguiu conversar com os militares enquanto era resgatado. O quarto foi dado como desaparecido, até que seu corpo foi localizado.
O acidente ocorreu por volta das 16h30 e a operação de resgate durou mais de três horas. O único sobrevivente foi levado de helicóptero até Montes Claros. Lá, foi hospitalizado na Santa Casa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76453
De: PM Data: Terça 12/11/2013 17:58
Cidade: M. Claros

Acaba de chegar ao conhecimento da Polícia Militar em Montes Claros que houve nesta tarde, um deslizamento de terra próximo à cidade de Bocaiuva/MG, o qual vitimou fatalmente 03 pessoas. A aeronave da Polícia Militar (Helicóptero Pégasus) e o Corpo de Bombeiros deslocaram-se para o local no intuito de apoiar as ações de resgate. Até o momento, não há mais informações sobre o caso.
Ainda na cidade de Bocaiuva ocorreu um Homicídio Consumado, no qual foram vitimadas 02 pessoas. Segundo informações preliminares, 02 ocupantes de uma motocicleta efetuaram disparos de arma de fogo contra as vítimas, levando-as a óbito. Outras informações seguirão oportunamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76452
De: Mauricio Data: Terça 12/11/2013 17:48:31
Cidade: Bocaiuva/Mg  País: Brasil

Boa tarde Bocaiuva pede socorro na segurança, dois assassinatos em menos de 12 hs, cobramos mais ação da policia na fiscalização de carros e motos que circulam na nossa cidade e visível em plena luz do dia crianças pilotando motos no centro da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76451
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 12/11/2013 09:26:25
Cidade: Montes Claros

Há uns vinte anos um fazendeiro já idoso, magrinho, alegre, radiante de simpatia, sóbrio no vestir e elegante, entrou na Agência de Montes Claros, do Banco do Brasil, e fez uma oferta ao gerente, que deu muito o que pensar e, parece, mudou temporariamente os destinos de muitos funcionários. Rápido e preciso, muito prático, o homem chegou e foi logo ao assunto: fora um dos primeiros clientes da Agência, no início de 1940, quando precisou de um empréstimo, e recebera tratamento excelente e imediato, o que lhe resolvera um grave problema de família e de negócios. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76448
De: Gersier Data: Segunda 11/11/2013 18:45:23
Cidade: Montes Claros

Moro em Caraguatatuba,cidade litorânea paulista.Sofríamos com o problema de som alto,de moradores locais e de visitantes. Foi feita uma lei municipal mais rigorosa (o limite é de 40 decibéis) em relação ao som de veículo que além de multa,resulta na apreensão do veículo,recolhe-se o mesmo e só é liberado quando a multa é efetivamente paga,ou seja,o dinheiro entra na conta da prefeitura municipal. Isso costuma levar ao menos uns 3 dias uteis.Se a documentação do veículo estiver irregular, não é liberado o veículo a menos que o proprietário regularize antes a documentação. Os agentes de trânsito municipais,fazem a aferição e junto com a polícia militar fazem a abordagem e a apreensão do veículo. Fiscalização eficiente faz milagres. (De um internauta)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76447
De: Lúcio Data: Segunda 11/11/2013 16:28:33
Cidade: Montes Claros

Cena do cotidiano montesclarino. Ainda há pouco, numa das avenidas mais movimentadas de Montes Claros, simpático comerciante distribuía saborosos picolés de sua produção. E explicava: preferia dar os picolés na esquina, ele mesmo, a vê-los virar água nos inertes congeladores, que estão sem energia elétrica desde cedo. A Cemig, segundo ele, estipulou um horário para ativar a energia, e não cumpriu o trato. Ele então, diante do prejuízo, passou a distribuir os picolés, e a lamentar mais uma vez a deficiência no suprimento de energia elétrica em nossa cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76446
De: PM Data: Segunda 11/11/2013 09:14:48
Cidade: Montes Claros

Acontece neste exato momento, manifestação pacífica realizada por integrantes do Movimento Sem-Terra denominado Liga dos Camponeses. De acordo com informações inicialmente colhidas, os manifestantes reivindicam agilidade no processo de desapropriação da Fazenda Buriti. A pista encontra-se interditada nos dois sentidos. Local: BR 135 - Distrito de Nova Esperança, próximo à cidade de Montes Claros. Público: aproximadamente 300 pessoas. Outras informações seguirão posteriormente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76445
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 11/11/2013 14:00:42
Cidade: Montes Claros

O lazer e a contemplação também ficam comprometidos. Aqui por exemplo, a lagoa do Interlagos está totalmente poluída. A presença de macrófitas aquáticas como Aguapé, Tabúas-estreita e Azolla, são bioindicadores de que a lagoa pode estar em processo de eutrofização. O porquê da grande concentração de nutrientes são justamente os resíduos sólidos que são jogados no Córrego Matias e Melancias. Além dos lançamentos dos esgotos clandestinos. Imagine só. Lixos que são jogados nesses córregos lá no bairro Vila Sion, Santo Antonio e Vila Anália, chegam na lagoa. Os bairros mais próximos então!
Tem o lado bom. Será?... - Bom para os patos selvagens e Arirís que alimentam dos zoo-plânctos e de outros pequenos insetos que ficam naquelas plantas decorativas. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76443
De: Alberto Sena Data: Segunda 11/11/2013 08:04:03
Cidade: Montes Claros

A 1ª calça jeans ninguém esquece

Alberto Sena

A minha primeira calça jeans era da marca Lee. Foi de segunda mão. Cícero Cruz, “Cuecão” apelidado, veio um dia oferecer a calça embrulhada num papel. Era artigo raro em Montes Claros, naquela época, década de 60.
Os Beatles estouravam no mundo e aqui concomitantemente os hoje velhinhos Chico, Caetano, Gil, Roberto Carlos e outros da mesma safra, ainda em atividade, comandavam os espetáculos, que nos chegavam via rádio e jornais porque TV ainda era chuvisco com bucha de aço na antena.
“Cuecão” chegou com o seu jeito “chapleniano” de andar e perguntou se interessava pela calça. Era desbotada, e por ser desbotada, disputada pela moçada porque tinha semelhança com as calças dos artistas estadunidenses vistos nas telas dos cines Coronel Ribeiro, Fátima e São Luís.
Montes Claros e o Brasil viviam os dias mais tormentosos da ditadura militar, no final da década, com censura prévia à imprensa. No “O Jornal de Montes Claros” havia um militar na redação. Ele lia as matérias antes de serem entregues aos linotipistas Andrezzo e Milton.
A moeda corrente era Cruzeiro e foi preciso pedir dinheiro emprestado para comprar a calça Lee desbotada porque “Cuecão” já se dispunha a oferecer a relíquia a outro. A calça ficou certinha no corpo. Parecia ter sido feita a propósito. Faltava só experimentá-la com um cinto de fivela grande e prateada para tudo ficar no jeito.
A essa altura da narrativa, o leitor curioso pergunta por que mesmo Cícero Cruz tinha o apelido de “Cuecão”. Salvo engano, porque quando jogava futebol, tanto nas peladas do antigo campo do União como no estádio João Rebello, no Ateneu, ele usava calção abaixo da cintura parecendo cueca caindo.
Apelido explicado, dinheiro repassado a ele, o passo seguinte foi pedir para lavar a calça e depressa deixar pra secar na secadora natural, quer dizer, no telhado da casa. Com esse sol de Montes Claros, o melhor lugar para secar calça jeans é no telhado.
Em pouco tempo a calça estava no ponto de vestir. Era só sacudir. Passar a ferro não convinha, deixava vinco. E calça Lee com vinco, nem pensar.
O gostoso era que se podia usá-la durante uma semana inteira sem tirá-la do corpo. Acontecia de alguém gracejar: “Quando tirar, essa calça irá andando para o tanque”.
Os cabelos eram grandes e a barba também, por um lado estimulados pelos Beatles e por outro para cumprir a promessa feita de deixar tudo crescer, após cumprir um ano exaustivo de Tiro de Guerra.
Ainda hoje calça jeans é a mais recomendável na hora de viajar, principalmente ao exterior, sem precisar encher a mala de roupas. Uma calça jeans, algumas cuecas e camisas resolvem o problema para qualquer homem desprendido de vaidades cultivadas na juventude. Com a vantagem de não precisar carregar mala grande e pesada.
Revisitando aquela época, quando o Brasil se tornou tricampeão mundial de futebol, se pode comparar com os mascates dos velhos tempos os jovens montesclarinos que rumavam para a capital a fim de estudar.
Os mascates foram precursores das novidades. Chegavam à cidade com diversos produtos de cama e mesa, roupas masculinas e femininas e visitavam as casas. Esses tipos lembram os personagens do escritor colombiano Gabriel Garcia Marques, em Macondo, no livro Cem Anos de Solidão.
Quando os jovens estudantes montesclarinos voltavam da capital, nas férias ou em determinadas datas comemorativas, vinham sempre com alguma novidade. A calça Lee foi uma delas e a moda se expandiu como água, de modo que hoje em dia todo brasileiro veste jeans parecido, de marcas várias. No início, as novidades demoravam chegar a Montes Claros. Dependiam dos montesclarinos de BH.
Para corroborar o dito, na década de 60, em Montes Claros, um só conterrâneo tinha aparelho nos dentes. E por isso, ganhou o apelido de “Boca de Ouro”, título do texto de Nelson Rodrigues levado às telas por Nelson Pereira dos Santos, dirigido por Jece Valadão e Daniel filho. Hoje, aparelho dentário está em quase todas as bocas.
As calças Lee ainda existem. Estão por aí disputando espaço com as demais marcas de jeans, qual modela mais o corpo de homens e de mulheres. Mais de mulheres do que de homens.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76442
De: A. Celso Data: Domingo 10/11/2013 14:36:24
Cidade: M. Claros

Anunciado, mas sem confirmação oficial, que o grupo Villefort Aracadista, que nasceu em Contagem em 1979, vai ocupar o espaço deixado pela norte-americana Walmart (Maxxi), que dia 14 fechará sua loja em M. Claros, nas antigas instalações da fábrica de óculos Sion. Pode ser a 3ª loja local ou depósito, a ser ainda decidido - muito embora a segunda hipótese seja menos votada pela excelência da localização. A avenida Plínio Ribeiro está se transformando no que foi a rua Dr. Santos nos anos 60, o eixo central da cidade, sinalizando a cidade a leste e a oeste.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76441
De: Elizabeth Data: Domingo 10/11/2013 12:42:22
Cidade: M. Claros

O (...) Clube hoje novamente permitiu que uma banda na beira da piscina fizesse tanto barulho a ponto de dificultar que as pessoas se falassem e usassem o telefone. Vai na esteira de clubes que rumam para a decadência por adotar e tolerar práticas mal-educadas, anti-civilizadas e populistas, de mau gosto, que destroem e dispersam o patrimônio de décadas - o corpo de associados demoradamente selecionado e reunido pela qualidade individual, pela constância e convivência harmoniosa, de bom nível. Desejam produzir música, mas conseguem fazer barulho, ruído, uma diferença enorme. Algo como produzir calor, no lugar de luz. (...) A propósito: o arvoredo, o verde do mesmo clube, na região do aeroporto, continua sendo molestado por placas de propaganda e, recentemente, alguém (?!) autorizou que quiosque de loteamento fosse montado na beira da piscina, ao lado do local onde se exibe a banda barulhenta, que impõe volume alto para chamar atenção e ser notada. Nossos clubes já viveram melhores dias. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76440
De: Almeida Data: Domingo 10/11/2013 10:35:04
Cidade: M. Claros

A tarde de sábado em M. Claros foi ensolarada. Salvou a previsão de chuva da meteorologia a pouca água que caiu por volta das 22 horas, cheia de trovões, mas de apenas cerca de 5 milímetros. Hoje, a meteorologia reduzia a previsão de chuvas para a semana. Vamos nessa gangorra, ora com mais esperanças de chuva, ora com menos. O setor rural, antes tão esperançoso, começa a se preocupar, a se repreocupar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76439
De: PM Data: Domingo 10/11/2013 09:56:42
Cidade: M. Claros

Policiais Militares buscam informações que possam levar a autoria de roubo à mão armada à residência, ocorrido ontem, 9, por volta das 11h, na Rua Agapito dos Anjos, Bairro Cândida Câmara.Segundo as vítimas, quando se encontravam no local foram surpreendidas por quatro indivíduos, encapuzados e amados com três armas de fogo, os quais adentraram na residência e, após as renderam, roubaram dois notebook; uma TV; um celular Iphone; um tablet; três monitores de LED; um celular Samsung; R$ 9.000,00 (nove mil reais), em dinheiro; cinco relógios; um par de tênis; uma corrente de ouro; dois carregadores com 15 (quinze) munições cada; uma Pistola Taurus, calibre .380; e o veículo VW GOLF, placa JHV-2506, cor prata, que fora utilizado para transportar os objetos roubados. Durante o patrulhamento o veículo foi localizado abandonado na estrada do clube do DER, sendo apreendido e removido ao pátio. Uma das vítimas fora agredida fisicamente, sofrendo ferimentos leves. (...)

Polícia Militar procura autores de tentativa de homicídio, ocorrida hoje, 10, por volta das 3h35min, na rua Cachoeirinha, Bairro Jardim Palmeiras, nesta cidade. No local, segundo as vítimas, Jaílson S. S., e Izaias G. S., quando se encontravam próximo a estabelecimento comercial, quando foram surpreendidos por dois indivíduos, num veiculo Pálio, cor prata, tendo o passageiro do veículo sacado uma arma de fogo e efetuado quatro disparos e em seguida evadiram. A vitima Jaílson foi alvejado na testa e no flanco, lado direito; a vitima Izaias foi alvejado na coxa, lado direito. Equipe do SAMU, compareceu no local e socorreu as vitimas para o HPS. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76437
De: Alves Data: Sábado 9/11/2013 19:21:07
Cidade: M. Claros

"A oração nos recorda que somos desamparados sem ajuda de Deus. Nenhum esforço é completo sem a oração, sem o reconhecimento definitivo de que o melhor esforço humano é improdutivo sem o apoio da benção de Deus. A oração é chamado à humildade. Um chamado à autopurificação, à busca interior."
O pensamento é de Gandhi, a Grande Alma, o político santo da India, citado por outro santo - Yogananda, guru dos Beatles. Autor de Autobiografia de um Iogue, de 1946, o que deixou o corpo conscientemente, como fazem os grandes místicos do Oriente. E que nos faz relembrar que Gandhi, quando queria, desligava a mente dos sentidos. Numa operação do apêndice, recusou a anestesia, manteve-se em conversa com seus devotos, sem sinal de dor. E um sorriso manteve nos lábios compassivos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76436
De: Cláudio Data: Sábado 9/11/2013 13:21:59
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Passo toda semana na Br 135 e, notei a alguns meses, um forte cheiro de gás entre o distrito de Lagoinha (Pentaurea) e Bocaiuva. Alguém sabe se tem ligação com a prospecção de gás natural nessa região?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76435
De: J. Marcos Data: Sábado 9/11/2013 10:48:36
Cidade: M. Claros

Moradores das áreas rurais estão recebendo caixas dáguas da Codevasf, com capacidade de armazenar quase 20 mil litros de água das chuvas, coletada no telhado. Cada caixa, estimam os premiados, custa pelo menos 16 mil reais. Na região do Pentáurea já são muitas. Ontem, o senhor Clemente, que reúne a Igreja Cristã do Brasil na sua varanda há mais de 10 anos, com órgão no alpendre e hinário de 430 músicas, exibia a sua caixa dágua gigantesca, ao lado da piscininha dos netos, de polietileno. Ajeitando o chapéu e a graça sertanejos, não se cansava de gabar o presente vindo da bondade "da Dilma", a custo zero, todo o aparato instalado e funcionando. A temporada da chuva claudica, mas a temporada política/eleitoral esta segue azeitada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76434
De: Hernani Data: Sábado 9/11/2013 10:07:10
Cidade: Moc

Quem passou, ontem, pela serra do Pentáurea entre 18h e 20h viu um espetáculo da natureza. Certamente que não foi uma tromba dágua, apesar do aspecto. Mas o céu muito escuro e baixo semeou raios pela serraria. Em alguns momentos, eram tantos que pareciam as "estrelinhas" das festas de São João, demoradas faíscas iluminando a noite escura. Esta chuva caminhou para Montes Claros, marcou sua passagem com estrondos e raios. Mas deixou pouca chuva - 5 milímetros. Em alguns lugares, a chuva foi mais abundante. Hoje o céu montesclarino veio azul, mas a promessa é de chuvas, neste fim de semana e por toda a semana que vai começar.A temporada das águas ainda não engrenou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76433
De: PM Data: Sábado 9/11/2013 09:46:22
Cidade: Montes Claros

Policiais Militares compareceram ontem 8, por volta das 22h29min, na Av. Dr. João Luiz de Almeida, Vila Guilhermina, onde segundo testemunhas dois indivíduos numa motocicleta, cor azul, passaram pelo local e abordaram a vítima Marcelo L. R. N., 24 anos, (possui 10 passagens pelos meios policiais), em ato contínuo, efetuaram vários disparos contra a vítima, atingindo-a no tórax e pernas, e, em seguida, evadiram na citada motocicleta. Equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU compareceram ao local, realizaram os primeiros procedimentos e conduziram a vítima para o HPS, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. No local foram encontradas e apreendidas quatro cápsulas deflagradas e dois cartuchos intactos calibre .38. De posse das informações a Polícia Militar busca informações que possam levar aos autores do crime.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76432
De: Fernando Data: Sábado 9/11/2013 08:21:10
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Ontem por volta das 22:30 na Avenida João Luiz de Almeida, jovem de um pouco mais de 20 anos foi levou cerca de 6 tiros. Tudo indica que foi acerto de contas pelas características do fato. Tudo aconteceu em meio ao movimentadíssimo transito da avenida próximo ao sinal e de uma pizzaria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76431
De: Ricardo Data: Sexta 8/11/2013 10:32:26
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Gostaria de saber qual o numero da transmontes, tem um carro na porta de minha garagem desde as 7:00 da manhã ja tentei ligar em todos os telefones e nenhum atende, agora já são 10:32 e ninguem atende ? Obrigado

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76430
De: Antônio Data: Quarta 6/11/2013 18:40:06
Cidade: Montes Claros

Apagão em Janaúba. A Cemig tem que vim a público para melhor esclareceR esse blecaute que ocorreu em Janaúba. Sera que não foi a falta de manutenção preventiva? Em Janaúba tem duas subestações porque não foi feita a transferência de Carga? Onde estão os recursos para ampliação da SE2? sera que o transformador da SE1 não estava no limite de carga? Onde estão os recursos das obras de contingencia?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76429
De: Hoje em Dia Data: Sexta 8/11/2013 08:26:48
Cidade: Belo Horizonte/MG

MP investiga devolução de trecho ferroviário à União em Minas - Ana Flávia Gussen - A possibilidade de prejuízo aos cofres públicos levou o Ministério Público Federal em Minas a abrir investigação para apurar a devolução de 3.800 quilômetros de estradas de ferro à União pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O dano ao erário seria fruto da resolução 4.131/2013 expedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que permitiu à FCA devolver e desmontar trechos da malha Centro-Leste que estavam sob seus cuidados há 17 anos.
Em Minas Gerais, o maior trecho que será devolvido pela Ferrovia Centro-Atlântica à União é a ligação entre Corinto, na Região Central, com Alagoinhas, na Bahia, próxima a Salvador, em um total de 1.439 quilômetros. A investigação da procuradoria é embasada em uma série de denúncias feitas por entidades do setor e divulgadas com exclusividade pelo Hoje em Dia em julho desse ano. A resolução prevê a erradicação de 1.760 quilômetros de ferrovias que darão lugar a novos trechos, dessa vez construidos pelo Programa de Investimento de Logística (PIL) do PAC, do governo federal.
Antieconômicos
Também foi liberada a devolução de 742 quilômetros de trechos considerados anti-econômicos pela concessionária, fixando uma indenização de R$ 874 milhões à FCA pela degradação das linhas férreas. Segundo a ONG Trem (Transporte e Ecologia em Movimento), o valor fixado pela ANTT seria irrisório e insuficiente para compensar a população pelo fim da circulação dessas milhares de linhas entregues pela FCA, muitas delas sucateadas.
“Não sabemos como o governo federal chegou a esse valor, mas de acordo com a indenização, cada quilômetro de ferrovia custaria em média R$ 219 mil. Esse valor é mínimo perto do que custa realmente. Só para você ter uma noção, o governo federal vai gastar em média R$ 8 milhões em cada quilômetro de ferrovia construída pelo PAC”, informou o presidente da entidade, Francisco Oliveira. Os trechos considerados anti-econômicos em Minas são Sabará/Miguel Burnier, Barão de Camargos/Lafaiete Bandeira e Biagipólis(SP)/Itaú.
O investimento deve ser feito nos trechos em que a empresa opera regularmente e que são rentáveis. Em Minas, será entre Araguari/Betim e Santa Luzia/Prudente de Morais. Duas intervenções serão feitas em São Paulo e uma em Goiás. “Outro absurdo. A indenização não vai servir para melhorar os trechos devolvidos e sucateados, mas vai ser aplicada pela própria FCA em áreas já exploradas por ela, ou seja, não é bem uma indenização”, afirmou Oliveira.
O MPF solicitou à ANTT informações sobre os critérios adotados por ela para fixar esse valor.
Imprópria para uso
O MPF também vai apurar o desrespeito de uma das cláusulas do contrato de concessão que exigiria da FCA que os trechos fossem devolvidos da maneira como foram entregues e próprio para serem utilizados. “Temos casos de trilhos arrancados, trechos depredados e abandonados e não era assim que a FCA deveria devolver o que ficou sob sua custódia há mais de uma década”, declarou o presidente da ONG Trem.
Agência não explica motivo da mudança
O Hoje em Dia entrou em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt), mas até o fechamento da edição não teve retorno. Quanto à Ferrovia Centro-Atlântica, o Hoje em Dia não conseguiu contato com o setor de comunicação. Durante toda a tarde e parte da noite os telefones fornecidos pela empresa não atenderam.
Em julho, a FCA informou que apesar de ter recebido a permissão para devolver o via férrea, a FCA vai continuar a operar o trecho Montes Claros/Candeias (BA) até que uma nova ligação entre os estados fique pronta.
Cenário de abandono
O Hoje em Dia visitou em julho, mês da publicação da resolução, diferentes trechos da malha Centro-Leste em Minas e constatou um cenário de abandono. O Trecho Sabará/Miguel Burnier, com 84 quilômetros de extensão, está aos pedaços. Nestas duas últimas décadas, foi saqueado e sofreu com a falta de cuidados, segurança e manutenção, que estavam à cargo da FCA. Moradores denunciam roubo de trilhos e a falta de fiscalização pela própria concessionário. De acordo com a ONG Trem é impossível medir o grau de degradação já que muitos trechos passam dentro de cidades e as próprias prefeituras retiraram os trilhos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76426
De: Carol Data: Quinta 7/11/2013 06:33:24
Cidade: Montes Claros

Ontem por mais de 6 horas a Rua Euzébio Godinho no Bairro São José ficou se energia.Esse apagões vão durar até quando?A cemig não informa nada e ficamos sem resposta.Muito indignada com essa situação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76425
De: Geraldo Data: Quarta 6/11/2013 18:47:43
Cidade: Brasilia DF

está sendo acertado para o dia 13/12 uma reunião, nos moldes da anterior, para discutir com o povo desta comuna, Montes Claros, o que fazer com o trecho da ferrovia que passa pelo centro da cidade. a linha que aí jaz é patrimônio da união e, "a nível" de ferrovia para transporte de carga, não mais será usada. podê-lo-á ser para trem turístico, trem urbano, construção de uma larga avenida no local da linha férrea etc etc. é isso que se vai debater.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76424
De: Ucho Ribeiro Data: Quarta 6/11/2013 15:16:02
Cidade: Montes Claros

Ao reclamar da péssima qualidade da minha internet fui informado que a situação vai melhorar, pois a Anatel ampliou o limite mínimo de velocidade de banda larga. Pela nova regra da Anatel os provedores de internet de banda larga terão de entregar “no mínimo” 30% da velocidade pela qual nos cobram e, na média mensal, 70%. Uma pouca vergonha! Antes o limite mínimo era 20%. Pouca vergonha e meia! Para o ano que vem, em novembro, esses números passarão para um mínimo de 40% e uma média de 60%. O absurdo continuará! Nesse compasso lá por volta de 2020 estaremos empatando: os provedores vão nos entregar tudo pelo que pagamos estes anos todos. Mais uma aberração legitimada pelo governo. As prestadoras dos serviços deveriam devolver com multa e correção a diferença do que venderam e não entregaram.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76423
De: Gerson R. Duarte Data: Quarta 6/11/2013 14:01:50
Cidade: Belo Horizonte/MG

"Prefeituras vão fechar as portas - (...)"
Realmente preocupante a situação das Prefeituras da região. No entanto, os prefeitos circulam em carros luxuosos, gastam fortunas em festas, contratam servidores acima da necessidade, enfim aplicam de forma irresponsável os limitados recursos disponíveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76422
De: Saraiva Data: Quarta 6/11/2013 14:03:03
Cidade: M.Claros-MG

Grupo de Seresta João Chaves está mais "vivo" do que nunca: Orgulho de Montes Claros,idealizado e criado pelo saudoso médico-historiador Dr.Hermes de Paula, o Grupo de Seresta João Chaves encontra-se em plena atividade na interpretação das modinhas antigas intercaldas com obras musicais do nosso cancioneiro popular. A agenda do grupo está intensa neste fim de ano, como por exemplo: apresentação no Luau do Pentauréa Clube, dia 23/11, viagem a Diamantina no mês de Dezembro e várias apresentações em eventos beneficientes. O Grupo de Seresta João Chaves tem hoje a seguinte formação: Adélcio Saraiva,Luiz Porfirio, Ney Rosário, Marleninha,Marta Marcondes, Helio Saraiva,Neide Saraiva, Leila Cardoso, Marlene Pereira,Alice Navarro,Ademar Toledo e Carmina Porfirio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76421
De: Silqueira Data: Quarta 6/11/2013 10:54:06
Cidade: montes claros/MG

mas qual o critério que a CEMIG usou para chegar à conclusão que domingo (09/11/2013)é o melhor dia para suspender fornecimento de energia na área central da cidade? Não vi nenhuma pesquisa para eles chegarem a essa conclusão. Só ficamos sabendo dessa interrupção através do montesclaros.com, que aliás vem prestando ót imo serviço à comunidade norte mineira. Compreendo que melhorias tem que de ser feitas, mas convenhamos, uma empresa de tamanho porte, que tem o domínio "absoluto" em matéria de fornecimento de energia, deveria ser mais cautelosa, avisar seus consumidores com antecedência a fim que possamos nos organizar. Será que a direção da CEMIG pensou nas pessoas que vivem e dependem da energia? Isso é abuso de poder, e o pior, ninguém vem a publico explicar, vivemos sob o manto do silêncio. Até quando as estatais vão nos tratar assim? Fica a pergunta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76420
De: Silvano Data: Quarta 6/11/2013 10:29:07
Cidade: Jaíba

"Dos 93 municípios do Norte de Minas, apenas 30% estão conseguindo fazer o repasse para as câmaras municipais até o dia 20 de cada mês"
Esta é uma boa oportunidade para a imprensa séria levantar quanto do dinheiro dos impostos é repassado, mensalmente, da população para os vereadores, isto é, para os políticos em geral. É uma fortuna mensal, como há pouco tempo demonstrou neste mural um juiz de Montes Claros, num artigo digno, demonstrando o absurdo. é hora de republicarem o artigo do juiz para que todos saibam para onde vai o dinheiro, que já não temos, arrancado através dos impostos escorchantes. Depois, os políticos falam que não tem dinheiro e querem fechar os escassos serviços que legitimamente recebemos !!! O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do planeta, e nada recebemos de volta. Até quando aguentaremos essa nova derrama? No Brasil colônia, na Inconfidência Mineira, a derrame chegava a 20 por cento, chamado de "quinto dos infernos" por Tiradentes e seus liderados. Agora, chegamos a mais de 30 por cento. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76419
De: Estado de Minas Data: Quarta 6/11/2013 10:18:46
Cidade: Belo Horizonte/MG

Prefeituras vão fechar as portas – Luiz Ribeiro – Os prefeitos do Norte de Minas anunciaram que, no dia 14, vão fechar as portas das prefeituras, em protesto contra a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o bloqueio de recursos dos municípios para quitar débitos com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), herdados de gestões anteriores. A decisão foi tomada por administradores que integram a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), como forma de chamar atenção do governo federal.
Segundo levantamento da Amams, diante das dificuldades financeiras , os prefeitos empossados em janeiro demitiram cerca de 2 mil servidores contratados. Dos 93 municípios do Norte de Minas, apenas 30% estão conseguindo fazer o repasse para as câmaras municipais até o dia 20 de cada mês. A expectativa é que o movimento venha a contar com a adesão dos 93 prefeitos da região.
Com as sedes do Executivo fechadas, os prefeitos vão lançar em Montes Claros um Manifesto dos Municípios, direcionando a parlamentares e ao governo federal, relatando a crise e cobrando soluções. Foram convidados para o encontro dirigentes da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que apóiam a mobilização.
O presidente da Amams, Carlúcio Mendes Leite (PSB), prefeito de Mirabela, argumenta que os municípios enfrentam uma das piores crises financeiras da história. “Se não nos unirmos neste momento, as prefeituras vão à falência, pois não terão recursos para quitar a folha do funcionalismo público e prestar os serviços básicos, como saúde, educação e limpeza pública”, argumenta ele.
“Precisamos do apoio incondicional de todos os deputados federais da bancada mineira para nos ajudar na aprovação de projetos que possibilitem aos gestores administrações seguras e eficientes, garantindo a sobrevivência dos municípios”, afirma Leite.
(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76418
De: Polícia Militar Data: Quarta 6/11/2013 09:21:55
Cidade: Belo Horizonte/MG

Ocorrência em andamento:Polícia Militar registra roubo (explosão) à caixa eletrônico - Polícia Militar recebeu informações que seis indivíduos encapuzados e armados com armas longas, num veículo Mitsubishi L200, explodiram o caixa eletrônico do Agência do Bradesco, em Cristália/MG, levando, segundo o gerente da agencia, aproximadamente R$140.000.00 (cento e quarenta mil reais). Aeronave da Polícia Militar e equipe do GATE estão no local, auxiliando as buscas pelos autores. Segundo informações há poucos instantes o veículo L200 foi localizado abandonado, totalmente queimado. Outras informações seguirão oportunamente.

O Tempo - Quadrilha explode caixas eletrônicos e foge levando R$ 140 mil - Segundo a polícia, caminhonete usada na fuga foi roubada em Contagem, na Grande BH - Carolina Caetano - A Polícia Militar de Cristália, no Norte de Minas, está à procura de seis homens que explodiram caixas eletrônicos nessa terça-feira (4) e fugiram levando cerca de R$ 140 mil. O veículo usado na fuga foi roubado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a corporação, o ataque aconteceu por volta de 22h em uma agência do banco Bradesco, localizada na avenida Boa Vista, no centro da cidade. Após explodirem os terminais, os criminosos fugiram e não foram mais vistos.
O carro utilizado pelos suspeitos, uma caminhonete S10, foi encontrada horas depois às margens da BR-251. O veículo foi queimado e ficou totalmente destruído. Ainda segundo a polícia, a caminhonete foi roubada no dia 31 de outubro.
Imagens das câmeras de segurança do banco podem ajudar a identificar os bandidos. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76417
De: Walter Jr. Data: Quarta 6/11/2013 01:21:08
Cidade: Montes Claros

Acabaram de explodir caixa eletrônico do (...) em Cristalia próximo a Grão Mogol, vários indivíduos armados. Até quando???

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76416
De: Hoje em Dia Data: Quarta 6/11/2013 09:04:32
Cidade: Belo Horizonte/MG

Apagão deixa Janaúba sem energia e lojistas desesperados – Pane em transformador causou o problema, diz Cemig; subestação móvel chegará à cidade hoje – Gabriela Sales – Pane no transformador de energia deixa mais de 70 mil pessoas às escuras em Janaúba. O apagão começou na manhã de ontem e afeta a cidade inteira, inclusive a zona rural. A previsão é a de que o problema só seja resolvido hoje, com a chegada de uma subestação móvel da Cemig ao município. O equipamento saiu de Belo Horizonte.
Apenas dois hospitais tiveram o serviço restabelecido, graças a geradores da companhia. Para o Regional de Janaúba foram levados vacinas e remédios que precisavam de refrigeração.
Medicamentos de farmácias, porém, foram perdidos. “Matéria-prima para manipulação de fórmulas teve que ser descartada”, disse Luciene Soares Madeira, atendente de uma drogaria.
Outros comerciantes também sofreram prejuízos. Muitas lojas fecharam. “Dependo totalmente da energia para consertar equipamentos eletrônicos. Sem luz, não posso trabalhar”, disse Noberto de Souza, de 58 anos.
Até comprar pão de sal foi difícil. Com os fornos parados, padarias perderam a massa. “Tive que jogar fora”, lamentou a comerciante Márcia Jane Andrade, de 51 anos.
Donos de açougues, como Maria Lizena Nunes, estimavam as perdas em R$ 15 mil. “Carne fora da geladeira é lixo na certa. Não dá para vender”.
A falta de energia também teria comprometido o abastecimento de água, que é bombeadda, mas a Copasa não se manifestou sobre o assunto. Algumas escolas suspenderam as aulas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76415
De: Norma e Júlia Data: Quarta 6/11/2013 08:21:43
Cidade: Nova Porteirinha-mg

Um absurdo a Cemig achar que é a melhor energia do Brasil. Sempre assim. Desculpas. A falta de comprometimento com o cliente é demais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76414
De: Jesuíno Data: Terça 5/11/2013 19:37:45
Cidade: Janaúba

Falta energia elétrica nas vizinhas cidades de Janaúba e Nova Porteirinha, separadas por uma ponte, desde a manhã de hoje. Também falta energia na zona rural de Porteirinha e os prejuízos acumulados por todos são enormes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76413
De: Flávio Data: Terça 5/11/2013 14:11:06
Cidade: Januária - MG  País: Brasil

Nesse instante o céu de Januária está prometendo. Há grande possibilidade de chuva. 30º e 60%. Esperamos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76412
De: Daniel Data: Terça 5/11/2013 15:36:13
Cidade: Janauba-MG

Janauba inteira está sem energia elétrica desde as 8h00 da manhã. Cidade inteira completamente parada!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76411
De: Armênio Data: Terça 5/11/2013 13:48:04
Cidade: Moc

A meteorologia vai acertando - o céu que era azul hoje cedo, agora é plúmbeo, bonito, realmente virando para chuva em M. Claros. A chance de chover também na semana que vem aumentou. Agorinha, a meteorologia reduziu mais, de 32 para para 24 graus a temperatura máxima nesta quarta-feira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76410
De: Cemig Data: Terça 5/11/2013 10:56:07
Cidade: Montes Claros/MG

A (...) Cemig está investindo cerca de R$ 4,5 milhões na revitalização e modernização da rede subterrânea da área central de Montes Claros, que atende, diretamente, cerca de 12 mil clientes e, indiretamente, toda a população da cidade. As obras começam neste mês, com previsão com conclusão para novembro de 2014. Segundo Fernando César Gomes, gerente de Serviços de Média e Baixa Tensão da Distribuição da Cemig em Montes Claros, “com a implementação deste projeto, substituiremos todos os cabos subterrâneos da Média Tensão e diversos equipamentos atualmente utilizados, equipando a rede subterrânea de Montes Claros com a melhor tecnologia que existe atualmente na distribuição de energia, visando melhorar a confiabilidade e segurança do fornecimento de energia e segurança do fornecimento de energia de toda região central da cidade”, explica. Para a realização da primeira etapa dos trabalhos, será necessária a interrupção do fornecimento de energia. Assim, toda a região central da Cidade, atendida diretamente pela rede Subterrânea, terá seu fornecimento interrompido no domingo, dia 10/11/2013, das 08h às 15h. O critério para a escolha do dia foi o de menor impacto para a maior parte dos clientes. (...) Na execução dessa 1ª fase da obra serão investidos cerca de R$ 2,5 milhões, incluindo os custos dos novos equipamentos, obras civis e de automação. Rede Subterrânea A rede de distribuição subterrânea de energia permite mais segurança no fornecimento por não estar exposta a condições adversas como ventos, árvores e vandalismo. Permite também melhor efeito visual, pois não há exposição de cabos e equipamentos. Em Montes Claros, ela opera em 13,8 kV e possui 10,4 km de extensão, distribuída em na área central de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76408
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 5/11/2013 08:50:05
Cidade: Montes Claros

É triste, muito triste, ver como o mundo se acha cheio de ansiedades, de conceitos puramente materialistas e utilitaristas. Pessoas e mais pessoas se esquecem da beleza da vida, da generosidade de outras pessoas, e se colocam como pequenos donos de um pedaço de meia-verdade, julgando-se numa independência que não existe. Esquecem-se de que a existência é um insistente ensino-aprendizagem, uma perseverante luta pela felicidade e que só podemos ser felizes na caminhada solidária, de mãos dadas, unidos, com toda a alegria possível, com toda coragem, ou pelo menos com um pouco de sorriso em agradecimento à própria vida. (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76407
De: Manoel Hygino Data: Terça 5/11/2013 08:10:22
Cidade: Belo Horizonte/MG

As decepções na região do Velho Chico

Manoel Hygino

Os habitantes das regiões da bacia do São Francisco ficaram enfim eufóricos. A notícia do gás natural, até aqui conservado nas entranhas da Terra, era comemorável. Seu volume atingiria 194 bilhões de metros cúbicos, segundo o primeiro estudo divulgado há poucos anos. Confirmava-se a perspectiva do engenheiro Levínio Castilho e de demais entusiastas e interessados.
As estimativas, divulgadas pela imprensa e de boca em boca nos grotões, encheram de alegria a população generosa, confiante em mais interesse e atenção dos poderes públicos. Uma poderosa organização do setor indicou a existência de até 194 bilhões de metros cúbicos de gás natural.
A boa gente da região ouviu com um pé atrás. São muitas dezenas de anos de decepção. A própria Petrobrás já andara perfurando por lá nos anos 80, mas interrompeu o trabalho. Ela tem pressa de resultados. Principalmente, porque há eleições em 2014. A esperança da população é infinda e pode aguardar mais. Quanto tempo?
O governo de Minas ficou eufórico, em determinado período. A bacia do velho Chico tinha potencial para produzir 37 milhões de metros cúbicos por dia. Assim, logo nos eximiríamos de importar gás da Bolívia, evitando alimentar a dura lembrança da maneira bélica como a Petrobrás foi tratada pelo governo Evo Morales, que lhe invadiu as instalações pela força, sem qualquer protesto sério de Brasília.
Quando o penúltimo mês de 2013 começou, ocorreu a triste comunicação oficial de que a estatal brasileira decidira abandonar os últimos quatro blocos de identificação e produção do gás na região do São Francisco, depois de desistir de outros três. “Uma autoridade presente a uma reunião que tratara do assunto foi peremptória: “A gente gera muita expectativa”, e a perspectiva se desfaz como folhas secas ao vento.
Tentou-se justificar: os interesses estão voltados para os trabalhos do Pré-Sal, na bacia de Santos. Os resultados lá estão praticamente assegurados, se bem que a produção só comece, segundo os técnicos, depois de 2020. Seria ou será a autosuficiência em petróleo. Quando ao interior de Minas, que esperou durante séculos, pode aguardar mais. E já se fala nas reservas de xisto na bacia do rio na unidade nacional. O Velho Chico ponderou: “Pois, sim.”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: