Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°67926
De: Policial Militar Data: Segunda 13/6/2011 10:07:39
Cidade: MONTES CLAROS

Ao amigo Norberto F Prates. só respondendo sua mensagem, não sei se sabe meu amigo mas a protagonista do trânsito na cidade de montes claros é a Mctrans, quando vc diz que a pm vê moto em cima de passeio carro estacionado em lugar proibido devia saber que a fiscalização é a cargo da mctrans, por isso que hoje ta essa bagunça, pois foi promessa do atual (...) acabar com as multas na cidade, e infrações de transito só se resolve, se acaba com multas, educação no trânsito até ajuda mas a multa é que resolve.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67925
De: Alberto Sena Data: Segunda 13/6/2011 08:53:45
Cidade: BH

Tempo das fogueiras

Alberto Sena

Quando chegava o mês de junho, na casa da Rua São Francisco, em Montes Claros, era o tempo das fogueiras. Coincidia que pai Zé Bitaca havia buscado caminhão de lenha pelos lados do Rio Verde, e armava fogueira caprichada.
Ele punha duas toras embaixo para sustentação e as mais finas por cima. Acendia a fogueira com capim e gravetos. A fogueira ardia durante boa parte da noite, até não aguentarmos mais ficar de olhos abertos por causa da fumaça e do sono.
Era impressionante observar as línguas de fogo. Nós ficávamos imaginando uma porção de coisas olhando a fogueira. Às vezes o fogo ficava azulado, noutras vezes avermelhado também.
O fogo queimava a lenha, mas parecia arder era dentro do peito da gente. Os adultos não entendiam nada da arte de contemplar fogo. Diziam coisas do tipo: ‘Menino que mexe com fogo urina na cama à noite’.
A tradição lá na casa de dona Elvira era fazer fogueira e hastear o mastro de Santo Antônio, porque o meu irmão caçula, nascido em 11 de junho, foi batizado com o nome desse grande ‘doutor da Igreja’.
Santo Antônio ganhou a fama de casamenteiro, mas ele tinha outras qualidades além dessa, como o dom da ubiquidade, ou bilocação. Acontecia de ele estar no ambão da igreja fazendo a homilia e no mesmo tempo ser visto em outro lugar atendendo aos pobres.
A fogueira de Santo Antônio era acesa assim que o manto da noite descia sobre a nossa rua. E era bom ver a rua cheia de fogueiras acesas. A meninada se esbaldava. Atiçávamos o fogo em busca de brasas para estourarmos traques e as labaredas cresciam e cuspiam para o alto as chispas da lenha seca, como num espetáculo de chuva de estrelas.
Estalávamos bombinhas de salão até na testa uns dos outros. Mas foguete era só para os adultos, e assim mesmo no momento em que o mastro era erguido em meio às orações puxadas por dona Elvira.
O mastro ficava no quintal, próximo do coqueiro macaúbas e do quaradouro de roupas. Era bonito ver a figura de Santo Antônio lá em cima, com enfeites de papel de seda. Quando ventava o papel de seda tocado pelo vento fazia ruído semelhante ao dos papagaios ou araras que empinávamos quando era chegado o mês de agosto.
Enquanto a fogueira ardia em frente da casa recuada do alinhamento da rua, nós nos sentávamos ao redor do fogo e mãe servia pé-de-moleque, doce de amendoim moído, doce de leite, biscoito fofão feito de polvilho azedo, biscoito de coco, canjica e nem sei mais o quê.
Descobrimos que era instigante soltar traque dentro de latinha. Riscava o traque em caixa de fósforos e enquanto a pólvora do estopim chiava, púnhamos a latinha em cima e saíamos de perto. O traque estourava e arremessava a lata para cima.
De um traque passamos a soltar dois e até três traques dentro da latinha e o estouro era maior. Acontecia até de arrancar o tampo da lata. Não fosse a noite própria para esse tipo de brincadeira, o barulho seria de assustar.
E para mostrar quem era o tal, fazíamos experiências várias: uma delas era saltar fogueira. Outra era soltar traque na mão. Dava uma sensação estranha entre os dedos. E então os adultos diziam: ‘Isto arrebenta a mão’.
Outra coisa ainda mais perigosa nós fazíamos: soltar traque entre os dentes. E de novo os adultos aconselhavam: ‘Isto quebra os dentes’. Como que nós não fazemos hoje parte do grupo dos desdentados, só Deus poderá explicar.
Mãe fazia fogueira para celebrar Santo Antônio, mas o dia de São João era o mais concorrido. Na Rua São Francisco e adjacências, naquela época, meados da década de 1950, nenhuma casa ficava sem a sua fogueira.
Parecia o período das queimadas, quando os agricultores e os pecuaristas costumam pôr fogo no mato a fim de preparar o terreno para plantio de feijão e capim.
Na manhã seguinte, a meninada acordava e ia para a porta da rua a fim de ver o que havia sobrado das fogueiras. Encontrava um monte de brasas e alguns tocos fumegantes. Havia quem tinha a coragem de espalhar as brasas pelo chão e andar sobre elas sem queimar os pés.
De duas, uma: essas pessoas não sentiam dor ou tinham a sola dos pés grossa demais. Mas pode ser também que soubessem distinguir o momento certo em que as brasas atingem um ponto em que não queimam como fazem os indianos cuja cultura o menino conheceu depois a partir dos livros de Mahatma Gandhi e de yôga.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67924
De: Paulo Braga Data: Segunda 13/6/2011 08:27:09
Cidade: Montes Claros

Toque de recolher

Paulo Braga

Comerciante há muitos anos em barraquinhas, exposições, leilões, vaquejadas e outras festas com maior concentração de público puxa conversa sobre o que chama de “toque de recolher” imposto pela matança na guerra do narcotráfico em Montes Claros. Lembra que estamos a um mês da nossa exposição agropecuária, que já figurou entre as principais festas do interior de Minas Gerais. “O povo está com medo de sair de casa. Ainda ontem, um amigo que não passa mais do passeio da própria casa à noite, contou que já se pegou escondido atrás do portão, com medo de motos que vinham em sua direção. Gente de bem morrendo de medo”. O interlocutor me faz lembrar que 12 horas atrás uma mãe, radialista, me dissera que seu filho de 17 anos, indignado por não se sentir seguro em caminhar pela cidade e depender de os pais levá-lo e buscá-lo de carro, anuncia vontade de deixar o País.
Voltando à conversa com o comerciante, experiente, ele admite que a queda nas vendas reflete ensaio de volta da inflação e o grau de endividamento das pessoas (“todo mundo tem prestação e consórcio para pagar”). Ressalva que em Montes Claros a violência e a impunidade agravam o sumiço dos fregueses. “Estou vindo de uma vaquejada em Coração de Jesus, tinha muita gente. Com pouco dinheiro para gastar, mas, muita gente mesmo. Aqui é diferente, as pessoas temem ir às ruas e, principalmente, às festas”. (Lembro relatos que ouvi de freqüentadores de barraquinhas tradicionais a que não compareci). Ele acrescenta: “Fica difícil a gente apostar, eu mesmo não vou arriscar na exposição. O custo é alto e não vejo perspectiva de a polícia tomar conta da situação, a ponto e a tempo de o povo voltar a confiar em sair de casa tranquilamente. Prefiro ir trabalhar na Festa do Senhor do Bonfim, em Bocaiúva”, desabafa.
A conversa segue e o comerciante contesta a idéia de que os assassinatos em Montes Claros acontecem em áreas restritas, nos bairros Esplanada e Feijão Semeado, principalmente. “Já são 53 assassinatos neste ano, fora quem morreu após ser baleado e socorrido com vida, mas, depois, não resistiu. Essa noite, mataram dois rapazes no São Judas. Na anterior, tombou gente no Independência, no Santo Expedito e no Distrito Industrial. É de Norte a Sul, só não vê quem não quer. Dias atrás, uma bala perdida acertou uma moça durante show no parque de exposições”, queixa.
A crise de autoestima a que tem feito referência o jornalista Waldyr Senna fica evidente: “Não demora, Montes Claros vai parar no Jornal Nacional como recordista de assassinatos. Nossas autoridades estão achando que só tem bandido matando bandido, mas, não é assim. Já vimos inocentes mortos por engano e criança assassinada por vingança. O crime organizado está tomando conta da cidade e prendendo a gente dentro de nossas próprias casas. Vou dizer mais: o comércio está sendo atingido, tem trabalhador perdendo seu ganha pão, ou se armando, por achar que assim fica protegido”. É verdade, tem gente honesta se armando, ou trabalhando com muito medo, vivido ainda por pais, esposas, maridos e filhos que ficam em casa esperando. Ouvi a respeito de frentistas, comerciantes, garçons e vigias, entre outros.
Quem transita por aí livremente com armas para matar, pode usá-las para assaltar. E tem acontecido. Se o Estado acha que a segurança pública aqui está boa, para a bandidagem ela está uma maravilha. Assaltos, inclusive com assassinatos de vítimas, têm sido registrados. Nem funerária escapa dos ladrões, que atacam mesmo à luz do dia e até nas ruas mais movimentadas do centro de Montes Claros. Quem garante que roubar não tem sido a escapatória para endividados que o tráfico ameaça matar? O crime provocando novos crimes.
Pessimismo? Opiniões isoladas? Não. Pode até haver exageros, fruto do medo coletivo, comum nas epidemias, todas elas estressantes e, portanto, desencadeantes de muitas doenças. A de assassinatos está caracterizada há quatro ou cinco anos seguidos em Montes Claros, que beira a três vezes mais que o máximo de dez assassinatos por 100 mil habitantes/ano tolerados pela Organização Mundial de Saúde. Pelo menos nos discursos, violência demais é grave problema de saúde pública.
Para quem precisa ou vive falando em atrair investidores e alimentar inteligências, é importante dizer que o medo coletivo fundamentado costuma afugentá-los. Ouve-se longe um toque de recolher.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67923
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Segunda 13/6/2011 07:25:45
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

13 de junho

1839 — A Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas nomeia o cap. Pedro José Versiani para dirigir as obras de demolição da Igreja Matriz que se acha em ruína, tendo êsses serviços sido iniciados imediatamente.
1888 — Deixando a Paróquia de Montes Claros, parte para Paracatu, sua terra natal, o padre Manoel da Assunção Ribeiro, com sua família. Exerceu as funções de Vigário de Montes Claros, de 15 de agôsto de 1885 até esta data. Melhorou a Igreja Matriz desta cidade com várias obras de valor, tendo trazido de Januária, com esta finalidade, o Mestre-Entalhador Constantino Martins do Rêgo que aqui construiu o altar-mor da Igreja Matriz e começou o de São Sebastião. Numerosos cavaleiros, pertencentes a todas as classes sociais, acompanharam o padre Manoelzinho, como era chamado, até o primeiro pouso.
1908 – “A Verdade”, desta data, noticia que Felício Alves, fazendeiro no município de Montes Claros, encontrou na Vargem do Barreiro, a cêrca de légua e meia desta cidade, uma pepita de ouro pesando 420 gramas.
Aqule local, naquela ocasião, ocorreu verdadeira multidão à procura de ouro. Deu origem a tal movimento ter o carreiro Rozendo, quando vinha da Mumbuca, para a cidade, haver encontrado, na refrida Vargem do Barreiro, uma pedra pesada, com reflexos brilhantes à luz do luar. Levada à casa do ourives Augusto Dias de Abreu, este verificou que era uma pepita de ouro, pesando 728 gramas e meia.
1920 – Falece Manoel José Velloso. Nasceu em Buriti Grande, município de Bocaiuva, a 10 de abril de 1849, filho de Bento José Velloso e dona Maria Santa Rita. Exerceu, em Montes Claros, alguns cargos públicos, tendo sido também comerciante e fabriqueiro da Igreja Matriz desta cidade. Casou-se com dona Gerturdes Soares Caldeira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67922
De: Nice Data: Domingo 12/6/2011 19:55:34
Cidade: M. Claros

Há um crime contra a Natureza (e, portanto, contra Deus) que abre os braços para o céu e pede reparação. Fica na esquina da rua Tupiniquins, oposta ao "triângulo da impunidade". Ali, a bela e ventruda barriguda rosa foi despojada da sua vigorosa casca, para que morra aos poucos e deixe de enfeitar nossa cidade, nossas vidas, com as mais belas flores do Outono. Agoniza em flagrante, sem que nada façam por ela, algumas vezes decenária. Por que fizeram isto com a barriguda cor de rosa ? Por que golpear a Natureza - que dá de si tudo, sem nada pedir de volta?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67921
De: Norberto F. Prates Data: Domingo 12/6/2011 19:17:13
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

" A instalação de faróis de xênon em veículos foi proibida pelo Contran em todo o Brasil. A resolução foi publicada esta semana no "Diário Oficial da União". Segundo o Contran, a proibição foi implantada por um quesito de segurança: a luz até três vezes mais forte do que um farol normal pode ofuscar a visão dos motoristas e causar acidentes. Os carros novos fabricados antes da norma também estão liberados. O dispositivo chegou a ser proibido pelo Contran em 2009, mas foi liberado após regulamentação que estabelece limites de intensidade de luz. A instalação, a partir de agora, resulta em multa de 127 reais e 69 centavos e cinco pontos na carteira de motorista. Segundo o Contran, a colocação de adesivos, pinturas, películas ou qualquer outro material nos dispositivos de iluminação de veículos - conhecidas como máscaras - também foi proibida."
Apenas não acredito que em Montes Claros isso venha a valer. Não existe fiscalização. Aqui a impunidade reina absoluta. Como a polícia militar vê carro em cima do passeio, moto na faixa de pedestre, som em volume absurdo e não faz nada, também não fará nada com relação a essa resolução. Hoje, se pode ver em diversos sitios na internet, que apenas em Salvador-BA, mas de cem veículos foram multados e alguns até removidos para os pátios do Detran. Lá a lei funciona
e a PM faz sua obrigação. Nem digo nada da Mctrans, que também não faz nada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67920
De: Estado de Minas Data: Domingo 12/6/2011 16:32:36
Cidade: BH

Montes Claros vê disparar assaltos com bandidos usando motos - Ernesto Braga - Em Montes Claros, no Norte de Minas, o uso de motos está associado a uma crescente onda de violência. A estimativa de que 70% dos assaltos à mão armada são praticados com o veículo – também usado na maior parte dos 53 homicídios registrados este ano – levou a Câmara a aprovar lei restringindo o uso de capacetes em prédios e estabelecimentos da cidade. “Minha intenção foi proteger principalmente os postos de gasolina, que estavam sofrendo muitos assaltos”, afirma o vereador Marcos Nem (PR), autor da lei.
A iniciativa, porém, não surtiu efeito. “O problema é que não temos poder de polícia para impedir o acesso aos postos por pessoas usando capacetes. Assim, os assaltos continuam”, afirma o diretor regional do Sindicato dos Revendedores de Derivados de Petróleo (Minaspetro) em Montes Claros, Márcio Hamilton Lima. Sem alternativa, a maioria dos donos de postos recomenda que os frentistas nunca reajam e sempre andem com pouco dinheiro, no máximo R$ 30.
A tática para cometer os assaltos se repete: os criminosos andam em dupla, numa única moto, cuja placa é retirada ou tem a numeração coberta. Há casos em que os bandidos abastecem antes de anunciar o roubo, como relata o frentista Franz Lopes, de 44 anos, que já foi assaltado três vezes. Teve mais sorte do que o colega de profissão Anísio Ribeiro, de 49 anos, que há 10 trabalha em um posto da cidade e já foi roubado seis vezes.
O comandante do 50º Batalhão da Policia Militar de Montes Claros, tenente-coronel Jorge Bonifácio de Oliveira, salienta que o excesso de motos na cidade contribui para que esse tipo de veículo seja usado em cerca de 70% dos assaltos e dificulta o combate. De acordo com dados da Empresa Municipal de Transito (Mc Trans), em maio, Montes Claros já contava com 50,5 mil motos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67919
De: Emílio Data: Domingo 12/6/2011 09:06:22
Cidade: DF

Ainda Brasília DF. Há diferentes interpretações para a crise política que desembocou na saída do ministro Palocci, até então o mais forte. A ver:
1 - A presidente Dilma, com a saída do seu braço direito, indicado por Lula, tomou posse de fato.
2 - A crise reforçou o PMDB como parceiro, reposicionando o vice Michel Temer, como astro de primeira grandeza da cena política, que na história teria rival, no critério de importância, apenas com Jango Goulart, aquele, deposto em 64.
3 - Ao contrário, pensam outros, a mudança - com a escolha de duas senadoras "duronas" - teria cirurgicamente impedido que parte do PT acordasse com a cara do PMDB.
4 - Lula, após tudo, estaria agora pronto e liberado para recomeçar sua campanha de 2014.
5 - O ibope de Dilma não caiu, até aqui - e até é superior ao de Lula, nos primeiros meses de governo. Contudo, desta vez o povão entendeu melhor o acontecido, com Palocci, sua riqueza - muito mais do que na crise do "mensalão".
6 - O ministro caiu, a contenda seguirá.
Façam todos suas apostas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67918
De: Emílio Data: Domingo 12/6/2011 08:33:27
Cidade: D. Federal

Os governos estaduais estão informados: é grande, enorme, a chance de a crise dos bombeiros, somada à reivindicação salarial das PMs, transbordar para os estados brasileiros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67917
De: montesclaros.com Data: Domingo 12/6/2011 08:29:09
Cidade: M. Claros

Este montesclaros.com está selecionando pessoas, com vivência e gosto pela internet, para os seus trabalhos - em expansão. Interessado(a)s enviar curriculo pelo email curriculos@montesclaros.com

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67916
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Domingo 12/6/2011 08:24:50
Cidade: Montes Claros

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

12 de junho

1938 — Instala-se o Clube Lítero-Esportivo Alvaro Marcílio, no Instituto Norte-Mineiro de Educação, em Montes Claros.
1950 - Pela portaria n.° 422, do Diretor do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Saúde, é concedida a autorização para funcionamento condicional do curso colegial do Ginásio Imaculada Conceição, com sede na cidade de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67915
De: Manoel Hygino Data: Sábado 11/6/2011 11:44:19
Cidade: Belo Horizonte / Mg

A justiça social

Manoel Hygino dos Santos -Hoje em Dia

Vou lendo os jornais. O Índice Global da Paz, divulgado pelo Instituto de Economia e Paz na segunda quinzena de maio, revela o Brasil na 74ª posição entre 153 países, entre os mais pacíficos do mundo. Está, pois, nove posições acima em relação ao ano de 2010.
Mesmo assim, nosso país está anda atrás do Egito, Nicarágua, Marrocos e Tunísia, que recentemente registraram revoltas populares, acompanhadas, sobretudo, pelas imagens da televisão. Vê-se que não há muito do que se ufanar, embora sem guerras e rebeliões sangrentas.
Entre as nações latinas, o Brasil se acha em nono lugar, enquanto o Uruguai, durante décadas considerado a Suíça das Américas, se encontra em primeiro lugar como o mais tranquilo da região, pelo segundo ano consecutivo.
Há de ressaltar-se que o mundo se encontra menos pacífico pelo terceiro ano consecutivo e o recrudescimento da violência causou um impacto de mais de 8,12 trilhões de dólares na economia mundial no ano que passou.
Seria por causa dessa situação vivenciada pelo Brasil que a cultura do empreendedorismo está abaixo da média mundial, segundo pesquisa realizada em 24 países? Porque, em verdade vos digo, que a tranquilidade não habita este país abençoado por Deus, como deveria.
As cidades brasileiras e os campos se acham em ansiosa expectativa. Não se pode dizer que há felicidade num país em que existe miséria, em que os empresários dos mais variados crimes, inclusive da droga, encontram-se soltos e agindo sob as vistas das autoridades, impotentes para enfrentá-los, até pela avalanche das leis, interpretadas frequentemente pelos seus aplicadores no interesse dos que as infringem.
Agendou-se para junho o lançamento do programa "Brasil sem Miséria" pela presidente da República. Admite-se que há 16,2 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Isto é, não vivem exatamente. São homens e mulheres não identificados sequer pelo Bolsa Família, com o qual se pretendeu amenizar a tortura de viver quase sem condições de sobrevivência, embora a afirmação seja algo polêmica. Esses miseráveis não têm acesso a serviços básicos como água, esgoto, saúde, educação, emprego e habitação.
Por mais que se queira impressionar o eleitorado, por maior que seja a evolução da renda nacional, por mais que se exalte a transposição de faixas de brasileiros para um patamar econômico mais alto, a verdade verdadeira é que temos de muito fazer para que a justiça social não seja apenas mais uma expressão útil na televisão, nos discursos parlamentares ou nos rareantes comícios.
Não custa verificar que, no momento em que se pensa institucionalizar uma campanha contra a miséria, a maior cidade do Brasil é apontada pela revista "Forbes" como a de maior concentração de bilionários do país situando-se em sexto lugar no mundo.
Esses 21 cidadãos do topo da pirâmide econômica possuem patrimônio estimado em US$ 85 bilhões, residem em São Paulo, que está à frente de Los Angeles, a oitava. Dá o que pensar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67914
De: Ildeu Data: Sábado 11/6/2011 11:51:06
Cidade: Brasília DF

Divulgado aqui em Brasília DF: 1) o terrorista italiano Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália e solto no Brasil, viajou de madrugada para S. Paulo num jatinho fretado; 2) Mino Carta, fundador da revista Veja, italiano, escreveu num site de seu país de origem - "o meu Brasil deve se envergonhar".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67913
De: Hugo Data: Sábado 11/6/2011 10:15:09
Cidade: Moc

Pessoas que circularam pela noite da cidade, ontem, voltaram impressionadas com o pouco movimento encontrado por toda parte, bares e festas. Atribuiram o vazio à violência e ao medo. Daí, a importância crescente de que comerciantes de atividades noturnas também zelem pela boa frequência nos seus estabelecimentos e área de atuação, impedindo que sejam crescentemente tomados por desordeiros. Como acontece, infelizmente, na área que a população chama de "triângulo da impunidade". Os comerciantes daquela área são os maiores interessados em que para lá voltem a paz e a boa frequência, espantando o crescente traço de marginalidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67912
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sábado 11/6/2011 08:01:27
Cidade: Montes Claros-MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

11 de junho

1883 — Antônio Leite Vieira toma posse da serventia vitalícia do 2.° Ofício do Judicial e Notas e Registro de Imóveis e de Hipotecas, de Montes Claros.
1890 — E’ nomeada a comissão para executar, inspecionar e dirigir os trabalhos de recenseamento do município de Montes Claros: Presidente, dr. Alfredo Abdon de Loyola, Juiz de Direito da Comarca; membros, dr. José Tavares de Sá e Albuquerque, Juiz Municipal e de Õrfãos; Joaquim José Dias dos Santos, Tabelião, e José Rodrigues Prates, Coletor das Rendas Gerais e Provinciais do município.
1914— É entregue pela comissão nomeada na reunião de 3 de março de 1914, presidida e orientada por S. Exc. Revma. Dom João Antônio Pimenta, Bispo de Montes Claros, o parecer sôbre o arbitramento das taxas de alienação de terras do patrimônio da Igreja Matriz. Compõe-se a comissão de João de Andrade Câmara, Antônio dos Anjos, Antônio Narciso e Antônio Leite Vieira. Após a medição dos terrenos, a tabela então apresentada foi modificada pela própria comissão, por verificar ter sido ela muito diminuta na parte relativa aos terrenos de segunda e terceira categorias.
1923— O prof. Alvaro Prates entra em exercício do cargo de Diretor do Grupo Escolar Gonçalves Chaves, de Mon:es Claros, para o qual fôra nomeado a 27 de abril de 1923.
1931— Falece Jason Gero de Sousa Lima. Nasceu em Terra Branca, município de Bocaiúva,Minas, tendo-se transferido para Montes Claros em 1908. Foi vereador à Câmara Municipal de Montes Claros e exerceu o cargo de Delegado de Polícia dêste município, onde se dedicou à profissão de comerciante e fazendeiro. Era casado com dona Florisbela Queiroga de Sousa Lima.
1939— Realiza-se, no Cine-Teatro Metrópole, uma reunião dos associados do Aero-Clube de Montes Claros para a eleição de sua primeira Diretoria. Elegeram-se Presídente de Honra dr. Antônio Teixeira de Carvalho e Presidente efetivo dr. Levy Lafetá.
1960— Falece, em Belo Rorizonte, o engenheiro José Antônio Saraiva. Nasceu em Pojucã, Bahia, a 26 de fevereiro de 1900, filho de Luiz Antônio Saraiva e dona Francisca Velioso Saraiva. Diplomou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade do Brasil, em 1924. Transferindo-se, naquele mesmo ano, para o Estado de Minas, foi dirigir a 6ª. Circunscrição de Obras, sediada em Itabira. Elevado a Engenheiro de 3a Classe, foi transferido para São Lourenço, como Diretor de Obras; promovido a Engenheiro de 2.a Classe, passou a servir na rêde de Divinópolis. Como engenheiro da Secretaria da Viação de Minas Gerais, exerceu vários cargos em comissão. Foi Prefeito Municipal de Itapecerica, Araguari e Montes Claros, tendo tomado posse do cargo, nesta cidade, a 16 de junho de 1935, por nomeação do Governador Benedito Valadares. A 19 de julho do mesmo ano assumiu o contrato de um empréstimo para o serviço de água da cidade, dando início imediatamente aos trabalhos que ficaram a cargo do engenheiro Silvano Azevedo, os quais se processaram normalmente seu término. Preocupou-se com a limpezâ da cidade encascalhou várias ruas, inclusive a praça Dr ves, onde realizou o seu ajardinamento, sendo encarregado dêsse serviço o engenheiro Júlio Jansen. Logo que a Nação entrou em regime legal, foi o dr José Antônio Saraiva eleito, a 30 de julho de 1936, Prefeito, pelo Conselho Municipal de Montes Claros, cargo que exerceu até 30 de julho de 1937, quando exonerou por incompatibilidades políticas. Foi, então, por ato do Governador Benedito Valadares, nomeado para o cargo de Diretor da Companhia de Navegação do São Francisco, com sede em Pirapora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67911
De: Cecília Data: Sábado 11/6/2011 05:04:43
Cidade: M. Claros

(...) Depois de poucas semanas de relativa paz, voltam os mesmos problemas no "triângulo da impunidade". Agora, 5h da madrugada, o dia já nascendo, ouvimos buzinas, rachas, gritaria, grunhidos, arrancadas de carros, tudo misturado a uns restos de sons de banda e de frases amplificadas por microfone, vindos daquela região e ouvidos à distância. Além do barulho de madrugada - que as leis punem - é um claro quadro de desassossego público, que cabe às polícias combater, mas que voltam a triunfar, creio que incentivados pelo consumo de muita droga e álcool. (...) Se na área hospitalar e central da cidade a coisa está assim....imagina o resto!! Apelamos para a Polícia Militar e Polícia Civil e também para a Secretaria do Meio Ambiente (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67910
De: Ed. Data: Sexta 10/6/2011 14:04:52
Cidade: montes claros

A sensação que se tem é que as vitimas do narcotrafico são "defuntos" sem choro, hoje eu ví que não é bem assim, que tristeza!!! a mãe debruçada sobre um caixão e lamuriando, "porque foi para a esquina, jhon, eu pedi para vc não ir, não era esse o futuro que eu havia sonhado meu filho". (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67909
De: Waldyr Senna Data: Sexta 10/6/2011 13:35:36
Cidade: Montes Claros/MG

Ameaça que vem da serra

Waldyr Senna Batista

Em julho de 2010, a Câmara Municipal aprovou projeto do Executivo, que se transformou na lei 4243, introduzindo mudanças na lei 4198, de uso e ocupação do solo. Pela nova lei, foi ampliado o perímetro urbano, que passou a abranger 136 milhões de metros quadrados.
Os vereadores aprovaram o projeto praticamente sem ler, e, se houve quem se deu esse trabalho, certamente não entendeu nada, por se tratar de matéria para especialistas, tantos são os números, as siglas, os azimutes e as coordenadas. Mas eles poderiam ter contratado assessoria técnica profissional, ou apelado a órgãos estaduais e federais do ramo. E a Prefeitura, por seu turno, não cuidou de obter licença ambiental, antes de enviar a matéria à Câmara. Na atualidade, órgãos ligados à proteção do meio-ambiente têm de ser ouvidos nesse tipo de assunto.
A ampliação do perímetro urbano é prerrogativa dos prefeitos e eles a propõem a fim de acompanhar ou incentivar o crescimento das cidades e também de olho na melhoria da arrecadação de impostos, o que em princípio é válido. No caso da lei aprovada em 2010, sem que tenha havido divulgação, vê-se agora que houve o propósito de acolher interesses de empreendedores imobiliários, com a inclusão de terrenos localizados a oeste da cidade, alto da Serra do Mel (parece corruptela de Serra do Melo, tradicional denominação). Ali, as construtoras Caparaó e Patrimar pretendem demarcar 3 mil lotes, a serem ofertados ao preço unitário de R$ 100 mil, o que significa negócio de, no mínimo, R$ 300 milhões. Foi a esse projeto que o prefeito Luiz Tadeu Leite se referiu em mensagem comentada aqui na semana passada, como sendo de grande importância para a cidade. O plano prevê também condomínios de luxo no alto da serra. Os levantamentos topográficos já estão sendo feitos e o empreeendimento, a longo prazo, mudará o cenário da cidade ao sol poente.
Porém, a iniciativa não tem nada a ver com a poesia do por-do-sol. Ela ocupará cerca de 14% da área expandida do perímetro urbano, proximidades do parque municipal da Sapucaia, que foi a primeira intervenção naquela parte da serra. O projeto imobiliário em início de implantação despertou a atenção de ambientalistas e preservacionistas, que se puseram nas ruas e foram aos veículos de comunicação em protestos que contam com a cobertura de pelo menos três entidades internacionais. Eles entendem que a operação produzirá danos ecológicos e representa ameaça real para a cidade que cresceu ao sopé da serra.
Sóter Magno Carmo, da “ong” Organização Vida Verde, um dos líderes da campanha, afirma que não se trata de mera possibilidade, os prejuízos já estão acontecendo. A destruição da avenida Vicente Guimarães é a prova disso: ela desmoronou durante temporal no dia 2 de novembro de 2010 devido a falhas cometidas quando da implantação da praça dos Jatobazeiros. Naquela noite, choveu em excesso na cabeceira do rio Vieiras, provocando inundações no bairro Morada do Sol e adjacências, represando água na avenida.
Ele prevê a repetição de desastres da espécie até em maiores proporções, se for consumada a urbanização da Serra do Melo, porque o asfaltamento de ruas e avenidas e a destruição da vegetação impedirão a absorção das águas de chuvas, que se dirigirão para a parte baixa da cidade e levarão tudo de roldão. Naquela área situam-se a bacia hidrográfica do rio Vieiras e as sub-bacias dos rios Carrapato, Gameleira, Porcos, Bicano, Pai João e Vargem Grande.
O ambientalista cita como parâmetro a tragédia ocorrida, no final do ano passado, na região serrana do Rio de Janeiro, que destruiu milhares de casas e matou centenas de pessoas: “ Não queremos interferir no desenvolvimento de Montes Claros, mas estamos conscientes de que o mesmo poderá acontecer aqui. As condições topográficas, a qualidade do solo e os tipos de rocha são diferentes , mas os efeitos negativos poderão ser semelhantes”, diz ele.
A advertência está sendo feita. Resta saber se ainda há tempo de evitar a tragédia que poderá vir da serra, porque o projeto avançou muito sem que a população tenha sido prevenida. Cerca de 120 mil pessoas residem na área de risco.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67907
De: Camila Data: Sexta 10/6/2011 12:00:22
Cidade: Montes Claros-MG

(...)Estou cada vez mais assustada com a situação da criminalidade em nossa cidade, cada notícia de assassinato é um desagrado à minha paixão pela cidade.Moro próximo à Avenida Geraldo Athayde, na altura da Praça Flamarion Wanderley e todas as noites durmo assustada; TODAS as noites há alguém (ou "alguéns) que passa(m) atirando por esta região, nunca vi os rostos, nunca vi os veículos, mas, com alguém tão bem armado intimidando a população, quem é que se arrisca a botar a cara para fora e saber o que está acontecendo? Espero pelos dias em que viveremos em paz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67906
De: R7 Data: Sexta 10/6/2011 11:45:25
Cidade: S. Paulo

Montes Claros terá força-tarefa para combater o tráfico de drogas - A cidade de Montes Claros, município a 422 km de Belo Horizonte (MG), vai implantar uma força-tarefa para combater a guerra do tráfico de drogas, que neste ano já matou 51 pessoas em 23 semanas, com uma média de 2,2 crimes por semana. As informações são do Hoje em Dia. O projeto foi discutido na quinta-feira (9) em reunião na Região Integrada de Segurança Pública. Participaram representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, das Polícias Militar, Civil e Federal e entidades de classes, além do prefeito Luiz Tadeu Leite. As ações que serão desenvolvidas não serão reveladas. Os levantamentos policiais mostram que dos 51 assassinatos, 46 estão vinculados ao tráfico de drogas. Desde o mês de março, a guerra entre os grupos de “Malboro” e “Ninha”, que dominam o tráfico de drogas em Montes Claros, tem espalhado o terror na cidade. O assassinato de um irmão de um dos traficantes teria provocado a reação, com a morte de pessoas ligadas ao grupo adversário, por vingança. Desde então o número de homicídios aumentou, o que passou a ser percebido nas estatísticas policiais. Na reunião foi cobrada maior união das corporações. Na tarde de quarta-feira (8), uma operação cumpriu mandado de busca e apreensão em um imóvel de um homem de 34 anos, quando encontrou um tablete de maconha enterrado no quintal, próximo a uma árvore. Nas buscas também foi encontrado um cofre no quarto do suspeito, com sete chaves mestras usadas para abrir diversos tipos de fechaduras, um binóculo de visão noturna, equipamentos de uso restrito da polícia, um cartucho calibre 28 marca CBC e duas espingardas de pressão calibre 4.5. Uma outra pessoa se identificou como dona da droga. O suspeito não se encontrava no local. A Polícia Federal também apreendeu, na quarta-feira, um forte arsenal que estava em um apartamento na rua Coronel Antônio dos Anjos. As suspeitas são de que o material pertenceria a uma quadrilha que assaltava bancos no norte de Minas e no sul da Bahia. Foram encontrados um fuzil 7.62mm FAL, de uso exclusivo das Forças Armadas, uma espingarda Calibre 12, um rifle Winchester calibre 38 e farta munição de calibres 12mm, 9mm, 7.62mm e 38. Também foram apreendidos dois coletes à prova de balas, placas adulteradas, três toucas ninja, luvas, além de um rádio comunicador que capta as frequências policiais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67905
De: Moradora Data: Sexta 10/6/2011 11:04:04
Cidade: Montes Claros - MG

Não sei até que ponto isso se confirma, mas soube que na verdade, houveram sim disparos contra um casal a tarde em uma praça, na mesma região onde executaram 2 a noite.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67904
De: Laura Data: Sexta 10/6/2011 10:51:53
Cidade: montes claros

Para Simone da ms67903, onde voce mora? 15:30? os assassinatos de ontem foi a noite sim, 22:00 horas os dois corpos estam estendidos ao solo, houve um equivoco da sua parte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67903
De: simone Data: Sexta 10/6/2011 09:58:39
Cidade: montes claros

Os dois assassinatos ocorridos ontem, não foram à noite e sim por volta das 15:30. Moro pròximo ao local e ouvi os disparos, não tive coragem nem de sair na rua na Hora do acontecido. Socorro que cidade é esta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67902
De: Nunes Data: Sexta 10/6/2011 09:48:38
Cidade: M. Claros

A temperatura máxima em M. Claros - que hoje ainda estará estacionada nos 29 graus - deve cair 4 pontos até a próxima terça feira, ficando nos 25, com temperaturas mínimas de até 13 graus. É resultado de uma frente fria que já foi muito sentida, esta noite, em BH. Em M. Claros, o dia hoje veio nublado, mas neste instante já voltou a ensolarado. Sempre segundo a meteorologia, pode até chover 2 milímetros, amanhã, no município. É incomum, mas nunca foi impossível. A ver, portanto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67901
De: Erica Data: Sexta 10/6/2011 09:33:56
Cidade: Montes Claros

Ontem 09/06/11 ao sacar dinheiro num caixa eletronico do (...) da Rua Camilo Prates, conferi o dinheiro e percebi uma nota de R$50,00 manchada de rosa, era pouca a mancha, mas estava manchada. Ao entrar na agência procurei o gerente que me pediu pra ir ao caixa e trocar a nota. O caixa quando verificou a nota falou que era pouca coisa e não tinha necessidade de trocar, mas mesmo assim eu falei que queria trocar e não ia arriscar ficar com uma nota daquele jeito. Ele insistiu que não precisava, mas acabei trocando. O que acho que deveria acontecer nestes casos, era simplesmente trocar e não ficar criando impecílios pra não trocar, afinal é um direito nosso.E o dinheiro veio direto do banco.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67900
De: C. Augusto Data: Sexta 10/6/2011 09:33:56
Cidade: M. Claros

(...) Menores também estão sendo executados nas ruas de M. Claros, como ontem à noite, supostamente numa guerra do tráfico de drogas. Não seria o caso, a exemplo de outras cidades, de o Juizado de Menores limitar a presença dos jovens nas ruas a partir de determinada hora, até que as autoridades retomem o controle da cidade???

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67899
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sexta 10/6/2011 07:39:03
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

10 de junho

1865— Registra-se na ata da sessão da Câmara Municipal de Montes Claros, a nomeação de José Camilo Borges, efetuada a 26 de fevereiro de 1865, para Escrivão da Coletoria Provincial de Montes Claros.
1900— Nasce em Santa Bárbara, município de Buenópolis, Minas, João Paculdino Ferreira, filho do dr. José Paculdino Ferreira e dona Geórgia Baracho Ferreira. Desde criança trabalhou com seu genitor, passando, depois, à gerência de seus negócios, sucedendo-lhe na mesma profissão de comerciante e industrial. E’ proprietário da fábrica de tecidos Santa Bárbara e chefe de várias organizações industriais, inclusive em Montes Claros. Foi Presidente da Associação Comercial de Montes Claros e vereador à Câmara Municipal em 1937.
1924 — Regressa ao Rio de Janeiro o Ministro da Viação, dr. Francisco Sá, com sua comitiva, partindo, às 8 horas, da cidade de Montes Claros.
1934 — Na rua Padre Teixeira, em Montes Claros, é destruído, na parte da manhã, por um incêndio, o chamado Sobrado do Simeão, um dos mais antigos prédios da cidade. Assim se chamava por ter nêle resido, por muitos anos, e ali ter a sua casa comercial o alferes Simeão Ribeiro da Silva, antigo político, filiado ao Partido Conservador. O prédio sinistrado já existia quando, pelo povoado de Montes Claros de Formigas, passou Augusto de Saint’Hilaire, em 1817. Na ocasião do incêndio, pertencia a Chrisóstomo Parrela, achando-se alugado para depósito de algodão. No mesmo local em que existiu o sobrado, foi edificada a casa n.° 145, pertencente a Domingos Lopes da Silva.
1951 — Falece dona Luíza de Magalhães Santos. Nasceu no arraial do S. S. Coração de Jesus a 9 de agosto de 1875, filha do major Virgílio Muniz de Magalhães dona Cândida de Magalhães Lafetá. Casou-se a 9 de maio de 1896, com o comerciante e fazendeiro Francisco Ribeiro dos Santos. Foi ela uma das doadoras do prédio destinado para servir de Orfanato de N.S. do Perpétuo Socorro, em Montes Claros.
1962 — A “Gazeta do Norte” desta data noticia a fundação, na cidade de Montes Claros, do Grêmio Literário Prof. José Tomás de Oliveira, na Escola Normal Oficial, com a finalidade de desenvolver o nível intelectual dos alunos. Ernestina Beatriz de Paula foi escolhida para presidi-lo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67898
De: morador Data: Sexta 10/6/2011 00:08:59
Cidade: montes claros mg

mais duas mortes no dia 09/06/2011 dois jovens foram mortos no bairro sao judas perto de uma creche era umas 20:30 da noite quando o fato foi ocorrido

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67897
De: Maya Data: Quinta 9/6/2011 22:12:49
Cidade: Montes Claros

Cada dia que passa a nossa cidade fica mais violenta. Ao chegar na rua de casa me deparo com dois corpos caidos ao chão dois jovens baleados. Queremos mais segurança

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67896
De: Jr Data: Sexta 10/6/2011 02:47:04
Cidade: Montes Claros

Cidade sem lei. (...) A banda que toca na boate até hoje sem tratamento acústico voltou a incomodar, depois das duas horas da madrugada, no triângulo da impunidade. O caso é antigo, testemunhado por toda a cidade, e sem solução até o momento. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67895
De: CARLOS Data: Quinta 9/6/2011 23:30:16
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

moro no bairro sao judas e acabei ter a notícia que dois homens armados passaram atirando em um grupo de jovens no bairro sao judas dois na rua marcos plinio ribeiro, dois jovens foram baleados e ambos morreram no local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67894
De: Haroldo Livio Data: Quinta 9/6/2011 21:03:59
Cidade: Montes Claros

Cinquentenário da Unimontes
 
Haroldo Lívio 
 
Saiu nos jornais a foto da cúpula dirigente da Unimontes soprando as 49 velas do bolo de aniversário da nobre instituição de ensino. A comemoração da efeméride foi preparatória do grandioso evento que deverá marcar a passagem do jubileu de ouro, no próximo ano. Amigo nosso, muito exigente em matéria de datas e números, telefonou estranhando a contagem feita, alegando que a universidade foi criada pela Constituição do Estado, em 1989. Esclareci a ele que a Unimontes é um novo capítulo de uma epopéia iniciada no dia 24 de maio de 1962, quando o governador Magalhães Pinto transferiu para Montes Claros a sede simbólica do governo estadual especialmente para assinar diversos atos de interesse local. Sem a menor dúvida, pode-se afirmar, quase meio século depois, que o ato de maior importância foi a sanção do projeto de lei, de
autoria do saudoso deputado Cícero Dumont, criando a Universidade Norte-Mineira.
Esta foi a pedra fundamental da Unimontes, com outro nome, é claro. Só dois anos depois, em 1964, foi instalada a primeira unidade de ensino superior de nossa história, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, por iniciativa de uma elite de jovens professoras egressas da UFMG. Como a Universidade Norte-Mineira não preenchia os requisitos da legislação federal, para funcionamento, e a Fafil ficou dependendo de estar vinculada a uma fundação educacional, uma das fundadoras solicitou a colaboração do namorado para solução do impasse. Este, com a solicitude própria do pretendente flechado por Cupido, não se fez de rogado e colocou à disposição dos pioneiros a Fundação Educacional Luiz de Paula. (O amor é lindo!)
Mais tarde, houve necessidade de criar uma fundação pública para capitanear o conjunto escolar formado pelos cursos de direito, medicina e economia. Esta foi a fase brilhante da Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior, em que, todavia, o aluno ainda tinha que pagar a mensalidade, embora fosse módica.
A gratuidade, que facilitou formação acadêmica para milhares de jovens, foi alcançada através de uma emenda ao projeto da atual constituição estadual, de autoria do deputado Milton Cruz, salvo engano. Tive o privilégio de testemunhar a estadualização de nossa universidade, na galeria da Assembléia Legislativa, durante a sessão solene de promulgação. Pouca gente talvez se lembre de que a Unimontes já poderia ter 55 anos de fundação. No ano de 1956, o deputado Plínio Ribeiro chegou do Rio de Janeiro anunciando, com muita esperança, a possibilidade de o governo federal criar em Montes Claros uma faculdade de odontologia e farmácia. A novidade foi noticiada nos jornais e  está anotada por Nelson Vianna em sua obra Efemérides Montesclarenses. Sabe o que aconteceu? Nada. O presidente JK puxou a brasa para sua sardinha e levou o curso de odontologia para sua adorada Diamantina (cidade que todos nós adoramos). Por que não criou aqui o curso de farmácia?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67893
De: Clauder Data: Quinta 9/6/2011 19:00:57
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: Numa das esquinas mais movimentas do centro, assaltantes atacam para levar malote com 17 mil reais - É importante frisar o Bom Desempenho da PM, pois além dos assaltantes presos, também foi encontrado num comércio já na rua Belo Horizonte o malote com o dinheiro (17.500,00)reais , onde os assaltantes entraram esconderam o malote e trocaram de camisa, depois (...) fechou as portas, mas graças à dedicação dos nossos Políciais, mais um bom cidadão não ficou no prejuízo hoje. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67892
De: Flávia Fernandes Data: Quinta 9/6/2011 16:40:29
Cidade: Pirapora-MG

(...) a agência da coopercred, em buritizeiro, norte de minas foi assaltada no início da tarde desta quinta-feira,9 de junho. dois homens armados entraram no estabelecimento financeiro, renderam clientes e funcionários e roubaram dinheiro. o valor ainda não foi divulgado pela agência.um cliente que adentrava a agência no momento do roubo, foi ameaçado por um dos bandidos e teve o celular roubado.os dois bandidos (que não estavam encapuzados) fugiram em uma motocicleta. as polícias militar e civil realizam operações de cerco e bloqueio neste momento em busca dos assaltantes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67891
De: José Prates Data: Quinta 9/6/2011 11:49:09
Cidade: Rio de Janero - RJ

Violência: causa e efeito.

José Prates

As queixas, as reclamações contra a violência urbana, como, também, os apelos e as críticas que são feitas às autoridades responsáveis pela segurança pública, acontecem no Brasil inteiro, principalmente nas grandes cidades aonde a violência urbana chegou disposta a ficar. Não é, portanto, um fato que acontece somente em Montes Claros. Lógico que os montesclarenses, principalmente os antigos, não estão acostumados à violência porque o lugar, apesar de sempre ter sido o mais importante da região nas áreas comercial e educacional, nunca foi violenta ao ponto de provocar a sensação de insegurança no habitante, Basta dizer que o policiamento da cidade era feito, com sucesso, por um sargento, um cabo e quatro soldados e, apenas, um investigador, que era o Altininho.
O que aconteceu não só em Montes Claros, mas, em todo o mundo, foi o crescimento populacional que fez as cidades se estenderem para abrigar a toda população. O desenvolvimento em termos de postos de trabalho não acompanhou o crescimento populacional, gerando, assim, o alto desemprego, colocando o poder público em dificuldade para o atendimento social a todos. Podemos dizer, então, que a causa da violência é o próprio espaço urbano. Sejam nas grandes, medias e mesmo pequenas cidades o crime começa na periferia, onde a presença do poder público é fraca São os chamados espaços segregados, áreas urbanas em que a infra-estrutura urbana de equipamentos e serviços (saneamento básico, sistema viário, energia elétrica e iluminação pública, transporte, lazer, equipamentos culturais, segurança pública e acesso à justiça) é precária ou insuficiente, e há baixa oferta de postos de trabalho. Não podemos dizer, porém, que esses e os demais fatores da violência sejam uma exclusividade do Brasil, mas, de todo America Latina em maior ou menor intensidade neste ou naquele país.
Ninguém pode dizer que a pobreza seja a responsável pela violência urbana. Se a pobreza estivesse à frente do crime e da violência, áreas extremamente pobres como a maioria do Nordeste estariam em primeiro lugar no índice o que é o contrário: são os menores, longe, muito longe, mesmo proporcionalmente, aos índices verificados no sul e sueste.
Não podemos esquecer que existe um fator que contribui muito para o crescimento do crime e da violência nas grandes metropoles: é a impessoalidade das relações acompanhada pela falta de estrutura familiar que é causa e efeito. É causa pelo que produz na formação psicológica de uma criança criada numa família desestruturada; o efeito é o ingresso dessa criança no crime, ao atingir ou mesmo antes de atingir a idade adulta. A desestrutura a que nos referimos não quer dizer a falta do pai ou da mãe no convívio do lar, que pode ocorrer por separações justificadas. A desestrutura causadora do desequilíbrio emocional do filho. tem a ver com as condições mínimas de afeto e convivência dentro da família, o que pode ocorrer em qualquer modelo familiar, seja pobre ou seja rico. A impessoalidade é o alheamento aos problemas de sua rua, de seu bairro ou mesmo do seu vizinho. É o egocentrismo prejudicial à convivência social. Devemos lembrar que nunca estamos sozinhos e sempre dependemos um do outro. Se numa comunidade existir fraternidade, a violência não chegará até lá.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67890
De: maria alda Data: Quinta 9/6/2011 11:09:06
Cidade: Montes claros - minas gerais  País: Brasil

Bom dia! Esta noite pude sentir o sofrimento das pessoas que moram próximas ao triangulo da impunidade.Moro em um bairro pouco distante do centro, e as 3:45 da manhã, um carro com som ensurdecedor e música sem conteúdo algum, faziam um desfile pela rua. Foi um susto quando ouvi,parecia um estrondo, a altura do som.Agora penso! Uma pessoa normal,sóbria e desprovida de entorpecentes, jamais estaria em plena madrugada, com comportamento tão repugnante.Nossa cidade precisa urgentemente de ajuda,ajuda de longe,ajuda federal.Pode chegar um tempo em que não teremos a segurança sequer de gozarmos de nosso lazer.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67889
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quinta 9/6/2011 07:37:37
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

9 de junho

1846 – Em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, presidida pelo Vigário Antônio Gonçalves Chaves, presta juramento e toma posse do cargo de Vigário Encomendado da Freguesia de Sant’Ana de Contendas, com provisão por um ano, o padre Felippe Pereira de Carvalho.
1885 – Falece dona Maria Antoniana Chaves de Queiroga, viúva do tte. Cel. Joaquim Teixeira de Queiroga.
1924 – Inaugura-se, às 11,30 horas, na sala de sessões da Câmara Municipal de Montes Claros, o retrato a óleo do dr. Francisco Sá, com a presença do próprio Ministro e de sua comitiva, realizando-se, às 20 horas, o banquete oferecido a S.Exc. pela Municipalidade montesclarense. Após o banquete, dirigiam-se os convivas a outra dependência, onde foi oferecido ao ilustre hóspede, pelos municípios norte-mineiros, um artístico quadro a óleo, feito pelo consagrado pintor Genesco Murta, representando a Casa Grande da fazenda Brejo de Santo André, onde nasceu Francisco Sá. O discurso de oferecimento da autoria do Deputado Camilo Philinto Prates, foi lido pelo dr. Alfredo Sá, chefe de Polícia do Estado de Minas. Fizeram-se representar todas as Municipalidades norte-mineiras por seus respectivos Presidentes da Câmara e Agentes Executivos, tendo à frente o cel. Antônio dos Anjos, Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, que superintendeu e executou todo o programa. A meia noite teve início o baile.
1930 – Falece o cap. Vicente Freire de Figueiredo, aos 83 anos de idade. Nasceu na fazenda Santa Cruz e, durante cerca de 30 anos, dedicou-se ao magistério, tendo exercido, por três anos, o cargo de Coletor Estadual e Brasília, Minas.
1938 – Pelo decreto n.º 23, o Prefeito Municipal de Montes Claros estabelece o horário para o funcionamento do comércio local, que será das 8 às 13 horas, nos dias úteis. Este horário não atinge as farmácias, havendo para elas lei especial.
1940 – Realiza-se a instalação da Delegacia Municipal de Recenseamento e da Comissão Censitária de Montes Claros. O ato, que se revestiu de solenidade, foi presidido por José Rodrigues Prates Júnior, Delegado Seccional da 12ª Circunscrição, com sede nesta cidade, tendo como Presidente de Honra o dr. Antônio Teixeira de Carvalho, Prefeito do município. O dr. Geraldo Athayde é o Delegado Municipal do Recenseamento, para Montes Claros.
1956 – O engenheiro Manoel Martins de Athayde assume o exercício de chefe da Comissão de Estudos e Obras Bahia e Minas (DNOCS), na cidade de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67888
De: Estado de Minas Data: Quarta 8/6/2011 22:03:49
Cidade: BH

PF apreende arsenal de armas que seria de quadriha de assaltos a bancos - Daniel Silveira - Um forte arsenal de armas e munição, coletes à prova de bala, toucas, entre outros objetos, foram apreendidos nesta quarta-feira pela Polícia Federal em uma casa de Montes Claros, no Norte de Minas. Os investigadores suspeitam que os donos dos materiais estejam ligados a assaltos a bancos na região e no interior baiano.De acordo com a PF, após investigações os policiais chegaram até o imóvel localizado na Rua Coronel Antônio dos Anjos, localizada no Centro de Montes Claros. Lá encontraram um fuzil 7,62mm FAL, de uso exclusivo das Forças Armadas, uma espingarda Calibre 12, um Rifle Winchester calibre 38 e farta munição de calibres 12, 9mm, 7.62mm e 38. Havia ainda na casa dois coletes à prova de balas, placas de veículo adulteradas, três toucas ninja, luvas, além de um rádio comunicador que localiza e capta as frequências policiais.A PF não informou se houve prisões, mas deixou claro que detalhes sobre a procedência e propriedade dos materiais apreendidos serão mantidas em sigilo para não prejudicar as investigações, que ainda estão em curso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67887
De: montesclaros.com Data: Quarta 8/6/2011 10:15:17
Cidade: M. Claros

Este montesclaros.com está selecionando pessoas, com vivência e gosto pela internet, para os seus trabalhos - em expansão. Interessado(a)s enviar curriculo pelo email curriculos@montesclaros.com

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67886
De: wilson Data: Quarta 8/6/2011 18:56:37
Cidade: Montes Claros-Mg.

O uso de fuzis no submundo do crime em Montes Claros, nao é atípico e nem remoto , como pensa "Um PM" na sua mensagem de número 67873.Na periferia de Moc, a policia rodoviaria estadual, ja fez a apreensao de um fuzil AR 15, que estava sendo transportada em uma bicicleta ha uns 6 ou 7 anos atraz.Neste mesmo periodo, um empresario , no ramo de transporte coletivo urbano, foi executado dentro de sua F250 , e a arma utilizada tambem era um fuzil, quando foram apreendidos na ocasiao, um carregador e granada. Tambem foram utilizadas fuzis no roubo na agencia bancaria da prefeitura da nossa cidade, assim como o roubo na trasportadora de valores na av dulce sarmento, proximo a motocite e hoje a policia federal fez a apreensao de varias armas, dentre elas um fuzil.Montes Claros cresceu, os problemas sociais tambem , assim como o índice de criminalidade e as vezes nós nao percebemos isso

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67885
De: beto Data: Quarta 8/6/2011 18:30:54
Cidade: pouso alegre mg  País: brasil

é triste saber que o povo de moc vive hoje esse terrivel momento de medo!que a paz do senhor alcance a todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67884
De: Polícia Federal Data: Quarta 8/6/2011 17:57:07
Cidade: Montes Claros/MG

(...) A Policia Federal de Montes Claros/MG, a partir de trabalhos de inteligência, apreendeu hoje, 08/06/2011, na Rua Coronel Antônio dos Anjos, no Centro de Montes Claros/MG, armas, munições, coletes à prova de balas e diversos outros instrumentos de crime. Foram aprendidos 01 Fuzil 7,62mm FAL-Fuzil Automático Leve, de uso exclusivo das Forças Armadas, 01 espingarda Calibre 12, 01 Rifle Winchester calibre .38 e farta munição de calibres 12, 9mm, e 7.62mm e .38, além de 02 coletes balísticos, 01 rádio comunicador que escaneia as freqüências policiais, placas de veículo adulteradas, 03 balaclavas (conhecidas por touca ninja) e luvas.Acredita-se que as armas apreendidas seriam usadas em assaltos a bancos no norte de Minas e Estado da Bahia.As investigações sobre referidos objetos e quem seriam os efetivos responsáveis pelas armas permanecem em sigilo para identificação dos autores dos crimes investigados pela PF.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67883
De: Gissele Niza Data: Quarta 8/6/2011 16:31:09
Cidade: Montes Claros/MG

A Polícia Federal de Montes Claros realizou nesta tarde operação de combate ao tráfico de drogas e proteção da vida nesta cidade. Várias armas foram apreendidas, inclusive armas de guerra e de uso exclusivo das forças armadas.(...).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67882
De: Marcelo Data: Quarta 8/6/2011 16:25:42
Cidade: Montes Claros

Referente o acidente na Av. Dep. Plínio Ribeiro, próximo a trasportadora atlas, o piloto da moto conheçido por Danilo e que trabalhava numa casa de peças ali próximo, morreu na hora. Segundo testemunhas, ele fez uma ultrapassagem pela direita num caminhão, o quidon da motocicleta atingiu outro carro parado, ele desgovernou e caiu embaixo do caminhão, onde morreu na hora. O caminhoneiro não notou o acidente e continuo seu trajeto, logo a frente quando foi avisado por um moto-taxista do que tinha aconteçido, o motorista entrou em estado de choque e se retirou do local. Posteriormente os policiais encontraram o caminhão parado ali próximo, e depois de algum tempo o motorista compareçeu ao local, onde foi encaminhado para delegacia para prestar depoimentos. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67881
De: Jclaudio Data: Quarta 8/6/2011 15:46:03
Cidade: Copenhague  País: Dinamarca

Estou na Dinamarca, mas fiquei triste em ve que na minha querida Montes Claros, o numero de assinatos esta cada vez maior.Triste ve a cidade sob o dominio do medo!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67880
De: Cristiano Data: Quarta 8/6/2011 10:39:33
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Acaba de acontecer um acidente com vítima fatal aqui na Av. Dep. Plínio Ribeiro, bairro Monte Carmelo, próximo ao Posto Pais e Filhos, envolvendo um carro e uma moto, as informações é que o condutor da moto faleceu no l ocal e ainda não teve o nome divulgado!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67878
De: Samu Data: Quarta 8/6/2011 10:11:16
Cidade: Montes Claros/MG

Equipes do SAMU-192 foram acionadas por volta das 21h47 desta terça-feira, 07/06, para atender a vítimas de agressão por arma de fogo na rua Suíça, bairro Independência, região norte de Montes Claros. A vítima Wagner Rafael da Paz dos Santos, 23 anos, que tinha perfuração na cabeça e no tórax, foi a óbito no local. Sirlene Freitas Santos, 33 anos, apresentava perfuração no ombro esquerdo, lesão vascular e déficit motor, mas estava sonolenta e consciente. A vítima recebeu os primeiros atendimentos no local pela equipe do SAMU-192 que posteriormente a conduziu ao pronto-socorro da Santa Casa.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67877
De: Estado de Minas Data: Quarta 8/6/2011 10:04:08
Cidade: Belo Horizonte/MG

Minas está no páreo para receber fábrica da BMW, mas decisão só sai em outubro - Luiz Ribeiro - A BMW informou nesta terça-feira que somente a partir de outubro deste ano, os integrantes do conselho de direção (“board”) da multinacional – sediada na Alemanha – vão decidir a localização de nova fábrica da montadora. A empresa desmentiu especulações de que – devido à “quebra de contrato de confidencialidade” - teria descartado a possibilidade de Minas Gerais entrar na disputa para receber a nova montadora, caso decida pela instalação do empreendimento no Brasil. A montadora garantiu também que o fato de a presidente Dilma Roussef ter vetado proposta que estendia à região do semiárido mineiro os benefícios fiscais para montadoras, previstos na Medida Provisória 512, pelo menos por enquanto, não interferem em nada para vinda ou não do empreendimento para Minas Gerais pois, ainda, nem se tem conhecimento se o investimento será feito na América Latina ou no Brasil. "O projeto de instalação de uma linha de montagem da BMW na América Latina não está confirmado, pois a região faz atualmente parte de um estudo global que a matriz realiza constantemente, cuja aprovação será anunciada somente a partir de outubro deste ano, pelos membros do board na Alemanha”, informou a presidência do BMW do Brasil, em nota encaminhada ao Estado de Minas, por intermédio da sua assessoria de imprensa. “Vale lembrar que assim como o Brasil, outros países fazem parte deste estudo na própria região e também em outros continentes do globo”, acrescenta a nota. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67876
De: Raphael Reys Data: Quarta 8/6/2011 09:19:15
Cidade: Moc - Mg  País: Br

A FALTA QUE NOS FAZ.

Os sabores, coisas e sons dos Montes Claros dos ainda românticos anos 50, seus caprichos e o seu comércio com atendimento próprio de compadres e comadres.
A geração moderna, comedores de carne de gado confinado encharcado de química e de petiscos industrializados não se deliciarão com o sabor da galinha caipira, na bacia de alumínio do bar do Calisto, o borbulhante guaraná Antarctica acompanhado do pastel delicioso da Leiteria Celeste, de Zé Priquitim, o café da manhã com o biscoito de farinha de Zim Bolão.
Não jantaram o Baião de Dois de Miguelzinho, na Mineira, o filé A Parmegiana do Restaurante Palhoça, a feijoada do Baiano, a carne de sol de João no Bar do Toco e nem se deliciaram com a surpresa de comer o pastel recheado de vento quente do Bar do Tiano nem saborearam a Vaca Preta com canapés de Josias Loyola, na Cristal nem comeram o PF de Leopoldo Cozinheiro.
Triste é morrer sem sentir o sabor do churrasco de Leon, o caldo de cana de Jason, a cachaça fubuia de Zé Saruê, o PF suculento de Pedro Granadeiro no mercado sem comerem como sobremesa de uma talhada de geléia do Artur. Não verá a paciência de Calisto Souza servindo cafezinho e nem verão Zezinha vendendo bilhetes, e cafezinho padrão em cima de um caixote de madeira.
Mais triste ainda é morrer sem no sábado tomarem o erótico caldo de mocotó da Natália, sem a farofa de jurubeba, de Jacinto Cozinheiro, o mexido de feijoada do Restaurante Intermezzo, também conhecido como Roupa Velha, que tinha até prego de tábua de chiqueiro misturada nos seus componentes, acrescido do torresmo crocrante de Juvenal. Deixaram de saborear a carne de sol no boteco de Pedro de Capitão Enéas, não comeram o PF da Zezé à porta do bar de Zé Saruê.
Não verá a catrumama bicicleta sueca de Adão Padeiro, entregando o pão alemão da Padaria Santo Antonio, no lusco-fusco das manhãs. Não comerá da pizza, no restaurante do Mário Torino, tomando uísque Cavalo Branco. Sem provar os roletes de cana caiana na talisca de bambu, ou pirulito de rapadura na tábua furada.
Não saberá das aventuras da Agulha do Gera, o requebro de Nilsinho, o tango da meia noite na Papillon de Afrânio, nem verá a esplendorosa beleza de Etelvina, dançando bolero na boate Maracangalha sob o prisma da luz vermelha e o efeito multicolorido das bandeirolas no teto. Não conhecerá os encantos de Kama-Sutra e as delícias de mil e uma noites, da alcova de Maria Bocaiúva e os seus olhos de mistério.
O cheiro do Rodoro de metal, no lenço nem ouvirão a voz de Dincanga embriagado cantando, Aurora de Flor nem apreciará O sex-appel de Boneca desfilando serelepe nas noites tupiniquins, a cachaça Subejo de dona Nieta, na casa Minas Gerais nem verão o seu efeito colateral fazendo Geraldo Tatu cantar o Hino Nacional de trás-prá-frente.
Uma caderneta de fiado, no Armazém Globo de Antonio Barreto e o picolé de groselha e água do Bar Sibéria. Jaú da Pensão, falando dentro dos ouvidos dos burros carregados com bruacas de rapadura e amarrados à porta do Mercado Municipal.
Não verá o seu avô amolando navalha Solinger na tira de couro e nem sentirão o perfume Nuit de Noel da sua avó, o vestido tomara-que-caia, amarrado com arame no busto, o maiô Catalina e as divinas coxas de Marta Rocha, nem ouvirá Cauby Peixoto cantando...

Conceição/ eu me lembro muito bem/ vivia no morro a sonhar/ com coisas que o morro não tem/ foi então/ que lá em cima apareceu/ alguém que lhe disse a sorrir/ que, descendo à cidade, ela iria subir/ se subiu/ ninguém sabe, ninguém viu/ pois hoje o seu nome mudou/ e estranhos caminhos trilhando/ só eu sei/ que tentando a subida desceu/ e agora daria um milhão/ para ser outra vez/ Conceição...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67875
De: breno Data: Quarta 8/6/2011 08:01:55
Cidade: MONTES CLAROS MG  País: BRASIL

conheço , as pessoas que morreram no homicidio do independencia inclusive a mulher era foi uma ex cunhada minha e uma pena envolver com porcarias peço a deus que tenham piedade da nossa populaçao que pais e esse obrigado ..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: