Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°76855
De: Alberto Sena Data: Segunda 20/1/2014 08:18:41
Cidade: Montes Claros/MG

Revisita a casa mágica

Alberto Sena

Arrepiado. Todo arrepiado ficou ao entrar na casa da Rua São Francisco, em Montes Claros, onde a família morou no século passado, finais da década de 50.
Foi quinta-feira, 17. Primeiro foi surpreendido pela notícia da existência da casa. As pessoas têm a mania de derrubar as casas antigas pra construir novas. Quantas casas importantes, em estilo colonial foram derrubadas em MOC?
Quem deu a informação da resistência daquela casa mágica foi Amelina Chaves, vizinha naquela época. Ela, Amelina, mora na mesma rua e no mesmo endereço até hoje.
Passando de passagem por Montes Claros, vindo de Grão Mogol, em companhia dela, foi brilhante a ideia de ir rever a casa da Rua São Francisco, de onde a família saiu no início da década de 60. O menino tinha os seus 10 para 11 anos quando a família saiu de lá para morar na Rua Corrêa Machado, 238.
Naquela casa as fantasias e os sonhos rolaram como rolam as águas de um rio caudaloso. Havia no quintal um pé de urucu, próximo da porta da cozinha. A mãe nem precisava andar tanto para pegar no pé sementes de urucu a fim de colorir o almoço. Tinha um coqueiro macaúbas, um pé de manga umbu e outro de manga comum, a preferida.
O quintal ia até quase a linha férrea. Era pedregoso. Quando chovia brotavam nele uma leguminosa chamada Fedegoso. Fedegoso dava vagens e nelas sementes marronzinhas garantiam a volta no ano seguinte nas águas. Um mar de Fedegoso esverdeava o quintal. E era então quando a meninada mergulhava nele e dava asas às brincadeiras. Caroços secos de manga e de coco macaúbas voavam para tudo quanto era lado em guerras de guerrilha.
Ali no quintal faziam-se tijolos de barro em forma de caixinha de fósforo vazia. As meninas brincavam de boneca e faziam comidinhas verdadeiras. Com certa frequência o trem passava e tudo largavam para acenar aos passageiros. Acontecia de um trem longo ficar parado durante horas. Alguns dos vagões levavam gado e as crianças ouviam o mugido dos bois e o bater aflito de cascos no piso do vagão.
Mais de meio século se passou nesse turbilhão da vida. Hoje quem mora na casa é a família de dona Naraci Ribeiro Amorim, mulher simpática. Amiga de Amelina, ela nos recebeu com cordialidade. Parou o almoço em fazimento e foi mostrar as dependências da casa.
Sim, a casa existe, mas na frente dela foi construída uma nova. Emendou uma na outra. Fez muito bem. A casa antiga era bem afastada do alinhamento da rua. Havia espaço para outra. Fizeram o que muitos deveriam ter feito para não destruir o patrimônio antigo de MOC.
Importa preservar o velho e construir o novo. No espaço onde foi construída a casa nova jogavam-se bolinha de gude e finca. A meninada brincava de empinar papagaio, esconde-esconde, salvo e bente altas.
O pé de urucu, o coqueiro e as mangueiras não existem mais. O quintal encolheu um pouco. Mas em compensação, dona Naraci plantou goiabeira, acerola e outras frutíferas, o que certamente garantirá o vaivém dos passarinhos e os sucos diários na safra.
A casa antiga conserva a magia. Se assim não fosse, não teria arrepiado o corpo inteiro logo ao reconhecer os primeiros cômodos. Aqui a sala de visita; ali o quarto de onde viu a bicicleta presente de Natal.
A sala de jantar tinha uma mesa comprida de madeira com banco de cada lado. Quando chovia forte, com trovões e relâmpagos, chuviscos passavam pelos furos no telhado, a meninada entrava debaixo da mesa para se resguardar. “Será que o mundo está acabando?” – era o temor.
Pode acontecer de os lugares mágicos da infância decepcionar ao serem revisitados anos mais tarde. Pode. Mas não foi esse o caso. Só de a casa estar ali firme nos adobes – prova da durabilidade daqueles tijolões de barro – foi uma alegria. Emoção gostosa ao relembrar do que ali foi vivido e curtido, sem saudosismo. Mesmo porque a vivência naquela casa faz parte da bagagem.
Entretanto, aquele trecho de rua mudou. Na esquina com a Rua Corrêa Machado tinha o açougue do senhor Nilo. Açougue não há mais. Do outro lado da esquina tinha um pé de manga comum. Atrás da mangueira havia barracões. Num deles morava dona Boneca com o marido Militão. Barracões não há mais.
O espectro da rua antiga continua nítido na lembrança. De vez em quando, ele cutuca a esperança de ser revivido. Então reviva, “ora bolas”, como diria o poeta Mario Quintana, com todo o seu bom humor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76854
De: PM Data: Segunda 20/1/2014 08:42:33
Cidade: Montes Claros/MG

Polícia procura por autores de tentativa de homicídio contra integrantes de comunidade Quilombola - Por volta das 14h de ontem, 19 Jan, na Fazenda Assentamento Arapuim/ Fazenda da Torta, no município de Verdelândia, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio contra integrantes de uma comunidade Quilombola da região.
A guarnição que estava de plantão no quartel em Verdelândia foi informada, via Centro de Comunicações, que um grupo de pessoas armadas estava atirando em um grupo de Quilombolas na Fazenda da Torta. Diante das informações, foi feito contato com a cidade de Janaúba, com vistas a acionar reforços. Ao deslocarem-se para o local dos fatos, a guarnição deparou-se com pessoas fugindo que afirmavam que a fazenda havia sido invadida na data de 18Jan, por um grupo de aproximadamente 20 pessoas conhecidos como “Comunidade Quilombolas do Brejo Arapuim” e, nesta data, por volta das 14h, chegaram duas caminhonetes com homens fortemente armados com armas longas, pistolas e revólveres e de capuz, ordenando que as vítimas deitassem ao solo e ao mesmo tempo atirando contra estas e agredindo-as, deixando várias pessoas feridas. Logo em seguida, roubaram alguns pertences das vítimas como dinheiro, lanterna, celular, e outros.
Algumas pessoas no intuito de salvar suas vidas refugiaram-se no matagal. Chegando ao local dos fatos, próximo a uma residência, a guarnição deparou com um veículo, marca Fiat, modelo Uno Fire, placa HBA1435, cor azul, (quebrado o vidro traseiro do lado esquerdo), motocicleta marca Honda, modelo Titan, placa DWZ 0557 (com tanque amassado) e no interior de uma área estavam duas motocicletas, sem danos; uma da marca Honda, modelo CG, cor branca, placa GWU 8799 e uma da marca Yamaha, modelo YBR, placa HAJ5795, cor preta. Na cozinha da residência, havia uma poça vermelha, semelhante a sangue, 04 (quatro) cápsulas de espingarda, cal. 12 e 01 (uma) de revólver cal.38 deflagradas. Não foi possível fazer a condução dos veículos, pelo fato do local ser de difícil acesso; não sendo localizada nenhuma pessoa nas proximidades. As vítimas estavam sendo atendidas no Hospital Regional da cidade de Janaúba.
O rastreamento continua na busca dos autores do crime.

Estado de Minas - Feridos em confusão na cidade de Verdelândia são membros de comunidade quilombola - Duas pessoas foram baleadas e outras nove machucadas por coronhadas, socos e chutes na Fazenda da Torta em Verdelândia. O local foi invadido no último sábado por cerca de 20 quilombolas - Luana Cruz - Os 11 feridos em uma confusão na Zona Rural de Verdelândia, no Norte de Minas, na tarde de domingo, são integrantes da comunidade quilombola Brejo do Arapuim. De acordo com a Polícia Militar (PM), eles foram agredidos por homens encapuzados dentro da Fazenda da Torta, local que invadiram no último sábado para montar assentamento. Duas pessoas foram baleadas e outras nove machucadas por coronhadas, socos e chutes.
Segundo o boletim de ocorrência da PM, por volta de 14h, os quilombolas foram surpreendidos por 10 homens encapuzados e fortemente armados, que chegaram em uma Toyota Hilux e uma Mitsubishi L200. Eles mandaram as pessoas deitarem no chão, atiraram sem direção e distribuíram pancadas. Os homens ainda roubaram dinheiro e celulares dos membros da comunidade e fugiram nos veículos.
A PM foi acionada via 190 e quando policiais do destacamento de Verdelândia e do batalhão de Janaúba chegaram na área, encontraram alguns quilombolas na estrada que dá acesso à fazenda. Eles disseram ter reconhecido, pelo porte físico, um dos agressores, sendo um homem conhecido como “Joãozinho”, filho de João Dias que é proprietário do terreno.
Os policiais foram até o local da confusão e as vítimas já haviam sido levadas para o Hospital Regional de Janaúba. Apenas os baleados, José Soares Mendes, 61 anos, e Gustavo Prates Santos, 23 anos, foram encaminhados para o Hospital de Montes Claros. O idoso ficou ferido no braço esquerdo e Gustavo levou um tiro no braço direito. Ao todo, 20 pessoas estão morando no assentamento e durante o tiroteio algumas se esconderam no matagal para escapar os agressores.
Na área do acampamento, os militares um Fiat Uno com o vidro traseiro quebrado, uma moto com o tanque amassado e duas motos sem danos. Na cozinha da casa principal da fazenda foram recolhidos um revólver calibre 38 deflagrado e quatro cápsulas de espingarda calibre 12.
A polícia está apurando a denúncia dos quilombolas sobre a autoria dos tiros. Os policiais foram até um terreno vizinho, chamado Fazenda do Morro Preto, que também pertencem a João Dias. Em busca de suspeitos, os policiais varreram a área, mas não encontraram ninguém. Também foi repassada, para unidades vizinhas, a informação sobre as caminhonetes, porém os veículos não foram encontrados.
Quilombolas
De acordo com a Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, a comunidade do Arapuim faz parte do grupo Brejo dos Crioulos. O território desses quilombolas se estende pelos municípios de São João da Ponte e Varzelândia, na região Norte de Minas Gerais – mesma área onde fica Verdelândia. Ao todo são 3.000 pessoas reconhecidas como parte dos núcleos populacionais.

O tempo - Tiroteio em assentamento no Norte de Minas termina com 11 feridos - Dois homens foram baleados e nove pessoas foram agredidas com coronhadas, socos e chutes; segundo sobreviventes, filho do dono da fazenda invadida estava entre os atiradores - Carolina Caetano - m tiroteio em uma fazenda invadida em Verdelândia, no Norte de Minas, terminou com dois homens baleados e outras nove pessoas feridas, nesse domingo (19). Segundo algumas vítimas, um dos atiradores seria filho do proprietário da propriedade rural.
De acordo com a Polícia Militar, as tentativas de homicídios aconteceram por volta de 14h no assentamento Arapuim, dentro da Fazenda da Torta, onde cerca de 20 pessoas da “Comunidade Quilombola do Brejo de Arapuim” estão acampadas há dois dias.
Os invasores contaram que dez homens encapuzados e fortemente armados chegaram ao local em duas caminhonetes e ordenaram que as vítimas deitassem no chão. Em seguida, eles foram agredidos com coronhadas, socos e chutes. Vários tiros foram disparados, mas, por sorte, só duas pessoas foram atingidas.
Antes da fuga, o grupo quebrou os vidros traseiros de um Fiat Uno e amassou o tanque de uma moto dos quilombolas. Além disso, lanternas, dinheiro e celulares foram roubados. Na cozinha da casa principal da fazenda, militares recolheram cápsulas deflagradas de armas calibre 38 e 12.
Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital Regional de Janaúba. José Soares Mendes, de 61 anos, levou um tiro no braço e várias coronhadas na cabeça. Gustavo Prates Santos, de 23, foi atingido no braço e a bala acertou o seu pulmão. Os dois foram levados para uma unidade de atendimento de Montes Claros.
Ainda segundo os sobreviventes, um homem identificado apenas pelo apelido de “Joãozinho” estaria no meio dos criminosos. Ele é filho de João Dias, dono do imóvel. No entanto, militares fizeram rastreamento na região, mas pai e filho não foram localizados.
Na manhã desta segunda-feira (20), policiais ainda fazem buscas pelos atiradores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76853
De: Wanderlino Arruda Data: Quinta 16/1/2014 15:07:44
Cidade: Montes Claros/MG

"Uma vida ao bom e ao belo Manoel Hygino Há criaturas humanas iluminadas e luminosas, que orgulham as suas gerações, como as de hoje atribuladas e inquietas diante da velocidade das transformações deste nosso tempo. (...)"

Excelente texto do conterrâneo Manoel Hygino sobre Yvonne Silveira, nossa presidente da Academia Montesclarense de Letras e sócia do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Na tribuna Yvonne Silveira tem voz de trinta anos, raciocínio perfeito sobre qualquer tema proposto. Sempre convidada para todas as mesas diretoras de todas as instituições em Montes Claros, fica zangada se não for convidada para falar. Como participantes do IHGMC, da Academia e do Elos Clube, estamos organizando uma série de reuniões festivas de homenagem a ela, durante todo o ano, a partir de fevereiro. A última deverá ficar a cargo da Secretaria de Cultura e da Unimontes, com participação de toda Montes Claros. Será no mês de dezembro quando chegará aos cem anos. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais deverá prestar-lhe uma homenagem em março ou abril. Também a cidade de Francisco Sá, terra de Olyntho Silveira. Parabéns, Manoel Hygino pela beleza do seu texto e pela lembrança de nossa conterrânea. Wanderlino Arruda, presidente do IHGMC

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76852
De: morador Data: Domingo 19/1/2014 22:48:06
Cidade: Montes Claros

Um homem acabou de ser assassinado no bairro edgar pereira próximo a garagem da transnorte com 6 tiros, o assassino estava de capuz e fugiu do local rumo a quadra do bairro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76851
De: Petrônio Braz Data: Domingo 19/1/2014 22:36:58
Cidade: Montes Claros

Que País e este?

Quero deixar claro, em meu nome próprio e de alguns advogados, que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), elaborada pela Comissão Especial de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que quer ampliar privilégios a indivíduos viciados em práticas homossexuais, não representa a vontade manifesta da classe. O que é exceção querem que seja regra.
PEC foi elogiada pela senadora Marta Suplicy (PT-SP). O texto tem a pretensão de introduzir na Constituição todas as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que favoreceram a agenda gay, inclusive a garantia de união estável para duplas homossexuais, com direito à conversão em casamento e adoção de crianças. Até ai, já estão homologadas decisões de nossos Tribunais. Nada tenho em particular contra a homossexualidade.
Mas a PEC vai além. Em alguns dos “avanços” que o Estatuto da Diversidade Sexual propõe, legitima a pedofilia e outras anormalidades sexuais, estabelecendo ser indevida a ingerência estatal, familiar ou social para coibir alguém de viver a plenitude de suas relações afetivas e sexuais.
Sob essa lei, a família nada poderá fazer para inibir um problema sexual nos filhos. A sociedade nada poderá fazer. E autoridades governamentais que ainda restarem com um mínimo de bom senso estarão igualmente impedidas de “interferir”.
Estabelece a PEC a retirada do termo PAI e MÃE dos documentos de registro de filhos, definindo que nos registros de nascimento e em todos os demais documentos identificatórios, tais como carteira de identidade, título de eleitor, passaporte, carteira de habilitação, não haverá menção às expressões “pai” e “mãe”, que devem ser substituídas por “filiação”. Essa lei visa beneficiar diretamente os ajuntamentos homossexuais desfigurados tratados como família. Para que as crianças se acostumem com “papai e papai” ou “mamãe e mamãe”, é preciso eliminar da mente delas o normal: “papai e mamãe”.
E vai mais além, havendo indicação terapêutica por equipe médica e multidisciplinar de hormonoterapia e de procedimentos complementares não-cirúrgicos, a adequação à identidade de gênero poderá iniciar-se a partir dos 14 anos de idade. As cirurgias de redesignação sexual podem ser realizadas somente a partir dos 18 anos de idade, nos hospitais particulares e no SUS.
Não haverá mais comemorações do Dia dos Pais e do Dia das Mães. Ao programarem atividades escolares referentes a datas comemorativas, as escolas devem atentar à multiplicidade de formações familiares, de modo a evitar qualquer constrangimento dos alunos filhos de famílias homoafetivas. Os profissionais da educação têm o dever de abordar as questões de gênero e sexualidade sob a ótica da diversidade sexual, visando superar toda forma de discriminação, fazendo uso de material didático e metodologias que proponham a eliminação da homofobia e do preconceito.
Deverão ser estabelecidas cotas nos concursos públicos para homossexuais e cotas em empresas privadas com já existe para deficientes físicos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76849
De: joao ruas Data: Domingo 19/1/2014 12:07:13
Cidade: montes claros  País: brasil

se tratando de segurança a situação em padre carvalho e um descaso, a agencia dos correios foi assaltada das vezes eu um mês e ao longo do ano de 2013 foi assaltada varias vezes, na quarta dia 15/01/2014 a agencia do bradesco foi explodida,na quinta de manha assaltaram a agencia dos correios em josenopolis, isso sem contar os assaltos dos comércios que virou rotina e os moradores não denunciam com medo, isso e um descaso das autoridades

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76848
De: Píndaro Data: Domingo 19/1/2014 10:41:50
Cidade: Mov

Pingou de noite, pingou de madruga. Molhou, mas a água em muitos lugares da cidade não chegou a escorrer. Esperemos - há promessa de 5mm hoje, 37mm segunda e 27 terça.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76847
De: Kalil Data: Sábado 18/1/2014 17:28:42
Cidade: M.mclaros

Agora que a terra treme, e treme levemente, é hora de ler poesia do mais alto valor. O autor viveu menos de 40 anos, antes do século que passou, e precisa ser mais conhecido, entre nós; pois que, do outro lado do mundo, no Oriente, sua vida deliberada errante deixou um caminho de Luz, que também não se apaga. Leia, leiam, e uma Chuva vai entrar na cidade.

"Canção do Sannyasi

Faze vibrar o canto! A onde que nasceu
Lá longe, onde mácula alguma do mundo jamais chegou,
Nas cavernas das montanhas e nas clareiras das frondosas selvas,
Cuja calma nenhuma ânsia de luxúria, fama ou fortuna
Atreveu-se jamais a turvar, lá onde fluía a torrente
De sabedoria, verdade, e a bem-aventurança que as acompanha,
Canta alto este mantra – intrépido Sannyasin! – dize:
“Om tat sat, Om”

Rompe teus grilhões! Laços que te atam
De ouro reluzente ou de metal ordinário,
Amor, ódio; bem, mal; e todas as demais dualidades.
Sabe: escravo é escravo acariciado ou açoitado, nunca liberto.
Pois algemas, embora de ouro, nem por isso
Menos forte são ao encadear.
Então fora com ela – valoroso Sannyasin ! – fala:
“Om tat sat, Om”

Dissipa a obscuridade ! Fogo fátuo que agrega,
Com luz tremeluzente, mais sombra sobre sombra.
Extingue para sempre esta sede de vida que arrasta
A alma, de morte e nascimento, de nascimento a morte.
Conquista tudo, aquele que consquista a si mesmo. Sabe isto não te rendas
Jamais – bravo Sannyasin ! – clama:
“Om tat sat, Om”

“Quem semeia colhe” – dizem – e a causa trará
O inevitável efeito: o bem, bem; o mal, mal, e ninguém
À lei escapa. Pois qualquer que tome uma forma
Tem que aceitar os grilhões. Absolutamente certo ! Contudo, mais além
De nome e forma está o Atman, sempre livre.
Sabe que tu és Aquele – pertinaz Sannyasin – louva:
“Om tat sat, Om”

Ignoram a verdade aqueles que sonham sonhos tão frívolos
Como pai, mãe, filhos, esposa e amigo.
O Eu Supremo assexuado, de quem é pai, de quem é filho?
De quem amigo, de quem inimigo é Ele, que não é senão o Uno?
O Eu Supremo é o todo em tudo, ninguém mais existe.
E tu és Aquele – valente Sannyasin ! – afirma:
“Om tat sat, Om”

Só existe Um: o Liberto, o Conhecedor, o Eu Supremo !
Sem nome, forma ou nódoa.
Nele está Maya, sonhando todo este sonho.
Ele, a testemunha, manifesta-se como natureza e espírito
Sabe que tu és Aquele – denodado Sannyasin ! – exclama:
“Om tat sat, Om”

Onde buscas? Aquela liberdade, amigo, nem este mundo
Nem o outro te podem dar. Vã é tua procura
Em livros e templos. É só tua mão que agarra
A corda que te arrasta. Cessa, portanto, teu lamento,
Solta a amarra – indômito Sannyasin ! – exalta:
“Om tat sat, Om”

Dize: Paz a todos ! De mim não haja risco
Para qualquer ser vivo. Nos que habitam as alturas e
Naqueles que rastejam pelo chão, eu sou o Eu Supremo!
Renuncio a toda vida aqui e além,
A todos os céus, terras e infernos, a todas esperanças e temores.
Corta assim todos os teus laços – arrojado Sannyasin! – brada:
“Om tat sat, Om”

Não te importes mais como este corpo vive ou morre.
Tua tarefa está feita. Deixa que karma te conduza em sua corrente.
Que alguém te ponhas guirlandas e outro te maltrate
Esta carcaça – nada digas! Não pode haver elogio ou vitupério
Onde o que elogia e o elogiado, o caluniador e o caluniado são Um.
Sê, assim tranquilo – destemido Sannyasin! – celebra:
“Om tat sat, Om”

A verdade nunca medra onde habitam luxúria, fama
E cobiça de lucro. Nenhum homem que pensa em mulher
Como esposa pode ser perfeito.
Tampouco aquele que possui o mais ínfimo bem; nem
Aquele ao qual a ira subjuga pode trespassar as portas de Maya.
Portanto, abandona tudo isso – ousado Sannyasin! – glorifica:
“Om tat sat, Om”

Não tenhas casa. Que lar pode te conter, amigo?
O céu é teu teto, a relva teu leito e, alimento,
Aquele que o acaso te traga – bem ou mal cozido – não o julgues.
Comida ou bebida alguma corrompem aquele nobre Eu Supremo
Que se conhece a Si Mesmo. Tal como um rio impetuoso e livre,
Sê sempre tu mesmo – corajoso Sannyasin! – exprima:
“Om tat sat, Om”

Raros são os que conhecem a Verdade. Os demais te odiarão
E rir-se-ão de ti – Ó Grande! – mas não lhes faças caso.
Vai – Ó Livre – de lugar em lugar e ajuda-os
A sair da obscuridade do véu de Maya.
Sem temer a dor e sem buscar prazer,
Transcende a ambos – estóico Sannyasin! – recita:
“Om tat sat, Om”

Assim, dia após dia, até que exaurido o poder de karma,
Libera tua alma para sempre. Não mais nascimento!
Nem eu, nem tu, nem deus, nem homem! O “Eu” tornou-se o Todo,
O Todo é o “Eu”, é Beatitude, Bem-aventurança.
Sabe que tu és Aquele – audaz Sannyasin! – canta:
“Om tat sat, Om”"

Swami Vivekananda

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76846
De: João Fonseca Data: Sábado 18/1/2014 16:12:23
Cidade: Montes Claros/mg

16:08, acabo de sentir um tremor no bairro Alice Maia. Alguém mais sentiu?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76845
De: Julio César Data: Sábado 18/1/2014 16:12:08
Cidade: Moc

Senti um leve tremor aqui na Vila Áurea as 16:05, mais alguém sentiu ??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76844
De: Gustavo Mameluque Data: Sábado 18/1/2014 16:10:31
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Leve tremor de terra agora no Bairro Ibituruna.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76843
De: Helio Data: Sábado 18/1/2014 16:08:05
Cidade: Moc

Senti um pequeno tremor no Bairro Vila Atlântida as 16h 06min.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76842
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 18/1/2014 13:40:27
Cidade: Montes Claros-MG

O conhecido Jadir Rodrigues do “Café Galo” sofreu um acidente no ultimo dia 11/01 quando dirigia seu Mitsubishi pajero na estrada BA-001 de Olivença para Ilhéus. As últimas informações são que o estado clinico é satisfatório e que em breve será transferido para Montes Claros; por enquanto, demanda cuidados com tratamento intensivo em um Hospital em Itabuna-BA. Enquanto isso, os frequentadores do Café Galo estão orando para que o Jadir possa suportar com resignação esta difícil etapa da vida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76841
De: Manoel Hygino Data: Sábado 18/1/2014 12:02:48
Cidade: Belo Horizonte/MG

Lembrai-vos dos idos de março

Manoel Hygino

Todos sabemos, e quem não o souber bastaria recorrer aos dicionários. Os idos eram os dias 13 de março, de maio, de junho e de outubro, segundo o calendário romano, e os 15 dos demais meses. A data ficou gravada, histórica e definitivamente, pelo episódio de que foi protagonista e vítima Júlio César.
Ia o grande líder a caminho do Senado no ápice de sua glória, quando foi interrompido no percurso por um adivinho, na via pública, que o advertiu: “– Cuidado, César, com os idos de março!”. O imperador não deu maior atenção, mesmo quando o alerta foi repetido: “– César, cuidado com os idos de março!”.
Registrou-se a tragédia. No Senado, Júlio César foi assassinado, sobressaindo no atentado o próprio estimado filho adotivo, a quem o soberano, surpreso, se dirigiu, sangrando sob túnica: “– Tu quoque Brutus, fili mihi?”.
A admoestação parece válida diante do temor que efervesce o país neste 2014, que não é apenas o de centenário do início da 1ª Grande Guerra ou do golpe de Estado de 1964 no Brasil; sequer o sexagésimo aniversário do suicídio de Vargas, no Catete, naquela manhã indelevelmente gravada na história e na memória do povo.
Em verdade, a despeito dos altos índices de popularidade da mandatária maior da nação, não se sente felicidade efetiva, confiança no futuro e esperança de dias melhores. As circunstâncias sequer o permitem. Fatores múltiplos e adversos acendem o estopim de expectativa de dias sombrios, cujas manifestações de junho último apenas constituíram uma espécie de alerta.
Os altos índices de criminalidade; o banditismo desenfreado; os sucessivos assaltos ao patrimônio público e particular; o crescimento de explosões de caixas eletrônicos em bancos das grandes cidades ou nos mais pacatos e distantes municípios; as rebeliões em presídios e cadeias – de que o caso do Maranhão é apenas uma ponta e sintoma –; a rebelião de grupos indígenas contra os “civilizados”; a interrupção da circulação de veículos nas rodovias e nas ruas, tudo parece prenunciar tempos difíceis, e praza aos céus que assim não aconteça. Nem se fale no descrédito a que chegaram os partidos e os políticos.
A todo esse panorama acresce a formação de grupos de adolescentes, mobilizados pelas redes sociais, para reuniões cujo objetivo sequer esses jovens conhecem, de maneira clara e insofismável. Os rolezinhos são uma caixa com surpresas ainda inimagináveis. A autoridade não identifica, em sã consciência, modos e instrumentos para agir nesses casos e circunstâncias, porque a experiência é nova e desconhecida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76840
De: Sinval Data: Sábado 18/1/2014 08:35:15
Cidade: Moc

Ontem à noitinha, chegou a pingar em M. Claros. Chuva que umedeceu o asfalto - nada mais. O tempo passou a encoberto no meio da tarde. E a meteorologia era taxativa - sem chuva. Agora cedo, o céu segue azul, quando já deveria estar....chovendo!. Quem entende a orevisão? Se vier a acertar, teremos chuva até quarta-feira. Nos Moc.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76839
De: Eduardo Data: Sexta 17/1/2014 18:49:57
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Faleceu hoje, o grande médico e ilustre cidadão de Montes Claros, Propércio Gomes Baleeiro. Montes Claros está triste pela perda deste filho magnífco que ajudou tantas pessoas. Descanse em paz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76838
De: Wanderlino Arruda Data: Sexta 17/1/2014 08:07:26
Cidade: Montes Claros/MG

DE ANTÔNIO FELIZ SOBRE O PROF. CICERO

Wanderlino Arruda

Dou, hoje, continuidade ao prefácio que escrevi sobre o livro Colcha de Retalhos, do Prof. Antônio Felix da Silva, bom montes-clarense hoje residente em Florianópolis. Cícero conviveu com espíritas exponenciais de Minas e do Brasil, entre eles Manoel Quintão, Guillon Ribeiro, Carlos Imbassahy, Leopoldo Machado, Clóvis Tavares, Pietro Ulbaldi, Pedro Machado, Virgílio Pedro de Almeida, Rubens Costa Romanelli, Bady Elias Couri. Francisco Cândido Xavier era tido como um filho muito querido de Cícero e Guiomar. É dele este depoimento: "Achava-me em graves dificuldades no desdobramento de minhas atividades mediúnicas, após a publicação do "Parnaso de Além Túmulo", em 1932, e precisava ouvir um companheiro que me auxiliasse nos esclarecimentos de que necessitava. Nosso caro Professor não só me recebeu com imensa bondade, como também me franqueou a própria moradia, onde por muitas vezes tive o privilégio de ouvi-lo, tanto quanto a sua querida esposa Dona Guiomar, sobre os mais variados problemas da vida, com o que ambos me fortaleceram a fé, no estímulo ao trabalho de que foram exemplos vivos, em nosso mundo". O nome de Cícero Pereira está ligado a centenas de instituições espiritas em Minas Gerais. Nome de rua em Montes Claros, tem o seu nome uma das mais prestigiosas entidades espíritas de Brasília-DF, o Centro Espírita da Fraternidade Cícero Pereira. Sem qualquer dúvida, um nome nacional. Como dizia o seu irmão Ezequiel, haverá eternamente um caminho a percorrer. Perfeccionistas, para eles não bastava fazer coisas boas, era preciso fazê-las bem. Lembro-me do professor Zeca, já com seus 84 anos, setenta de Espiritismo, estudando cada livro, anotando-os em latim, em esperanto, em inglês ou mesmo em português cada palavra, cada trecho importante. - Por que não somente lê, professor? Desses livros, acredito que o senhor sabe tudo... - Nada, Wanderlino, aprendo para o agora e para a vida espiritual, que já vem perto. É preciso aprender mais e mais. Estudo do mesmo jeito que estudava sempre o meu irmão Cícero. O aprender não tem fim... Louvo de todo o meu coração este livro de Antônio Felix da Silva. Louvo o seu amor a Montes Claros e ao Norte de Minas, concentrando-o todo na memória sobre a excepcional existência do professor Cícero, o melhor e o maior exemplo de expansão do bem e da fé raciocinada. Uma forma perfeita para também divulgar a doutrina espírita que aprendemos com o inesquecível professor Ezequiel, que como o irmão Cícero, era reconhecidamente inteligente e dinâmico, persistentemente didático na ação e na divulgação de bons princípios. Um e outro capazes de perceber cada degrau evolutivo, cada etapa da melhoria espiritual. Espero que este livro do meu samideano no Montes Claros Esperanto Klubo e confrade da Academia Montesclarense de Letras, Antônio Felix da Silva, seja, ao mesmo tempo, memória e documento de uma das maiores personalidades do Espiritismo brasileiro. Vem haja! Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76837
De: Haroldo Tourinho Filho Data: Quinta 16/1/2014 15:50:10
Cidade: Montes Claros/MG

Ao governador Antonio Anastasia: auditório do CELF interditado há um ano. Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. O estado conta com mais doze conservatórios de música que são mantidos pela secretaria estadual de Educação nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia, São João Del Rei, Juiz de Fora, Leopoldina, Visconde do Rio Branco, Varginha, Pouso Alegre, Diamantina e Montes Claros. São 27000 alunos e cerca de 1500 professores.
Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez
Inaugurado em 14 de março de 1961, e atualmente dirigido pela professora Iraceníria Fernandes da Silva, traz no nome homenagem ao maestro e compositor brasileiro Oscar Lorenzo Fernandez, pai da fundadora, a musicista Marina Helena Lorenzo Fernandez Silva. Recém chegada a Montes Claros, proveniente do Rio de janeiro, 1947, dona Marina empolgou-se com a musicalidade do montesclarense. Seu idealismo e dinamismo tornou realidade o Conservatório, estadualizado em 1962, com apoio do então prefeito Simeão Ribeiro Pires.
O CELF se firmou no cenário artístico-cultural da cidade e região, sempre promovendo intercâmbio entre escola e comunidade. Realiza concertos, audições, exposições de pintura e artesanato, apresentações de teatro, danças e corais. Hoje, atende aproximadamente 4500 alunos, em Montes Claros e no anexo de Bocaiuva. Polo irradiador de cultura, é considerado o maior conservatório estadual da América Latina.
Pois bem, o maior conservatório de música da América Latina recebeu nova sede em 2006, que em apenas um ano de uso apresentou vários problemas na rede elétrica, telefônica, além de problemas estruturais, como rachaduras, quebra de beirais, infiltrações em várias salas, desabamento de tetos... Medidas paliativas foram então tomadas. Posteriormente, com as grandes chuvas de janeiro de 2013, parte do teto do auditório ruiu, danificando rede elétrica, sistema de ar refrigerado, o que levou à sua interdição devido aos graves riscos à comunidade. Ademais, quatro salas de aula foram interditadas pelos engenheiros da SRE – Superintendência Regional de Ensino.
Tomaram-se todas as providências cabíveis: laudos técnicos elaborados, planilhas encaminhadas à SEE – Secretaria Estadual de Educação, e nada! Há um ano aguardando por uma solução, a SEE não se pronuncia a respeito. Hasta quando? Como garantir a integridade física e segurança dos alunos neste ano letivo que logo se iniciará?
Andas anestesiado, governador?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76836
De: Thiago Ribeiro Data: Quinta 16/1/2014 11:50:14
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Pessoal, roubaram nosso carro, ontem por volta das 23:00 horas nas mediações do bairro Edgar Pereira, é um Gol, ano 95 da cor verde (bem claro, próximo a cor prata). Placa: GQB8983 (...) Telefone: 38 88129777 (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76835
De: Corpo de Bombeiros Data: Quinta 16/1/2014 10:37:38
Cidade: Diamantina/MG

(...) No dia 16/01/2014, por volta das 00h05min, uma equipe do 3º Pelotão de Bombeiros em Diamantina foi acionada para comparecer ao "Acervo Cultural Casa de Juscelino Kubistchek" para combater um incêndio no local. O Corpo de Bombeiros se deslocou rapidamente mas o fogo já havia sido extinto naturalmente. O fogo causou danos apenas na fachada da "Casa de Juscelino Kubistschek", com o derretimento parcial da pintura da porta e de duas janelas além de danificar a pintura da parede frontal da residência. Há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso, pois a fachada ainda encontrava-se com cheiro semelhante ao de querosene, sendo encontrado também um palito de fósforo em frente à porta incendiada. O local foi isolado e preservado até a chegada da perícia técnica. A Polícia Militar e a empresa de Monitoramento e Segurança do local foram acionadas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76834
De: Estado de Minas Data: Quinta 16/1/2014 10:19:47
Cidade: Belo Horizonte/MG

De carona no Bolsa-Família - Prefeitura de Montes Claros cria complemento de renda para beneficiários do Bolsa-Família - Rendimento extra, pago pelo município, será de R$ 20. Para receber adicional, os cadastrados terão que contribuir com a coleta seletiva - Luiz Ribeiro - A Prefeitura de Montes Claros decidiu implantar uma ação que visa à complementação de renda dos cadastrados no programa Bolsa-Família no município. De acordo com a proposta, anunciada nessa quarta-feira pelo prefeito Ruy Muniz (PRB), os beneficiários do programa federal poderão ter um rendimento extra, pago pela municipalidade, no valor de R$ 20 mensais. Para receber o adicional, eles deverão colaborar com a coleta seletiva (separando o lixo dentro de casa), fiscalizar a preservação do meio ambiente e cuidar da manutenção do passeio na frente da residência.
O Bolsa-Família é uma das principais bandeiras do PT, que faz oposição à administração municipal em Montes Claros. O prefeito derrotou, no segundo turno da eleição de 2012, o deputado estadual petista Paulo Guedes. “O Bolsa-Família, na verdade, foi uma ação que surgiu no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e foi ampliada no governo Lula. Mas devemos reconhecer que foi um programa de distribuição de renda que deu certo”, comentou Ruy Muniz. Para criar a ação em Montes Claros, ele contou com o auxílio do consultor Marcelo Garcia, que também prestou assessoria na área de assuntos sociais para o governador Antonio Anastasia. Muniz disse que o projeto de lei do programa que estabelece o adicional, batizado de Nova Renda, será encaminhado à Câmara Municipal nos próximos dias. O objetivo da prefeitura é implementar a medida assim que o projeto for aprovado pelos vereadores, o que ele acredita que ocorrerá ainda neste primeiro trimestre.
Em Montes Claros, cidade com 376 mil habitantes, há 23 mil cadastrados no Bolsa-Família. Se todos eles receberem o complemento de R$ 20 mensais, o programa de renda complementar gerará uma despesa para o município de R$ 460 mil por mês e R$ 5,52 milhões anuais. A expectativa do prefeito Ruy Muniz, no entanto, é de que a adesão ao programa se restrinja a pouco mais de 20% dos beneficiários do Bolsa-Família na cidade, totalizando cerca de 5 mil cadastrados. Nesse caso, o Nova Renda deverá gerar uma despesa para os cofres da prefeitura de R$ 100 mil por mês e R$ 1,2 milhão por ano.
Segundo o chefe do Executivo, a dotação para a complementação do programa de distribuição de renda já está prevista no Orçamento da Prefeitura de 2014, estimado no total de R$ 941 milhões. Ele garantiu ainda que a administração não precisará contratar funcionários para executar o programa, aproveitando servidores de secretarias já existentes.
Obras
Em entrevista coletiva na manhã de ontem, o prefeito Ruy Muniz anunciou um pacote de obras que pretende executar em 2014. Ele afirmou que já tem recursos assegurados para os empreendimentos, destacando a pavimentação de grandes avenidas que estão paralisadas desde a gestão do ex-prefeito Athos Avelino (2005-2008). Entre outras metas, o prefeito anunciou que vai iniciar a coleta seletiva de lixo, a construção da primeira etapa do estádio municipal (para 30 mil pessoas) e a construção de dois cemitérios, incluindo um crematório. O prefeito de Montes Claros disse ainda que vai firmar parcerias público-privadas (PPP) para construção de uma “cidade administrativa” no município. O local ainda será escolhido: no Bairro Ibituruna ou na região do Jaraguá.

Hoje em Dia - Montes Claros vai construir centro administrativo para integrar secretarias - Gabriela Sales - O prefeito de Montes Claros, Rui Muniz (PRB), no Norte de Minas, anunciou nesta quarta-feira (15) a construção de um centro administrativo para integração das secretarias municipais de governo. O empreendimento, que será realizado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), terá início ainda neste ano, com um orçamento estimado em R$ 200 milhões.
O modelo a ser adotado é o mesmo que a Prefeitura de Belo Horizonte pretende usar na capital mineira. A ideia é que a infraestrutura do centro acompanhe o crescimento administrativo da cidade nos próximos 25 anos. Hoje são 7.500 servidores públicos lotados nas secretarias e outros órgãos da Prefeitura de Montes Claros.
O primeiro passo para o início das obras é a publicação do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que deverá acontecer neste primeiro semestre de 2014.
Área nobre
O terreno já existe. Tem 500 mil metros quadrados e é de propriedade do município. O valor não foi divulgado, mas o imóvel está localizado no bairro Ibituruna, região nobre de Montes Claros. “Isso faz com que o negócio fique ainda mais atrativo, já que não precisamos nos preocupar com desapropriações para viabilizar a construção. Além disso, é uma forma da fazer obras de alto custo sem que haja necessidade de investimento financeiro por parte da prefeitura”, argumentou o prefeito Rui Muniz (PRB).
Projeto
O projeto da cidade administrativa de Montes Claros prevê a criação de área verde, espaço para exploração comercial e investimentos em imóveis residenciais na região.
“Estamos usando a inteligência para atender a uma necessidade do município por meio de investimentos em novos empreendimentos”, destacou o prefeito.
A expectativa é de que o Executivo firme a parceria com o empreendimento privado ainda neste ano para iniciar a empreitada, prevista para estar concluída em três anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76833
De: Manoel Hygino Data: Quinta 16/1/2014 08:47:27
Cidade: Belo Horizonte/MG

Uma vida ao bom e ao belo

Manoel Hygino

Há criaturas humanas iluminadas e luminosas, que orgulham as suas gerações, como as de hoje atribuladas e inquietas diante da velocidade das transformações deste nosso tempo. São pessoas que ainda nos nutrem de fé e confiança, quando estas são aniquiladas pelos próprios fatos.
Uma dessas pessoas é Yvonne de Oliveira Silveira, que – em 30 de dezembro de 2014 – completa cem anos. Filha do farmacêutico Antônio Ferreira de Oliveira e Cândida Peres de Oliveira, fez o primário na cidade natal, Montes Claros, em seguida a Escola Normal. Transferindo-se para a simpática e tranquila Brejo das Almas, cujo nome inspirou Drumond e a todos nos sensibiliza, acompanhou os pais e ali começou profissionalmente lecionando no Grupo Escolar local.
Regente de classe e professora de Educação Física por dez anos, casou-se com o fazendeiro Olyntho Silveira, que se revelou poeta e escritor. Dedicada às letras desde a adolescência, Yvonne colaborou – e colabora – com os jornais da região e da capital, publicando uma série de excelentes textos, como os da coletânea “Brejo das Almas”, cuja leitura é dever e prazer intelectual e espiritual.
Prestativa e sensível, mesmo não se furtando a viagens pelo país jamais deixou de atender pedidos, escrevendo, revisando e prefaciando livros, sem interromper as demais atividades sociais e literárias e no magistério. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da hoje Universidade Estadual de Montes Claros, ali se tornou professora e ocupou importantes cargos. Pós-graduada em Teoria da Literatura pela PUC-MG, fez cursos de Literatura Portuguesa e Teoria de Literatura, com ativa participação na Comissão Mineira de Folclore.
Aluna do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, ingressou na Academia Montesclarense de Letras, de que é presidente há não sei quantos anos, recebendo a Casa seu nome pela grandeza de sua contribuição. Membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, fundadora e primeira presidente da Associação Amigas da Cultura, sócia do Rotary Clube Sul e do Elos Clube, foi-lhe concedido o título de Honra ao Mérito pela Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco. Na sublime idade a que chegou, está presente em todas as solenidades e outros atos a que é chamada.
O espaço, aqui, é insuficiente para abrigar a relação de todas as láureas que lhe foram outorgadas. Não é uma simples colecionadora de honrarias. Em todas as atividades do espírito, vive a vida com a beleza que só sentem os privilegiados. Confesso que é uma alegria ser seu conterrâneo e atravessar este tempo glorioso de Dona Yvonne

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76832
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 15/1/2014 14:17:10
Cidade: Montes Claros/MG

"Adorei o texto de Alberto Sena, "Confesso, em BH vivi" e achei sua história um pouco parecida com a minha. Copiando,... "
Meus estimados amigos Manoel Costa e Alberto Sena Batista, Na vida o que vale mesmo é a felicidade, o ser feliz ao lado ou próximo de quem gostamos e das coisas e atitudes que damos valor. Minha opinião, amigos, é que a melhor estrada do mundo é a que volta para Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76831
De: Prefeitura Data: Quarta 15/1/2014 16:49:25
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Em coletiva à imprensa realizada na manhã desta quarta-feira,(...) o prefeito Ruy Muniz apresentou o plano de ações e obras da Prefeitura para o ano de 2014, em Montes Claros. (...) As obras, programas e projetos serão viabilizados com recursos previstos no orçamento de 2014, estimado em R$ 941 milhões, bem como por verbas de programas e convênios já firmados ou em andamento, junto aos governos estadual e federal, com contrapartida da Prefeitura. Há possibilidade de investimentos da ordem de R$ 2 bilhões, em todo o município.O destaque ficou para as parcerias públicas privadas (PPP) que deverão ser firmadas para a construção da Cidade Administrativa (no Ibituruna ou na região do Jaraguá), para a integração de linhas de ônibus e transporte sobre trilhos, bem como para a coleta seletiva para aproveitamento dos resíduos sólidos (investimentos de R$ 500 milhões).Também foi anunciada a ampliação do valor repassado aos beneficiados do Programa Bolsa Família (dependendo de aprovação da Câmara); construção da primeira etapa de obras do estádio Antônio Lafetá Rebello (Mocão), com capacidade para 30 mil espectadores; construção da Vila Olímpica; implantação de coleta seletiva do lixo (R$ 250 milhões); reforma da Praça de Esportes (R$ 750 mil); construção de uma unidade do Programa Educação e Cultura (PEC) no Santa Lúcia (R$ 1,7 milhão); entrega de duas mil casas do Programa Minha Casa, Minha Vida; conclusão de unidades habitacionais nas vilas Castelo Branco e Mauriceia; urbanização do bairro Conferência Cidade Cristo Rei (R$ 33 milhões); dois novos cemitérios; um crematório; ampliação do Programa Olho Vivo (com instalação de câmeras em pontos estratégicos em bairros populosos); e asfaltamento de mais 300 ruas e avenidas. Outro destaque ficou para o setor de Saúde. O prefeito anunciou a reforma do pronto-atendimento Alpheu de Quadros, no bairro Santo Antônio e, ainda, a construção e reforma de unidades básicas de saúde, criação de duas unidades de acolhimento, dois novos centros de assistência psicossocial (Caps), seis academias públicas e duas unidades de pronto atendimento (UPA). Para o setor educacional, foram adquiridos 37 novos ônibus escolares e está prevista a criação de 18 centros de ensino municipal infantil (CEMEI). Todos os alunos da rede municipal vão receber, gratuitamente, kit contendo mochila, livros didáticos, uniforme e material escolar. O prefeito Ruy Muniz também destacou obras que vão melhorar o visual do perímetro urbano de Montes Claros, como a revitalização do centro comercial e obras nas entradas da cidade, identificando e dando boas vindas aos visitantes. “Neste setor também vamos concluir as obras das avenidas Pai João e Bicano, bem como da Sidney Chaves e nas confluências das avenidas Deputado Esteves Rodrigues e João XXIII, para melhorar as condições de tráfego de veículos e aumentar a segurança de condutores e pedestres”, concluiu o chefe do Executivo, que cogitou, até mesmo, a possibilidade da Prefeitura assumir os serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto, em Montes Claros, com investimentos previstos de R$ 400 milhões.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76830
De: Andresa Maciel Gonçalves Data: Quarta 15/1/2014 11:39:19
Cidade: Manga/MG

"Grave acidente entre 02 caminhões deixa 02 mortos e mobiliza o Corpo de Bombeiros. - A colisão foi tão violenta que foi necessário o auxilio de 02 guinchos para (...)"
Olá, estava vindo de Montes Claros à Manga e passei no local por volta de 10h20min mais ou menos, e a pista ainda estava interditada. Tivemos que passar por um desvio de aproximadamente 12km para chegar ao outro lado do acidente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76829
De: Manoel Costa Data: Quarta 15/1/2014 10:22:11
Cidade: Montes Claros - MG

Adorei o texto de Alberto Sena, “Confesso, em BH vivi” e achei sua história um pouco parecida com a minha. Copiando, “Confesso, em Montes Claros vivi e viverei”.
Vamos voltar no tempo, apenas para lembrar das origens: Rua Correa Machado, Zé Côco, Nilsinho, Frigorífico Otoni, Cine Ipiranga, Praça de Esportes, Escola Normal, Bonga, Jacó, Sangento Conka, Rio do Carrapato, Waldir Sena, Igreja dos Morrinhos (onde fiz minha primeira comunhão), Oswaldo Antunes, Dércio Gonçalves, Theodomiro Paulino, Café Galo, Mercado Municipal... São algumas pequenas grandes coisas maravilhosas que não deixaram eu me afastar de Montes Claros, apesar do progresso que a transformou em cidade-metrópole.
Conheço quase todos os continentes, inclusive a maravilhosa Grão Mogol, com sua beleza natural e cultura alucinante, mas o grande amor que sinto por Montes Claros a transforma em única para mim e fez com que eu me adaptasse a esta realidade, preservando minha qualidade de vida, além de contribuir para o seu progresso.
Ainda tenho uma turma de amigos, agora já sessentões, denominada “A Diretoria”, que se encontra todos os sábados no Eskema Quente para jogar conversa fora e fofocar sobre a vida alheia.
Tiro um cochilo todos os dias no horário do almoço, jogo tênis e frequento a academia 2 vezes por semana, do meu trabalho à minha casa gasto exatos 15 minutos. Trabalho aproximadamente 10 horas por dia, mas encontro tempo farto para cuidar da minha pobre cultura através dos livros.
No final da semana, nunca esqueço do frango caipira, da dobradinha, rabada, arroz com pequi, cachaça e outras delícias mais, como diz o meu amigo Augusto Bala, “tudo moderadamente”.
Bem-vindo, Alberto, de volta ao norte de Minas. Do norte vieste e ao norte retornas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76828
De: maria Data: Quarta 15/1/2014 08:34:33
Cidade: fruta de leite

a insegurança tomou conta da cidade de padre carvalho, norte de minas, só a agência dos correios em um ano foi assaltado 03 vezes, lotérica e comércios em geral já perderam as contas mas nesta madrugada as 04:00h explodiram o caixa eletrônico da agência do bradesco que fica localizado na praça da matriz em frente a prefeitura, não se sabe o valor levado a policia militar está no local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76827
De: WALTER ABREU Data: Terça 14/1/2014 18:42:20
Cidade: Montes Claros MG  País: Brasil

(...) Quem usa as estradas do Norte de Minas, em especial as em que trafegam os transportadores de frutas, haverá de concordar comigo, que o número de acidentes com esses veículos é muito grande. Já se fala dos "bananeiros", como um dos maiores perigos da estrada. Hoje dois desses caminhões se envolveram em um gravíssimo acidente, próximo à Capitão Enéas,em que ambos os condutores perderam a vida. Acho que é chegada a hora das autoridades responsáveis, juntamente com os fruticultores e os próprios transportadores,fazerem um diagnóstico desta situação e propor soluções imediatas. Não vamos aguardar uma tragédia de grandes proporções para tomarmos as providências. Gostaria de ver a manifestação dos responsáveis pela fiscalização,nos informando, inclusive as estatísticas sobre o assunto. Dizem que o abuso é absurdo. Motoristas chegam a dirigir mais de 2.000 km sem descanso e sob efeito de drogas lícitas e ilícitas. Todos somos vítimas potenciais e precisamos fazer algo urgentemente. Que DEUS nos proteja.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76825
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 14/1/2014 17:00:53
Cidade: Montes Claros/MG

Norte de Minas – Grave acidente entre 02 caminhões deixa 02 mortos e mobiliza o Corpo de Bombeiros. - A colisão foi tão violenta que foi necessário o auxilio de 02 guinchos para desencarcerar os corpos - Bombeiros do 7º Batalhão (7º BBM) foram acionados por volta das 05h20 para o atendimento de um grave acidente na MGT 122, próximo a Capitão Enéas, região Norte de Minas, onde 02 caminhões colidiram frontalmente, ocasionando a morte de seus motoristas. Um dos caminhões com placa GLB 2798- Curvelo-MG, transportava carga de Banana e Limão e seguia sentido Janaúba- Montes Claros, era conduzido por José Fernando Correa da Silva de 41 anos. O outro caminhão que seguia no sentido contrário, placa IOB-9657, transportava caixas vazias de banana e era conduzido por Adilson Vieira Lopes de 45 anos. Um terceiro veículo que seguia atrás do caminhão de banana, não conseguiu frear e acabou colidindo no fundo do caminhão, porém ninguém ficou ferido.
O impacto foi tão violento que os bombeiros tiveram que contar com a ajuda de 02 caminhões guinchos para separar as cabines dos caminhões que se juntaram. Após a perícia, o Corpo de Bombeiros iniciou o trabalho de desencarceramento dos 02 motoristas dos caminhões com equipamentos e técnicas especificas. Devido o acidente, a pista ficou interditada nos dois sentidos por aproximadamente 4 horas e 30 minutos, formando longos congestionamentos, sendo liberada por volta das 09h30.
Além do Corpo de Bombeiros, trabalharam em conjunto nesta ocorrência a Policia Militar, Polícia Civil e SAMU. Foram empenhados 08 bombeiros e 03 viaturas operacionais.
O Corpo de Bombeiros alerta a população para redobrar a atenção nas rodovias do Norte de Minas devido a grande quantidade de buracos nas pistas que pode contribuir para a incidência de acidentes de transito.
Vítimas fatais:
- José Fernando Correa da Silva de 41 anos (caminhão carregado de caixas vazias de Banana) -
- Adilson Vieira Lopes de 45 anos ( caminhão carregado de Banana e Limão)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76824
De: Gervásio Data: Terça 14/1/2014 12:06:59
Cidade: SP

Apenas a tecnologia (e o processo civilizatório que lhe é próprio, que lhe segue) permitem coisas como esta sequência de fotos, publicada ainda há pouco pelo site da Folha de S. Paulo. Uma mulher de 36 anos chega à Praia em S. Paulo, abre os braços em clima de euforia, entra na água e é fulminada por um raio. As fotos registraram tudo - e começam a correr o mundo. São muitos os perigos desta vida, e até num despreocupado momento à beira mar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76823
De: : Leila Cristina Lorscheider X. Data: Terça 14/1/2014 10:10:11
Cidade: BH - Minas

Para o pessoal do IEF. Passei este fim de ano em Grão Mogol, se não fosse os amigos que me levaram para , ir até a Serra da Bocânia, andar pela trilha do Barão, ir à gruta do quebra coco, eu não teria ido. Como o IEF ainda não liberou o Parque para visitação, pois, sequer tem seu Plano de Manejo resolvi adentrar no Parque (que é do povo grão-mogolenses). Andamos por todos os lados sem sermos incomodados. Ainda bem! Não procurei o (a) gerente justamente porque acho que o Parque que foi desapropriado para ser uma reserva, aliás! Sempre foi. E hoje somente os funcionários e seus parentes podem entrar. É brincadeira! Hoje estou em Montes Claros, e no Hotel fiquei sabendo que o Parque da Lapa Grande estar na mesma situação. Disseram que iriam abrir para visitações e até hoje “nadica de nada” somente os privilegiados pelo o IEF tem acesso ao Parque. É muito bom né? O estado gasta $$ milhões para beneficiar um grupo de funcionários, amigos e parentes. O funcionário do hotel diz que mora próximo ao acesso da Lapa grande e só ver carros do IEF e Copasa entrar no Parque. Estou voltando a BH, quero saber da SEMAD para que serve os parques. Quero minha Serra da Bocânia de volta e o Parque de Montes Claros para o lazer do povo da MOC da minha tia Lú. Que povo enrolado sô! Só eles podem usufruir. É muita incompetência para elaborar estes tais Planos de Manejo. Vou ficar de olho!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76822
De: Nelson Néri Data: Segunda 13/1/2014 17:20:03
Cidade: MONTES CLAROS/MG

vou sempre na minha fazenda no domingo de manhã, resolvi ir no sábado por das 19,00, para minha surpresa não tinha energia elétrica, perguntei o funcionário, desde que hora falta energia?, ele me respondeu desde de meio dia. vários moradores já tinha ligado e nada de energia. só foi voltar por volta das 22,00hs. como sofremos com órgãos públicos. fazenda localiza na região de mucambo firme 7002950776 3001117977

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76821
De: Felipe Data: Terça 14/1/2014 08:09:57
Cidade: Montes Claros/mg

Mais uma vez um apagão. Nas imediações do grande maracanã (bairro Santo Amaro), os moradores ficaram sem energia por volta de 30 minutos. Queremos uma explicação da Cemig pelos tantos apagões ocorridos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76820
De: Francielle Data: Segunda 13/1/2014 21:05:18
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Quero deixar registrada aqui minha indignação,Dia 10/01/2014 exatamente as 23:40 eu e meu amigo fomos Assaltado na porta da minha casa na rua Campo belo Bairro Antonio Pimenta,Por dois moleques de menores armados Levaram a moto Uma Twister 250 pérola Placa GYN 4362,caso alguém veja ela por ai por favor avisem a policia.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76819
De: PM Data: Segunda 13/1/2014 10:47:04
Cidade: Montes Claros/MG

Polícia militar prende indivíduo, por envolvimento em tentativa de homicídio, que tinha em seu desfavor mandado de prisão - Policiais Militares ontem, 12, por volta das 17h15min, compareceram a Rua Baronesa, Bairro Jardim Alvorada, onde, segundo a vitima J. R. S., 27 anos, o seu ex-marido E. A. S., 24 anos, numa motocicleta Yamaha Factor YBR125, cor branca, sem placa, passou em frente a sua residência efetuando disparos de arma de fogo, contra a mesma. De posse das informações, durante rastreamento, pela Rua Peru, Bairro Dr. João Alves, depararam com os supostos autores, os quais evadiram ao perceberem a presença da guarnição policial. Durante o acompanhamento, um menor infrator, 16 anos, possui várias passagens pelos meios policiais, passageiro da motocicleta, sacou uma arma de fogo e efetuou um disparo contra a guarnição, momento que os policiais militares, para reprimir a injusta agressão, efetuaram dois disparos, tendo os indivíduos caído da motocicleta. O menor infrator foi foi atingido no tórax. Equipe do SAMU compareceu ao local, onde constatou o óbito. Perícia compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe. No local, foi apreendida uma garrucha, marca Rossi, calibre .22 com dois cartuchos deflagrados. O autor E. A. S., 24 anos, foi preso, sendo constatado a existência de um Mandado de Prisão em seu desfavor. Os policiais militares, juntamente com as armas, foram recolhidos Quartel do 10º BPM para adoção de providências de Polícia Militar Judiciária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76818
De: Alberto Sena Data: Segunda 13/1/2014 09:50:44
Cidade: Montes Claros/MG

Confesso, em BH vivi

Alberto Sena

Vivi mais tempo em Belo Horizonte do que os 22 anos em Montes Claros, do nascimento até 1972. São mais de 40 anos de BH. Tempo suficiente para construir uma vida, sob todos os aspectos. Afora um ano e pouco vivido em Viçosa, Zona da Mata, todo o tempo foi aqui. Amo esta cidade.
A partir da capital rodei o mundo, pessoal e profissionalmente. Desses mais de 40 anos, 24 foram passados no jornal Estado de Minas, por meio do qual prestei bons serviços profissionais. Lá, trabalhei de repórter de setor (nomenclatura dada ao iniciante) a editor, de Agropecuária, Meio Ambiente e Economia. Lá, ganhei Prêmio Esso de Jornalismo, Prêmio Fenaj de Jornalismo e outros.
Do jornal Estado de Minas fui trabalhar, nesta ordem: no extinto Diário de Belo Horizonte, Hoje em Dia, Gazeta Mercantil, Fundep e prestei assessoria de imprensa a várias instituições. Publiquei centenas de reportagens. Tenho quase todas arquivadas. Por último, retornei ao Hoje em Dia onde fiquei até novembro de 2013.
Sou eternamente grato a Deus e a BH. Conheci a Europa, EUA, Israel, países da América do Sul (Equador, Colômbia, Argentina, Uruguai e Paraguai) e a Ásia (Japão, China, Coréia do Sul, Hong Kong, Tailândia e África do Sul). Fiz o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, duas vezes. Foram 500 e depois mais de 800 quilômetros, a pé, em 2001 e 2002. Fiz o Caminho da Fé quatro vezes, de Águas da Prata ao Santuário de Aparecida do Norte, também a pé, 300 quilômetros pela Serra da Mantiqueira.
A essa altura, o leitor paciente deve estar se perguntando: “Afinal, aonde esse cara quer chegar?” Quero chegar ao ponto de dizer que, depois de tudo, estou de malas prontas para viver o que me resta de vida (espero estar na metade) em Grão Mogol, cidade localizada na divisa do Norte de Minas com o Vale do Jequitinhonha. Terra natal do amigo Lúcio Bemquerer, que costuma dizer: “Há três cidades maravilhosas no mundo, nesta ordem, Grão Mogol, Rio de Janeiro e Paris”.
Concordo plenamente com ele. Aliás, é preciso dizer, a minha relação com Grão Mogol foi amor à primeira vista. Como montesclarino, nascido pelas mãos de Irmã Beata, nunca havia visitado Grão Mogol, distante de MOC só 143 quilômetros. Podia ter ido lá até mesmo a pé, de tão viciado em caminhadas. Gastaria menos de uma semana andando a média de 30 quilômetros por dia. Foi preciso morar esse tempão todo em BH para, há questão de dois anos, conhecer Grão Mogol.
Foi assim: o abençoado empreendedor Lúcio Bemquerer construiu lá o maior presépio do mundo perene e a céu aberto e me chamou para ajudar a divulgar a boa nova. Fui. Ao chegar lá senti forte sensação. Conclui: “Eis aqui o meu lugar”. Ao retornar a BH, passei dois anos martelando no íntimo do coração, onde os sonhos se realizam antes de concretizarem: “Vamos morar em Grão Mogol”.
Ajudou muito nessa decisão o fato de BH ter se transformado tanto ao longo de quatro décadas. Apesar do amor pela capital, é preciso admitir, a cidade está cada dia mais insuportável. O trânsito de veículos e de gente deixa qualquer um doente, tamanho o estresse. O ar poluído das grandes cidades provoca câncer. A constatação é da Organização Mundial de Saúde (OMS). A violência inibe as pessoas saírem de casa e nos impede de frequentar determinados lugares. As distâncias estão cada vez maiores. Aqui, o perto é longe. Como em São Paulo, outra cidade inviável em termos de falta de qualidade de vida.
Grão Mogol é hoje, depois de décadas parada no tempo, um terreno arado pronto para o plantio. É cidade histórica. Mas não se parece com nenhuma outra porque possui luz própria.
Grão Mogol lembra a Montes Claros da meninice, quando as famílias se sentavam às portas das casas para conversar e chupar picolé ou sorvete a fim de amenizar o calorão. Montes Claros de hoje está como BH atual. Cresceu. Virou metrópole. Absorveu todos os problemas verificados nas grandes cidades.
Em Grão Mogol, a pretensão é de semear sementes selecionadas para produzir bons frutos. A região é como um clube campestre. Por onde a gente anda há lindas paisagens e água em profusão. Lá o ar é puro. É possível viver bem naquele lugar. Tem qualidade. Lembra pueblos espanhóis.
Um dado importante: quem vai para Grão Mogol vai só para Grão Mogol. Quem quiser ir de lá para qualquer outro lugar precisa voltar. Esse impedimento geográfico torna a cidade um lugar seguro. Além do que a polícia vive de olho nos visitantes. À menor suspeita, aborda os desconhecidos a fim de saber o que pretendem ali.
Em virtude disso, as portas e as janelas das casas ficam abertas. Os vizinhos trocam oferendas. Todos se conhecem. O catálogo telefônico da cidade registra não o nome das pessoas, mas o apelido. Lá se pode subir serra e descer encostas. Cavernas várias convidam à visitação. O presépio atrai visitantes da região, do Brasil e do exterior. E acaba de receber uma bênção sacerdotal do Papa Francisco.
Por tudo isso e mais algumas coisas, neste dia 13 de janeiro de 2014 faço, aqui, para quem interessar possa a prestação de contas. Afinal, devo uma satisfação aos amigos. Claro, estamos indo – eu e Sílvia – mas não significa abandonar definitivamente BH. Não. Volta e meia estaremos aqui. Com internet se pode estar em qualquer lugar do mundo.
Como fixar residência novamente em Montes Claros é a mesma coisa de ficar aqui, não volto pra lá. Volto pra região onde as raízes estão plantadas, com muita vontade de assim ganhar asas.
Que Deus abençoe e guarde a todos os amigos – e os inimigos, acaso houver algum, pois não sei de nenhum. E, claro, nós incluídos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76817
De: Soares Data: Segunda 13/1/2014 09:43:34
Cidade: Montes Claros

Dom 12/01/14 - 9h45 - Hoje é dia de recordar um dos melhores presentes que a Bahia enviou a Montes Claros: o professor Francolino José dos Santos, que completaria 111 anos
Muito merecida esta lembrança do inapagável professor Francolino Santos. Professor de Geografia e de Ciências. Dentista, venerável da Loja Maçônica. Humanista. Enérgico e, simultaneamente, criança. Coração de ouro. Mestre de gerações.
Ao lado do professor, irmão marista, Jaime Damião, foi dos melhores mestres de Montes Claros na segunda metade do século passado. Irmão Jaime Damião veio da Espanha. Em 1922, gostava de dizer, assistiu por 3 horas o desfile no Rio que marcou o primeiro centenário da Independência brasileira. Rigoroso, preparou seus alunos para a Vida. As grossas lentes dos seus óculos escondiam um humanista de primeira linha, professor de francês e de todas as ciências. Suas relíquias repousam em Montes Claros e um rua do Bairro Edgar Pereira, rua não, avenida - recorda sua presença entre nós. O reconhecimento que recebe de Deus é-lhe infinitamente superior à eventual lembrança dos homens. O maior cemitério militar do mundo, com suas 300 mil sepulturas e dores, ensina numa frase- "Desconhecido dos homens. Conhecido de Deus". Irmão Jaime Damião e Professor Francolino Santos, dois nomes para Montes Claros nunca esquecer. Eles vivem nos seus alunos. Completa esta tríade benemérita a Professora Yvonne Silveira, muito viva, saudável, e que neste ano reunirá a presença de toda a cidade em torno do seu Centenário.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76816
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 13/1/2014 09:44:46
Cidade: Montes Claros/MG

Uma proposta estar sendo analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Constituição e Justiça e de Cidadania – já em fase conclusiva - o Projeto de Lei 5546/13 que cria o selo Cidade Sustentável.
Para a cidade receber este selo terá que manter pelo menos 12 m² de área verde por habitante e dar destino ambientalmente correto para todos os seus resíduos sólidos. Ou seja. Só receberá o selo a cidade que cumprir as regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista na Lei 12.305/10. Para começar. Aqui não tem um Aterro Sanitário – o Aterro Controlado do município já agoniza para finar-se, sua vida útil já se foi. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76814
De: Isaias Caldeira Data: Domingo 12/1/2014 21:42:05
Cidade: Montes Claros-MG

Maranhão: a bola da vez

Isaias Caldeira

No campeonato nacional de hipocrisia, os críticos da família Sarney disputam, cabeça a cabeça, quem atravessará a linha do absurdo à frente, com as apostas naquele que tiver o nariz mais comprido, à semelhança de pinóquio. Senhores cronistas políticos, tomem tenência, ninguém, em perfeita sanidade mental, deixa o poder por vontade própria, e é natural o desejo de perpetuação no centro político-administrativo. O grupo do ex-presidente FHC tinha planos de 20 anos de PSDB no poder. O PT, a face um pouco mais à esquerda do PSDB, também alimenta os mesmos sonhos, e parece que caminha para os 16 anos, com pretensão de atingir a meta sonhada do antecessor. Em São Paulo, de Covas até Alkmim, o mesmo grupo já domina a política há 20 anos. Por que essa birra com a família Sarney? Ah, eles são nordestinos e então são todos corruptos! Como se o sul maravilha não estivesse no comando do País desde que isto aqui virou Brasil. Como se no sul, de Minas para baixo, não fosse do mesmo jeito. Nas terras Gerais, o PSDB já atingiu a maioridade no poder. As mesmas pessoas ditam os destinos do Estado. Não vejo críticas sobre isso. O sobrenome Sarney não implica domínio de uma família, mas de um grupo político. Poderia ser a família Neves, Alkmim, Serra. Nunca estão sozinhos, mas agrupados politicamente, onde aquele de maior prestígio lidera, sempre atento aos interesses dos demais integrantes. É a democracia, com todos os seus dilemas, mas o melhor sistema político conhecido. Sarney, o patriarca, foi essencial na transição democrática, negociando com Tancredo nos bastidores. Foi um presidente da república tolerante, suportando os insultos desrespeitosos de Collor, então caçador de marajás. A imprensa era livre e o processo político teve continuidade, com uma nova Constituição em seu governo. Mas a mídia do sul nunca fala sobre isso. Não sou admirador dos Sarney, mas respeito o José, patriarca, porque sei que na democracia que ele ajudou a construir, as pessoas de lá, do Maranhão, votam neles porque gostam e eles devem ter feito algo de bom para permanecerem no poder por todos esses anos. Quanto aos presídios Maranhenses, eu os enxergo em todas as masmorras nacionais, com presos de norte a sul defecando uns sobre os outros em celas medievais. A violência nesses antros decorre não somente da promiscuidade em que vivem os presos, mas principalmente do domínio dos presídios por organizações criminosas, que fazem ali suas próprias leis, onde a pena capital, por enforcamento, decapitação ou qualquer outro meio cruel, após torturas escabrosas da vítima, é a forma de controle do grupo sobre os demais condenados. Há 15 anos venho afirmando que a matriz do crime é São Paulo, onde o PCC comanda todos os presídios e de lá exporta seus métodos para todo o Brasil, ramificando-se. Até mesmo nas cadeias do interior os detentos são “ batizados” por elementos oriundos de São Paulo e que são presos quando em ações criminosas em outros estados. Sei o que falo. Sou da área e atuo em Vara criminal. O diabo, nestes tempos, é que os pinóquios mentem as verdades que pautam a vida nacional, e escondem seus narizes colossais sob o manto das boas intenções, esta lona do grande circo brasileiro, onde todos querem ser os artistas, quando não passam, em sua maioria, de “mata-cachorros”- o cara que faz a guarda do lado de fora da lona.


(Nota da Redação - O autor é Juiz da Vara de Execucões Criminais na Comarca de M. Claros)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76812
De: Genesco Data: Domingo 12/1/2014 10:29:30
Cidade: M. Claros

Saindo para viagem, por volta das 3h da madrugada deste domingo, pude testemunhar a calma atuação de um desses arruaceiros que dirigem os chamados carros usinas de som pelas ruas de Montes Claros. Eu vi uma caminhonete escura, atulhada de equipamentos de som, dirigir-se - lentamente - para a área conhecida como triângulo da impunidade. O motorista (...) ia devagar, com o som nas alturas, estrondando por quarteirões, divertindo-se com o barulho que provocava , como se isto lhe trouxesse um grande e inexplicável prazer - o prazer da delinquência escancarada, sem risco, de impedir que as famílias durmam, descansem. Não demonstrava temor pelo seu comportamento - e a esta altura deve estar dormindo. Até quando suportaremos isto, uma vez que o cidadão está indefeso, acuado, aguardando que o estado - que tem o monopólio do uso da força - resolva agir, aplicando as leis em defesa de todos? M. Claros não pode tornar-se uma cidade sem lei.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76811
De: José F. Data: Domingo 12/1/2014 10:14:51
Cidade: M. Claros

A Cemig aprontou novamente. Nesta madrugada, logo depois das 5 horas, grande parte de Montes Claros ficou sem energia elétrica. O grande apagão chegou a durar quase uma hora. Quem vai pagar o prejuízo de todos?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76810
De: Isaias Caldeira Data: Sábado 11/1/2014 19:50:14
Cidade: Montes Claros-MG

Por sete anos Gilmara foi minha assessora jurídica. Tinha 36 anos e muitos planos, próprios e para as duas lindas filhas, tão lindas quanto ela, Gabi e Doti. Estávamos ambos em gozo de férias. No dia 07 deste mês retornaríamos ao trabalho. Conversamos no domingo à noite, por telefone. Estava gripada, mas animada, e me disse que tomaria uns chás e que estaria bem na terça. Muito trabalho nos esperava. Fez mingau de milho verde para levar para Bocaiúva, terra de sua família. Na segunda amanheceu bem, mas no mesmo dia à tarde sentiu-se mal. Uma irmã a levou à Santa Casa. Não conseguindo respirar, foi para o CTI. Pneumonia dupla. Na terça os rins pararam. Já inconsciente, respirando artificialmente, deixou de responder aos medicamentos. Na quarta feira, infecção generalizada. Quinta feira, por volta do meio dia, seu coração generoso deixou de bater. Foi para a eternidade e ficamos mais pobres, sem sua amizade, sem sua presença zeladora. Ficaram órfãos, além das filhas, os infelizes que passam pelas salas de audiências das varas criminais e depois amargam as agruras do presídio, aos quais ela devotava todas as suas forças e energias, anotando suas súplicas, reportando-as a mim e até a colegas juízes, para as medidas necessárias. Sentia-se responsável por todos os familiares de presos que batiam às portas do nosso gabinete e a todos ouvia, ciente das carências a que ficam submetidos sem o sustento pelos encarcerados, especialmente os infantes nascidos em berço estigmatizado pela miséria e pela condenação penal de ascendente. Nada tinha nas mãos que não fosse para repartir. Acreditava na reincarnação, Kardecista que era. E se assim for, deve estar nascendo, em algum lugar do mundo, um lótus feito gente, calmo e tranquilo, posto em meio às águas turbulentas do rio da vida, como sinal de que a obra continuará e que haverá sempre, em todos os tempos e lugares, pessoas com a missão de cuidar de outros, no exercício de cotidiana caridade, a mais pura manifestação do amor. Mas, sabe-se lá, talvez queira o Criador mantê-la consigo, assessorando-O nos pleitos dos homens aqui na terra, ouvindo suas preces e reportando-as ao Pai, no gabinete celeste, onde nossas ações encontram-se processadas, à espera da sentença que merecemos e que nos será dada pelo maior dos Juízes. Fique em paz, Gil, e obrigado por fortalecer a minha convicção que só o amor conduz à Justiça.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76809
De: Nelson Data: Sexta 10/1/2014 11:54:37
Cidade: MONTES CLAROS

Faleceu ontem na Santa Casa de Montes Claros uma advogada de Bocaiúva, assessora de um Juiz de Direto no Fórum de Montes Claros com suspeita do vírus HN1N1. Estava residindo em Montes Claros. Com a palavra a SANTA CASA.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76808
De: J. Augusto Data: Sábado 11/1/2014 19:16:15
Cidade: Montes Claros

Em alguns estados brasileiros, o uso de aparelhos de som no transporte publico, por exemplo, só está permitido com o uso de fones de ouvido. Os carros usinas de som, este abuso, estão sendo coibidos implacavelmente, com multas de 4 mil reais e nenhuma tolerância, com aplicação das leis. Em M. Claros, em boa hora a PM tomou a defesa da população e fez os baderneiros recuarem. O chamado triângulo da impunidade, uma área que se desgarrava do cumprimento das leis, é o exemplo do sucesso desta atuação elogiada. Contudo, alguns barzinhos que não dispõem de qualquer proteção acústica novamente tentam burlar e ignorar as leis, e provocam as autoridade. A gritaria geral parece que está recomeçando. A proteção da saúde pública geral, com a consequente proteção do sossego público, é importante conquista que não pode ser perdida para os transgressores renitentes. Se acharem brecha, vão infernizar a vida de todos novamente. Estão testando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76807
De: Jessyca Fernandes Santos Data: Sábado 11/1/2014 18:21:14
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasl

Ontem às 00h47min do dia 11/01/14 na Rua Lateral a (...) em Montes Claros – MG, quebraram o vidro dianteiro direito de meu carro, e furtaram do veículo minha carteira com todos os documentos e cartões, som automotivo, roupas e demais pertences em seu interior. Gostaria de resgatar meus documentos e cartões. Peço encarecidamente que quem tiver notícias entre em contato pelo telefone (038) 99056572 e meu e-mail: jessyca.fernandes@yahoo.com.br.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76806
De: Geraldo Jr. Data: Sábado 11/1/2014 12:34:56
Cidade: DIAMANTINA - MG

Aos motoristas que estão descendo pra Diamantina,muita prudência na estrada depois do Posto Seabra buracos e queda de barrancos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76805
De: wanessaplopes@yahoo.com.br Data: Sábado 11/1/2014 11:36:06
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Moro no bairro Renascença e ontem dia 10/01/2014 ouvi um barulho e as janelas da minha casa tremeram, mais ou menos uma hora da manhã. E nessa madrugada, por volta das 2:oo Hs acordei com um barulho assustador e novamente senti as janelas e desta vez até as paredes tremerem. Procurei alguma informação hoje de manhã, mas não encontrei, esses tremores não estão sendo medidos e relatados? Que Deus nos proteja.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76803
De: raquel Data: Sábado 11/1/2014 02:30:30
Cidade: montes claros mg

Acordei com tremor de terra,às 2h e 15 min, hoje,11/01/14.Alguém mais sentiu?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76802
De: Jr Data: Sexta 10/1/2014 21:46:43
Cidade: M. Claros

Uma banda voltou a se apresentar no antigo triângulo da impunidade sem que o estabelecimento tenha qualquer tipo de proteção acústica. Será que tudo vai recomeçar outra vez, trazendo de volta a imagem de cidade sem lei? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°76801
De: Eduardo Cézar Data: Sexta 10/1/2014 19:40:29
Cidade: Manga  País: Brasil

Em Jaiba, o Rio Verde Grande já baixou 2 metros dos aproximados nove metros que subiu devido as ultimas chuvas que cairam no norte de Minas. Há tempos que não via este magnífico rio tão cheio. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: