Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 17 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°69692
De: Eduardo Gomes (Conselheiro do Codema) Data: Sexta 25/11/2011 13:51:53
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem: A Prefeitura enviou à Câmara Municipal pedido de autorização para vender, dar em pagamento ou permutar 24 terrenos na área urbana de Montes Claros, incluindo áreas destinadas ao verde. (...)
Somente a título de contribuição informo que, após reunião do Codema na quarta-feira na Semma, conselheiros estiveram em reunião na Seplam na manhã de ontem, quanto foram apontadas as falhas em relação à lista de terrenos, onde constavam algumas áreas verdes. Foi decidido em consenso a retirada de todas as áreas verdes e nova lista deverá ser elaborada e assim encaminhada à análise da Câmara Municipal, dessa vez somente com áreas institucionais, passíveis sim, de processo legal de desafetação e alienação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69691
De: Waldyr Senna Data: Sexta 25/11/2011 15:52:07
Cidade: Montes Claros/MG

Mais problema do que solução

Waldyr Senna Batista

O pior, nessa questão da Praça de Esportes, é que a Prefeitura está transformando em problema o que poderia ser solução.
Se ela entende que a entidade já cumpriu seu ciclo, não seria o caso de se desfazer dela, mas, sim, de buscar outro formato que atenda à nova realidade. Ceder espaço tão importante para instalação de mais um shopping center não parece ser procedimento sensato. Mesmo sob a alegação de que o dinheiro a ser obtido com a transação resultará em empreendimentos tidos como mais úteis para a população e de valor correspondente em outros pontos da cidade.
Shopping center é atividade por natureza predadora, pois atrai multidões e multiplica a concentração de veículos, que exigem cada vez mais espaços. Isso, numa área já congestionada, como é o caso, resultará em dificuldades ainda maiores. Haja vista o que está acontecendo na avenida Cel. Prates e adjacências, onde se instalou há pouco tempo um desses templos de consumismo: as famílias ali residentes há décadas estão sendo obrigadas a desocupar suas casas, que se transformam em estabelecimentos comerciais. E a área foi invadida por jamantas, na interminável faina de carga e descarga, com manobras barulhentas e que causam congestionamentos. E nem se diga que essa atividade gera empregos, porque o bem-estar das pessoas tem de ser preservado acima de tudo.
A região da Praça de Esportes tem a seu favor, sob esse aspecto, o fato de já ser zona comercial. Mas, com a construção pretendida, terá seus problemas potencializados, especialmente o de trânsito. Assim, antes que se confirme a tragédia anunciada, seria prudente imaginar outra forma de ocupação do imóvel em sua inteireza. A área poderia ser adaptada para melhorar a qualidade de vida da população e não simplesmente para possibilitar a investidores a realização de bons negócios.
Transformá-la em parque ecológico seria a opção adequada, propícia ao descanso da população, que ali encontraria condições de respirar, o que se torna cada vez mais difícil na cidade de clima quente e ruas estreitas e malcuidadas. Guardadas as devidas proporções, esse parque seria o equivalente ao Central Park para New York; ou ao Parque do Ibirapuera para São Paulo; ao Parque do Flamengo e ao Jardim Botânico para o Rio de Janeiro; e até ao Parque Municipal para Belo Horizonte (ressalvadas as edificações inconvenientes nele introduzidas).
Seria ingenuidade imaginar que proposta deste teor, pelo menos no momento, obtivesse respaldo na Prefeitura, onde a prioridade única tem sido inventariar imóveis do município que possam ser leiloados para suprir o caixa que o empreguismo comprometeu. Até agora, os terrenos que se encontram em oferta poderão propiciar R$ 10,5 milhões, que se destinarão ao asfaltamento de cerca de 600 ruas em bairros populares.
Elas estão catalogadas segundo as conveniências de vereadores integrantes da base de apoio da administração e veem sendo anunciadas desde os primeiros meses do atual mandato, no aguardo da concessão de financiamento de R$ 24 milhões pleiteados na Caixa Econômica Federal. Como o dinheiro não sai e o mandato está se extinguindo, urge aviar-se a fim de que haja alguma coisa para mostrar. A experiência tem demonstrado que asfalto, ainda que de qualidade discutível, sempre funciona como chamariz de voto. E, por mera coincidência, o próximo ano é de eleição.
Nada indica, porém, que as transações imobiliárias em curso, aprovadas que serão pelos vereadores – que praticamente estarão votando em causa própria – sejam concluídas sem acidentes de percurso. Há manifestações de que elas serão contestadas judicialmente, o que, no mínimo, retardará o andamento da operação. Sem falar, no caso da Praça de Esportes, da possibilidade de o Estado se apresentar como dono do imóvel e impedir a pretendida venda.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69690
De: Raphael Reys Data: Sexta 25/11/2011 10:45:36
Cidade: Moc - Mg  País: Br

RITOS DE PASSAGEM... RELATÓRIO FINAL!

Como o canto do cisne é mavioso e longo, vai aí o relatório final dos meus já badalado Ritos de Passagem.
O retrato na lápide de mármore carrara será um pop art feito pela blondi Letícia Laz.
A terapeuta Maristela Kosinski, que tem uma anja de guarda polaca, fará o ensaio sobre a minha personalidade, ressaltando o traço emocional e a minha queda por mulheres de olhos mágicos. A poetisa Dóris Araújo fará um performance declamando os meus ritos.
O escritor e poeta Felippe Prates, o querido amigo do peito, meu guru e mestre/literato, um globtroter, com o seu grande coração de Rei Lear fará a crônica daquele momento, recheada de emocionalidade e dando uma bronca! O jornalista Paulinho Narciso, olhará para o cenário tupiniquim e dirá, ao seu jeito: É isso mesmo, esse menino?
Um bolachão de acetato com Roberto Carlos cantando Canzone per te. Para que possa me trazer a recordação daquela morena capricorniana que deflagrou as minhas emoções
A escritora Karla Celene com a sua graça e leveza dançará no salão um pas de deux com a sua alma gêmea Roberto, e o maestro Armênio Graça executando no piano de cauda O Bolero de Ravel.
Às guenguenzagens postas dentro do caixão de quinta categoria, que, de tanto peso já corre o risco de soltar o fundo, se acrescente ainda uma reza catimbó, de linha branca de Mãe Maria de Codó.
A presença do renegado Chiquinho Soldado, um paraibano acunhado, desertor das fileiras da PM, companheiro de viagens em serviço pelas tantas quebradas do Maranhão, Piauí. Passamos e escapamos de trizidelas de estrada; alegrias bebendo cachaça Mangueira e tiquira, aplicando quiriquitas em bares e lupanares, dançando forró, contando bravatas. Sorrindo a bandeira despregada!
Afinal, a alma serve mesmo é para os vãos dos andares da vida!
O mestre Luiz Federal do Cajueiro (se ainda estiver nesse mundo doido), com a sua verve de contador de causos e relatando as suas aventuras pela Terra de Iracema, região onde as mulheres mantêm acesa a libido mesmo depois dos sessenta na radiola.
A presença de uma lavadeira de roupas do Barra do Corda, no Maranhão, gigantes de ébano descendentes da Mãe África, com seus olhos azuis, resultado da miscigenação de negro, índio, franceses e holandeses. Um verdadeiro encanto exótico e tropical na Terra de Macunaíma.
E por cima da fuleiragem, botem um balaio com cagaita, marmelada de cachorro, panã, gabiroba, araçá, um tijolo de doce de buriti, outro de casca de laranja e uma caixa de fósforos cheia de carrapatos daqueles pequenos só para recordar da verve libidinosa do saudoso topógrafo Zé Sales (o devagar) e suas invenções eróticas.
Ele despejava os carrapatos na sua pele e pedia a parceira para catar um por um.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69689
De: Manoel Hygino Data: Sexta 25/11/2011 10:35:00
Cidade: Belo Horizonte/MG

A ameaça do crime

Manoel Hygino dos Santos - Jornal "Hoje em Dia"

Volto ao tema e repito temer o grandioso futuro do país. Não são tão boas como se esperaria as notícias de fatos que se renovam, em praticamente todos os setores da vida nacional. Muito especificamente me impressionam e me inquietam os que envolvem a segurança nacional, resultado de políticas sociais inadequadas à realidade brasileira durante longo tempo.
As organizações criminosas estão em plena atividade, a despeito das providências mais recentemente adotadas pelo poder público para combater o crime, que inclui o comércio de drogas em todo o território, a disputa pelo postos de vendas e perversas ramificações de negócios. Não se pode ser condescendente com malfeitores.
Tem plena razão o juiz de direito Isaías Caldeira Veloso quando adverte: "O governo não está dando a atenção ao combate desse câncer terrível, chamado crack, que está se alastrando e destruindo adolescentes e jovens nas pequenas cidades". E nas médias e grandes igualmente (digo-o eu), se bem que não se esperaria que às menores chegasse tão rapidamente.
O magistrado confessa: "Quase todos os dias sou procurado por mães desesperadas, que contam que sabem que os filhos viciados em crack vão morrer por causa da droga, pelas mãos de traficantes no mundo crime, pois roubam para sustentar o vício". Pior é que o mal se estendeu à zona rural de municípios pobres do Norte de Minas, possivelmente estimulado pelo baixo preço do produto.
A guerra pelo tráfico está declarada e todos os dias, em todos o país, há referência aos combates travados, à luz do sol ou no escuro da noite. Há esperança de sairmos da situação de incessante realidade de preocupação, medo e dor? O que se pode fazer? Em verdade, as gangues permanecem atentas, atuantes e poderosas, procurando ainda mais consolidar sua força e conquistar mercados. Estas organizações estariam financiando cursos superiores para que seus integrantes melhor se cuidem e mais avancem sobre os bens alheios, inclusive a honra, a saúde e a vida.
A sociedade está encurralada, prisioneira dos bandidos, entre os quais se incluem os agentes da lei desonestos, e que não são poucos. As afirmações do criminoso Nem, chefe do tráfico na Rocinha, foi recentemente peremptório e suficientemente claro: metade do que faturava com seu negócio hediondo (R$ 100 milhões por ano) era entregue a policiais, R$ 50 milhões, pois, e somente em uma favela!
Não pode subsistir euforia diante da calamidade que aí está e que vem custando a vida de inúmeros brasileiros. As vias públicas das cidades e agora as áreas rurais estão invadidas pelos marginais, que ali montaram seu rendoso e macabro esquema de ludibriar os incautos, aprisioná-los às drogas, destruir-lhes as virtudes e as possibilidades de realização em qualquer âmbito.
A corja se acha em plena ação e se locupletando, a despeito do êxito de ações policiais dignas e imprescindíveis. Mas há de ter-se cuidado. O Brasil não pode tornar-se um segundo México e, por sua extensão, por suas imensas fronteiras, corre o risco de transformar-se no maior empório de drogas do mundo, e elas vêm acompanhadas de terríveis outros males de natureza social e humana.
O próprio Marcola, um mestre do sistema criminoso, afirmou - não recentemente - que para vencer estas organizações só com arma nuclear. Será que teríamos de chegar a esse ponto?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69688
De: Polícia Rodoviária Federal Data: Sexta 25/11/2011 10:24:49
Cidade: Montes Claros/MG

Em Bocaiuva/MG, na BR 135 - KM 394 às 07:30 hs, fomos acionados via 191, por usuários da rodovia, informando que havia uma movimentação estranha de um FIAT FIORINO, que estaria abordando um veículo branco carregado de cigarros.Ao deslocar, deparamos com o veículo Fiat Ducato EMO 1772/SP, com o fundo e lateral arrombados e sem a carga. O Condutor Sr. K. P. B. - nasc. 21/07/1987, declarou que transitava no sentido Montes Claros/Contagem e que, ao passar pelo km 394, um Fiat Fiorino Branco passou a transitar ao lado de seu veículo, sendo que o passageiro esticou o braço e apontou uma arma, revólver calibre 38, obrigando-o a parar o veículo. Na sequência, o larápio adentrou no veículo, sendo magro, alto calvanhaque ralo, tendo obrigado o condutor a entrar em uma vicinal, onde foi subtraída toda a carga e passada para o veículo Fiorino. Foram subtraídas todas as mercadorias, sendo 173,2 milheiros de cigarros, 7 pacotes de fumo trevo, 02 caixas de papel trevo, 48 unidades de isqueiros BIC, 60 unidades de pilhas BIC, somando um total de 30.738,48 ( trinta mil, setecentos e trinta e oito reais, quarenta e oito centavos). Além das mercadorias, foram subtraídos ainda 03 celulares, sendo 01 LG GX 200 e 02 NOKKIA. Assaltantes em quatro motcicletas acompanharam um condutor de um caminhão Mercedes Benz que saiu do Ceanorte em Montes Claros, após negociar uma carga de batatas e o abordaram no km 372 da BR 135, após disparar vários tiros contra o veículo da vítima.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69687
De: Leandro Pereira Data: Sexta 25/11/2011 09:57:13
Cidade: Montes Claros

Em resposta a mensagem 69677. Caro amigo, acho que os meios de comunicação, não devem falar nem bem e nem mal da nossa cidade, e sim, falar a realidade que enfrentamos, assim, o leitor pode tirar sua própria conclusão sobre como é nossa cidade!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69686
De: João Eduardo Data: Sexta 25/11/2011 09:43:17
Cidade: Montes Claros/MG

A Prefeitura enviou à Câmara Municipal pedido de autorização para vender, dar em pagamento ou permutar 24 terrenos na área urbana de Montes Claros, incluindo áreas destinadas ao verde. Se de fato as vendas forem autorizadas, os primeiros R$ 10,5 milhões "serão investidos em asfaltamento de vias públicas e o restante em serviços e atividades de interesse público". A menor área que será posta à venda tem 807,8 e a maior 38.865 metros quadrados. Em ofício enviado à Câmara, o prefeito diz que “os imóveis em questão são áreas não ocupadas pelo Município e das quais este não necessita para implantação de equipamentos urbanos ou para possibilitar a realização de interesse público relevante” . E acrescenta: “os imóveis mencionados são desnecessários e só geram ônus para o município”. Pelo menos um vereador reagiu e disse que vai ao Ministério Público pedir para barrar a venda dos terrenos. São as seguintes as 24 áreas que a Prefeitura de Montes Claros pediu autorização aos vereadores para vender, todas localizadas na área urbana da cidade, a maior com área de 38. 855 metros e, a menor, com 807:

1) Alameda da Pampulha, B. Carmelo (9.403 m2)
2) Av. Antônio Ferreira, B. Carmelo (10.699 m2)
3) R. Joviniano Ramos, B. São José (3.309 m2)
4) Av. Sidney Chaves, B. Edgar Pereira (1.500 m2)
5) R. Seymando Sarmento, B. Ibituruna (807,8 m2)
6) R. Francisco Coutinho, B. Morada do Sol (3.780 m2)
7) Av. Osmani Barbosa, B. JK (14.540 m2)
8) R. Pequizeiro, B. Canelas (1.382 m2)
9) R. Benjamim dos Anjos (1.500 m2)
10) R. “N” – Loteamento das Acácias (6.195 m2)
11) R. “N” – Loteamento das Acácias (6.394 m2)
12) R. “N” – Loteamento das Acácias (38.865 m2)
13) R. “E” – Loteamento São Raul Lourenço (8.151 m2)
14) R. “C”, B. Nossa Senhora da Aparecida (2.420 m2)
15) R. “3”, B. Panorama (6.500 m2)
16) R. Enock dos Santos B. (2.835 m2)
17) R. Enock dos Santos B. (4.734 m2)
18) R. Pedro Pereira, B. Panorama (3.972 m2)
19) R. Alameda Lagoa Azul, B. Carmelo (3.600 m2)
20) R. Antônio Lopes da Silva, B. Vila Atlântida (11.705 m2)
21) Alameda Lagoa Araruama, B. Carmelo (5.263 m2)
22) R. “I” – Loteamento Belvedere (10.634 m2)
23) R. “G”, B. Nova Jaraguá (6.225,18 m2)
24) R. “C”, B. Novo Jaraguá (4.283,12 m2)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69685
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sexta 25/11/2011 09:44:36
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

25 de novembro

1889 - Chega à cidade de Montes Claros a confirmação da proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil, no dia 15 de novembro. Demonstrando vivo regosijo pelo evento, os cidadãos filiados ao Partido Republicano promovem manifestações populares com girândolas, foguetes e bombões, sendo pronunciados vários discursos. Como a banda de música local, a Euterpe Montesclarense, tem na sua organização sentimentos monárquicos, recusando-se a qualquer cooperação com os Republicanos, êstes mandam vir de Bonfim (Bocaiúva) a banda de música da cidade vizinha, regida pelo Maestro Francisco Alves Louça, para comemorar-se condignamente o marcante acontecimento. Os festejos só terminaram ao amanhecer do dia seguinte.
1892 - O vereador eleito pelo distrito do Jequitaí, Luiz José Gregório, toma posse do cargo, perante o dr. Carlos
José Versiani, presidente da Câmara Municipal de Montes Claros.
1925 - Vitimado por uma faísca elétrica, falece João Bragança, comerciante em Montes Claros, casado com dona Maria Bragança.
1932 - Pelo decreto n.° 67, fica denominado bairro do Bonfim, a parte suburbana da cidade, conhecida por bairro do Morrinho.
1957 - Falece Antônio Quirino de Sousa. Nasceu, em Montes Claros, a 27 de outubro de 1878, filho de Victor Quirino de Sousa e dona Firmina Teixeira de Sousa. Mudando-se, com seus pais, para Pirapora, foi vereador à Câmara daquele município, onde também exerceu os cargos de encarregado do Pôsto Meteorológico, de Almoxarife da I. V. de Pirapora e agente de navegação. Regressando a Montes Claros, foi encarregado do Pôsto Meteorológico local e nomeado fotógrafo da E. F. Central do Brasil. Foi casado com dona Cecilia Athayde.
1960 - Falece, em Belo Horizonte, Geraldo Teixeira de Oliveira. Nasceu, em Montes Claros, a 15 de janeiro de 1910, filho de Luiz Augusto Teixeira de Carvalho e dona Amélia Teixeira de Oliveira. Era tipógrafo em sua terra natal, quando se transferiu para a Capital mineira, continuando a mesma profissão. Depois foi repórter, trabalhando em diversos jornais da imprensa belorizontina.
1961 - Iniciam-se as solenidades da fundação do Lions Clube em Montes Claros. Para a referida finalidade, chegaram na véspera, à cidade, procedentes de Belo Horizonte, os componentes de uma caravana que foram recepcionados na gare da Central do Brasil e no Aeroporto local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69684
De: Claudia Soares Data: Quinta 24/11/2011 16:57:50
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Câncer / Droga - Hoje é o dia internacional de prevenção ao câncer, vi relatos de cura e esperança, me emocionei. Mas existe um câncer de grande poder de destruição que esta levando os jovens das suas famílias.Falo assim porque tenho um filho dependente químico.Acreditem é como um câncer, com um diferencial triste, quem está “nesta” sequer consegui ter noção do mal que esta causando para si e para os que os amam, e não aceitam(acham que não precisam) de tratamento, ajuda para que não cheguem ao fundo do poço, que pode ou não ter volta.O preconceito para com o dependente é grande, mas gostaria de deixar um alerta para todos:Pode estar acontecendo ou pode acontecer dentro da sua casa, não é só com seu vizinho.A droga não está escolhendo, cor, raça,classe social etc.Hoje luto sozinha para salvar o meu filho, um jovem estudante de direito, filho exemplar que por um motivo desconhecido caiu “nessa”.Os “amigos” se afastaram, o pai acredita ser uma safadeza...(é o amor incondicional???).Faço aqui um alerta e um apelo não discriminem ajude com uma palavra de incentivo para a libertação, porque não acontece só com seu vizinho...Gostaria de trocar de idéia com já viveu ou vive este drama que nos tira a força e a crença em dias melhores, preciso de uma LUZ, porque o túnel ta muito escuro.Desculpe se ofendi alguém com o meu relato, mas aqui tem uma mãe morrendo junto com seu filho...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69683
De: Elmar Leles Data: Quinta 24/11/2011 08:24:05
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem: Gostaria de obter informações sobre o autor do barbaro crime cometido em fevereiro em MOC, e que as informaçãos postadas neste mural ajudaram a prender o criminoso em São Paulo, Danilo, cuja vitima foi a Janinha. Gostaria de saber se ele ja foi condenado, se continua preso. (...)
Comentário: Relativo ao andamento do processo - caso Janinha - O MM Juiz de Direito da Vara do Tribunal do Júri desta Comarca de Montes/MG deixou de pronunciar o réu (...),desclassificou o delito de homicídio qualificado e declinou da competência para uma das Varas Criminais da Comarca. Contudo, houve recurso do Ministério Público, que será julgado pelo TJMG. Assim, o julgamento do feito desloca da competência do Tribunal Popular para o Juízo Singular. Se mantida a decisão, o réu responderá por Latrocínio e Estupro, cujas penas abstratas são, respectivamente, de 20 a 30 anos e 6 a 10 anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69682
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quinta 24/11/2011 08:18:59
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

24 de novembro

1879 - O bacharel José Alfredo Machado entra em exercício do cargo de Juiz de Direito da Comarca do Rio de São Francisco.
1886 - Nasce em Salvador, Bahia, o dr. João Ferreira Machado, filho do cel. Joaquim Ferreira Machado e dona Benvinda de Freitas Machado. Fêz os cursos primário e secundário em sua cidade natal, onde se diplomou pela Faculdade de Medicina, a 16 de novembro de 1908. Foi médico da Marinha Mercante; da Emprêsa Construtora Costa, Dias, Spyer & Cia., da Escola de Aprendizes de Marinheiros, de Pirapora, Minas; do Centro de Saúde e da Santa Casa de Misericórdia, de Montes Claros; da 6.ª Divisão da E. F. Central do Brasil, na construção do ramal de Buenópolis a Montes Claros e da Caixa de Pensão dos Ferroviários da E. F. Central do Brasil, de Corinto. E’ médico da Hospedaria dos Imigrantes (INIC), em Corinto, onde tem consultório médico. Por muitos anos, clinicou na cidade de Montes Claros.
1894 - O tte. Eusébio Alves Sarmento é reconhecido vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, para o período que se inicia a 7 de janeiro de 1895.
- O cap. João. dos Anjos Fróis é nomeado para professor de Ginástica e Evoluções Militares da Escola Normal de Montes Claros.
1925 - Nasce, em Grão Mogol o dr. José Estevam Barbosa, filho de Antônio Odorico Barbosa e dona Maria Martins Barbosa. Fêz o curso primário em Riacho dos Machados; o secundário em Montes Claros e no Grambery, de Juiz de Fora, diplomando-se em medicina pela Faculdade da U. M. G., de Belo Horizonte. E’ médico da Cooperativa de Consumo dos Rodoviários de Minas Gerais Ltda.; é anestesista do Hospital Santa Terezinha e médico do SAMDU ambos de Montes Claros, e onde tem consultório medico, sendo especialista em Pediatria.
1927 - Realiza-se, na Câmara Municipal de Montes Claros, a eleição de Presidente da Mesa, sendo eleito o dr. Pedro Augusto Velloso, na vaga aberta com a renúneia do dr. José Corrêa Machado.
1954 - Falece Honorato José Maurício, aos 50 anos de idade. Nasceu em Montes Claros, filho do cel. João Alves Maurício e dona Artimina Alves Maurício. Era fazendeiro no município de Montes Claros e viuvo de dona Altina Versiani Maurício.
1958 - Pela lei municipal n.° 391, fica o Prefeito Municipa de Montes Claros autorizado a adquirir de Noriva Guilherme Vieira uma faixa de terra com a área de 11.125 metros quadrados, na fazenda Vargem Grande, de propriedade do mesmo, podendo para isto despender até Cr$ 60.000,00, e doá-la à 5.ª Inspetoria Florestal em Minas Gerais, para instalação do Horto Florestal do 6.° Distrito Florestal, em Montes Claros.
1962 - E’ lançado pela Livraria Itatiaia, de Belo Horizonte, o livro de contos “Grotão”, do escritor montesclarense dr. João Valle Maurício, que é saudado na ocasião pelo prof. Alberto Deodato.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69681
De: Hildebrando Data: Quinta 24/11/2011 07:55:26
Cidade: Moc

A boa chuva que cai em M. Claros desde a noite de anteontem deve prosseguir hoje. Há previsão de 23 milímetros nesta quinta e 2mm amanhã. O tempo segue enevoado, com a serraria encoberta por várias vezes ao dia. Clima natalino, enfim.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69680
De: Hernane Data: Quinta 24/11/2011 01:34:19
Cidade: Montes Claros

Quero informar que a venda da internet oi velox-telemar, de 10 mega ou acima, tem que ser observada uma distancia de 2 km da torre, mais disso, não se consegue uma transmissão adequada, fato informado por um técnico da empresa, tem que ser observada também o horário de pique quando há muita queda de transmissão, o limite de download oferecido pela prestadora, quase nunca chega ao valor oferecido. Internet com mais de 2km da torre, tem que ser no máximo 5 mega, o ideal seria até 2 mega. Um péssimo serviço prestado em Montes Claros, que ainda temos uma internet muito cara e que não oferece o serviço oferecido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69679
De: Oswaldo Data: Quarta 23/11/2011 22:19:08
Cidade: BH

A nota abaixo é da revista Veja de agora à noite. O que a revista diz, com base em Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, grande parte da população já havia percebido. Não são reais as estatísticas periodicamente divulgadas pelos órgãos de segurança pública no Brasil. A revista cita que as estatisticas de Minas estão entre as que têm menos credbilidade. Veja a nota: "O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira, mostra que alguns estados da federação estão repassando estatísticas relativas à segurança diferentes da realidade dessas regiões. O resultado prático dessa falha é o número oficial de crimes ser, no registro oficial, muito menor que a incidência real de delitos. É o caso, por exemplo, de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, os três precisam investir com urgência na melhoria dos dados. Por causa dessa deficiência nos registros, a qualidade e a credibilidade das informações sobre a segurança nesses estados foi considerada precária. O estudo foi elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, baseado em dados de 2009 e 2010, e está em sua quinta edição." (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69677
De: Jornnalista Luiz Ribeiro Data: Quarta 23/11/2011 18:55:30
Cidade: Montes Claros/MG

:No início dos anos 1980 - eu adolescente, mas acompanhava o noticiário - a Revista Veja divulgou reportagem, chamando Montes Claros de "cemitério de indústrias". A reportagem foi altamente danosa para a cidade, prejudicando a vinda de novos empreendimentos. Agora, a mesma revista faz outra matéria na qual faz referências elogiosas à cidade. Aí, aparecem questionamentos. Será que melhor falar bem ou mal da cidade? Não devemos deixar as paixões (ou decepções) politicas de lado e enaltecer as coisas boas da cidade, por amor à ela? São questões a serem refletidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69676
De: Carlos Data: Quarta 23/11/2011 18:24:38
Cidade: Montes Claros/MG

A PM confirmou mais uma execução agora à tarde, em Montes Claros. Foi na rua Cônego Chaves. As informações iniciais são de que o morto é um homem e que estava com uma criança - com quem nada aconteceu. (...) este assassinato eleva para 97 os homicídios em Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69675
De: Maria Data: Quarta 23/11/2011 17:49:03
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Mais um homicídio!!! Agora há pouco aconteceu um homicídio na rua Dona Tiburtina. Um homem passou de moto e desferiu 6 tiros em outro que estava com uma criança. Felizmente os tiros não atingiram a criança. Parece que o corpo ainda está no local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69674
De: Alberto Sena Data: Quarta 23/11/2011 17:11:27
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Experimentalmente, Nossa Senhora e o Menino Jesus foram introduzidos à lapa/manjedoura do Presépio Natural Mãos de Deus, em Grão-Mogol (MG) O presépio terá pré-inauguração, dia nove de dezembro, segundo informa o seu idealizador, o empresário aposentado Lúcio Bemquerer, que em oito meses construiu toda a infraestrutura necessária, com recursos próprios, para facilitar o acesso preferencialmente aos cadeirantes. O presépio já é considerado o maior do mundo na categoria de “natural, perene e a céu aberto”. Com 17 personagens bíblicos do nascimento do Menino Jesus, em tamanho natural, esculturas feitas pelo artista de Contagem (MG), Antônio da Silva Reis, a obra chama a atenção pela sua grandiosidade e beleza. (Mais informações com Lúcio Bemquerer pelo telefone 38 3238-1434, Grão-Mogol).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69673
De: Fabrício Data: Quarta 23/11/2011 16:19:34
Cidade: Montes Claros

Caro Sr. Mário Lúcio Caldeira de Faria, Essa revista realmente existe. Trata-se da edição do dia 02 de novembro, que tem um bebê na capa. A reportagem se chama “A economia que pulsa no interior do país”. A reportagem especial, que cita vários municípios no país inteiro, começa na página 160 e vai até a 197. Dentro dessas 37 páginas, apenas uma nota de poucas linhas sobre Montes Claros na página 195: "A cidade tem fábricas de grande porte, como a da Nestlé e a da Novo Nordisk. É referência em educação e comércio para mais de oitenta municípios ao seu redor, incluindo alguns do sul da Bahia. Conta com três faculdades de medicina e cinco hospitais, que atraem a população das redondezas. Nos últimos 4 anos inaugurou três shoppings". Além de ser apenas uma pequena nota, ela ainda traz informações equivocadas como a da inauguração de 3 shoppings nos últimos 4 anos, sem falar que os demais pontos positivos citados não tem qualquer relação (ou tem uma relação distante) com a atual administração. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69672
De: Fabrício Data: Quarta 23/11/2011 15:10:14
Cidade: Montes Claros

O Curso de Direito da Unimontes foi um dos 11 recomendados pela OAB em Minas Gerais (em todo o Brasil foram 90 as faculdades recomendadas). As outras faculdades mineiras que constam na lista são: UFMG; UFJF; UFOP; UFU; PUC São Gabriel; PUC Coração Eucarístico; FUMEC; Newton Paiva; Milton Campos, e Vianna Júnior de Juiz de Fora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69671
De: Eduardo Data: Quarta 23/11/2011 14:45:47
Cidade: Montes Claros/MG

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, divulgou hoje a edição do Selo OAB de 2011. A lista funciona como uma indicação dos cursos de Direito com melhor qualidade na avaliação da OAB. Entre os 1.210 cursos de Direito que existem no país atualmente, apenas 90 (7,4% do total) são recomendados pelo Selo. E, ainda, somente 11 cursos de Direito em Minas são recomendados e seis deles estão em Belo Horizonte. Acre e Mato Grosso foram os dois estados que não tiveram nenhum curso recomendado. Os cursos da UFMG e Unimontes estão entre os 11, em Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69670
De: Mário Lúcio Caldeira de Faria Data: Quarta 23/11/2011 14:30:31
Cidade: Montes Claros(MG)

Está circulando na televisão uma propaganda da cidade de Montes Claros que fora publicada pela revista VEJA que mostra uma cidade limpa, industrializada, segura, sem buracos nas ruas, enfim um lugar de primeiro mundo. Pois bem. Sou assinante da revista VEJA há mais de vinte anos e já foliei as últimas trinta edições e não encontrei essa revista que mostra as belezas de Montes Claros. Gostaria que alguém me informassem(por favor) qual o número da edição de VEJA que contém essas maravilhas. Desde já antecipo meus agradecimentos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69669
De: claudia Data: Quarta 23/11/2011 13:08:04
Cidade: montes claros/mg

Mais uma vez a mesma joalheria na rua Lafetá em Montes Claros é assaltada. Foi agora mesmo, por volta das 12:20. Passava eu pelo local no exato momento quando vi os meliantes saírem numa moto, eram dois e algumas pessoas com a visão mais apurada puderam copiar a placa da moto. Felizmente nada aconteceu com os stendentes da joalheria. Infelizmente o centro da cidade está vazia no contexto de policiamento. Será que somente as câmeras "olho vivo" são capazes de conter a criminalidade aos lojistas do centro da cidade? Precisamos rever certos conceitos de segurança pública.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69668
De: Comerciante Data: Quarta 23/11/2011 12:50:17
Cidade: montes claros  País: brasil

Acabo de presenciar ainda a pouco minutos assalto a outra joalheria no centro na rua Lafeta.Não temos mais segurança para trabalharmos tranquilos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69667
De: Marden Carvalho Data: Quarta 23/11/2011 09:23:32
Cidade: Londres  País: Inglaterra

A BBC tem um excelente programa chamado The Real Hustle, onde geralmente eles revelam os mais comuns tipos de golpes e como agem os mais variados tipos de ladrões ou enganadores. Então aproveitando a oportunidade, fiz uma breve tradução de um dos vídeos, com o intuito de ajudar, para que pessoas não caiam nesse golpe da jaqueta de couro de grandes marcas. Esses golpes são antigos e há mais de 30 anos, milhares de pessoas (muitos turistas), vem sendo vítimas diariamente nas ruas da Europa. E agora parece que esses usurpadores do alheio resolveram mudar de localização.
http://youtu.be/V2bRQwSKFMc

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69666
De: eduardo Data: Quarta 23/11/2011 09:59:53
Cidade: juramento/MG

Mensagem: Ontem, após sair do trabalho e minha filha de 3 anos chegar da escola, resolvi levá-la a Praça mais tradicional de Montes Claros, a Prça da Matriz. Infelizmente, não podemos ficar por lá muito tempo, pois bem na parte central da mesma, um bloco de cinco a seis pessoas(alguns hippes) fazia uso de maconha, sem nenhuma preocupação. Não é a primeira vez que presencio isso na praça, e infelizmente não há policiamento nem abordagem dos usuário. Fico indignado com tal situação, pois ali, idosos, e trabablhadores que ali vão para descançar ou apreciar a praça, não estão podendo, devido a estes viciados. Afinal, esta paço municipal é para o bem esta da população ou campo neutro para usso de drogas?
Comentário: verdade, pura verdade!! esta praça e ruas próximas dela estão virando pontos de usuários de drogas e encontros de casais do mesmo sexo (sem descriminação), mas a maioria deles além de faltar com o respeito praticando sexo em vias públicas faz uso de drogas e nos deixam totalmente constrangidos. Muitos deles ainda são violentos, ameaçam quem passam por ali.O pior de tudo é que são jovens que as vezes estão em horários escolar. Os pais deveriam estar cientes, sabem como vigiando de perto fazendo o papel de pai.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69665
De: Estado de Minas Data: Quarta 23/11/2011 09:12:37
Cidade: Belo Horizonte/MG

Doente pobre paga duas vezes - Secretário municipal de Saúde de Pai Pedro, preso ontem pela PF, faz parte de um esquema de dupla cobrança de pacientes do SUS que age em pelo menos 12 municípios do Norte de MG - Luiz Ribeiro - A Polícia Federal prendeu, ontem, o secretário municipal de Saúde de Pai Pedro (Norte de Minas), Jailson José Ferreira, suspeito de ser apenas “a ponta de um iceberg” de um esquema de dupla cobrança de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi detido um suposto intermediário da fraude, Fabiano de Souza. Os dois começaram a ser investigados depois que uma mulher de família pobre, com 35 anos, moradora da Zona Rural de Pai Pedro, denunciou ter pago R$ 1,2 mil por uma cirurgia realizada em um hospital de Montes Claros, que já havia sido custeada pelo SUS. O delegado da PF responsável pela investigação, Marcelo Freitas, informou que o esquema envolve médicos, servidores e secretários municipais de saúde de pelo menos 12 municípios do Norte de Minas. “Com as prisões, descobrimos a ponta do iceberg de um esquema lesivo às pessoas atendidas pelo SUS, que, na verdade, a gente já sabia que vinha acontecendo”, admitiu Marcelo Freitas. “Agora, vamos aprofundar as investigações e chegar aos outros envolvidos, a fim de acabar com essa situação, que prejudica as pessoas que mais precisam e que se repete em outras cidades e regiões do país”, completou o delegado. De acordo com as investigações, em 29 de julho, a paciente “Maria” (nome fictício), portadora da doença de Chagas, saiu da zona rural de Pai Pedro e deslocou-se 200 quilômetros até Montes Claros, onde foi ao Hospital Aroldo Tourinho, para se submeter a uma cirurgia.Na porta do hospital, a mulher teria sido abordada por Fabiano, com a exigência do pagamento de R$ 1,2 mil para que fosse confirmada a internação e a cirurgia. A paciente contou à PF que retornou a sua terra natal para tentar conseguir o dinheiro. Vendeu a única cabeça de gado da família e teve que tomar R$ 1 mil emprestado de um vizinho. Depois de juntar o dinheiro, retornou a Montes Claros e fez o pagamento a Fabiano, numa rua lateral do hospital. Porém, depois da cirurgia, feita em 24 de setembro, ficou sabendo que todo o tratamento foi custeado pelo Sistema Único de Saúde, mediante Autorização de Internação Hospitalar (AIH), assinada pelo secretário municipal de Saúde de Pai Pedro. A mulher comunicou o fato à Ouvidoria, que encaminhou a denúncia ao Ministério Público e à Polícia Federal. O advogado do secretário, Railson Dias Santos, afirmou que seu cliente nega a acusação de cobrança irregular e garantiu que, logo após encaminhar a paciente para Montes Claros, Jailson “obteve informações do funcionário (não revelou o nome) de um hospital de Porteirinha (também no Norte de Minas) de que “existia uma pessoa em Montes Claros que facilitava o andamento dos procedimentos nos hospitais na cidade”. Essa pessoa seria Fabiano. O advogado informou ainda que o secretário de Pai Pedro ligou para Fabiano, mas que não teriam negociado nenhum tipo de pagamento por parte da paciente. A Polícia Federal informou, contudo, que o dinheiro cobrado da moradora de Pai Pedro foi repartido entre o intermediário e o secretário de saúde. Outras cidades Fabiano de Souza, que já foi funcionário terceirizado da Policlínica do Hospital Universitário Clemente Faria, alegou à PF que só vai falar em juízo. Porém, informalmente, se dispôs a colaborar com as investigações e repassou uma série de informações a respeito de um suposto esquema de cobrança ilegal de pacientes que saem de outros municípios do Norte de Minas e são encaminhados para ser internados em hospitais de Montes Claros, mediante guias de AIHs. Fabiano apontou os nomes de oito médicos, além de servidores e secretários municipais, que seriam vinculados ao esquema fraudulento. Ele citou pelo menos 12 municípios onde os pacientes estariam sendo lesados. As informações serão investigadas pela PF. O delegado Marcelo Freitas considerou que as informações repassadas pelo intermediário são de grande importância para as investigações. “Pelo o que ele falou, o esquema funciona da seguinte forma: o paciente é enviado para uma cirurgia no hospital, a ser feita pelo SUS. Aí, depois do pagamento irregular, a pessoa passa na frente de outros pacientes que estão na fila, à espera de cirurgia. Trata-se de um esquema criminoso, com conseqüências gravíssimas, resultando em morte para aquelas pessoas que não podem pagar de forma alguma”, acusou.
O secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Edson Souza Guerra, garantiu que a Secretaria fiscaliza constantemente os hospitais, visando evitar qualquer tipo de cobrança dos pacientes do SUS. “Agora, compete aos próprios hospitais fiscalizar e punir os médicos e outros servidores que cometerem algum tipo de irregularidade. A nossa recomendação é para que os próprios pacientes encaminhem as denúncias quando existir algum tipo de cobrança de quem foi atendido pelo SUS”, disse Guerra. Ele informou ainda que, recentemente, um medico foi demitido de um hospital da cidade por cobrar de um segurado do Sistema Único
de Saúde.

HOJE EM DIA - Secretário preso por vender vaga no SUS – A Polícia Federal desbaratou, ontem, esquema fraudulento envolvendo médicos e secretários municipais de 12 municípios do Norte de Minas. Segundo a investigação, os integrantes do esquema davam prioridade na fila de cirurgia do SUS aos pacientes que pagavam propina. Na operação, foram presos Fabiano de Souza, ex-funcionário da área de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, apontado como agenciador do esquema, e o Secretário Municipal de Saúde do município de Pai Pedro, Jailson José Ferreira. O esquema foi descoberto quando uma paciente da cidade de Pai Pedro procurou o secretário Jailson José, comunicando que precisava fazer uma consulta e uma cirurgia em Montes Claros. Ela alegou que o secretário disse que o tratamento só será feito pela rede particular, ao custo de R$ 2,4 mil. A prefeitura bancaria a metade e a paciente deveria bancar a outra parte. Fabiano de Souza seria o responsável para viabilizar os procedimentos. Após realizar a cirurgia, a paciente recebeu a visita de um médico, que perguntou-lhe sobre sua situação. Ela comunicou que a cirurgia foi particular. Surpreso, o médico teria lhe mostrado que o procedimento foi realizado pelo SUS. A partir disso, a Polícia Federal começou a investigar o caso. Em seu depoimento, a paciente, que trabalha no campo, disse que vendeu o único bem que tinha, por R$ 200, para pegar um empréstimo de R$ 1 mil. O Ministério Público pediu a prisão preventiva dos envolvidos. Fabiano de Souza foi preso em sua casa, em Montes Claros, enquanto Jailson, em Pai Pedro. O advogado Railson dos Santos disse que o secretário apenas ajudava os pacientes. Porém, o advogado Rherisson Oliveira, que defende Fabiano, garante que foram lesadas mais de 50 pessoas e que o dinheiro era rateado entre médicos, agenciadores e secretários municipais. O delegado Marcelo Freitas explicou que o esquema cobrava R$ 180 pela consulta, mas registrava nos hospitais R$ 27, valor cobrado pelo SUS. “A covardia é que eles prejudicavam as pessoas pobres. Eles arrancavam tudo e cobravam também do SUS”, disse.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69664
De: Augusto Data: Quarta 23/11/2011 08:44:48
Cidade: Moc

O dia está "invernado" agora em Montes Claros. Choveu ontem por volta da meia-nite, chuva rápída, tipo pancada, mas o calor do dia ainda invadiu a noite. De madrugada, aos poucos foi se instalando um clima mais ameno e o dia chegou enevoado, com rolos de névoa cobrindo a serraria da cidade. Neste momento, chove e algumas luzes da cidade se acendem. Pela previsão deve chover em Montes Claros - 5 milímetros hoje e, nos próximos dias, 17mm, 20,8, 21, 29 e até 61 milímetros na terça-feira da semana que vem. É uma pena que a meteorologia não esteja conseguindo "sustentar" estes números. Nas últimas semanas, poucas das chuvas anunciadas cairam sobre a cidade. De hoje para amanhã, a temperatura deverá cair 3 graus - para 24 graus. Neste momento, quando a chuva se intensifica um pouco, faz 20 graus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69663
De: Carlos Data: Quarta 23/11/2011 08:35:38
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem: A rede SBT acaba de mostrar, em rede nacional, imagens de motociclista parado a tiro pela PM numa cidade do Norte de Minas - que a TV identificou como Mato Verde. Nas imagens, dois policiais dão ordens ao motociclista para que pare, mas ele desobedece e leva um tiro no tórax. Em seguida, cai e é colocado numa viatura pelos policiais, que o levam a atendimento hospitalar. Segundo o noticiário, o policial autor do tiro está afastado. As imagens são muito nítidas.
Comentário: Em um país sério é bandido que tem quer ter medo de polícia. Se a polícia pediu para parar deveria parar. Quem não deve não teme. Agora, no Brasil é diferente, faz-se de tudo, e o policial é que é afastado. Eta, Brasil! Agora, se fosse somente pela arbitrariedade aí sim poderia punir o policial. Se em toda vez quem não parasse a polícia atirasse, não veríamos aqui dentro de MOC milhares de motos com placas levantadas, motos sem impostos pagos, menores com suas motonetas, assaltantes motoqueiros pintando e bordando, leva-e-traz de drogas com motos. Resumindo, é o povo que tem que temer a lei, severa, mas preservando o bem comum e as pessoas trabalhadoras e de bem, não são os malandrinhos/vgbd que devem tomar conta da situação.Publiquem por favor, o desabafo das pessoas de bem. Obrigado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69662
De: Indignado Data: Quarta 23/11/2011 08:24:04
Cidade: Montes Claros/MG

Ontem, após sair do trabalho e minha filha de 3 anos chegar da escola, resolvi levá-la a Praça mais tradicional de Montes Claros, a Prça da Matriz. Infelizmente, não podemos ficar por lá muito tempo, pois bem na parte central da mesma, um bloco de cinco a seis pessoas(alguns hippes) fazia uso de maconha, sem nenhuma preocupação. Não é a primeira vez que presencio isso na praça, e infelizmente não há policiamento nem abordagem dos usuário. Fico indignado com tal situação, pois ali, idosos, e trabablhadores que ali vão para descançar ou apreciar a praça, não estão podendo, devido a estes viciados. Afinal, esta paço municipal é para o bem esta da população ou campo neutro para usso de drogas?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69661
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quarta 23/11/2011 08:21:48
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

23 de novembro

1894 - São reconhecidos vereadores eleitos à Câmara Municipal de Montes Claros, nas eleições de 7 de setembro de 1894, para formação da nova Câmara Legislativa, para o período que se inicia a 2 de janeiro de 1895, os seguintes vereadores gerais: cap. José Filomeno de Araújo e tte. Ezequias Teixeira de Carvalho; pelo distrito de Coração de Jesus, Antônio Prates Sobrinho; vereador geral, Leolino de Andrade Câmara; para Presidente da Câmara Municipal e Agente Executivo, dr. Honorato José Alves.
1944 - E’ aberta ao trafego público a ponte sôbre o rio Caititu, no quilômetro 38 da estrada de rodagem de Montes Claros para o Norte de Minas. Tem 36 metros de comprimento, com quatro vãos de sete metros e um de oito metros, sendo a largura da ponte de 4,40 metros. O custo total da obra foi de CrS 74.241,90, sendo mestre de obras, José Cândido dos Santos Virote.
1947 - Realizam-se as eleições municipais em Montes Claros, para Prefeito e Vice-Prefeito Municipal, vereadores e Juiz de Paz, sendo eleitos os seguintes, que tomarão posse a 1.º de janeiro de 1948: para Prefeito Municipal de Montes Claros, dr. Alfeu Gonçalves de Quadros; para Vice-Prefeito, Athos Braga; para vereadores, Hildeberto Alves de Freitas, Domingos Lopes da Silva, dr. Antônio Augusto Velloso, José Joaquim Pereira Dé, Antônio de Oliveira Fraga, Gorgônio Mendes Cardoso, Alvino Pereira de Sousa, dr. Carlos Gomes da Mota, José Dias da Silva, Filomeno Ribeiro dos Santos, dr. João F. Pimenta, João Soares de Carvalho, João Lopes Martins, Mauro de Araújo Moreira e dr. Pedro Santos; para Juiz de Paz da cidade, Pedro Paulino.
1956 - Sob a presidência de S. Ex. Revma. Dom José Alves Trindade, Bispo Diocesano, reúnem-se, no Palácio Episcopal, várias pessoas para tratarem da construção do Asilo Bom Pastor. A Congregação de N. S. de Caridade do Bom Pastor de Angers foi fundada, em 1955, na cidade de Montes Claros. A construção do prédio do Asilo deve ser executada no bairro São Judas Tadeu. Presentes à reunião estiveram, entre outros, o Deputado Theóphilo Ribeiro Pires; o Prefeito Municipal de Montes Claros em exercício dr. João F. Pimenta o presidente dos Vlcentinos, Francisco Barbosa Cursino; dr. Aflio Mendes de Aguiar, etc. Por aclamação foi escolhida a comissão encarregada da construção do Asilo, tendo como Presidente Francisco Barbosa Cursino.
1959 - Pelo decreto municipal n.° 464, é criada a secção de Odonotologia do Departamento Municipal de Saúde e Assistência de Montes Claros.
1961 - Têm início as obras de construção do nôvo Mercado Municipal de Montes Claros, localizado na Praça de Esportes na esquina da rua Cel. Joaquim Costa com a rua Belo Horizonte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69660
De: Juvercino Data: Terça 22/11/2011 23:49:22
Cidade: Montes Claros

Depois de um dia de forte calor, chove agora em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69659
De: Ernesto Data: Terça 22/11/2011 20:17:11
Cidade: M. Claros

A rede SBT acaba de mostrar, em rede nacional, imagens de motociclista parado a tiro pela PM numa cidade do Norte de Minas - que a TV identificou como Mato Verde. Nas imagens, dois policiais dão ordens ao motociclista para que pare, mas ele desobedece e leva um tiro no tórax. Em seguida, cai e é colocado numa viatura pelos policiais, que o levam a atendimento hospitalar. Segundo o noticiário, o policial autor do tiro está afastado. As imagens são muito nítidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69658
De: Estado de Minas Data: Terça 22/11/2011 11:30:53
Cidade: Belo Horizonte/MG

Secretário de saúde no norte de Minas é preso por `vender vaga` no SUS - A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão, nesta terça-feira, do secretário Municipal de Saúde de Pai Pedro, na microrregião de Janaúba, e um intermediário que atuava no município de Montes Claros. Trata-se da Operação batizada de Dupla Cobrança, que, segundo o delegado responsável pelo caso, Marcelo Freitas, revelou um esquema de cobrança de dinheiro de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), apesar de os serviços de internação na rede pública serem pagos pelo governo. Informações iniciais indicam que o secretário preso nesta manhã liderava uma quadrilha que prometia agilizar a marcação de exames ou de cirurgias em troca de pagamento ilícito. Mais detalhes serão divulgados em coletiva, no final da manhã.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69657
De: Hoje em Dia Data: Terça 22/11/2011 09:51:59
Cidade: Belo Horizonte/MG

Tadeu Leite enfrenta greve na Câmara - Os vereadores desta cidade do Norte de Minas, que fazem parte da base de apoio do prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), iniciaram uma espécie de "greve branca" en função dos desacordos envolvendo os projetos do Executivo. Desde a última semana, a base se recusa a votar os textos de interessa da prefeitura, pois não estaria sendo atendida. Para tentarem resolver a questão, realizaram um encontro com o prefeito, na sala da presidência legislativa. O presidente da Câmara, Valcir Soares da Silva (PTB), confirma a reunião mas explica que ocorreu apenas um alinhamento com o prefeito. A rebeldia dos vereadores se evidenciou quando eles aprovaram requerimento apresentado pelo vereador Cláudio Rodrigues de Jesus (PPS), para que a Secretaria Municipal de Administração envie, em 15 dias, a lista de todos servidores contratados pela prefeitura. O mesmo requerimento tinha sido reprovado por duas vezes. Ontem, dois projetos do Executivo não foram votados. Rodrigues afirmou que ficou surpreso com a reação dos vereadores da bancada e se o pedido deixar de ser atendido, acionará o Ministério Público para que a lista seja encaminhada no prazo definido na Lei Orgânica, ou seja, 15 dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69656
De: Marcia Data: Terça 22/11/2011 09:14:54
Cidade: Montes Claros

Um trágico assassinato aconteceu no incício da noite passada em São Romão. Um jovem de 18 anos estava jantando quando chegou um homem, abriu sua boca e deu um tiro dentro da boca do jovem, a arma usada ainda é desconhecida, uma vez que ele disparou somente um tiro e foram feitos vários furos na garganta do rapaz, que ainda levou outro tiro no braço.Só este mês em São Romão já foram quatro assassinatos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69655
De: Charles Fair Data: Segunda 21/11/2011 22:43:39
Cidade: M.Claros  País: Brasil

Não apenas jaquetas. Vendem também camisas, bebidas (vodca, vinho, etc) tudo "originalzinho da gema". Afirmam que estão em carro alugado e precisam vender logo para seguir para Salvador onde embarcarão de volta. Os Portugueses alegam que são da Marinha Mercante de lá. Os Italianos e espanhóis afirmam que estão residindo no Brasil. A criese financeira na Europa fez com que eles viessem para o "terceiro mundo". Agora os "favelados" (nós) teremos que prestigiá-los comprando bugingangas e garantindo a feirinha deles. Pobr deles! Ainda bem que não pobre nós!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69654
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Terça 22/11/2011 08:00:10
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

22 de novembro

1836 - Em sessão extraordinária da Câmara Municipal, Jose da Silva Souto toma posse, prestando juramento do emprêgo de Escrivão da Coletoria Municipal e das Rendas Provinciais da Vila de Formigas.
1841 - A Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas resolve assinar o “Jornal do Commercio”, do Rio de Janeiro, suspendendo, logo que termine, a assinatura do “Universal”.
1844 - Em portaria do Govêrno, Provincial, datada de 7 de outubro de 1844, é comunicado à Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas que o bacharel Francisco Vieira da Costa tomou posse, prestando juramento, do cargo de Juiz de Direito da Comarca do Rio de São Francisco.
1908 - Falece o dr. Antônio Rodrigues Teixeira, aos 58 anos de idade. Nasceu no Estado da Bahia, filho de José Rodrigues Teixeira e dona Maria Epifânia Simões de Paiva. Descendente de ilustre família do Recôncavo, diplomou-se em medicina, exercendo a clínica em Salvador. Ocupou, na sua terra, elevadas posições, quer na Monarquia, quer na República. Foi Deputado Provincial, Estadual e Senador, cargo no qual presidiu a corporação de que fazia parte. Transferindo sua residência para Montes Claros, aqui exerceu a sua profissão de médico, por 12 anos, com a mesma elevação de sentimentos com que sempre procedia na sociedade, onde era querido, e respeitado. Desempenhou o cargo de Promotor de Justiça do Têrmo de Montes Claros, o qual ainda ocupava, quando faleceu. Era Comendador da Ordem da Rosa e Cavaleiro de Cristo. Casou-se, em seu Estado, com dona Joana Meireles Viana Teixeira.
1911 - Nasce, em Coração de Jesus, o dr. José Prudêncio de Macedo, filho de Caetano Gonçalves de Macedo e dona Maria Ramos de Macedo. Fêz o curso primário em sua terra natal, o secundário, no Ginásio Municipal de Ouro Prêto, diplomando-se pela Faculdade de Direito da U. M. G., em 1937. Tem ocupado os seguintes cargos: Advogado do I. A. P .I.; Membro do Conselho Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil; Membro do Conselho Penitenciário; Diretor e um dos fundadores da Cooperativa Agro-Pecuária de Montes Claros e Presidente do Rotary Clube de Montes Claros. Versejando com espontaneidade e em estilo pitoresco, tem colaborado em várias fôlhas locais. Exerce a advocacia, com escritório na cidade de Montes Claros.
1935 - O tte. cel. João Guedes Durães assume as funções de Delegado Regional de Polícia, Investigações e Capturas, abrangendo os municípios de Coração de Jesus, Januária, Brasília de Minas, São Francisco, São Romão, Brejo das Almas e Montes Claros, com sede nesta cidade.
1951 - Pela lei n.° 126 é orçada a receita da Prefeitura Municipal de Montes Claros, para o exercício de 1952, em Cr$ 4.833.000,00, e fixada a despesa em igual quantia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69653
De: Angélica Data: Segunda 21/11/2011 17:46:34
Cidade: Montes Claros

Pessoal, atenção: tem mesmo uns caras europeus, vendendo umas jaquetas muito bonitas, supostamente da marca Giorgio Armani, como se fossem de couro, por um preço "muito baixo". Quem vê as jaquetas fica doidinho, porque elas são realmente lindas, com um acabamento impecável. Eles até testam uma das jaquetas com fogo, só pra iludir o comprador ainda mais. O pessoal está comprando de monte!! achando que está levando a maior vantagem... Só que essas jaquetas n-ã-o s-ã-o de couro. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69652
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Segunda 21/11/2011 19:34:45
Cidade: Montes Claros (MG)

A cidade de Espinosa está de luto pelo falecimento precoce de um dos mais destacados empresários da cidade, José Leão Pereira, mais conhecido como Deca da Dejan. Ontem, por volta das 19 horas, quando voltava sozinho de um sítio para a cidade, em uma tentativa de ultrapassagem, a picape que ele dirigia capotou e o arremessou para fora do veículo. Na queda, ele teve o seu pescoço fraturado e veio a falecer. Um dos maiores empreendedores da região norte-mineira, Deca é um exemplo de dedicação e trabalho na construção de sua cadeia de empresas, que engloba gráficas, madeireiras e fábrica de móveis. A cidade de Espinosa perde muito com o desaparecimento de Deca neste trágico acidente. À família enlutada, os meus pêsames e a oração à Deus para que os conforte neste triste momento de dor e pesar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69651
De: O Tempo Data: Segunda 21/11/2011 14:55:50
Cidade: Belo Horizonte/MG

BH: Bares na região da Fumec terão hora para fechar às sextas-feiras - Além disso, motoristas que forem flagrados com o som do carro com volume alto perto da faculdade serão autuados - Os bares na rua Cobre, no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul de Belo Horizonte, terão hora para fechar às sextas-feiras. A decisão foi tomada em uma reunião entre a Promotoria de Defesa de Habitação e Urbanismo, representantes da Polícia Militar, da Fumec e de alguns bares da região para discutir meios de garantir a tranquilidade dos moradores do bairro. Na reunião, foi decidido que nas sextas os bares serão fechados às 22h30. Além disso, motoristas que forem flagrados com o som do carro com volume alto serão autuados e será registrado um boletim de ocorrência, que será encaminhado ao MP. Conforme reclamações recebidas pela Promotoria de Justiça, um grande número de frequentadores se reúne nos bares, nas sextas-feiras à noite, consumindo bebida em excesso, ocupando e tumultuando a Rua Cobre com barulho e violência. Como existe também o problema causado pelas calouradas, realizadas sempre na primeira sexta-feira do semestre, a Faculdade terá 30 dias para se reunir com os dirigentes do DA (Diretório Acadêmico) e do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e solicitar que os diretórios cientifiquem os alunos sobre os problemas causados por aqueles que frequentam os bares da rua Cobre nas sextas-feiras à noite. A Faculdade também deverá encaminhar cópia da ata da reunião à Promotoria de Justiça. Já os bares, diante da informação de que haverá calourada, deverão fechar às 17h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69650
De: Mário Lúcio Caldeira de Faria Data: Segunda 21/11/2011 11:57:12
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem: Gostaria de obter informações sobre o autor do barbaro crime cometido em fevereiro em MOC, e que as informaçãos postadas neste mural ajudaram a prender o criminoso em São Paulo, Danilo, cuja vitima foi a Janinha. Gostaria de saber se ele ja foi condenado, se continua preso. Agradeço Ismael
Comentário: O indivíduo de prenome Danilo, assassino cofesso da Janinha, continua preso. A reconstituição do crime foi realizada a meses, mas o mesmo ainda nã foi a julgamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69649
De: Marcelo Data: Segunda 21/11/2011 11:16:05
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Golpe da Jaqueta de Couro em Montes Claros.No último sábado,comprei algumas jaquetas a preço de banana de dois homens que se diziam portugueses. Bem trajados,educados,em dois carros (Gol Geração/prata/placa de Betim-MG),com sotaque caracteristico e o porta-malas/banco de trás do carro lotado de jaquetas de diversos modelos da marca GIORGIO ARMANI,com um bom acabamento e realmente muito bonitas. (...) Eu descobri o GOLPE porque depois q compre,"claro",desconfiei do baixo preço e dei uma pesquisada na internet e li um artigo que detalha esse golpe que era utilizado em cidades como Paris a muitos anos atrás (www.conexaoparis.com.br/2010/01/06/o-golpe-da-jaqueta-em-paris/).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69647
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Segunda 21/11/2011 08:38:08
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

21 de novembro

1900 - Procedendo-se à apuração final dos votos das eleições realizadas para Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros e Agente Executivo, vereadores e Juizes de Paz que terão de servir no periodo de 1901 a 1905. obteve-se o seguinte resultado: para Presidente da Câmara e Agente Executivo, padre Augusto Prudêncio da Silva, com 945 votos, e 2 em separado; vereadcres gerais, Antônio Prates Sobrinho, 937 votos e 2 em separado; Ezequias Teixeira de Carvalho, 926 votos e 2 em separado; João dos Anjos Fróis, 924 votos e 2 em separado; Christino Cardoso de Faria, 653 votos e 8 em separado; João José de Figueiredo, 652 votos e 8 em separado; João Augusto de Andrade, 634 votos e 7 em separado; e outros menos votados; pelo distrito de Morrinhos, Eugênio Gonçalves Pereira, 207 votos; na eleição do distrito da cidade, o cel. José Antônio Versiani obteve 421 votos, como vereador especial; para Brejo das Almas, Eugênio Lopes da Silva, com 122 votos; para Jequitaí, dr. Honorato José Alves, 27 votos; Extrema. Manoel Pereira de Queiroz, 30 votos; para Juízes de Paz do distrito da cidade: Manoel José da Silva Dodô, 415 votos; Francisco Augusto Velloso. 411; Augusto Soares da Cruz, 364; Francisco. Guedes Soares, 359 votos, e outros menos votados.
1902 - Nasce, em Astolfo Dutra, distrito de Cataguazes, o dr. João Luiz de Almeida, filho de Norberto Luiz de Almeida e dona Maria José de Almeida. Fêz o curso primário em Cataguazes, o secundário, ainda na mesma cidade, Viçosa, Barbacena e no Colégio Pedro Segundo, do Rio de Janeiro, diplomando-se em direito nessa última cidade. Tem desempenhado as seguintes funções: Professor; Redator do “Correio da Manhã”,, do Rio de Janeiro; Promotor de Justiça em Grão Mogol, em 1931; Tesoureiro, Vice-Presidente e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, (11. Subsecção); Diretor e proprietário do Instituto Norte Mineiro de Educação, de Montes Claros, tendo nesta cidade escritório de advocacia.
Sempre dedicado à Instrução, tão útil e tão esforçado tem sido na propagação do Ensino, que a Câmara Municipal de Montes Claros, em reconhecimento pelos serviços prestados, lhe conferiu o título de Cidadão Montesclarense.
1907- Na apuração de votos para vereadores e Juizes de Paz do distrito da cidade, nas eleições procedidas no município de Montes Claros, a 1.º de novembro de 1907, verificou-se que obtiveram votos para vereadorea gerais, cel. Joaquim José Costa, 932 votos; tte. cel. Antônio dos Anjos, 820; major Herculano Rodrigues Trindade, 818; Tertuliano Ribeiro dos Santos, 655; Manoel Rodrigues de Morais, 456; João Petronilho dos Santos, 115; Francisco Cândido Dias, 60; Francisco José Costa Guedes, 52; e outros menos votados. Para vereador especial do distrito da cidade, dr. João José Alves, 356 votos; para o distrito de Morrinhos, Jovino Alves Versiani, 91; para Brejo das Almas, José Thiago da Silva, 226 votos; para o distrito de Coração de Jesus, Filomeno Ribeiro dos Santos, 194 votos; para o distrito de Jequitaí, Antônio Augusto Spyer, 41 votos; para o distrito de Extrema, João Cattoni Pereira da Costa, 18 votos; para Juízes de Paz do distrito da cidade, Christino Thiago Xavier do O, 341 votos; Joaquim Sarmento Sobrinho, 229 votos; Honor Sarmento, 114; Joaquim Ferreira dos Santos e Manoel Carlos de Oliveira, 8 votos cada um, e outros menos votados.
1903 - O semanário “A Verdade”, desta data, noticia que o major Antônio Prates Sobrinho foi nomeado para o cargo do Inspetor Escolar Municipal de Montes Claros.
1916 - Nasce, em Montes Claros, o dr. Olympio Teixeira Guimarães, filho de João da Matta Guimarães e dona Amélia Teixeira de Oliveira. Fêz o curso primário no Grupo Escolar Gonçaives Chaves, de sua cidade natal, o secundário, no Ginásio Municipal de Montes Claros, diplomando-se pela Faculdade de Direito da U. M. G., a 14 de dezembro de 1944. Exerceu as suas primeiras atividades, como extranumerário do Fomento do Algodão; quando cursava a Faculdade de Direito, trabalhou nos Diários Associados: “Estado de Minas” e “Diário da Tarde”, de Belo Horizonte, até a sua formatura. Iniciando as suas atividades profissionais, foi convocado, para as funções de Consultor Jurídico da Rádio Inconfidência, de Minas Gerais; na mesma emissora foi Chefe de Secção de Divulgação (Jornais Falados), tendo criado um programa de natureza jurídica para divulgação de noções práticas do Direito do Trabalho, denominado Hora do Trabalhador, em que durante 14 anos, dirigiu mensagens, aos domingos, aos trabalhadores, respondendo a consultas jurídicas e divulgando conceitos práticos e doutrinários. Exerceu ainda as seguintes funções: advogado do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Belo Horizonte; Consultor Jurídico do Congresso Permanente de Trabalhadores; advogado do Sindicato dos Empregados de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares; advogado do Sindicato dos Empregados na Indústria de Calçados, de Belo Horizonte; advogado do Círculo Operário da Capital mineira; Assistente Jurídico da Caixa de Aposentadorias e Pensões dos Aposentados da Mina do Morro Velho; advogado do Sindicato dos Alfaiates de Belo Horizonte; Secretário Geral da Comissão Orientadora do Abastecimento de Minas. Gerais; Presidente eleito da Comissão Estadual de Preços de Minas Gerais, transformada em COAP; Redator da “Tribuna de Minas”; Professor de Português, Francês, Geografia e História Geral da Academia Mineira de Comércio; Presidente da Comissão do Salário Mínimo da 18. Região, Minas Gerais; Professor de Direito Administrativo dos Cursos de Administração do D.A.G., do Estado; Membro do Diretório Estadual do Partido Republicano, secção e Minas. Entrando em concurso para as funções de Juiz do Trabalho da 3.ª Região, Minas Gerais e Goiás, foi aprovado e nomeado para a magistratura, passando a exercer as atividades em Belo Horizonte, logo após a sua nomeação, o que se deu em 1959.
1938 - Pelo decreto n.° 34, o Prefeito Municipal de Montes Claros dá nova organização ao regime tibutário do município.
1939 - Procede-se à ereção da Cruz Luminosa no alto da Catedral de Montes Claros. O ato revestiu-se de solenidade e foi realizado às 9,30 horas, com a bênção da Cruz, oficiada por Exc. Revma. Dom João Antônio Pimenta, Bispo Diocesano, acolitado pelo Bispo Coadjutor, Dom Aristides de Araújo Pôrto e pelo cônego Marcos Vau In. As 16,30 horas efetuou-se a ereção, com a presença dos Exmos. Bispos de Montes Claros, tocando a banda de música Euterpe Montesclarense. A Cruz tem 5 metros de altura e constitui o ponto mais alto da Catedral que, com ela, completa 55 metros de altura. A sua armação é de ferro e fechada em suas quatro faces por vidros foscos,
1946 - A “Gazeta do Norte”, desta data noticia que o dr. Zeferino Mota acaba de assumir o cargo de Delegado Regional de Policia da 35.ª Região Policial, com sede em Montes Claros.
1951 - “O Jornal de Montes Claros”, desta data, noticia que estiveram na cidade, fazendo o levantamento magnético de Montes Claros, Cândido Chaves Imbuzeiro, do Observatório Nacional do Rio de Janeiro e Mister Sérgio Zegers, do Inter-American Geotetic Survey. Foram instaladas duas Estações: uma no Aeroporto local e outra na Praça de Esportes. Os marcos dessas Estações, que são de bronze, foram fornecidos pelo Conselho Nacional de Geografia, estando ambos fixados em uma coluna de concreto.
1956 - Pela resolução n.° 21, da Câmara Municipal de Montes Claros, é concedido ao engenheiro Nelson Washington Vianna o diploma de Cidadão Montesclarense.
1957 - Falece dona Esméria Veiloso Brant, aos 60 anos de idade Nasceu na fazenda Santa Marta, município de Grão Mogol, filha de Ananias Caldeira Brant e dona Elvira Augusta Caldeira Brant. Casou-se, em 1917 com Arménio Velloso, comerciante na cidade de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69646
De: Rodrigo Gomes Data: Domingo 20/11/2011 23:47:35
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Mais um homicidio no bairro santos reis na na avenida perto do erasmo lanches,passei e vi movimentação de populares e viaturas da pm e civil,alguém sabe ao certo o que aconteceu?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69645
De: Alberto Sena Data: Segunda 21/11/2011 07:22:43
Cidade: Montes Claros/MG

Mangas, deliciosas mangas

Alberto Sena

Por pelo menos uma década não fiz de carro e sob a luz do sol o percurso entre Belo Horizonte e Montes Claros. Das vezes em que retornei a Montes Claros, nesse período, foi de ônibus, durante a noite, ou de avião.
Mas foi prazeroso ir de BH a Grão-Mogol, de carro, debaixo do sol, passando de raspão por Montes Claros, naquele sábado, 12 de novembro de 2011, porque levávamos no banco traseiro do carro a imagem do Menino Jesus, para o Presépio Natural Mãos de Deus.
Observei a paisagem de um lado e do outro da estrada e ao mesmo tempo verifiquei com os próprios olhos o estado da BR 135, que, no geral, está bom.
Nessa viagem pude fazer incursão ao passado espiando pelo espelho retrovisor. Contei a Humberto Abdon, fazendo uma comparação: no início da década de 1970, principiante ainda no jornal Estado de Minas, na Editoria de Polícia, o editor Wander Piroli me pediu para fazer a cobertura de um julgamento no Fórum de Curvelo, cidade que se gaba de ser “o centro de Minas Gerais”.
Fui. Quero dizer, fomos – o motorista do carro, Durvalino; o fotógrafo Bicalho e eu. Logo no início da viagem, saindo dos limites do município de BH, observamos caminhões carregados de carvão vegetal indo em direção à capital.
Caneta e papel a mão anotava a quantidade de caminhões carregados de carvão indo na direção de BH. Para quem não sabe, um caminhão de carvão vegetal leva mil a 1,5 mil árvores abatidas. Naquela época, grande era a ocorrência de desmate em áreas nativas do Cerrado para produção de carvão vegetal.
Resultado: contei mais de cem caminhões carregados de montanhas de carvão indo no sentido contrário ao nosso, rumo a BH.
Fomos a Curvelo buscar uma reportagem e retornamos à redação do Estado de Minas com duas. A dos caminhões de carvão valeu uma página inteira na “2ª Seção” do jornal, à época editada pelo recém-falecido jornalista Geraldo Magalhães.
Agora vem a comparação: passaram-se 41 anos. Neste momento, enquanto se pode ler esta frase, caminhões carregados de carvão vegetal continuam indo em direção à capital mineira. A cena se repete diariamente. Mas desta vez não me ocupei com a tarefa de contá-los, mesmo porque o movimento nas BR’s 135 e 521 é infernal – se é que no inferno há movimento de carretas em profusão – o que pode ser constatado a qualquer dia da semana.
É esse movimento perigoso de caminhões e carretas cheias de carvão vegetal e de uma porção de outras mercadorias que chama a atenção para a falta de investimento no País em ferrovias. Se o transporte de carga pesada fosse feito via vagões de trem de ferro, mais eficiente e barato seria até em relação à manutenção e aliviaria bastante o movimento das rodovias.
Por tudo, o transporte ferroviário é mais interessante do que o rodoviário. Antes de o presidente JK comprar o lobby automobilístico norte-americano, que lhe valeu a fama de “presidente estradeiro”, o transporte era feito por via férrea.
O mais agradável durante uma viagem como esta, de BH a Grão-Mogol e vice-versa, é que, além da oportunidade de constatar os pequizeiros, em fase de produção, e porque choveu – mesmo as chuvas tendo chegado atrasadas, o Cerrado está em recuperação fantástica, e exibe o seu verdor em vários tons.
E na periferia de Montes Claros, já na BR 351 cheia de carretas cegonheiras levando ou trazendo carros recém-saídos das fábricas e de caminhões de cores variadas e de cabinas modernas, pudemos sentir o quão perigosa é a estrada, que em oportunidades diversas regurgita um e outro carro, porque se torna estreita para movimento tão intenso.
Além dos pequizeiros, as mangueiras de várias espécies de mangas estão carregadas. Neste momento as mangas proporcionam aos que saboreiam fruto de época verdadeiros manjares brotados do seio da terra vermelha do Cerrado.
Sei de quem acredita piamente: no céu se vive boa parte do tempo a saborear e a lambuzar o rosto por inteiro do suculento caldo de mangas. Mangas, deliciosas mangas!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69644
De: Estado de Minas Data: Domingo 20/11/2011 08:53:34
Cidade: Belo Horizonte/MG

Mapeamento definirá uso do gás em Minas Gerais - Em dois meses, a oferta de gás natural na porção mineira da Bacia do Rio São Francisco, distribuída numa área que ocupa nada menos do que 25% do território estadual, e o destino industrial do insumo serão completamente mapeados por uma empresa contratada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a Gas Energy. O estudo mostrará o estado geral das condições da bacia, integrando informações sobre as opções de destinação futura do gás, como um levantamento das cadeias produtivas que poderiam se instalar na região, que reúne mais de 100 municípios. A expectativa é que o plano diretor que baterá o martelo sobre a viabilidade econômica da exploração comercial do gás seja entregue no fim de janeiro. “Uma coisa é você ter sinal do gás, a outra é verificar se a exploração desse gás é viável”, justifica a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck. A primeira análise de viabilidade econômica já realizada entre os 39 blocos licitados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) em 2007, em Morada Nova de Minas, apontou um volume de 6 milhões de metros cúbicos ao dia por 25 anos. O Brasil importa diariamente da Bolívia 30 milhões de metros cúbicos de gás natural. A Gas Energy foi contratada pela Cemig para elaborar o estudo que subsidiará o desenvolvimento das atividades de exploração e produção na Bacia do São Francisco. A estatal mineira, em parceria com outras empresas, detém a concessão de quatro blocos exploratórios na Bacia do São Francisco, arrematados na 10ª Rodada de Leilões da ANP, em dezembro de 2008. O trabalho consiste em levantar produtos associados ao acompanhamento da exploração dos blocos da bacia, relatório de mapeamento dos potenciais mercados consumidores de gás natural, mapa dinâmico em plataforma georeferenciada com informações estruturais e socioeconômicas da região, planilha para cálculo dos royalties e participações especiais, avaliação de custos de produção e preços de venda para o gás natural, entre outros temas. “O gás natural é um produto diferente do petróleo. O insumo só pode ser explorado se houver uma cadeia industrial na frente. Não se vende o gás natural sem viabilizar essa cadeia”, explica Paulo Sérgio Machado Ribeiro, subsecretário de Desenvolvimento Mínero-metalúrgico. De acordo com ele, o preço do gás natural depende da cadeia produtiva que está a frente dele. “Só a descoberta não viabiliza a exploração.” Detalhamento Segundo Dorothea Werneck, em primeiro lugar a Gas Energy vai preparar uma tabela por meio da qual será possível acompanhar passo a passo cada um dos 39 lotes. “Será possível saber em que estágio estão, onde há sinais de gás, qual o resultado da análise econômica. Assim teremos uma ideia mais clara de qual é o volume de gás existente nessa região”, observa. Em caso de confirmação de alto potencial, o desafio será descobrir quais são as empresas que vão usar esse gás. Há empresas que usam o insumo diretamente, como é o caso da produção de amônia. O combustível também pode ser usado numa indústria gás-química, por meio do etano, que vem junto com o gás natural. Mas para isso é preciso avaliar o conteúdo de etano do gás natural da Bacia do São Francisco”, diz a secretária de Desenvolvimento. Por outro lado, o gás natural também pode ser usado na produção de cerâmica e de minério de ferro, para fabricar o ferro esponja. “Por isso precisamos mapear esses segmentos”. Outra possibilidade no uso do gás é a construção de termelétricas. Por isso, o estudo também vai levantar as empresas intensivas em uso de energia, nas quais esse insumo representa 60% dos custos, como é o caso das empresas de ferroligas e produção de alumínio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69643
De: José Prates Data: Domingo 20/11/2011 17:12:34
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

O ARTIGO DO DR OSWALDO ANTUNES

JOSE PRATES

Ontem, logo que cheguei, mesmo cansado da viagem de nove horas de avião, vindo de São Francisco, California, U.S.A., onde fui a trabalho, resolvi abrir o montesclaros.noticias para conhecer as novidades e vi o artigo do Dr. Oswaldo Antunes sobre o problema da velha Praça de Esportes. Em Montes Claros Lendo esse artigo, lembrei-me o jornalista de cinqüenta anos passados, sereno e objetivo. Nada mudou, melhorou, até. Nesse artigo sobre a Praça, ele diz que o Prefeito não está enganando ninguém com relação a seu intuito de vender parte da velha praça, o que eu já sabia pelo e-mail que o Sr. Prefeito enviou-me, explicando as intenções da municipalidade com relação à velha Praça. O Interessante no artigo do Dr. Oswaldo é que ele faz a analise do custo da obra que o Prefeito propõe a realizar e encontra divergência entre o seu cálculo e o que é informado pelo Prefeito. Ele, porém, não se limita aos cálculos para dizer se é viável ou inviável o projeto apresentado pelo Sr. Prefeito, mas, vai além, mostrando em sua analise que o importante e sensato, porém, não está na avaliação do custo da obra imaginada ou proposta, mas, na solução que venha atender às pretensões da municipalidade, sem a necessidade de tocar em pelo menos metade do velho logradouro que perderia “sua finalidade inicial, necessária, e de características consideradas históricas e protegidas”, E essa solução sensata e viável, sem tocar na Praça de Esportes que continuará ali, como peça histórica seria o velho e abandonado estádio do João Rebello. Falando nisso, eu me lembro da inauguração desse estádio com o jogo entre o Ateneu e Fluminense com o estádio lotado, acho que em 1952 ou 53. Mas, voltando à velha Praça, vejamos o que diz o Dr. Oswaldo Antunes em seu artigo: “bastaria encontrar outra solução, e vejo uma, não só ao alcance, mas mais benéfica para a cidade e o povo montesclarense. Porque não pensar em negociação com a Associação Desportiva Ateneu, para a cessão do seu estádio degradado, e transformação dele em um grande shopping, além da realização de outras miudezas. O que o Ateneu lucraria com essa iniciativa pode ser estudado sob vários modos de contrato judicial. Entre eles, a transferência do uso-fruto e administração do Mocão, por um determinado lapso de tempo, para os atuais proprietários do
Estádio abandonado”.
Não há qualquer dúvida quanto o valor da sugestão oferecida pelo Dr Oswaldo que viria satisfazer as pretensões da Prefeitura quanto aos interesses do cidadão montesclarenses na manutenção intacta da velha Praça. Entretanto, infelizmente, o Sr. Prefeito alega ter tentado sem sucesso, essa solução, acrescentando que “o jeito foi desistir da tentativa e caminhar na direção atual, cujo desate depende apenas do legislativo municipal e da opinião pública. Nessa afirmativa do Prefeito ele deixa claro o respeito à opinião pública o que nos agrada a todos.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69642
De: ISMAEL Data: Domingo 20/11/2011 16:14:34
Cidade: são paulo  País: Brasil

Gostaria de obter informações sobre o autor do barbaro crime cometido em fevereiro em MOC, e que as informaçãos postadas neste mural ajudaram a prender o criminoso em São Paulo, Danilo, cuja vitima foi a Janinha. Gostaria de saber se ele ja foi condenado, se continua preso. Agradeço
Ismael

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69641
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 20/11/2011 13:38:21
Cidade: Montes Claros-MG

Não sei se a Câmara de Montes Claros teve a anuência de todos os vereadores e do executivo para o esclarecimento postado. Porém, deixa claro que não há controle no multiuso do espaço, que agora servirá de ampliação do “triangulo da impunidade”.Esclareceu, mas, não justificou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: