Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°73725
De: Prefeitura de Pirapora Data: Sexta 7/12/2012 16:40:32
Cidade: Pirapora/MG

A propósito de notícia veiculada na Imprensa, dando conta de que os Ministérios Públicos Estadual e Federal e a Polícia Federal estão investigando também este município na questão de aquisição de precatórios judiciais federais, a Prefeitura de Pirapora vem a público esclarecer que, de fato, iniciou no corrente ano licitações para adquirir créditos resultantes de precatórios judiciais federais, passíveis de compensação na quitação de débitos com o INSS, na forma da lei, visando garantir economia significativa para o Município. Só que, durante o processo licitatório, esta Prefeitura atendeu pareceres jurídicos de que esses precatórios não serviriam para restituição e compensação de tributos federais, e determinou o imediato cancelamento da licitação, sem adquirir nenhum título precatório, se resguardando diante da lei. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73724
De: Gil Rocha Data: Sexta 7/12/2012 11:03:25
Cidade: Montes Claros/MG

Amigos, no momento da morte de nosso arquiteto mais ilustre, compartilho com vcs foto tirada em março de 98, quando estive no escritório dele no Rio por algumas horas. Eu trabalhava na Universidade Estadual e fomos receber um estudo para uma capela que havia sido doado a pedido de Darcy Ribeiro.
Ele , então com 90 anos e em plena atividade, nos recebeu muito bem , com a sua simplicidade de costume e, como sempre, falou mais sobre a vida do que sobre arquitetura. Pegou o estudo, discutimos detalhes executivos, fez algumas obervações de caneta e croquis complementares. Ali, na hora, enquanto íamos olhando os desenhos sobre uma bancada.
No contato pessoal não tive nenhuma surpresa. Ele era exatamente o que passava ser pelas entrevistas da TV.
De fato perdemos muito. Além do artista com uma visão e intenção muito particulares e originais (goste-se ou não), homens com a coerência de Niemeyer são raros.
Rezemos por ele. No mais, seu legado arquitetônico permanecerá dando testemunho de sua existência, possivelmente, enquanto o mundo for mundo.
Abraço, Gil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73723
De: Ucho Ribeiro Data: Sexta 7/12/2012 09:40:19
Cidade: Montes Claros

DESDÉM

Três projetos arquitetônicos elaborados e doados a Montes Claros pelo genial Oscar Niemeyer foram absurdamente ignorados. Nenhum foi executado.

Enquanto várias cidades do mundo lutaram por um projeto de Niemeyer, Montes Claros não levou adiante nenhum dos três que ganhou de presente: o Museu de História Natural, o Centro Integrado de Educação e Formação de Professores e a Capela Ecumênica da Unimontes.

O primeiro, o projeto do Museu, foi um pedido de Simeão Ribeiro, que na ocasião era prefeito da cidade. A obra seria na forma de um caracol e contaria a história do Arraial das Formigas, desde a fundação até os dias atuais. Os esboços e as plantas provavelmente estão nos arquivos e acervos da família de Simeão.

Já o segundo, o do Centro de Educação, surgiu em 1992, devido a uma súplica de Paulo Ribeiro ao seu tio Darcy para que fizesse gestões ao Niemeyer. A obra arquitetônica seria implantada ao lado do Parque Municipal e destinada à formação e qualificação de professores. Na época, foi orçada em 2 milhões de dólares e contaria com um centro cultural e de convenções, bem como biblioteca, videoteca, multimídias, concha acústica, cinema e teatro. A secretaria de planejamento da prefeitura deve ter cópia.

Por fim, o projeto da capela no campus da Unimontes foi um presente e uma homenagem póstuma de Niemeyer a seu amigo Darcy Ribeiro, em fevereiro de 1997. A Unimontes tem/tinha tudo documentado.

Recentemente, em 2009, no começo da administração do atual prefeito, Niemeyer foi procurado para realizar e doar outro novo projeto para Montes Claros, mas parece que o grande arquiteto já estava cansado de tanto desdém.

Montes Claros lhe deve gratidão.

Montes Claros, por sua insensatez, deveria estar de luto oficial por Niemeyer.

Que os alunos e professores de arquitetura de nossas faculdades fucem e ressuscitem estes preciosos arquivos em homenagem ao grande mestre Niemeyer.

Será que ainda há tempo de repararmos tamanha ingratidão?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73722
De: Paulo Data: Sexta 7/12/2012 09:33:12
Cidade: M. Claros

Vale a pena estar em Grão Mogol, na noite deste sábado. Na cidade histórica que por si é um presépio, no presépio de Lúcio Benquerer - entre pedras, de pedras, sobre pedras - os meninos cantores de Diamantina vão cantar lindas músicas de Natal. Cantarão para os que estiverem presentes, e serão muitos. Cantarão para o Vale a perder de vista, pois que o presépio esta na borda do Vale. Cantarão para as Sempre-vivas em festa, e para o clarão da Lua Cheia. Para o sinuoso, bravo Itacambiruçu e suas areias brancas, servindo ao presépio. Sábado á noite, na cidade que de alma é irmã de Ouro Preto, Diamantina, Mariana, e bem perto de nós. Os meninos cantores, reunidos no madrigal chamado Gente Miúda. É um espetáculo para todo lugar civilizado do mundo. Ficará especialmente belo, como na Noite de Belém, no vasto, natural palco ampliado pelo Luar e pela Natureza - de Grão Mogol. Noite inolvidável - dirá, Pavão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73721
De: Jorge Marcos Data: Quinta 6/12/2012 11:10:11
Cidade: MONTES CLAROS-MG  País: BRASIL

Como iremos acabar com as drogas,as mortes,assassinatos? as leis não são devidamente cumpridas,não há fiscalização,as noitadas rolam em barzinhos e boates até a manhã seguinte,jovens consumindo alcool destilado,fumando e consumindo drogas ao ar livre,os bares e similares vendem livremente,Uisks,cachaça,cigarros,energéticos à vontade. É só visitarem a av.sanitária,interlagos e outros.Até quando? Os Pais não conseguem mais sergurar seu filhos,pois a impunidade e os desmandos são muitos.Que saudades do comissáriado de menores? Nós eramos felizes e não sabíamos! Quem sabe um dia muda?Espero estar vivo ainda, prá ver e aplaudir.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73720
De: Estado de Minas Data: Quinta 6/12/2012 22:51:04
Cidade: BH

Seis meses após eleições, população de duas cidades de Minas vão escolher novo prefeito -Iracema Amaral (...) O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aprovou nesta quinta-feira duas resoluções definindo o dia 7 de abril com a data para eleições suplementares em Biquinhas, região central do estado, e São João do Paraíso, no Norte de Minas.
Arisleu Ferreira Pires (PSDB) foi reeleito em Biquinhas com 53,69% dos votos. No entanto, ele teve o registro da candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por manter união estável com Valquíria de Oliveira Dias, que governou o município entre 2005 e 2008.
Para evitar nepotismo, a Constituição Federal proíbe que cônjuges ou parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, de chefes do Executivo, disputem eleições majoritárias (prefeito, governador e presidente) e proporcionais (Legislativo) no pleito subsequente ao mandato do governante. Arisleu, na verdade, não poderia ter disputado a eleição em 2008. Os magistrados entenderam que a eleição deste ano acabou sendo “contaminada” pela disputa anterior.
`No caso de São João do Paraíso (237ª Zona Eleitoral de Rio Pardo de Minas), a questão é semelhante. A prefeita eleita Mônica Cristine de Sousa (PMN), que obteve 55,45% dos votos, teve registro deferido pelo TRE, mas o TSE a considerou inelegível para as eleições deste ano porque a candidata possuía vínculo conjugal com o ex-prefeito durante um período do segundo mandato exercido por ele.
Campanha eleitoral
MSegundo as resoluções, estarão aptos a participar das eleições de 7 de abril de 2013, em Biquinhas e São João do Paraíso, todos os partidos constituídos um ano antes do pleito e que permaneçam registrados no TSE. Poderão concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito os candidatos filiados a partido político e com domicílio eleitoral até um ano antes da data marcada para as eleições.
As convenções partidárias destinadas a deliberar sobre a escolha de candidatos e a formação de coligações serão realizadas de 27 de fevereiro a 6 de março. A propaganda eleitoral será permitida a partir de 9 de março de 2013. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão vai de 21 de março a 4 de abril.
(...)
Mais 12 no TRE
No TRE, também em função de ilícitos previstos na legislação eleitoral, outros 13 prefeitos eleitos em Minas estão com recursos em tramitação naquela Corte Eleitoral, com pedido de cassação de registro de candidatura. Aguardam decisão do tribunal mineiro, Edmar Moreira Dias (PMDB), de Camanducaia,; Heliomar Valle da Silveira (PSB), de Pirapora; Glacialdo de Souza Ferreira (PT), de Esmeraldas; Antônio Pinheiro Neto (PP), de Ibirité; Antônio Vaz de Melom (DEM), de Guiricema; Walter Pereira Silva (PSDB), de Cachoeira Dourada; Claudenir José de Melo (PR), de Arcos; Sérgio Colleta da Silva (PSDB), de Rochedo de Minas; Niltinho Ferreira (PSDB), de Corinto; Ronaldo de Paula Alves (PMDB), de Olaria; Luiz Gonzaga da Silva (PT), de Capela Nova ; e Adelson Gonçalves de Souza (PV), de Novo Oriente

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73718
De: Hoje em Dia Data: Quinta 6/12/2012 09:22:41
Cidade: Belo Horizonte/MG

Cemig vai perfurar seu primeiro poço em busca de gás natural na Bacia do São Francisco, em Ibiaí, Norte de Minas Gerais , nos próximos dias. O bloco 104 foi arrematado em leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) por um consórcio formado por Cemig, Codemig e Imetame. A perfuração vai demandar recursos da ordem de R$ 15 milhões. O diretor Financeiro e de Relação com Investidores da Cemig, Luiz Fernando Rolla, também disse, em teleconferência realizada na última quarta-feira (5), que a companhia pretende entrar de forma agressiva no setor para que no curto prazo o gás tenha papel de destaque no fluxo de caixa da empresa. De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais , Mônica Cordeiro, logo após a perfuração do poço, o mesmo consórcio vai iniciar os trabalhos para exploração de outro bloco, o 114, em Várzea da Palma, também no Norte do Estado. Nele, será investido o mesmo valor. A ANP, em duas rodadas de licitação, em 2005 (7ª rodada) e 2008 (10ª rodada), leiloou 39 blocos exploratórios na porção mineira da bacia do São Francisco. De acordo com a agência, dos 39 blocos, em 16 foi comunicada a existência de indícios de gás natural. Em alguns casos, existem mais de um poço no mesmo bloco. A Petra é o principal player em Minas, com 24 blocos arrematados e pelo menos 14 já perfurados. Foram encontrados indícios de hidrocarbonetos em 13 deles. Ontem, durante o primeiro Encontro de Gás Natural de Minas Gerais , realizado pela Gas Energy, consultoria especializada no segmento, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais , Dorothea Werneck, disse que o governo deverá ter a informação exata sobre a dimensão e a qualidade do gás do São Francisco até o final de 2013. "Até lá, estamos otimistas com o pé no chão. Sabemos que talvez isso seja o maior evento da economia mineira", afirmou. Segundo a secretária, o governo estadual trabalha em várias frentes e se prepara para um novo ciclo de crescimento da economia mineira.
Mapeamento
O governo mapeou o que outras unidades da federação fizeram no segmento, como o Rio de Janeiro e Espírito Santo , para aprender e aprimorar sua atuação. A legislação prevê que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico é o órgão regulador do setor, sendo responsável, inclusive, pela precificação do gás. A Petrobras importa diariamente 30 milhões de metros cúbicos de gás da Bolívia e detém o monopólio do setor. Caso se confirmem reservas de grande porte, que já foram estimadas em "meia Bolívia", o gás mineiro poderá fazer frente ao da Petrobras, resultando em queda de preços. Hoje, nos Estados Unidos o metro cúbico está precificado próximo de US$ 2 e o da Petrobras em US$ 11. "Podemos reduzir para qualquer coisa entre US$ 2 e US$ 6", afirmou Dorothea.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73717
De: Hoje em Dia Data: Quinta 6/12/2012 09:17:38
Cidade: Belo Horizonte/MG

Além de prefeituras, golpe do precatório falso lesou União - Amália Goulart - O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar eventuais danos ao patrimônio e crime contra a União praticados por uma quadrilha que fraudou precatórios federais, negociados com prefeituras do Norte de Minas. Inicialmente, o rombo seria de R$ 20 milhões aos cofres de três prefeituras, entre elas, Montes Claros. Tendo por base a investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso, a Procuradoria do Ministério Público Federal em Montes Claros abriu inquérito para saber como eram falsificados os documentos e a extensão do golpe. A abertura foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (5). Já se sabe que a fraude foi aplicada, recentemente, no Tocantins. A suspeita é a de que ocorra em mais cidades mineiras também. Os documentos falsificados eram certificados da Receita Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os precatórios federais foram conseguidos, a princípio, no Paraná. Conforme denúncia da Polícia Federal e dos ministérios públicos Federal e Estadual, uma quadrilha vendeu precatórios falsos para os municípios de Montes Claros, Janaúba e Pirapora. A administração do prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) negou participação. Pirapora diz que não chegou a efetuar a compra e Janaúba se diz vítima. O maior rombo foi em Montes Claros. As investigações mostram que a prefeitura negociou a compra de R$ 15 milhões dos documentos falsificados, pagando apenas R$ 6 milhões. Além disso, o tipo de precatório adquirido não permite a compensação por terceiros, como pretendia a prefeitura de Montes Claros. As investigações seguem duas linhas. A primeira, noticiada na última quarta-feira (5), refere-se ao rombo aos cofres municipais. Ela está a cargo dos promotores estaduais do Patrimônio Público. Já a falsificação dos documentos, bem como o dano federal, está a cargo do Ministério Público Federal. A Polícia Federal está no caso.
Salários
Na última quarta-feira (5), a administração de Luiz Tadeu Leite (PMDB) informou ao Hoje em Dia que terminou de pagar os salários de outubro, que estavam atrasados, em dezembro. Por meio de nota, a prefeitura diz passar por “graves restrições financeiras e orçamentárias”. A Prefeitura de Montes Claros foi alvo de diversas operações policiais durante a gestão de Tadeu Leite. Todas elas por desvio de dinheiro público.

‘Pente-fino’ do MPF chega a 97 municípios do Norte de Minas – Ana Flávia Gussen – O Ministério Público Federal em Montes Claros decidiu passar um “pente-fino” nas prefeituras do Norte de Minas com o intuito de coibir fraudes em convênios federais e desvios de recursos públicos durante a transição de governos. A iniciativa, publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU) sob a forma de inquérito civil, assinado pelos procuradores da República Allan Versiani e André Dias, vai atingir 97 prefeituras da região.
Devassa
Os procuradores vão expedir diligências para os prefeitos eleitos solicitando-os a entrega de documentação referente a convênios federais e qualquer outro tipo de investigação já iniciada durante o mandato. Informações referentes ao quadro de pessoal, obras iniciadas e qualquer outro projeto que já conte com recursos, mesmo em fase de licitação. Diferentemente de outras procuradorias, o MPF de Montes Claros não vai expedir as solicitações aos prefeitos reeleitos.
Desvios
Como publicou o Hoje em Dia com exclusividade na edição de 20 de novembro, a 5ª Câmara de Coordenação do MPF orientou as procuradorias para instaurarem tais medidas com a intenção de evitar fraudes na transição dos mandatos. Das 15 procuradorias de Minas, 12 já tomaram a medida de caráter preventivo. Com a documentação em mãos, o MPF terá condições de abrir futuras investigações e evitar possíveis fraudes com documentos das prefeituras.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73716
De: Paulo Veloso Rabelo Data: Quarta 5/12/2012 22:31:19
Cidade: Uberaba/MG

Agora há pouco vi a dolorosa notícia. Foi-se o grande homem e amigo Afonso Brant.Além das qualidades inatas de liderança,honestidade,educação e bom senso,Afonso era uma figura humana exemplar, com o qual tive o privlégio de trabalhar ao seu lado algumas vezes na organização da Exposição Agropecuária,sem dúvida a maior festa de Montes Claros nos anos 70/80.Perde Montes Claros e não somente a classe rural um grande líder e um advogado brilhante e sábio, que não precisava fazer propaganda dos seus serviços para se fazer respeitar.Perdem os amigos das maravilhosas rodas de prosa no Restaurante Intermezzo Paulo Narciso,Roberto Jairo,Arcanjo Silveira,e outros,inclusive esse missivista, um companheiro e amigo incomparável que agora irá se juntar ao Chico Bahia e ao seu irmão Tonico Brant no plano celestial.Meus pêsames à famíla e a todos montesclarenses pela enorme perda,que nos deixa com um vazio enorme.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73715
De: José Prates Data: Quarta 5/12/2012 20:31:42
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

A emoção que Neuza e Marlene nos trouxe. Foi impossível não me emocionar lendo os e-mails enviadas ao montesclaros.com por Neuza e Marlene Santos, falando sobre o que escrevo, aqui no Mural. O que me leva a escrever sobre Montes Claros, falando da velha cidade sertaneja, líder do norte de Minas e sudoeste Baiano é o interesse que tenho por ela, alimentado pelo amor que lhe tenho, nascido desde que a conheci na minha juventude, aos dezoito anos, vivendo o final da adolescência de sonhos com a chegada da responsabilidade que me impôs o primeiro emprego como funcionário público. Vivendo o dia-a-dia na humilde pensão de “seu” João, na Praça da Estação. fui incorporando-me aos hábitos da cidade e o jeito do seu povo, com a mineirice substituindo o baianismo de nascença o que fez nascer em mim esse amor filial que transmiti aos meus filhos e que, até hoje, conservamos intacto.
Quanto ao jornalismo, a minha vocação é de nascença, veio, talvez, de outras vidas, se é que elas existiram, porque desde criança, na escolinha da cidade natal, eu brincava de fazer jornal. Foi, porém, Montes Claros que me abriu as portas para ingressar na profissão, colocando-me no O JORNAL DE MONTES CLAROS desde a sua fundação, como repórter de rua, obrigando-me a conhecer a cidade e seu povo e, também, sentir-me, um dos seus filhos, nascendo, então, a afinidade transformada em amor filial que foi selado pela constituição de uma família montesclarense que permanece unida até hoje, enriquecida com a chegada dos netos e bisnetos. É, portanto, Neuza e Marlene, natural que eu escreva com entusiasmo sobre essa cidade que não me recebeu ao nascer, mas, criou-me dentro de seus princípios de trabalho e honestidade, conduzindo-me com firmeza no caminho da vida, ensinando-me a vencer os obstáculos com que sempre nos defrontamos. Por circunstancias alheias aos nossos desejos, moramos longe daí, mas, Montes Claros está sempre presente em nós e para vivê-la intensamente, eu escrevo sobre ela, como penso que esteja: linda, moderna, brilhante como líder. As sua mensagem, porém, Marlene Santos, arrancou de minha mente sonhadora a Montes Claros que eu acreditava existir. Mostra-me uma cidade abandonada pelos governantes, sem qualquer tratamento, destruindo a sua beleza, fazendo desaparecer a poesia romântica da cidade orgulho do sertão mineiro. Não sei o que aconteceu, nem posso imaginar a cidade desfigurada pelo abandono, resultado, talvez da ausência do amor em alguns dos seus filhos que se esqueceram de cuidar da terra mãe. Isto acontece em muitos outros lugares quando o interesse próprio faz desaparecer o sentimento nobre de amor pelo lugar que lhe recebeu ao nascer servindo-lhe de berço e, então, lhe abriu os olhos para entrada da luz do mundo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73714
De: Petrônio Braz Data: Terça 4/12/2012 21:59:25
Cidade: Montes Claros

Mário Genival Tourinho - Observa Huberto Rohden que “o Universo seria incompleto sem o homem. Faltaria o fator autodeterminante para completar os fatos alo determinados, extra-hominais. No homem converge a pirâmide cósmica num ápice culminante”. O primeiro homem veio de uma evolução imperfeita para o perfeito. Sendo o homem a essência do Universo, essa busca da perfectibilidade nele está presente desde toda a eternidade. Está presente na potencialidade evolutiva e se apresenta mais evidente em pessoas privilegiadas.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73713
De: Bernardo Data: Quarta 5/12/2012 03:41:11
Cidade: M. Claros

As despedidas do exemplar Afonso Brant Maia estão sendo realizadas no velório da Santa Casa. O sepultamento está marcado para as 11 horas desta quarta-feira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73712
De: Paulo Narciso Data: Quarta 5/12/2012 00:15:43
Cidade: Montes Claros

Montes Claros perdeu agora um dos seus mais íntegros filhos. Morreu o advogado Afonso Brant Maia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73711
De: R7 Data: Terça 4/12/2012 17:12:48
Cidade: São Paulo

R7 - Esquema de títulos falsos pode ter dado prejuízo de R$ 2 milhões aos cofres de Montes Claros - Precatórios eram negociados com empresa em nome de servidores fantasmas - Um esquema de falsificação de documentos públicos e precatórios judiciais em Montes Claros, no norte de Minas, foi denunciado nesta quarta-feira (4) em ação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Federal e Receita Estadual. Somente em Montes Claros, o prejuízo pode chegar a R$ 21 milhões, considerando uma dívida de R$ 15 milhões com a Receita e R$ 6 milhões retirados do cofre do município para a compra de papeis. As investigações começaram há um ano, quando um documento supostamente enviado pela Previdência Social à prefeitura foi identificado com a assinatura de um servidor fantasma. A partir daí, a PF descobriu um esquema de compra de títulos podres a partir de uma empresa de consultoria. Segundo o delegado chefe da PF, Marcelo de Freitas, o golpe pode ter sido usado para arrolar dívidas para o próximo prefeito ou beneficiar indevidamente funcionários públicos envolvidos na fraude. O dono da empresa envolvida foi preso na Operação Camaro, em abril deste ano. Em nota, a Prefeitura de Montes Claros defende que nenhuma falsificação foi feita com o consentimento da administração e que “considera-se vítima neste episódio”.

G1 - Prefeituras do Norte de Minas acusadas de fraudes por precatórios - Prefeitura de Montes Claros é suspeita de fraudar R$ 6 milhões em títulos. Situação foi apresentada nesta terça (04) em coletiva à imprensa. A Receita Federal em parceria com a Polícia Federal e Ministério Público Federal e Estadual investigam fraudes na aquisição de precatórios por alguns municípios no Norte de Minas, entre eles, Montes Claros. Os resultados parciais da investigação foram divulgados hoje.A investigação começou há 12 meses. De acordo com a Receita, o município de Montes Claros devia à instituição R$ 15 milhões, e utilizou títulos de créditos falsos para quitar a dívida.
Os créditos eram comprados de uma empresa do Espirito Santo, que já é investigada pela Polícia Federal pelo mesmo crime. “Eles gastaram R$ 6 milhões na compra desses títulos que não tem validade jurídica para serem utilizados”, disse Gilmar da Silva Medeiros, Delegado da Receita Federal.
De acordo com o Delegado da Polícia Federal, Marcelo de Freitas, todos os documentos que habilitaria o crédito são falsos. “O processo não existe e os servidores do INSS que assinam não possui nenhum vínculo com a instituição”. Também foi fraudado um documento em nome da receita que solicitava esclarecimentos ao Município. “Eles tentaram fraudar até a investigação”, diz.
Ainda de acordo com ele, possivelmente funcionários da Prefeitura estão envolvidos na ação fraudulenta. “Nós vamos investigar quem são os autores dos atos criminosos. Após a identificação será decretada a prisão preventiva”, afirma. A investigação deve ser concluída com a identificação dos autores em 45 dias.
O procurador da República Allan Versiane de Paula, afirma que houve o uso de documentos falsos. " Já foram reunidas evidências que o muncípio de Montes Claros utilizou documentos falsos para tentar legitimar a compensação. A questão agora é saber quem a praticou.
Outros 15 municípios do Norte de Minas estão sendo investigados pela Receita Federal. Já foi comprovado o envolvimento das Prefeituras de Janaúba e Pirapora no esquema.
Empresa envolvida
A Digicorp Consultoria em Sistemas, de Vitória, no Espirito Santo é a responsável pela venda do crédito falso a Prefeitura Municipal de Montes Claros. De acordo com a Polícia Federal, a instituição está envolvida com outras prefeituras da região.
O proprietário da empresa, Mateus Roberte Cárias, foi preso pela Polícia Federal em abril desse ano na “Operação Camaro”, que investigava esse tipo de crime.
Os documentos apresentados pelo Ministério Público Estadual mostram que o Prefeito Luiz Tadeu Leite, esteve no Espirito Santo, no mês de março desse ano, onde assinou uma escritura pública de sessão de créditos. Nessa mesma data, ele teria se encontrado com o diretor da empresa Digicorp. De acordo com o Ministério Público, a investigação vai apontar se o Prefeito tinha ou não conhecimento da fraude.
Em nota, a prefeitura de Montes Claros informou que nenhuma falsificação foi produzida pelo município. A nota diz ainda que o prefeito Luiz Tadeu Leite jamais esteve presente na localidade de Inconha, no Espírito Santo. A prefeitura destacou que utilizar de títulos federais para o cumprimento de débitos com a união, é um procedimento normal e que o processo para aquisição dos precatórios foi realizado através de concorrência pública aberta.
O proprietário da Digicorp, Mateus Roberte Carias, disse que ficou surpreso com a investigação. Segundo ele, os serviços de aquisição, cessão e habilitaçao dos créditos são feitos pelo escritório de advocacia Merizio e Louzada advogados associados e que se houve alguma irregularidade, partiu do escritório.
A Prefeitura de Janaúba informou que a utilização de títulos federais para o adimplemento de débitos para com a união é procedimento normal e que a aquisição se deu mediante o
processo licitatório foi realizado através de concorrência pública aberta a todos os interessados. A prefeitura de Janaúba informou ainda que toda a documentação referente ao processo de aquisição já foram disponibilizados para a Policia Federal.
O procurador geral do município de Pirapora, Fidélis Moraes, informou que a prefeitura iniciou duas licitações para aduquirir precatórios que seriam utilizados na quitação de débitos do INSS, mas o processo foi considerado inviável e cancelado.
Situação do Município de Montes Claros O Munícipio continua com o débito de R$ 15 milhões junto à Receita e ainda com um prejuízo de R$ 6 milhões que foram retirados dos cofres públicos para a compra dos créditos.
A dívida será repassada para a próxima gestão. A fraude deve deixar o muncípio em situação difícil. “ Todos os tipos de serviço podem ser prejudicados”, explica o Delegado da Polícia Federal.

O TEMPO - Polícia Federal investiga esquema de golpes em venda de títulos falsos com baixo custo Montes Claros e Pirapora são as cidadades investigadas. Prejuízo chega a R$ 21 milhões GABRIELA SALES - A Polícia Federal de Montes Claros, no Norte de Minas investiga um esquema de falsificação de documentos públicos e precatórios judiciais no município. A ação foi denunciada nesta terça-feira (04) e apurada em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Receita Estadual.
A suspeita dos órgãos de segurança é que a ação tenha resultado em um prejuízo de mais de R$ 21 milhões, sendo uma dívida de R$ 15 milhões com a Receita e R$ 6 milhões retirados do cofre do município para a compra de papeis.
Segundo o delegado chefe da Polícia Federal, Marcelo de Freitas, as investigações começaram há um ano, quando uma documentação, que teria sido supostamente enviada pela Previdência Social, à prefeitura foi identificada com a assinatura de um servidor público fantasma. “A suspeita é que o golpe pode ter sido usado para passar as dívidas para o próximo prefeito ou beneficiar indevidamente funcionários públicos envolvidos na fraude”, disse.
Ainda de acordo com a PF, o dono da empresa de consultoria envolvida, que não teve a identidade revelada pela polícia, foi preso durante a realização da Operação Camaro, em abril deste ano.
Em nota, a Prefeitura de Montes Claros informou que nenhuma falsificação foi feita com o consentimento da administração e que “considera-se vítima neste episódio”.
Outro município investigado pelos órgãos é Pirapora, também no Norte do Estado. A suspeita é que a adminsitração também participe do golpe já que adquiriu precatórios falsos com baixos valores de mercado.
A Prefeitura de Pirapora informou que a Procuradoria-Geral do Município iniciou duas licitações para adquirir precatórios judiciais federais com descontos significativos. A intenção, segundo o município, era adquirir esses precatórios e usá-los, posteriormente, na quitação de dívidas que a Prefeitura de Pirapora possui com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Conforme informações do Procurador-Geral do Município, Fidélis Moraes, durante os processos licitatórios a Prefeitura considerou inviável e cancelou ambas as licitações, sem adquirir nenhum título precatório. “As licitações foram canceladas e a prefeitura não comprou nada em função disso, razão pela qual não houve qualquer ato irregular. Já enviamos, inclusive, aos órgãos investigadores que solicitaram, cópias de todos os procedimentos de licitação que fizemos neste sentido, comprovando que Pirapora não realizou nada ilegal e nem irregular”, afirmou.

Estado de Minas - Prefeituras do Norte de Minas estão sendo investigadas pela Polícia Federal - Força-tarefa que reúne Polícia Federal, Ministério Público e Receita Federal investiga a negociação de precatórios judiciais pelos servidores com uso de documentos falsos - Luiz Ribeiro Está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, com o apoio da Receita Federal e do Ministério Público Estadual, um esquema de negociação de precatórios judiciais para a compensação tributária junto à União por prefeituras e outros órgãos do setor público e da iniciativa privada, com a falsificação de documentos públicos. O esquema foi descoberto no Norte do estado, onde um dos principais alvos da apuração –iniciada há um ano – é a Prefeitura de Montes Claros, além das de Janaúba, Pirapora e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrum). De acordo com a Polícia Federal, também há suspeita de fraudes em outras regiões de Minas, no Espírito Santo e no Tocantins, com os prejuízos para os cofres públicos da União, que devem superar R$ 100 milhões.
Um fato que chamou a atenção na investigação é o uso pelo grupo criminoso de documentos relativos a direitos creditórios de terras de um processo de desapropriação ocorrida no Paraná, na região de Apertados, em 1899, cuja decisão final somente foi promulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em meados dos anos 1990. Considerado como o “cérebro” do esquema fraudulento, Mateus Roberto Carias, dono da empresa Digicorp Consultoria e Sistemas Ltda, de Vitória (ES), é acusado de negociar os títulos podres com as prefeituras. Mateus já é conhecido das agências fiscalizadoras pois foi preso, em 10 de abril, durante a Operação Camaro, deflagrada pela Receita Federal, Ministério Público Estadual e Policia Militar do Espírito do Espírito Santo, daquela vez, acusado de fraudes em licitações, corrupção de servidores públicos, desvio de recursos e compensações fraudulentas de tributos.
Na época da operação, ele comandava uma outra empresa, a Urbis – Instituto de Gestão Pública, que atuava junto a 93 prefeituras de Minas, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo que uma delas era Ipatinga, no Vale do Aço mineiro. Além da Urbis, Mateus também criou a Digicorp. “Não há dúvida neste momento da investigação de que há uma evidente participação de servidores públicos municipais ou federais. As investigações vão dizer o papel de cada um. Prometemos concluí-las em 45 dias”, anunciou, ontem, o chefe da Delegacia da Policia Federal em Montes Claros, Marcelo Freitas. Até o momento, contudo, a PF não pode confirmar o envolvimento de prefeitos. A suspeita da força-tarefa é de que os prefeitos estariam apresentando os títulos podres para ganhar tempo na disputa judicial com a Previdência Social e Receita Federal, repassando as dívidas aos sucessores.
Deságio Segundo as investigações, as prefeituras promovem licitações para simular a compra legal de precatórios, que seriam oferecidos pela empresa Digicorp com deságio. “Os títulos podres não são como produtos que as pessoas ficam oferecendo no mercado”, observa o procurador federal André Vasconcelos Dias. O suposto deságio, em tese, representaria vantagem para a prefeitura na compensação de dívidas com a União, mas não é. “Como a compensação tributária não é aceita legalmente pelo Leão, o valor investido na compra dos títulos representa prejuízo ao município”, completa o procurador federal Alan Versiane.
Somente em Montes Claros, a prefeitura adquiriu cerca de R$ 6, 59 milhões em precatórios federais da Digicorp e usou os créditos para quitar dívidas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e de débitos previdenciários com a União. No entanto, a apresentação dos títulos não foi aceita, tendo em vista a vedação legal desse tipo de negociação. A investigação apurou que para dar aparência legal, era apresentada falsificação de documentos públicos para a habilitação de créditos. Entre os documentos, estão a falsificação de comunicado em nome da Previdência Social em Brasília e um pedido de esclarecimentos, em nome da própria Receita Federal, como se fosse direcionado ao prefeito da cidade, Luiz Tadeu Leite. O ofício é assinado por Ângelo da Silva Marinho, que não é servidor da Receita.

Hoje em Dia - Fraude com precatórios lesa em R$ 20 milhões três prefeituras do Norte de MG - Amália Goulart - A Polícia Federal, Receita Federal e ministérios públicos Estadual e Federal descobriram uma fraude de mais de R$ 20 milhões envolvendo prefeituras do Norte de Minas Gerais em um esquema de precatórios falsos. Na mais nova modalidade de corrupção da região, prefeituras de três cidades adquiriram de um empresário – velho conhecido da Polícia Federal – precatórios sem valor com o intuito de descontá-los em forma de compensação tributária. O problema é que os documentos eram “podres”. Na prática, as prefeituras pagavam e não levavam. A maior fraude é em Montes Claros. Sem pagar os servidores públicos desde outubro, a administração do prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) adquiriu, conforme as autoridades, precatórios que valeriam R$ 15 milhões. Ele comprou os títulos a R$ 6 milhões. A quadrilha tentou “esquentá-los” com documentos da Receita Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As prefeituras tentavam então descontá-los para quitar tributos, junto à própria Receita Federal. Como as falsificações eram grosseiras, foram descobertas. Desta maneira, o rombo ficou com os cofres públicos. As autoridades envolvidas no caso investigam a participação de servidores públicos, incluindo o prefeito Luiz Tadeu Leite. O esquema montado no Norte de Minas atingiu, além de Montes Claros, Pirapora e Janaúba. O objetivo da divulgação da investigação é o de coibir o aumento da prática em prefeituras cujos gestores tomarão posse em janeiro. A ação deve ter desdobramentos.
Reincidente
A empresa que vendia os precatórios falsos é conhecida da Polícia Federal. O dono, Mateus Roberte Cárias, chegou a ser preso na operação “Camaro”, em abril deste ano, por aplicar golpe semelhante. Na ocasião, a fraude foi aplicada em 98 prefeituras de todo o país, incluindo 24 em Minas. A maior parte estava localizada no Espírito Santo, centro da quadrilha.
A Polícia Federal chegou à conclusão de que os envolvidos haviam lucrado R$ 40 milhões. Devido ao estilo de vida dos acusados, que costumam utilizar carros de luxo e imóveis em regiões nobres, a operação foi apelidada de “Camaro”. Cárias foi solto, montou nova empresa e passou a assessorar municípios no Norte de Minas. As investigações sobre o esquema continuam no Estado. O dinheiro que foi extraviado dos municípios e os autores da fraude devem ser responsabilizados em ações a serem propostas.
Prefeitos negam envolvimento no golpe – A Prefeitura de Montes Claros refutou o envolvimento do prefeito Luiz Tadeu leite (PMDB) na fraude milionária montada na região. Por meio de nota, a assessoria informou que ele não assinou documentos falsificados. “O município, caso sejam comprovadas irregularidades, considera-se vítima neste episódio e já iniciou processo interno de apuração para verificar os fatos. Se for identificado que houve beneficiamento escuso de qualquer pessoa, ou que alguém agiu de má-fé para com o município, a punição será rigorosa, conforme a lei”, diz a manifestação. A assessoria admitiu que não paga os funcionários desde outubro, mas disse que não são todos os servidores que deixaram de receber. O 13º salário também é decido. A Prefeitura de Pirapora informou que não adquiriu os precatórios. Segundo a assessoria, foram abertas as licitações para a aquisição de precatórios para descontá-los em dívidas com o INSS, porém, elas foram abortadas. A prefeitura não explicou o motivo da desistência. A gestão de Janaúba não se pronunciou, sob a alegação de que o prefeito não se encontrava.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73710
De: Fabrício Melo Data: Terça 4/12/2012 15:59:52
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Sei que existem muitos motoqueiros corretos e educados, mas as motos, geralmente sem documentação e pilotadas por gente sem habilitação, estão arrasando com nosso trânsito. Se houvessem mais Blitzes poderia minimizar o problema.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73709
De: Policial Data: Terça 4/12/2012 15:58:19
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Cara Ana, as vezes o numero de emergencia fica congestionado pois, em Montes Claros, apenas uma viatura policial e responsavel pelo combate a poluicao sonora e pertubacao do sossego. E isso mesmo! Quase 400 mil habitantes e apenas 01 viatura para fazer o servico. O trabalho seria mais eficaz se contassemos com mais que apenas dois ou tres policiais por turno de servico. Sei que a polucao merece paz e sossego, mas isso e apenas para que todos tenham nocao da realidade e possam cobrar de maneira mais eficaz seus direitos. Espero que com a cobranca de todos possamos melhorar esse caos em Montes Claros. Exijam seus direitos! Cobrem diretamente dos responsaveis...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73708
De: Wagner Lopes Simplício Data: Terça 4/12/2012 15:23:59
Cidade: Viçosa-MG/

Faleceu na madrugada de hoje em Viçosa-MG, Maria Stella Fonseca Lopes (D.Stella)esposa do Dr. Simplício.Foi professora. Diretora e Orientadora Educacional da Escola D. João Antonio Pimenta, viveu em Montes Claros por 50 anos, onde teve seus 4 filhos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73707
De: Prefeitura Data: Terça 4/12/2012 15:05:58
Cidade: Montes Claros/MG

A Prefeitura de Montes Claros, em função de entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira, 4 de dezembro de 2012, por representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Receita Federal, acerca de supostas fraudes envolvendo a aquisição de precatórios federais, por parte deste e de outros municípios do Estado de Minas Gerais, vem a público esclarecer que:
1. Se a operação dos órgãos supracitados indica falsificação de documentos, é importante ressaltar que nenhuma falsificação foi produzida na ou pela Prefeitura de Montes Claros.
2. O Município, caso sejam comprovadas irregularidades, considera-se vítima neste episódio e já iniciou processo interno de apuração para verificar os fatos. Se for identificado que houve beneficiamento escuso de qualquer pessoa, ou que alguém agiu de má fé para com o Município, a punição será rigorosa, conforme a Lei.
3. Sobre a afirmação de que o prefeito Luiz Tadeu Leite teria assinado, no município de Duas Barras, no Espírito Santo, qualquer documentação, a Prefeitura nega veementemente. Na data citada, 21 de março de 2012, o prefeito cumpriu agenda durante todo o dia em Montes Claros, ressaltando que o prefeito Luiz Tadeu Leite jamais, em toda sua vida, esteve na mencionada cidade do interior capixaba.
4. A utilização de títulos federais para o adimplemento de débitos para com a união é procedimento normal e eventual contestação está sendo dirimida em processo administrativo em trâmite na Delegacia da Receita Federal em Montes Claros, sendo certo que ainda não chegou em decisão final. Por outro lado, o processo licitatório para aquisição dos referidos títulos precatórios foi realizado através de concorrência pública aberta a todos os interessados de forma clara e transparente, sendo que cópia do mesmo já se encontra, desde a manhã de hoje, 4 de dezembro, na Delegacia de Polícia Federal Local, em atendimento à sua solicitação, para os encaminhamentos devidos.
5. A Prefeitura de Montes Claros é a maior interessada na rápida apuração do imbróglio e coloca toda a documentação que envolve a licitação para aquisição dos títulos precatórios à disposição da sociedade e das autoridades competentes, acompanhando de perto as investigações e diligenciando para que nenhum prejuízo seja causado às suas finanças.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73706
De: Junior Soares Data: Terça 4/12/2012 14:21:37
Cidade: Montes Claros -MG

(...) Neste sábado, às 10:30 horas na Igreja da Matriz nosso querido Padre Henrique Munaiz estará celebrando a Santa Missa em rito Tridentino (rito antigo, nobilíssimo) por ocasião de 50 anos de sua ordenação sacerdotal.
Jesuíta, capelão do mosteiro do Carmelo, comanda um trabalho de acolhida e educação a crianças carentes e está há 46 anos em nossa cidade... mas sobretudo é um espanhol que largou tudo, veio para este sertão norte mineiro servir a Cristo servindo o povo de nossa Cidade.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73704
De: José Prates Data: Terça 4/12/2012 10:53:23
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Foi com tristeza que recebi a notícia da morte de onofre ferreira que conheci quando trabalhamos juntos na firma fraga & silva ltda. em Janauba, há muitos anos passados. Grande exemplo de interesse e persistencia no trabalho empreendedor. Burarama perde um dos seus criadores. à família, os nossos pesames. - José Prates

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73703
De: Petrônio Braz Data: Terça 4/12/2012 09:08:07
Cidade: Montes Claros/MG

Humanos, mas em sempre - Inadvertidamente, no trânsito sufocante de Montes Claros, eu fechei um motocicleta que me ultrapassou erroneamente pela direita, sem maiores consequências, mas fui por ele grosseiramente desacatado com os mais horripilantes palavrões e ofensas à minha querida manzinha (que já dorme sossegada o sono da eternidade), não respeitou nem mesmo a minha idade provecta. Nessa hora, mantive a calma, pedi desculpas. Mil desculpas. Normatiza a lei de trânsito que a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida à sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas, mas em Montes Claros os motoqueiros costuram, ultrapassam pela direita e pela esquerda, passam por cima e por baixo dos outros veículos. Podem tudo.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73701
De: Ana Data: Segunda 3/12/2012 17:52:05
Cidade: Montes Claros - MG

(...) Todos reclamam do barulho durante a noite na nossa cidade e compreendo isto muito bem,na verdade na minha rua Agapanto(bairro Sagrada Família) o problema é no sabado e domingo durante todo o dia (pricipalmente a tarde). Não sei o que diz a lei sobre o barulho durante o dia, mas sei que nas residências próximas de onde os jovens ligam os seus sons automotivos durante o dia ninguém consegue ao menos assistir a televisão. Crianças não conseguem dormir e pessoas que trabalham durante toda a semana não conseguem descansar. Não pedimos a estes jovens que desliguem o som mas que abaixem o volume. Eles ficam a rir de todos os que reclamam. Não sabemos o que fazer. Será que a polícia não podia fazer uma ronda por aqui no final de semana? Será que alguém pode nos ajudar?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73700
De: Chaves Data: Segunda 3/12/2012 18:45:56
Cidade: M. Claros

M. Claros acaba de perder um dos seus fazendeiros mais típicos e afamados. Morreu Onofre Burarama, cujo sobrenome informal é homenagem a Burarama, hoje Capitão Enéas, que ele ajudou a construir com bravura invejável. Aproximando-se dos 90 anos, deixa história dos dias mais felizes da atividade rural.Onofre Ferreira Gonçalves - é o seu nome, uma grande herança de trabalho e retidão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73699
De: Mário Genival Tourinho Data: Segunda 3/12/2012 13:46:51
Cidade: Montes Claros

Conterrâneos, Nesta terça-feira, 4 de dezembro, lançarei o meu livro "Baioneta Calada, Baioneta Falada" na OAB de Montes Claros.É a minha versão sobre os fatos ocorridos nos "anos de chumbo". Estarei lá das 19 a 23 horas para alegremente rever e abraçar os amigos e amigas.O endereço da OAB é: Rua Monte Pascoal,154, Ibituruna.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73698
De: Alberto Sena Data: Segunda 3/12/2012 08:27:42
Cidade: Belo Horizonte/MG

A culpa é do asfalto - Alberto Sena - Há muito que discutir sobre a intensidade da relação telúrica das crianças com a terra nua em comparação com a que os adultos de hoje tiveram na infância, principalmente se originários do interior.
A geração que “vai dobrando do Cabo da Boa Esperança”, como dizia o professor Pedro Santana, da antiga Escola Normal Professor Plínio Ribeiro, em Montes claros, teve infância de pés descalços, em contato direto com a terra.(Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73696
De: Maurílio Ribas Data: Segunda 3/12/2012 08:00:23
Cidade: Belo Horizonte/MG  País: Brasil

A sentença da Juiza eleitoral dacidade de São Francisco que cassava os direitos políticos do atual prefeito Luiz Rocha Neto e se vice por 08 anos foi suspensa pelo TRE/MG. Luiz Rocha Neto e Élcio Ramos estão liberados para serem diplomados no dia 19/12/2012

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73695
De: Neuza Data: Domingo 2/12/2012 20:41:27
Cidade: Montes Claros

Gostaria imensamente de encontrar o Sr José Prates, uma prosa com ele seria muito enriquecedora.Sou leitora assídua e admiro muito sua sabedoria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73694
De: José Hélio Souza Data: Domingo 2/12/2012 20:32:06
Cidade: São Domingos do Prata/MG

Eu sinceramente não sei com que cara apresentaremos nossa Montes Claros para o Sr. José Prates. Se mostraremos a ele o hipermercado no lugar do antigo colégio diocesano, se mostraremos a mesma praça da matriz de outrora que agora abriga viciados e tem seu entorno enlameado por conta do "lava-jato" a céu aberto, ou será que poderemos mostrar-lhe o camelódromo onde um dia foi nosso mercado central, aliás por falar em mercado poderemos levá-lo ao atual mercado onde ele poderá ver uma obra iniciada e nunca acabada e que ja dura quase dois anos.Passearemos com o Sr. José Prates pelas mesmas ruas apertadas do centro, só que agora além de apertadas, esburacadas, barulhentas e de trânsito complicado e caótico, apresentaremos a ele o famoso e polêmico triângulo da impunidade.Enfim, que me desculpem todos, mais o sentimento é de revolta mesmo, deixo aquí explícito o descaso com que os governantes trataram nossa Montes Claros nas últimas décadas e que agora nos faz sentir vergonha ao receber após anos uma pessoa do calibre do Sr. José Prates. Aconselharia aos conterrâneos que tem a nobre missão de receber e acolher o Sr. José Prates que não ocultem nada, que mostrem tudo a ele, inclusive as poucas coisas boas que ainda resistem a indiferença implacável dos políticos, mostrem tudo pois só assim teremos no seu retorno uma avaliação, séria, inteligente e sensata como sempre faz nas suas colocações.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73693
De: WVeloso Data: Domingo 2/12/2012 15:35:53
Cidade: BH

Estou curioso pra ler o texto do José Prates depois que ele voltar da sua viagem insólita a nossa Montes Claros. "Não chega a ser um pontinho preto no mapa, mas quando a gente se afasta, coração pede pra voltar..." Grupo Agreste

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73692
De: Anderson Prates Data: Domingo 2/12/2012 12:25:45
Cidade: MONTES CLAROS  País: brasi

indo jogar neste domingo por volta de 6:00 da manha passando na av sanitaria me deparei cem frente ao sesc um corpo estendido no chão cena lamental muito triste mais um acidente de moto com vitima fatal peço a deus que conforte os pais desta vitima.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73691
De: Adelson Data: Domingo 2/12/2012 07:00:55
Cidade: Moc  País: Brasil

Foi uma vergonha, grave acidente que aconteceu as 05:15 desta madrugada na av. sanitaria c/ santa maria,envolvendo uma moto. O samu e bombeiros foram acionados diversas vezes,porem so chegaram 30 minutos depois, mas ja era tarde a vitima nao resistiu.o incrivel e que o corpo de bombeiros esta prox. do local. "um absurdo"

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73689
De: José Prates Data: Sábado 1/12/2012 11:47:25
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Os preparos para uma visita a Moc

José Prates

Em 1945, aos dezoito anos, saindo da adolescência, fui admitido radiotelegrafista da Comissão de Construção da Linha férrea Montes Claros a Monte Azul, chegava em Montes Claros, para morar. Hospedeime-me numa Pensão da Praça da Estação, para assumir meu primeiro emprego. Admirei o tamanho da cidade com as ruas cheias de carros, com o que não estava acostumado. O tempo foi passando e, me incorporado à cidade, não senti o seu desenvolvimento. Em 1948 fui efetivado na Estrada de Ferro Central do Brasil e em 1951 casei-me com uma montesclarense que me deu quatro filhos. Em 1958 fui removido para o Rio de Janeiro onde resido com a família. Nunca, porem, eu deixei de viver Montes Claros, tomando conhecimento do que ali acontece. Nos nossos dias, então, a Internet nos deixa presentes na vida do lugar. Nesses 54 anos, fui lá quatro vezes e, agora, em janeiro, devo retornar para uma visita e sei que não existe mais a Montes Claros menina, sertaneja inocente. Nós mudamos. Eu mudei. Não sou o jovem jornalista, feito na redação do O Jornal de Montes Claros. Sou o velho J.Prates cansado, cheio de problemas de saúde, mas, que ainda sonha com a Montes Claros que conheci e que me abriu as portas para a vida o que me fez lhe amar como terra mãe, sem desprezar, obviamente, a legitima, interessando-me como filho, pela sua história que é de luta e sacrifícios.
Até 1926 quando chegaram os trilhos e inaugurou a ferrovia, Montes Claros só conhecia o transporte a cavalo para pessoas e carros de boi e carroças puxadas a burro para o transporte de mercadorias Com a ferrovia em funcionamento, inaugurando o transporte ferroviário tanto de passageiros como de mercadorias, o progresso foi alavancado fazendo a cidade crescer rápido com aumento do comercio e da população com a chegada, mesmo em transito para São Paulo de centenas de nordestinos que fizeram aumentar o consumo, Mesmo com a estrada de ferro, o sacrifício do nordestino ainda era grande. Uma viagem a São Paulo, partindo do sertão baiano, segundo contavam, demorava, no mínimo, um mês e meio. Em muitos casos, era uma ida sem vinda e, por isso, talvez. o “sãopauleiro” na véspera de “botar o pé na estrada” ia à missa, confessava e comungava e despedia-se de todo mundo. Daí pra cá Montes Claros caminhou célere na estrada do desenvolvimento. Em 18 de dezembro de 1939, o governador Benedito Valadares inaugurou o Aeródromo Governador Valadares, hoje, merecidamente, chamado Mario Ribeiro, nascendo, então, o aeroclube de Montes Claros com um avião monomotor tipo Piper usado nas aulas de pilotagem. A primeira empresa aérea a operar comercialmente, foi a Panair do Brasil, em 1942, ligando Montes Claros (MOC) a Belo Horizonte, Salvador e Recife. Ainda em 1942 iniciaram os serviços do correio aéreo. Em 1948, a Nacional Serviços Aéreos inaugurou sua atividade com vôos diários no percurso de Montes Claros (MOC) a Belo Horizonte nos aviões DC-3 com capacidade para 24 passageiros. Em 1957, a Nacional foi incorporada à Real Serviços Aéreos.
Montes Claros, hoje, nem pode se comparar com a velha cidade daquele tempo. Tudo mudou. Estou preparando-me para ir a Montes Claros, em final de janeiro próximo e nessa preparação está o lado psicológico para receber e aceitar as modificações que a cidade sofreu ao longo desses cinqüenta e poucos anos depois que a deixei. Com certeza, não irei encontrar a mesma cidade pacata, tranqüila, de ruas estreitas, calçadas a paralelepípedos e pouco movimentadas, como eram na metade do século passado, sem o burburinho dos ônibus e carros de passeio. Hoje, pelo que eu leio e ouço falar, muita coisa mudou acompanhando o desenvolvimento econômico, cultural e social, próprios de cidade grande. “No meu tempo”, como a gente diz, Montes Claros não era tão pequena como muita gente imagina. Naquela época, Já era considerada grande, com um comércio líder no norte do Estado e com larga influência no sudoeste baiano que, em muita coisa, dependia de Montes Claros, principalmente na área de saúde. Na educação, era referência e recebia alunos de toda região para os cursos ginasial e colegial que eram mantidos nos três Colégios existentes, sendo as mulheres, em sua maioria, alunas das duas Escolas Normais: uma Estadual e outra Diocesana, esta, administrada por Irmãs de Caridade. Na área de comunicações, havia na cidade uma emissora de rádio, a ZYD-7 Rádio Sociedade Norte de Minas, criada em 1940 e dois jornais que circulavam três vezes por semana: Gazeta do Norte fundada em 1918 e mantida até 1962 e O Jornal de Montes Claros fundado em 1951 que viveu até 1990. Em 1940 quando chegou a ZYD-7 a população montesclarense era de sessenta um mil habitantes que se viu envolvida pela emissora, criando, então, novos hábitos em muitos lares. Em cada casa, por mais humilde que fosse a residência, um aparelho de radio, estava sobre a mesa da sala de visitas, ligado na ZYD7 ou na Rádio Nacional campeã de novelas como o “O Direito de Nascer” que fazia a cidade parar para ouvi-la às 20 horas. Os programas humorísticos com artistas locais como Candido Canela, por exemplo, deliciavam os ouvintes. O noticiário dos acontecimentos locais e do país chegava às casas na hora do acontecido e “o que rádio falou” era comentado na vizinhança. Jornal impresso O Jornal de Montes Claros chegou trazendo novidade: jornaleiro na rua, logo cedo, gritando a manchete para atrair comprador. Cedinho, já eram vistas pessoas de jornal na mão, lendo as notícias. O movimento na banca de jornais de “seu” Ducho, a única existente, diminuiu muito o que lhe forçou a pegar o JMC e colocá-lo, também, à venda, em sua banca. O que eu disse é o passado histórico dessa Montes Claros que está em nós. Em janeiro irei revê-la pessoalmente, andar pelas ruas parar em algum ponto e perguntar a alguém “o que era este lugar?”.

(José Prates, 87 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73688
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 1/12/2012 11:02:42
Cidade: Montes Claros-MG

Efemérides - Nelson Vianna -01/12/1950- “A terra treme, à noite, na Lagoinha, cabeceira do rio Pacuí, na Vargem do Barreiro e em diversos outros lugares, sem que houvesse qualquer explicação para o fenômeno”.
Naquela época (sessenta e dois anos já se passaram), a dificuldade para explicações era considerada normal – eram desprovidos de tecnologias - as Universidades e os Institutos de pesquisas, alguns não existiam.
Ontem 30/11/2012 venceu o prazo que os Prof. George França e a Profª Mônica Von Huelsen, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília para apresentação do relatório sobre as sismicidade ocorridas em Montes Claros. Foram instaladas cinco estações sismográficas pertencentes ao Observatório sismológico da UnB e três do Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (IAG-USP).
Crermos que através dos dados obtidos por esta rede, já chegaram a uma conclusão para o relatório. Apesar do professor André Menezes, do Observatório Sismológico da UnB, ter dito meses atrás (Junho) que a conclusão do relatório final dependeria de mais estudos e verbas. Ainda afirmou que não poderia fixar prazo para a conclusão dos estudos.
Recentemente durante uma visita a Montes Claros o Coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas, anunciou um acordo de cooperação técnica/científica - acordo que contempla troca de tecnologia e informações com estudiosos da área sediados na cidade de Higashiura, no Japão.
Agora, resta esperar qual relatório sairá primeiro... A UnB e o IAG-USP já estão atrasados.
Lembramos que, abalos sísmicos, apesar de amplamente estudados, não são passiveis de previsão - então, quanto mais rápido, melhor.
(*) José Ponciano Neto é Tec. Em Meio Ambiente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73687
De: Luiza Vieira/Vila Atlântida Data: Sábado 1/12/2012 10:07:11
Cidade: Montes Claros

Considerando a mensagem 73681. Definitivamente estamos em guerra: O Brasil e a querida Montes Claros. O que nos perguntamos e, por vezes, temos a resposta, é por que nenhuma autoridade se manifesta no sentido de tentar mudar as leis e colocá-las em prática. Em conversa com familiares- fazemos isso com frequencia- um dos irmãos presentes à mesa diz: "Porque se fizerem, não terão o que prometer na próxima campanha eleitoral." E acrescenta: Você não assistiu Tropa de Elite 2? É muito interesse em jogo." Estamos cansados (em todo o sentido da palavra),com medo, indignados,tristes, sem motivação, sem muita esperança para dar aos nossos filhos...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73686
De: Ruth Tupinambá Data: Sábado 1/12/2012 10:02:19
Cidade: M. Claros

UM SAUDOSO CASARÃO

Ruth Tupinambá Graça

Passando pela Av. Cel. Prates, assustei-me.
Em lugar do velho Casarão do Padre Marcos, havia somente um amontoado de adobes, portas e janelas velhas, pedaços de madeira e telhas espedaçadas espalhados por toda a extensão do terreno molhado pelas chuvas.
Retrato do poder aquisitivo das construtoras que, acompanhando o progresso e desenvolvimento da nossa cidade (que cresce assustadoramente), vai derrubando as casas dos mais antigos moradores, transformando-as em modernos e belos edifícios.
Eu não sou contra esse movimento: Acompanho e gosto do progresso da nossa cidade, mas não consigo resistir aos impulsos do meu velho coração. Não chego a chorar, mas sinto e sofro com o desaparecimento das casas que conheci na minha infância, nas quais eu brincava feliz nos enormes quintais com as companheiras que ali moravam. Quantas já desapareceram!... Como me lembro dos guisadinhos que improvisávamos em baixo das enormes mangueiras, carregadinhas, que na gulodice própria da idade, apostávamos para ver quem chupava o maior número de mangas!
Era a nossa sobremesa e não tínhamos cerimônia. O Casarão do Padre Marcos tem sua história. Alguém chegou a citar no jornal que lá habitou durante muitos anos um santo.
E é a pura verdade: ele era um santo padre. Pertencia à Congregação dos Premonstratenses e foi um dos primeiros padres belgas a vir para Montes Claros, no inicio do século passado.
Padre Marcos Van In veio ainda muito jovem. Era um tipo de europeu fino. Muito alto forte e bonito. Louro, de olhos azuis que deixavam transparecer a pureza da sua alma. No principio tinha o sotaque próprio da sua origem (custávamos entendê-lo).
Aos poucos, familiarizando-se com os sertanejos, já se comunicava com facilidade, transformando-se, com o passar dos anos, num autentico brasileiro e montesclarense por excelência. Teve um papel importante na nossa cidade como um grande líder na criação de teatros, na imprensa, seminários, colégios e hospitais
Trouxe com ele o Padre Francisco Moureau e as freiras do Colégio Imaculada Conceição, inclusive Irmã Beata, da qual jamais esqueceremos. Uma verdadeira mãe para os montesclarenses daquela época. Acolheu milhares de crianças em seus braços, cuidando carinhosamente (sem distinção de classe) de todos os bebês e de todas as mães que esperavam seus filhos confiantes naquele Anjo de Caridade.,
Padre Marcos pertencia a uma família rica da Bélgica.
Deixando lá todo o conforto e riqueza veio para o nosso sertão bruto, onde morou quase um século, com humildade, dedicando-se inteiramente a nossa terra Era extremamente caridoso, além das obrigações da paróquia, encontrava tempo para socorrer os pobres da nossa cidade, Protegia as famílias mais carentes cuidando especialmente das crianças, encaminhando-as para as escolas e catecismo, ajudando na formação religiosa e na educação. Tudo isto me veio à lembrança quando vi sua casa despedaçada e o Beco desfigurado.
Milhares de pessoas presenciaram o que eu vi, mas não sentiram o que senti pois são da nova geração e não tiveram a sorte de conhecer e conviver com ele.
Esteve presente em várias fases importantes da minha vida: fez o meu casamento e mais tarde batizou todos os meus filhos. Padre Marcos marcou uma grande época e por Montes Claros sempre lutou, até sua partida para São Paulo.
A inveja e o despeito são terríveis fraquezas do ser humano, causando tanto mal, perseguições e até destruindo pessoas. Com a transferência de um Bispo gaúcho para nossa cidade, exercendo todo o poder do Bispado, sua eminência/reverendíssima pediu a transferência da sua diocese dos dois religiosos que ganharam a fama de Santo: Padre Marcos e Padre Chico, que também teve um papel importante na nossa cidade.

Padre Chico foi transferido para sua terra e o Padre Marcos para São Paulo.
Embora velho e cansado, não queria deixar a nossa terra. Amava-a como um verdadeiro montesclarense.
Levaram-no à força e ele partiu chorando...
Dele, para nossa lembrança, ficou apenas a sua casa e como uma eterna homenagem:


(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 96 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73685
De: Hoje em Dia Data: Sábado 1/12/2012 08:55:41
Cidade: Belo Horizonte

Prefeitos eleitos nem assumiram cargos e foram cassados pela Justiça - 01/12/12 - Humberto Santos e Girleno Alencar - Nem tomaram posse ainda e pelo menos 13 prefeitos eleitos em outubro já foram cassados, em primeira instância, em Minas. E o número pode ser maior, pois o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) só toma conhecimento das decisões quando os cassados recorrem para suspender a condenação. Caso sejam confirmadas as cassações, a população destes municípios terá de voltar às urnas para escolher os prefeitos em eleições extemporâneas. Só no Norte do Estado, há mais de 40 ações de impugnação tramitando nas comarcas locais. Entre os motivos para a cassação dos prefeitos eleitos estão o fornecimento de transporte gratuito a eleitores, captação ilícita de votos, inauguração de obra pública durante o período eleitoral, abuso de poder econômico e até mulher do gestor municipal anterior concorrendo.
Casada
Em São João do Paraíso, Mônica Cristine de Sousa (PMN) teve o registro de candidatura cassado pois era casada com o então o prefeito eleito em 2008, José de Sousa Nelci (PR). A Constituição estabelece que são inelegíveis o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins dos chefes do poder Executivo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também indeferiu a candidatura de Mônica e a declarou inelegível para as eleições de 2012. Como ela foi a mais votada, com 6.332 votos e obteve mais de 50% dos votos válidos, nova eleição terá que ser realizada. A previsão é a de que o novo pleito ocorra em 7 de abril do próximo ano. O atual prefeito Manoel Capuchinho (PSDB) foi eleito em maio de 2009 numa eleição extemporânea, depois de derrotado por Souza em 2008. O prefeito eleito de Pirapora, Heliomar Valle da Silveira (PSB) teve seu mandato cassado, antes mesmo da diplomação, por conduta vedada aos candidatos. Servidores do hospital municipal trabalharam durante o período eleitoral com adesivos de sua campanha. Além disso, foi gravado propaganda eleitoral de sua candidatura dentro do mesmo hospital. Como Silveira teve 15.618 votos, ou 52,29% do total, outra eleição tem que ser marcada caso sua cassação seja confirmada em segunda instância. O candidato recorreu e conseguiu efeito suspensivo da decisão e pode ser diplomado. O curioso é que o segundo colocado, Indalécio Oliveira (PSDB), teve a candidatura impugnada por ter distribuído camisetas durante a campanha eleitoral. Em caso de novo pleito, corre o risco de não concorrer.

Sete cidades não sabem quem vai assumir – Além dos prefeitos eleitos que foram cassados, há sete casos de candidatos que tiveram a candidatura indeferida, mas concorreram em outubro amparadas em liminares do Tribunal Superior Eleitor (TSE). Como ganharam nas urnas e o mérito da decisão ainda não foi analisado pelo próprio TSE, a população de Bambuí, Piedade dos Gerais, Biquinhas, Paraisópolis, São Pedro dos Ferros, Paulistas e São Francisco não sabem quem vai assumir o Executivo municipal em janeiro (...) Em São Francisco, Evanilson Carneiro (PSDB) foi o mais votado, com 11.802 votos. Porém, sua candidatura foi impugnada e seus votos não computados por que na convenção partidária, tanto o PSDB quanto o DEM decidiram que apoiaram o prefeito e candidato a releição Luiz Rocha Neto (PMDB). O prefeito ficou em segundo lugar, com 11.623 votos. Depois do pleito, Rocha Neto foi considerado inelegível pela juíza Clarissa Andrade. Se mantida a decisão, São Francisco terá eleições extemporâneas em 2013. Até lá, o presidente eleito da Câmara Municipal, após a posse da nova Legislatura, assumirá o Executivo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73684
De: Maurício Data: Sexta 30/11/2012 23:56:17
Cidade: Montes Claros

O secretario do Meio-ambiente, Aramis Mameluque, que aqui promete solenemente lutar ("até o último dia") para libertar a cidade do barulho proposital e contra a lei, deveria reservar um pouco de tempo e percorrer - agora, meia-noite - o famoso "triângulo da impunidade". Descobrirá, desapontado, que andou arando o mar....para ficar numa linguagem alta, romântica, histórica. Outro conseguirá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73683
De: Aluízio Data: Sexta 30/11/2012 22:35:38
Cidade: Montes claros

Até quando nossa Moc vai surgir negativamente para o Brasil e o mundo? Pergunto.
Acabo de ver o telejornal da Rede Record mostrando matéria especial sobre violência. Longos, dolorosos minutos exibiram um rapaz forte deitado há cinco meses numa cama de UTI, todo o rosto conectado a tubos e aparelhos que o mantém vivo em coma profundo. Uma cena chocante, vinda de M. Claros. Infelizmente, é aquele rapaz atropelado no triângulo da impunidade, depois de uma noite de excessos e brigas. As imagens correram o mundo. Mostraram nossa face horrível, cruel, desumana. E voltaram, contundentes, nesta noite. E o que fizemos para que a cena estúpida daqueles dias, retornada há pouco, jamais se repita? Infelizmente, nada. Ainda ontem, vale lembrar, jornal de BH disse que em M. Claros a violência tanta está tirando as pessoas das ruas de sua vizinhança, mal o dia escurece. E o que fizemos? Rigorosamente, nada.
Estamos nos limitando a recolher corpos nas ruas.
Isto não pode ser. Definitivamente, não pode ser.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73682
De: Waldyr Senna Data: Sexta 30/11/2012 17:30:34
Cidade: Montes Claros/MG

Pato manco

Waldyr Senna Batista

“Pato manco”, no folclore político dos Estados Unidos, é a representação do mandatário que não se reelegeu ou está se afastando do cargo por término do mandato. E o Brasil, que tem os norte-americanos como modelo em tantas práticas, certamente não o faz, neste caso, porque a figura do pato manco que, lá, é aceita de forma divertida, produzirá aqui rejeição e até retaliações.
Mas é o procedimento típico que marca a atividade política em todo o País neste momento em que grande número de prefeitos está se preparando para transferir o cargo a seus sucessores eleitos. Os que vão assumir ocupam-se da organização de suas equipes, e os que sairão em menos de um mês, empenham-se em arrumar gavetas e ajustar contas, porque a legislação a ser cumprida estipula penalidades rigorosas aos que incorrem em deslizes. A LRF (lei de responsabilidade fiscal) que foi o grande legado do governo Fernando Henrique Cardoso, tem provocado dificuldades quando da transferência de cargos.
É nesse período de transição que ocorre vácuo administrativo, com os gestores ainda em atividade praticamente paralisando suas atividades e saindo do foco, anulados pelas novas estrelas que as urnas revelaram. Assim é que medidas acaso anunciadas pelos que saem perdem muito em repercussão, pois a população está muito mais interessada em saber como os novos gestores se dispõem a tornar realidade o que anunciaram no calor da refrega.
Está aí o prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, encerrando melancolicamente seu mandato com o decreto de “moratória”, que foi praticamente ignorado até pelos mais esclarecidos e ligados aos acontecimentos da política e da administração. A medida destina-se a resguardar o prefeito de problemas futuros, sem qualquer influência no sentido de amenizar os problemas que se agravaram ao longo dos últimos 47 meses.
Fica então decretado que nada se fez ou se fará porque não há dinheiro, por culpa do governo federal, que nos últimos meses fez cortesia com o chapéu alheio, reduzindo os repasses dos municípios a fim de evitar que a atividade industrial no país sofresse danos decorrentes da crise econômica mundial. O decreto, na prática, abre via de escape para quando (e se) chegar o momento da prestação de contas, em que os ex-prefeitos poderão vir a sofrer constrangimentos. Como é grande o número dos que agora se queixam dos cortes praticados, o decreto funcionará como tábua de salvação.
Mas o governo federal já dá mostras de que irá amenizar as dificuldades dos municípios. A presidente Dilma Rosseff encaminhou ao Congresso a medida provisória 589/12, abrindo novo parcelamento para as dívidas de contribuições previdenciárias dos estados e municípios. Segundo a MP, os que aderirem ao parcelamento terão abatidos dos repasses o valor equivalente a 2% da média mensal da receita corrente líquida para quitar débitos vencidos até 31 de outubro deste ano, ou ainda a vencer. Os débitos parcelados terão redução de 60% das multas, de 25% dos juros e de 100% dos encargos legais.
O mais importante disso é que, ao aderir ao parcelamento, estados e municípios voltam à situação de adimplentes e poderão obter a CND (certidão negativa de débitos) para contratar empréstimos e receber recursos do Tesouro Nacional, o que deve ser o maior anseio do prefeito eleito Ruy Muniz, porque a Prefeitura que ele vai assumir, por estar em débito com a Previdência Social, não poderia pleitear esses recursos.

(Waldyr Senna é o decano da imprensa de Montes Claros. É também o mais antigo e categorizado analista de política. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73681
De: Paulo Data: Sexta 30/11/2012 10:42:54
Cidade: Montes Claros

Conceituado empresário montesclarense retornou de viagem a Bogotá, na Colômbia, metrópole de cerca de 10 milhões de habitantes. Foi visitar o filho, que é prestigiado executivo financeiro. O que observou: 1) Segurança. É possível andar pela cidade, a qualquer hora, em perfeita segurança. 2 - Desenvolvimento. O país vive um tempo econômico virtuoso, com crescimento ordenado bem acima do que se vê no Brasil. É preciso lembrar que a Colômbia enfrenta uma das mais demoradas e extensas guerrilhas do mundo. No Brasil, cuja realidade é a que vemos, a última guerra foi a do Paraguai, a mais de 140 anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73680
De: O Tempo Data: Sexta 30/11/2012 10:33:10
Cidade: Belo Horizonte/MG

Montes Claros sem verba para quitar folha e 13º salário - Cidade no Norte de Minas é uma das 700 alertadas pelo MPF sobre suas contas - Dos sete maiores municípios de Minas, Montes Claros, no Norte do Estado, é o que enfrenta maior dificuldade financeira. Sem dinheiro em caixa, os salários dos servidores municipais da cidade estão atrasados e até o pagamento do 13º salário se tornou um problema para o Executivo fechar as contas em dia. Montes Claros é apenas um dos cerca de 700 municípios de Minas em que o Ministério Público Federal (MPF) já manifestou preocupação quanto a possíveis irregularidades na transição de governo. O MPF está notificando as cidades para que apresentem toda a documentação referente às contas da administração, como os contratos e os serviços prestados, em um prazo de 20 dias. O objetivo do MPF é evitar o abandono das responsabilidades da gestão, como o pagamento dos contratos e o sucateamento dos serviços. Para conseguir fechar as contas do mandato, o prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (PMDB), baixou um decreto em agosto para a contenção de despesas. Entre elas estão os cortes de viagens, de contratos de fornecedores e até de horário de trabalho dos servidores. Apesar de não demitir funcionários, a prefeitura escalonou os pagamentos, e muitos servidores ainda não receberam os proventos referentes a outubro. "Em função da queda da receita, precisamos revisar as despesas e fazer cortes para diminuir a folha de pagamento. A situação é preocupante", admite a secretária de Administração do município, Martha Pompeu Padoani. De acordo com ela, a folha de pagamento do Executivo é de cerca de R$ 18 milhões. A secretária afirma que o principal problema na arrecadação no município acontece pela diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo governo federal. O corte também é apontado por outros prefeitos como justificativa por não conseguirem fechar as contas em dia.
Limpeza. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73679
De: Hoje em Dia Data: Sexta 30/11/2012 09:29:41
Cidade: Belo Horizonte/MG

Prefeitura de Montes Claros ignora MP e negocia terrenos – Girleno Alencar – A Prefeitura de Montes Claros vendeu, ontem, terreno de 7.414,76 metros quadrados, localizados no bairro Morada da Serra, pelo valor de R$ 1,2 milhão, apesar de o juiz João Adilson Nunes Oliveira, da 2ª Vara da Fazenda Pública, ter concedido medida cautelar impedindo o negócio. Como a decisão judicial não chegou a tempo, o imóvel foi colocado à venda. A venda envolveu cinco dos 12 lotes ofertados, permitindo o faturamento de R$ 2,1 milhões. A prefeitura espera arrecadar R$ 8,1 milhões com a venda dos 12 lotes. A sessão da Comissão de Licitações foi tensa. Os assessores do Ministério Público entregaram um documento do promotor Felipe Gustavo Gonçalves Caíres, de que a licitação está sendo investigada por causa da diferença da avaliação dos imóveis. A advogada Alexandra Gonçalves Ferreira comunicou que o terreno de 1.478,95 metros quadrados, no bairro Edgar Pereira, estava ‘sub judice’. O imóvel estava avaliando em R$ 749,3 mil, mas não atraiu interessado. O juiz João Adilson Nunes de Oliveira concedeu liminar na ação movida pelo Ministério Público, proibindo a prefeitura de vender 13 lotes na cidade. Outros 12 lotes foram liberados para serem vendidos pelo juiz. O Ministério Público mostrou que a prefeitura decidiu vender os terrenos, mesmo sem o município discriminar os detalhes imóveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73678
De: samuel Data: Quinta 29/11/2012 14:30:06
Cidade: Montes Claros-mg

Lendo a mensagem 73.666, fiquei realmente preocupando com a situação do barulho infernal, destes irresponsáveis. E infelizmente as autoridades não tem coragem de agir dentro da lêi que existe para proteger a população. Onde moro já passei por esta situação juntamente com varios moradores . Reunimos e fizemos um abaixo assinado , registramos em cartório,, entregamos copia autenticada , enviamos para o comando da policia militar, para a promotoria pública, juiz de direito. Foi a única solução que encontramos , poia]s a situação ficou tão caótica, que muitos morados ficaram doentes. Graças á Deus o promotor público mandou fechar o bar., e acabou com o absurdo na região- Fizemos valer nosso direito amparado por lêi- Façam isso por favôr- Organizem-se dentro da lêi que vcx. conseguem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73677
De: Mariana Data: Quinta 29/11/2012 13:13:17
Cidade: Montes Claros

Também senti um leve tremor enquanto almoçava aqui no centro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73676
De: virginia Data: Quinta 29/11/2012 12:20:13
Cidade: Montes Claros

Senti um leve tremor agora a pouco aqui no alto São João. Alguém mais sentiu?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73675
De: Pricyla Data: Quinta 29/11/2012 12:18:28
Cidade: Montes claros

acabei sentir tremor no ibituruna

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73674
De: Tah Data: Quinta 29/11/2012 12:15:51
Cidade: Montes Claros

Acabou de tremer aqui no bairro São Jose. 12:11

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73673
De: Daniel Data: Quinta 29/11/2012 12:14:06
Cidade: Montes claros-MG  País: Brasil

Um leve tremor foi sentido as 12:09 na vila regina

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73672
De: mada Data: Quinta 29/11/2012 12:11:20
Cidade: moc/mg

acaei de sentir um tremor agora 12:10

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°73671
De: ALTO SAO JOAO Data: Quinta 29/11/2012 12:11:14
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

alguem sentiu tremor de terra agora as 12:09 do 29/11/2012? alto sao joao.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: